O século XXI viu o retorno da popularidade do artesanato. A tendência de criar itens artesanais cativa mulheres de todas as idades. Elas tricotam, tecem, bordam e costuram em qualquer lugar, independentemente da região. O artesanato é valorizado no dia a dia, pois um item único e exclusivo enriquece o interior.
- Fio de juta no artesanato
- Filigrana de juta para iniciantes: regras, técnica, preparação para o trabalho
- Prós e contras da corda de juta
- Qual é a diferença entre corda de juta, corda de linho e corda de manila?
- Recomendações para criação de estênceis
- Ideias para artesanato em juta
- Castiçal
- Borboleta
- Padrões
- Flores vazadas
- Caixão
- Porta-copos para bebidas quentes
Fio de juta no artesanato
Com a popularização da indústria artesanal, a demanda por produtos de juta aumentou. Para dominar a técnica de criação, você só precisa de uma linha especial, um conjunto de materiais de papelaria, além de paciência e atenção. Para dominar a tecnologia de criação de artesanato de juta com as próprias mãos, você não precisa de conhecimentos e habilidades especiais. A linha de juta pode ser comprada em qualquer loja de artesanato, é barata e materiais adicionais podem ser obtidos de meios improvisados.

Filigrana de juta para iniciantes: regras, técnica, preparação para o trabalho
A técnica de tecelagem de juta para iniciantes é incrivelmente simples e não difere da técnica profissional. A regra principal é colocar todos os tipos de padrões, montados a partir de fios, sobre uma superfície plana. Após a composição do padrão, o fio é fixado e o produto é enviado para secar.
Para a sua informação! No século passado, as joias de juta eram feitas com uma estrutura de arame. Hoje, as principais ferramentas são fios de todos os comprimentos e espessuras.
Na Idade Média e nos tempos antigos, os produtos de corda eram muito valorizados. Partículas de ouro, prata e cobre eram tecidas nas pinturas. Hoje:
- Os produtos de corda de juta devem ter uma estrutura forte. Para isso, você precisa selecionar um fio com a espessura máxima. Fios finos são adequados para decoração, mas o trabalho principal deve ser feito com barbante grosso;
- como ferramentas auxiliares você precisa usar cola transparente de alta resistência, pinça, tesoura e estilete;
- No processo de acabamento você pode precisar de agulha, agulha de crochê e verniz acrílico;
- para quem quer saber mais sobre o que pode ser feito de juta com as próprias mãos, os profissionais recomendam comprar decoração adicional: strass, lantejoulas, miçangas;
- o fio de juta pode mudar de cor, basta tratá-lo previamente com tinta acrílica.

Prós e contras da corda de juta
Antes de começar a tecer com juta, você precisa conhecer o material.
A juta é uma planta que cresce principalmente na Índia. Após atingir seu comprimento máximo (3 a 4 m), ela é cortada e entregue à fábrica. Lá, a planta fica de molho em água por 2 a 3 dias, é seca e transformada em fios.
As principais desvantagens da fibra incluem sua curta vida útil. Como todos os materiais naturais, ela está sujeita a rápida deterioração. Além disso, a planta absorve até 30% de umidade, o que a torna difícil de secar e processar.
Importante! Produtos de juta feitos à mão são duráveis, mas apresentam certas dificuldades na produção.
Qual é a diferença entre corda de juta, corda de linho e corda de manila?
A corda manila é resistente à umidade. É um entrelaçamento de fibras de cânhamo manila. Elas são multicoloridas, o que as faz lembrar visualmente de uma zebra. A corda manila é muito mais resistente do que suas equivalentes e tem uma cor nobre. É usada para decorar ambientes apresentáveis e é bastante cara.

A corda de linho tem uma cor cinza opaca. A vantagem de trabalhar com corda de linho é a maciez e a flexibilidade do material. Não é durável, mas é o material mais popular para a criação de telas.

A corda de juta tem um tom dourado com um efeito amarelo natural. É durável, resistente à umidade e fácil de usar. A combinação visual do fio de juta com a madeira a torna uma ferramenta favorita para decoração.
Recomendações para criação de estênceis
Antes de começar a criar artesanato com fio de juta, você precisa preparar um estêncil.
Um estêncil é um desenho ou esboço esquemático de uma imagem usado por artesãos para aplicar uma imagem simétrica a todos os tipos de superfícies. Um estêncil é um tipo de copiadora artesanal que ajuda a multiplicar o número de desenhos, criar todos os tipos de cópias e transferir o desenho desejado para qualquer item doméstico.
Dicas simples para criá-lo:
- a tecnologia de fazer papel de juta é muito simples, você só precisa escolher o padrão certo;
- Os estênceis para filigrana de juta podem ser desenhados de forma independente, com base em seus próprios desejos e imaginação. No entanto, será difícil para um iniciante imaginar um padrão para trabalhar com fio de juta, portanto, na fase de familiarização com o artesanato, recomenda-se imprimir um estêncil da internet;
- A regra principal do estêncil é um padrão claro e visível. As linhas devem ser grandes e grossas. Para facilitar o uso, é melhor usar papel A4 branco.

