Fita de gorgorão - o que é? Provavelmente, muitas pessoas em lojas de costura e artesanato já se depararam com esse material e se perguntaram: qual a diferença entre ela e a fita ou trança comum? As respostas para as perguntas acima são bem conhecidas por quem leva o artesanato a sério.
A fita de gorgorão é uma tira estreita de tecido com nervuras características em todo o seu comprimento. Ambos os lados do tecido são idênticos. Ao contrário de outras fitas, ela pode desempenhar não apenas funções decorativas, mas também tarefas mais importantes. A tecnologia de fabricação da fita de gorgorão também é interessante, mas... tudo em ordem.
Como a fita de rep é produzida?
As fitas rep são feitas em teares em fábricas têxteis, utilizando um método de entrelaçamento de fios derivado da tecelagem simples. Nele, o tecido é construído a partir de dois fios (urdidura) e uma trama.

A peculiaridade da tecelagem rep é o alongamento de sobreposições simples de dois, três ou mais fios na direção da trama. Em outras palavras, no urdume rep, o fio passa não por uma, mas por duas ou três tramas. Graças a esse método, obtém-se uma nervura em relevo.

A resistência e o padrão do material dependem do ângulo de cruzamento. Se os fios do urdume na fita forem significativamente mais grossos do que os fios da trama, isso é chamado de falsa rep. Devido a isso, obtém-se um maior relevo da superfície da fita.
Composição do tecido
Inicialmente, as fitas rep eram feitas exclusivamente de fibra de seda torcida. Era um material muito caro, acessível apenas a nobres e aristocratas. Atualmente, as fitas rep, que contêm apenas seda, podem ser encontradas em grandes lojas têxteis.
Para reduzir custos e aumentar a durabilidade, fibras de algodão, seda e lã são usadas hoje em dia com fios sintéticos. Os produtos agora estão disponíveis em todos os lugares.

Algumas fábricas de produtos de tecelagem de fitas preferem usar poliéster na produção – um material artificial de alta densidade. Mas as fitas rep feitas com esse material são de baixa qualidade e não têm demanda no mercado.
Propriedades e características
A composição e as características da tecnologia de produção das fitas adesivas para reps determinam suas características e propriedades. Graças à estrutura rígida com nervuras, o produto mantém sua forma perfeitamente, absorvendo e permitindo a passagem do ar. A nervura longitudinal ainda "estica" a silhueta e torna a parte do corpo visualmente menor e a cintura mais fina. O material também se caracteriza pela resistência ao desgaste, resistência e alta densidade.

O tecido da fita praticamente não amassa e é fácil de cuidar. São altamente higroscópicos, permitindo que o corpo respire, e extremamente confortáveis de usar.
Parâmetros característicos da fita rep
A classificação e utilização posterior da fita rep são determinadas pelos seus parâmetros:
- A largura varia de 5 a 50 mm. Há uma demanda especial por produtos de 25 e 40 mm. Estes são os mais utilizados por costureiras para costura.
- O formato é um parâmetro aparentemente estável, mas em casos raros há modelos com perfurações que lembram padrões de renda.
- As cores hoje em dia podem ser variadas, mas as mais populares são consideradas opções clássicas: tons de azul, preto e bege.
- A rigidez é um parâmetro determinado pela densidade dos fios. O produto pode ser duro, macio e semirrígido. As opções leves são usadas para decorar álbuns e agendas, enquanto as duras são usadas para decorar roupas e sapatos.
Âmbito de aplicação
Pessoas que não se dedicam a criar algo bonito com as próprias mãos involuntariamente se perguntam: "Para que serve a fita adesiva? Onde ela pode ser usada agora?" É claro que o material não pode ser considerado muito moderno, mas sua gama de aplicações é bastante ampla:
- Design de vestuário exterior. Fitas podem ser usadas para costurar sobreposições adicionais em uma máquina de costura. São as sobreposições que proporcionam as qualidades estéticas necessárias e conferem ao produto rigidez adicional, fixando o formato desejado.

- Para decorar bolsas, sapatos e outros itens. Fitas duráveis e altamente rígidas combinam bem com couro, tecido grosso e outros materiais rígidos.
- Confecção de chapéus. O produto é frequentemente usado como elemento auxiliar na decoração de chapéus e véus. Laços, flores e outros itens semelhantes podem ser costurados a partir dele.

