As telas de bambu são incrivelmente populares em todo o mundo. Designers as utilizam com prazer para decorar seus interiores, e as pessoas as adoram pela resistência e durabilidade do material.
Soluções de design com esse material em interiores permitem criar as opções mais inesperadas, porém incríveis, para a decoração da casa. Vale ressaltar também que o bambu é seguro – é natural.

O que é lona de bambu
O bambu é uma planta perene, perene, com caule duro, lenhoso e oco.

Existem centenas de variedades que são usadas com sucesso em diversas áreas da atividade humana - da construção à medicina.

Observe! O bambu é um recurso natural notável e muito versátil. Há séculos, é usado na Ásia em diversas aplicações, incluindo culinária, construção, transporte, têxteis e medicina.
A fibra de bambu pode ser usada para fazer tecidos contemporâneos excepcionais.
Tecnologia de produção
Para produzir tela de bambu de alta qualidade, é necessário um processo que utiliza hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, para decompor o bambu "lenhoso". O bambu picado é então embebido em um composto especial para produzir celulose.

A fibra obtida do bambu são as partículas fragmentadas que permanecem quando as aparas são removidas da madeira. As partículas resultantes são então tratadas com álcali.
Esse método é usado para amolecer a celulose, que se torna semelhante a uma cola sob a pressão do álcali.
O bambu cresce muito rapidamente, a uma taxa de 15 a 20 m por mês. Graças a isso, o corte das florestas de bambu não causa muitos danos à natureza. Como resultado, a produção de bambu não sofre perdas, e o consumidor final pode comprar produtos feitos com essa madeira a um preço baixo.

Atenção! O tecido de bambu tem qualidades como naturalidade, higroscopicidade e efeito antibacteriano.
A composição resultante é um enchimento ideal para travesseiros e colchas, tecidos e artigos para o lar. Muitas vezes, nas etiquetas, você pode ver a designação: viscose de bambu.
Produtos feitos com esse material sempre têm a mesma densidade e são duráveis. Mas produzir essa fibra pode ser bastante difícil, principalmente se estivermos falando de um método ecológico. Cada vez mais, os fabricantes optam pelo processamento químico de matérias-primas.

Quais propriedades o material tem?
O que é tecido de bambu? O tecido de viscose geralmente é brilhante e liso. É macio e delicado ao toque. Apesar disso, as fibras são muito fortes e densas, o que significa que os tecidos praticamente não enrugam e têm um caimento perfeito.
O tecido feito com este material é respirável, mantém as condições de temperatura, tem propriedades antibacterianas, não é estático, por isso é perfeito para a produção de roupas masculinas e femininas, roupas íntimas, é usado como enchimento e com ele se faz um bom fio.

Características do uso de papel de parede de bambu
O que é tecido de bambu na indústria moderna? O papel de parede de bambu é um dos materiais mais populares para decoração de paredes. Isso é especialmente relevante atualmente, uma vez que a humanidade urbanizada se esforça para se aproximar da natureza e preencher seus lares com componentes naturais. O bambu é um material natural e ecológico, com beleza incomparável, além de uma sofisticação única que pode transformar qualquer ambiente de forma irreconhecível.
Importante! O tecido de bambu não agride a natureza, já que não são utilizados produtos químicos agressivos em sua produção.

Material para decoração – é assim que se pode caracterizar o material popular hoje em dia. A produção de papel de parede é bastante específica.
Primeiro, você precisa escolher os tipos certos de bambu. Após o corte, a matéria-prima resultante é mantida sob certas condições até secar completamente. Em seguida, ocorre o processo de divisão. Como as hastes têm larguras diferentes, o lote de folhas passa por várias etapas de triagem. Em seguida, as partes superiores dos cortes de cada haste do mesmo tipo são coladas à base de tecido. O custo e o tipo de venda dependem da tecnologia — os compradores podem comprar telas no varejo apenas em rolos.
O papel de parede de bambu para interiores pode ter diferentes tonalidades (devido às suas propriedades naturais). Atualmente, existem quatro tipos principais de cores: tons de branco, amarelo, marrom e verde.

A tecnologia de colar papel de parede de bambu é bastante simples se você seguir algumas regras básicas:
- Preparação adequada da superfície. Esta deve estar limpa e seca.
- Cola especializada. Só ela pode garantir uma colagem de alta qualidade. Além disso, cada cola possui características próprias de aplicação que devem ser levadas em consideração.
- Ao passar pelas juntas dos cantos, é necessário aparar as bordas para formar cantos externos uniformes. Também é possível decorar as bordas do papel de parede de bambu com decorações de gesso.
- Tempo de secagem. O papel de parede de bambu é exigente em termos de condições e tempo de secagem. A cola deve ser completamente absorvida, caso contrário, pode causar o aparecimento de bolhas e deformação da linha de junta.
- O excesso de cola deve ser removido com um pano macio. Não é recomendável pressionar o papel de parede com força.

Limpeza e cuidados
As lonas de bambu ecológicas são praticamente despretensiosas em termos de manutenção. Elas não gostam de umidade e, caso contrário, precisam ser limpas para remover o pó sem abrasivos. O material para remoção do pó deve ser macio.

Prós e contras
Este material de acabamento é caracterizado por algumas características básicas:
- Tem uma ótima aparência - proporciona um visual orgânico e fresco a qualquer casa;
- Ecológico;
- Fácil manutenção – não há necessidade de lavagem com produtos químicos;
- Várias opções de design para escolher;
- Leve e discreto.
E as desvantagens? A umidade não é amiga do bambu. Esse aspecto é uma grande desvantagem.

Bonito e prático, ecologicamente correto, o bambu universal é usado em todos os lugares – na produção têxtil, no design de interiores e na criação de móveis. Isso se explica pelo fato de o material ser durável, duradouro, natural e não exigir custos especiais para o cultivo.
Nenhum produto químico agressivo é usado para produzir bambu, e o bambu cresce rapidamente, o que permite uma produção contínua.