Ideias para artesanato em juta
De acordo com as regras tácitas da etiqueta natalina, o melhor presente é aquele feito à mão. Artesanatos feitos de juta serão uma surpresa agradável para um casamento, inauguração de casa, batizado, aniversário e Ano Novo.
Abaixo estão as principais ideias para criar um produto de corda de juta com suas próprias mãos.
Castiçal
Instruções passo a passo:

- O fio de juta precisa ser torcido em um anel com raio de aproximadamente 5 cm. Para um efeito mais rápido, recomenda-se o uso de um palito. O anel precisa ser preso com um nó.
- O número de anéis de corda deve ser 12.
- Um círculo com raio de 5 cm é colocado sobre o estêncil feito de barbante.
- A corda restante precisa ser reunida em laços e colocada ao redor do perímetro do círculo.
- Outro círculo com diâmetro igual ao primeiro é aplicado na parte da frente dos laços.
- Um fio de barbante é colado ao longo da borda dos laços.
- Os anéis torcidos criados no início são colados na base da fita.

Borboleta
Para aqueles que querem saber o que pode ser feito de juta para presente, aqui está uma ideia original: uma gravata borboleta de grife feita à mão.
Primeiro, você precisa encontrar um estêncil com o contorno de uma borboleta. Coloque o desenho em uma multifunção e aplique cola ao longo do contorno. A aplicação deve ser feita da base da imagem até as bordas.

Importante! Recomenda-se distribuir a substância adesiva com um palito para garantir uma consistência uniforme.
A criação do artesanato deve começar com o desenvolvimento dos elementos grandes que estão na parte inferior do desenho. Não se deve ter pressa ao torcer a corda; ela deve ser cuidadosamente tratada com cola e aguardar até que seja absorvida. Um elemento simétrico de corda deve ser aplicado ao contorno colado do estêncil. Recomenda-se segurar a juta, pressionando-a com uma pinça na junção.
Observe! O contorno deve ser distribuído em duas fileiras.
Próximos passos:
- Uma vez que as partes principais são coladas, o trabalho se move para dentro da imagem.
- A tecnologia de processamento é a mesma: primeiro as peças grandes, depois as pequenas.
- Espaços vazios podem ser preenchidos com padrões arbitrários.
- A regra principal é manter a simetria.

Padrões
Os padrões para a criação de artesanato utilizam vários elementos básicos. Os principais incluem: laçadas, folhas, dobras e anéis. O elemento mais popular é a laçada. Ela vem em dois tipos: simples e preenchida. A segunda se distingue pela presença de padrões adicionais em seu interior. A laçada também possui diferentes bases e topos. Pode ter formato pontiagudo, redondo e em forma de pico. A técnica mais simples para criar uma laçada é a redonda. Esse padrão é feito a partir de um fio. A forma em forma de pico da laçada, por sua vez, é feita com dois segmentos colados na parte superior da base.

Flores vazadas
Primeiro, você precisa imprimir os moldes de juta mostrados nas fotos, distribuí-los em uma multicozinha e untar generosamente os contornos com cola. Observe que as regras para a distribuição do barbante foram descritas acima. Ao fazer uma flor, você deve seguir a paleta de cores: as nervuras internas da planta devem ser cinza e o contorno com um fio esmeralda brilhante. Um guardanapo com flores vazadas terá um lugar de destaque em uma noite de gala em família.

Importante! Embora lojas de artesanato possam oferecer uma grande variedade de fios coloridos, uma artesã pode mudar e criar uma paleta usando tinta acrílica.
Caixão
Para tecer uma caixa vazada, além de papel e cola, você precisará de uma pequena caixa de papelão. Ela servirá de base para a futura caixa, portanto, você precisa cuidar de sua resistência e tamanho com antecedência.

Você precisa colar um estêncil na caixa e cobrir o produto com filme plástico ou celofane. Os cachos podem ser fixados com cola líquida transparente. Em locais de difícil acesso, é melhor usar um cotonete. Depois que a caixa secar, você pode usar tinta acrílica e elementos decorativos: miçangas, penas, pedrinhas.
Porta-copos para bebidas quentes
Para criar um produto doméstico com tecido de juta, recomenda-se o uso de pratos prontos. Costureiras experientes usam utensílios de cozinha de vidro, sobre os quais desenham um contorno interessante. Um filme plástico clássico ajudará a proteger a imagem. Padrões vazados devem ser colados por cima.
Depois de os pratos serem cobertos com filme plástico, eles precisam ser revestidos com cola (o fio de juta é pré-cortado dependendo dos padrões). O principal é formar o futuro padrão a partir do "caracol", só depois os outros padrões devem ser colados.
Observe! Para economizar tempo, recomenda-se usar a tesoura em várias funções ao mesmo tempo. Elas podem não apenas cortar as bordas das roscas, mas também segurar a peça de trabalho.
Quando os “caracóis” estiverem secos, você pode colar o padrão de “gotas” trançadas na superfície.

Portanto, não há nada de complicado em criar artesanato de juta. Se você seguir as regras descritas acima, o resultado surpreenderá até mesmo uma artesã iniciante.