- Criação de interiores e imagens históricas. Listras Rep são usadas para decorar cortinas de teatro e trajes históricos. Elas permitem criar mangas volumosas e golas altas, típicas dos heróis do século passado.
- Decorando roupas masculinas e femininas - blusas, ternos de verão, vestidos, saias. Com a ajuda de fitas de repetição, os designers incorporam as decisões mais ousadas na tela, usando-as como inserções.
As fitas Rep merecem atenção especial no artesanato. Elas podem ser usadas para criar decorações originais. Podem ser cartões-postais, capas de livros, grampos de cabelo, álbuns de fotos. O interior é decorado com flores decorativas, flocos de neve e estrelas. As fitas também são usadas para decorar almofadas e caixas. Habilidades de tecelagem ajudam as artesãs a fazer abajures, pulseiras e cintos complexos.

Observe! Lembrancinhas de Natal parecem interessantes. Para o Ano Novo, você pode dar árvores de Natal volumosas, cartões com flores e animais para aniversários.
Ao comprar um produto com padrão, você pode facilmente decorar um presente, um buquê e um bolo, ou até mesmo um ambiente inteiro para um evento festivo. Copos, canecas, guardanapos, almofadas e garrafas de champanhe decorados em um único estilo com fita de gorgorão estão em alta agora.

Analisando todas as áreas mencionadas acima, podemos concluir que as fitas de gorgorão são muito populares, especialmente na produção de diversas decorações, falsificações e elementos decorativos.
Processamento de fitas
Tecidos sintéticos e naturais frequentemente desfiam nas bordas. As fitas Rep não são exceção. Com o tempo, elas se desgastam gradualmente e começam a desfiar nas bordas. Para evitar o desfiamento, você pode tratar inicialmente as bordas do produto.
Existem várias opções para processar fitas:
Método 1 - verniz transparente
Usando uma tesoura de tecido afiada, corte a quantidade necessária de material. As bordas são cortadas em um ângulo de 45 graus, ou no formato da letra "V" em inglês. Em seguida, você precisa escolher um verniz transparente. É aconselhável usar marcas comprovadas e de alta qualidade para que o verniz dure muito tempo e seja confiável.

Pegue um pincel, mergulhe-o no verniz e remova o excesso de líquido transparente do gargalo da garrafa. Aplique uma fina camada de verniz nas bordas. Primeiro processe um lado, depois o outro.
Para um efeito ainda mais eficaz, recomenda-se aplicar uma segunda camada. Durante o trabalho, evite deixar uma camada espessa de verniz na fita e não ultrapasse as bordas. Se as regras não forem seguidas, a fita pode escurecer e ficar com aspecto molhado e desgrenhado.
Observe! Para melhores resultados, é recomendável testar o verniz em um pedaço separado de tecido para garantir que ele não danificará o tecido quando aplicado.
Método 2 - ferramenta especializada
Se o comprador planeja usar a fita para decorar roupas ou outros itens que serão lavados com frequência, é melhor comprar imediatamente um líquido ou spray antidesfiamento.

O produto especializado deve ser aplicado de acordo com as instruções. Geralmente é vendido em lojas de tecidos. Em casos extremos, se você não conseguir encontrá-lo, pode encomendá-lo online em sites.
Método 3 - cola
Se você não encontrar um produto especializado ou, infelizmente, for muito caro (o custo de líquidos e sprays contra desfiamento de tecidos começa em 500 rublos), você pode usar cola transparente comum.*
A tecnologia de aplicação é semelhante à do verniz transparente. Primeiro, as bordas são cortadas com uma tesoura afiada. Em seguida, pegue um cotonete e mergulhe-o na cola. O excesso é removido com papel-toalha.
Usando um cotonete, passe-o ao longo de cada borda da fita de gorgorão, em ambos os lados.
Importante! O produto deve ser mantido suspenso até que a cola esteja completamente seca.
Método 4 - fogo
A opção é adequada para fitas de lã, sintéticas ou seda. Tecido de algodão não pode ser derretido. Qualquer vela acesa serve para o procedimento. É aconselhável colocá-la ao lado da pia.
As bordas são cortadas com uma tesoura. Quanto mais afiadas, melhor. Segure as bordas com o polegar e o indicador. É necessário segurar a fita de forma que ela fique fixa em uma posição. É aconselhável manter a mão longe das bordas.

A fita é levada ao fogo. Na maioria dos casos, isso é suficiente para derreter as bordas do tecido. Se o efeito desejado não for observado, é necessário aproximar um pouco mais as bordas da vela. Com movimentos rápidos, mas constantes, mova-se sobre o fogo.
Em seguida, a tela precisa ser apoiada nas suas mãos por cerca de um minuto para esfriar. O resultado é verificado com a sua mão - as bordas devem estar firmes ao toque.
A fita de gorgorão é um material versátil para costura e artesanato que dura muitos anos. Com ela, qualquer costureira pode transformar suas ideias ousadas em realidade. E o mais importante: o material é facilmente encontrado e muito barato.
*Preços válidos para agosto de 2019




