A história deste artesanato remonta à Grécia Antiga. Naquela época, as meninas teciam fitas nos cabelos e depois começaram a decorar roupas e tapetes com elas. Gradualmente, este artesanato se espalhou para outros países do mundo. Este artigo fala sobre o que é o bordado com fitas e o que um iniciante precisa saber.
- Diferenças entre seda e cetim
- Determinando o tamanho do tecido
- Seleção de agulhas para bordado
- Como inserir fita em uma agulha
- Técnica de bordado de fita
- Ponto torcido
- Ponto de laçada
- Girassóis elegantes da Kanzashi Ribbons
- Características dos kits prontos
- Como aprender a bordar fitas lindamente: dicas e avaliações
Diferenças entre seda e cetim
Você pode aprender a bordar com fitas com a ajuda de diversas master classes. Você pode comprar kits de bordado prontos em lojas, o que facilitará muito o aprendizado. Os tecidos para bordado podem ser diversos, como seda, cetim ou sintéticos.

Costurando-as, você pode obter composições originais com um toque de realismo. As fitas de cetim podem ser usadas em todos os tipos de materiais que podem ser perfurados com agulha.
A seda é um tecido natural, enquanto o cetim é feito de materiais sintéticos. A seda amassa bastante, por isso deve ser guardada desdobrada em uma cômoda. Além disso, o tecido requer cuidados adequados, desbotando e soltando pelos rapidamente ao ser lavado. Ao estender sobre uma superfície, é necessário passar cuidadosamente os vincos.

Os materiais acetinados são combinados com organza, chiffon ou renda. Já para a seda, é preciso optar por tecidos vazados, que são bem caros.
Portanto, para iniciantes, recomenda-se optar pelo cetim, pois é mais fácil e rápido de trabalhar. Este tecido é muito fácil de aplicar sobre a tela. Se o tecido for muito áspero e duro, pode ser lavado na máquina antes do trabalho.
Para iniciantes, o bordado pode ser feito com fitas de diferentes larguras, dependendo do tipo de imagem a ser bordada. O trabalho deve ser feito com retalhos finos de cetim, pois eles atravessam o tecido com mais facilidade e não distorcem o padrão.

Eles também podem ser torcidos em flores ou pequenos detalhes. Geralmente são costurados com pontos ocultos, conferindo ao produto final ainda mais sofisticação e beleza.
Usando nós franceses, você pode adicionar volume ao produto. Este método de bordado será um dos principais no processo.
Atenção! O cetim é feito de fibras de poliéster, por isso o artesanato manterá seu formato por muito tempo.
Determinando o tamanho do tecido
O tamanho da fita de bordado deve ser tal que suas pontas fiquem penduradas sob o bastidor. Por exemplo, para um bastidor com 40 cm de diâmetro, o tamanho da fita deve ser 50x50 cm. Porque se o tecido for menor, o material escorregará constantemente do suporte, o que pode prejudicar o design do artesanato.

Não é recomendável usar um pedaço de tecido muito grande para a tela, pois será inconveniente para o trabalho. Se você precisar fazer um trabalho grande (por exemplo, bordar com fita em uma camisa, vestido ou suéter), é aconselhável fazê-lo em elementos separados e, em seguida, montar o produto inteiro no final. A técnica de bordado com fita envolve a marcação preliminar do contorno no tecido do futuro padrão usando um marcador evanescente. Mas a maioria das artesãs usa motivos prontos.
Seleção de agulhas para bordado
Ao trabalhar com cetim, é muito importante escolher agulhas com furo largo para o material. É aconselhável ter uma agulha separada para cada espessura de fita.

Isso ajudará a reduzir o tempo de bordado. As agulhas mais populares para trabalhar com fitas são as "Sinelle". Essa ferramenta tem uma ponta afiada, uma haste forte e um orifício grande. São utilizadas agulhas de tamanho 13 a 23. Para materiais mais densos, você pode usar agulhas de tapeçaria com ponta romba. Para decorar o tecido com strass e miçangas, você precisa usar uma agulha para miçangas, fina o suficiente para usar miçangas de qualquer tamanho. Você também pode usar agulhas ciganas e agulhas de costura clássicas com orifício grande.
Como inserir fita em uma agulha
Antes de tentar bordar os primeiros pontos, você precisa aprender a enfiar a fita na agulha corretamente. Para isso, você pode assistir a um tutorial em vídeo ou estudar esta seção.

Então, primeiro, você precisa cortar uma ponta da fita de cetim. Para evitar que ela fique brilhante, você precisa queimar a ponta com fósforos. Insira a ponta cortada no buraco da agulha e, fazendo um recuo de 2 cm da borda da fita, espete a agulha no centro. Você obterá uma espécie de vela. Em seguida, você precisa pegar a agulha com a mão e puxá-la até a borda que foi queimada.
Fitas de até 5 mm de largura geralmente são amarradas com um nó na ponta. Recomenda-se que fitas maiores que 5 mm sejam fixadas na ponta com um nó de "travesseiro" plano. Dobre a borda chamuscada da fita várias vezes (a largura será de cerca de 1 cm) e fure-a com uma agulha no "travesseiro" resultante no meio.

Técnica de bordado de fita
Abaixo estão duas técnicas básicas que costureiras iniciantes usam ao bordar com cetim.
Ponto torcido
MK para executar um ponto:
- a agulha deve ser levada para fora do tecido;
- em seguida, você precisa fazer um laço na direção da esquerda para a direita (sentido horário) e, em seguida, pressioná-lo com os dedos;
- então você precisará furar a agulha na parte interna, um pouco à esquerda do ponto de onde sai a fita, e puxá-la para fora no meio do laço;
- aperte e prenda a fita.
Este método pode ser usado para criar padrões simples, corações ou pantufas de flores.

