Uma saia é um item indispensável no guarda-roupa de toda mulher. Como nem sempre é possível encontrar a opção ideal nas lojas, é preciso costurar. Para costurar, é muito importante entender o tecido para que o produto final fique do jeito que você deseja.
O que determina a escolha do tecido para uma saia
A escolha do tecido é a etapa mais importante na preparação para a costura. Para não errar, você precisa entender quais critérios influenciam isso:
- o estilo da saia (isso é o mais importante, pois um produto feito do material errado não manterá o formato desejado);
- época do ano (é mais apropriado levar tecidos mais leves para o verão e, correspondentemente, mais densos para o inverno);
- finalidade (para o escritório sob saltos, para uma caminhada sob tênis, etc.).

Agora um pouco mais de detalhes sobre cada ponto.
Ao escolher um estilo de saia, é importante considerar não apenas as preferências pessoais, mas também as características específicas do seu corpo:
- o lápis enfatiza habilmente as pernas delgadas e as curvas refinadas dos quadris, mas não fica bem em quadris muito estreitos ou, inversamente, largos;

- a tulipa é perfeita para quem tem peito grande ou ombros largos e cintura fina, pois visualmente faz os quadris parecerem maiores, mas não é muito indicada para meninas baixas pois encurta as pernas;
- uma saia envelope, devido ao seu estilo interessante, ajuda a esconder falhas como barriga ou dobras extras, mas a saia deve ser o mais simples possível, porque você pode obter o efeito oposto;
- A silhueta em A é quase universal, ela amplia os quadris estreitos, mas ao mesmo tempo esconde os largos, a única coisa a considerar é que ela encurta visualmente as pernas;
- uma saia de verão enfatiza ao máximo a cintura, mas faz os quadris parecerem volumosos;
- uma saia godê pode fazer quadris largos parecerem mais leves, mas é contraindicada para mulheres com panturrilhas largas;

- As pregas alongam e iluminam a silhueta, mas ao mesmo tempo ficam estranhas em tamanhos maiores;
- Uma minissaia é perfeita para quem quer parecer mais longa, mas não exagere se você tem curvas;
- com um peplum ajudará a esconder todas as desvantagens dos quadris, mas ao costurar é importante levar em consideração que em uma figura curvilínea o peplum deve ficar mais alto ou mais baixo que a parte mais larga do quadril;
- uma saia reta vai ficar bem em todos, alonga bem a figura, mas é preciso levar em conta que os estilos até o joelho e abaixo reduzem visualmente a altura;

- uma saia de várias camadas só vai servir para meninas pequenas e magras; em outros casos, parece muito malsucedida;
- Uma saia longa pode esconder todas as falhas das suas pernas, mas ao mesmo tempo reduz sua altura.
No auge da popularidade agora estão saias retas, saias lápis, saias trapézio, saias envelope, saias evasê, saias com fenda frontal, saias plissadas e saias assimétricas.
Importante! É o tecido que pode destacar um bom corte e um caimento perfeito. Um material mal escolhido pode estragar tudo rapidamente.
Na época do ano, todas as nuances são geralmente óbvias: para o verão, tecidos leves e fluidos (de preferência chiffon ou algodão natural) permitem que o corpo respire e se sinta confortável. No inverno, é melhor escolher lã natural, bouclé ou tweed. Em primeiro lugar, essa saia manterá bem o seu formato e, em segundo lugar, reterá bem o calor.

Se a saia for usada exclusivamente no escritório, ela não deve amassar para manter a aparência impecável. Por isso, esse efeito pode ser alcançado adicionando fibras sintéticas.
De que tecido são feitas as saias?
Absolutamente todos os tecidos estão na moda — tanto os naturais quanto os com uma mistura de sintéticos e os totalmente sintéticos. Os tecidos mais populares para costurar saias:
- Algodão natural. Este material é quase universal. Tecidos finos são ideais para o verão e os grossos para a estação fria. Produtos de algodão respiram bem e não causam desconforto ao serem usados.
- Linho. Um material considerado nobre há muito tempo. Sua capacidade de passagem de ar proporciona o máximo conforto ao corpo.

- Veludo. É mais frequentemente usado para costurar opções de roupas festivas devido à sua aparência específica, mas recentemente estilistas têm incorporado-o habilmente em looks do dia a dia.
- Jeans. Devido à sua estrutura, ele realça a silhueta e disfarça imperfeições. É por isso que meninas com curvas o preferem. O jeans é um tecido versátil, tanto para o verão quanto para o inverno.
- Seda. Este material é encontrado tanto em formas naturais quanto artificiais. Saias feitas com ele têm um visual festivo e a escolha de cores é quase ilimitada.

- Lã (casmira, tweed, bouclé, etc.). Material para clima frio, com ótima aparência. O tecido de lã pode ter densidades variadas.
- Veludo. Um material que entrou na moda há pouco tempo, é mais adequado para a estação fria. Possui uma estrutura específica, o que o torna interessante em qualquer tipo de corpo.
- Cetim. Um tecido macio e brilhante. É muito usado em saias de vestidos de noiva e de noite.

Quanto à paleta de cores, saias em índigo, esmeralda, vermelho, bordô e, claro, o clássico preto ficarão ótimas.
Tecidos para saias lápis
O nome do produto "lápis" sempre foi considerado um modelo básico no guarda-roupa. Absolutamente qualquer tecido serve. É claro que os tecidos de terno são os mais usados. Uma saia assim deve necessariamente manter o formato e não amassar, por isso é melhor não usar tecidos 100% naturais.
As seguintes composições são bem adequadas:
- Lã + elastano.
- Lã + lavsan + elastano.
- Lã + viscose + elastano.
Linho, jersey ou jeans são boas opções para os meses mais quentes. Tweed, drapeado e veludo cotelê com forro são boas opções para os meses mais frios.

O tecido para uma saia reta não é diferente da escolha para uma saia lápis. As opções podem ser literalmente qualquer, o principal é escolher com sabedoria, de acordo com a estação. Ficará ótimo se a composição incluir elasticidade.
De que tecido costurar uma saia de sol
Na verdade, uma saia-sol é um estilo circular completo, com um padrão circular com um furo no meio. Isso a torna exuberante. Requer uma grande quantidade de tecido. Se você escolher um tecido denso, o produto parecerá pesado. Portanto, para este estilo, recomenda-se usar tecidos finos e leves. Eles ficam lindos e leves. Se você ainda precisar costurar com tecido denso, é melhor usar um pedaço curto do próprio produto para não criar peso desnecessário.

O "sol" feito de tecido fino, como o chiffon, fica muito bonito devido às dobras que caem com facilidade e não segura o volume. Mas com vento forte, ele não segura e pode subir demais. O tecido denso, mesmo sem movimento, parece exuberante, mas mantém sua forma com segurança.
Para tal produto, o ideal é um tecido fino de seda ou algodão, que caia bem, ou um tecido adequado, mas não muito denso, mas solto o suficiente para formar dobras.
Qual tecido é melhor para costurar uma saia meio-sol?
O meio-sol tem todas as mesmas características do sol, exceto pelo fato de ser projetado em semicírculo, o que o torna menos bufante e requer menos tecido para costurar. O meio-sol permite que você expanda sua escolha e escolha tecidos grossos para o outono, pois o produto não será tão pesado.

Tecido para saia de verão
As saias de verão oferecem mais liberdade do que todas as outras. Para o verão, você pode escolher tanto poliéster mais barato quanto algodão, linho, etc., mais caros. Aqui, é importante decidir a importância de propriedades do tecido como resistência ao desgaste, encolhimento e formato.
Claro, qualquer tecido natural (algodão, linho, seda) é sempre melhor, porque o corpo respira, não transpira, não causa reações alérgicas, etc. No entanto, eles têm uma desvantagem significativa: enrugam e encolhem após a lavagem. Para o verão, você pode escolher cambraia ou viscose entre as opções mais ou menos versáteis e bem-sucedidas. Eles não são tão propensos a enrugar, mas são muito confortáveis. Em calor extremo, podem refrescar um pouco o corpo.

Em tecidos de verão, como em qualquer outro caso, é preciso levar em conta o estilo do produto. Linho, jeans, algodão ou seda são adequados para saias retas e lápis. Para saias plissadas, que estão na moda ultimamente, é melhor optar por tecidos fluidos - chiffon ou seda. Seda úmida, algodão e viscose são adequados para a maioria dos modelos.
No verão, tecidos leves e translúcidos costumam ser usados, mas as peças feitas com eles costumam ter várias camadas (por exemplo, esse tipo de saia pode ser chamado de "tutu"). Às vezes, usam até renda ou malha, com um forro por baixo.
Quase qualquer tecido de saia é adequado para costurar peças de verão. O mais importante é considerar como o resultado final deve ficar.
Como escolher o tecido
O artigo deixa claro que a escolha de tecidos para costurar saias é incrivelmente ampla. No entanto, para iniciantes, é melhor costurar com seda, jeans e gabardine – esses materiais não são exigentes e vestem muito bem. Veludo, chiffon e cetim podem parecer difíceis. Além disso, você não deve escolher tecidos com
Os tipos de tecidos para saias são encantadores em sua abundância, são ilimitados — podem ser absolutamente todos e com qualquer composição. O principal a considerar na hora de escolher é que o produto resultante realce efetivamente as vantagens, esconda as desvantagens e corresponda à estação de uso. Sabendo de qual tecido você pode costurar a saia que precisa, você pode reduzir significativamente o tempo gasto na busca. Nem todas as escolas de costura oferecem uma descrição tão detalhada.