Ponto de laçada
Como fazer um ponto de gravata:
- uma agulha com uma fita da cor desejada deve ser fixada na parte interna do artesanato e depois puxada para cima e para a esquerda, formando um pequeno laço;
- depois disso, faça um furo levemente à direita do anterior, e segure também a fita com os dedos;
- Em seguida, a agulha com a fita deve ser puxada para fora, bem no meio do laço. Ela deve ser imediatamente fixada com um pequeno pedaço de fita (este processo é chamado de "fixação");
- Agora você precisa puxar a agulha para fora do artesanato, para cima e na direção correta, para fazer novos pontos.

Interessante! O trabalho com esta técnica pode ser feito em qualquer direção conveniente. Muitas vezes, essa técnica é usada para aparar as bordas de artesanatos. A fita não deve ter mais de 7 mm de largura. O ponto é mais volumoso que o primeiro.
Girassóis elegantes da Kanzashi Ribbons
Para fazer tal produto você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- pedaços de fita de cetim amarela com 6 cm de comprimento e 2 cm de largura;
- restos de fita verde com 7 cm de comprimento e 2 cm de largura;
- um pedaço de tecido de feltro preto e verde;
- materiais para decoração;
- alfineteiro;
- qualquer base para um grampo de cabelo.

Instruções passo a passo:
- Cada tira deve ser dobrada ao meio. O avesso deve ficar para dentro da tira. Corte um lado diagonalmente com uma tesoura de unha, movendo de cima para baixo, do ponto de dobra até a borda dos dois lados opostos.
- Coloque fogo neste ponto para fixar o canto superior da pétala. Vire a folha da flor com o corte voltado para longe de você. Corte-a, enquanto o canto superior incendiado estará fechado. Os cantos inferiores precisam ser curvados para a frente, formando uma bela pétala alongada, semelhante ao formato de um envelope.
- Cole os cantos inferiores da mesma forma. Faça pétalas com fitas amarelas seguindo este padrão. Faça um círculo de feltro para a base do girassol no estilo kanzashi. Divida as folhas amarelas ao meio.
- Cole a primeira parte das pétalas com a camada inferior na borda do feltro. Agora você precisa colar outra camada semelhante, que ficará mais exuberante. Mova as pétalas da segunda camada em relação à primeira. Em seguida, você precisa pegar o cetim verde. As bordas também precisam ser processadas com fogo.
- Dobre as tiras no centro e corte cada pedaço na diagonal. Retire de todas as partes aquelas que estão conectadas em "velas". Cole as "velas" verdes na parte de trás do feltro. A maneira mais fácil de chegar ao centro da flor com sementes é fazer pontos com linha preta ao longo da fita. Dê um nó em um dos lados da linha. Agora você precisa puxar a tira para que fique o mais firme possível.
- Prepare as peças para montar o girassol. Cole o miolo no centro do girassol e decore com trança de seda ou renda. Cole feltro verde na parte de trás e prenda um grampo de cabelo.

Características dos kits prontos
Artesãs iniciantes não conseguirão selecionar todas as ferramentas e materiais necessários por conta própria, por isso é melhor comprar kits prontos para bordado em fita. Eles contêm um molde pronto, instruções, tecido da cor certa e agulhas. Você também pode escolher um molde de sua preferência. Para começar, recomenda-se usar moldes pequenos e simples e, depois, quando tiver adquirido experiência suficiente, poderá passar para moldes mais complexos.

Como aprender a bordar fitas lindamente: dicas e avaliações
Yana, 22 anos: “Eu dominei a arte do bordado em fita no meu segundo ano de faculdade. Acalma muito bem os nervos e ajuda a aprender a se concentrar nos pequenos detalhes. Aprendi com vários tutoriais em vídeo na internet, então foi bem difícil no começo. Para iniciantes, eu recomendaria estudar kits prontos. Porque no começo eu comprava tudo sozinha, e às vezes as cores do cetim não combinavam com o padrão em si. Mas, com o passar dos anos, aprendi a combinar os tons corretamente.”

Maria, 31 anos: “Durante a licença-maternidade, comecei a ficar entediada em casa. Então, decidi me dedicar ao artesanato, mas não sabia que hobby poderia ter. Vi vários trabalhos manuais com bordado nessa técnica na internet e me apaixonei. Fiz o curso com diferentes vídeos, estudei os tipos de pontos e tecidos. Desde os primeiros dias, bordar foi muito fácil para mim, embora eu tivesse dificuldade em escolher o material. Recomendo a todos que façam bordados com fitas apenas à luz do dia. Minha visão piorou um pouco porque, nos primeiros meses, eu bordava à noite, enquanto minha filha dormia.”
Lyubov, 54: “Faço vários artesanatos há muito tempo e gosto de bordar com ponto cetim, ponto cruz e fitas. Costumo decorar suéteres e camisas para meus netos dessa maneira. Fica muito bonito e as crianças ficam felizes. O profissionalismo nessa área só vem com a experiência. Na minha idade, nunca paro de aprender novos tipos de pontos ou padrões, porque essa técnica de bordado muda muito rápido. Portanto, aconselho as pessoas a nunca pararem de aprender e não terem medo de não conseguir, porque tudo é possível.”

Concluindo, vale ressaltar que o bordado em fita é um hobby bastante interessante e útil. Dessa forma, você pode decorar peças de roupa ou almofadas decorativas. É importante comprar apenas materiais de alta qualidade para não estragar o artesanato posteriormente. Para iniciantes, é melhor usar ideias de desenho simples, como margaridas, rosas, lilases ou padrões com animais.




