O bordado existe há muito tempo. Ajuda a passar o tempo, a desenvolver a paciência e também a coordenação motora. Este artigo explica como bordar flores com ponto cetim e apresenta vários padrões simples.
Padrões de ponto cetim
De todos os tipos de hobbies e interesses, talvez o mais comum seja o bordado em ponto cetim. Nessa técnica, os pontos preenchem toda a tela. A maioria dos moldes pode ser encontrada na internet ou em revistas de artesanato. Algumas artesãs desenham seus próprios moldes de bordado.

Diferentes tipos de pontos implicam diferentes métodos, técnicas e métodos. O bordado em ponto cetim é um tipo de arte, só que em vez de pincéis e tintas, são utilizadas agulhas e fio dental.
Muitas vezes, esses trabalhos são chamados de ponto cetim artístico. Para se tornar um profissional nessa área, é preciso conhecer mais do que apenas pontos.
É importante conseguir se concentrar no trabalho, ser resiliente e estar preparado para as dificuldades. Será bastante difícil para costureiras iniciantes dominarem este ofício, assim como o bordado com fitas de cetim.
Dependendo da complexidade, um quadro em ponto cetim pode ser concluído em poucos dias a dois meses. A regra principal é escolher as linhas e agulhas certas. Quanto mais grosso o fio, maior a agulha necessária para o bordado. Elas estão disponíveis nos números 1 a 12. Abaixo, no artigo, você pode ver padrões para bordados de flores em ponto cetim.
Flores selvagens
Bordados de flores silvestres podem decorar perfeitamente almofadas ou toalhas decorativas. Para motivos florais fáceis de bordado em ponto cetim, você precisa conhecer quatro tipos básicos de pontos. É aconselhável fazer grama com ponto haste.

Instruções passo a passo para iniciantes:
- A partir da linha de pesca, você precisa torcer o contorno da flor e alinhavá-la ao tecido principal.
- Preencha o espaço dentro desta linha com pontos.
- A linha de pesca pode ser desfiada ou costurada com linhas, criando assim um padrão tridimensional.
Amores-perfeitos
Esta flor surgiu na antiguidade. As pessoas costumavam simbolizar amores-perfeitos com amor. Tal imagem pode ser feita usando a técnica de ponto de laçada. Para o trabalho, é necessário usar linhas e tecido bastante grossos. Tal imagem pode ser colocada na sala de estar para que todos vejam.
Rosas
As rosas sempre foram populares em bordados com qualquer técnica. Elas podem ser feitas individualmente, em buquês ou vasos. Uma imagem como essa será um ótimo presente para alguém querido. É feita na técnica de ponto cetim com um fundo, e as pétalas podem ser feitas com ponto haste. As cores principais dos fios são vermelho e verde, às vezes as rosas são brancas ou rosa.
Papoulas
Essas plantas são frequentemente usadas para decorar peças de roupa. Por exemplo, ficam ótimas em uma jaqueta jeans ou um suéter quente. Como essas flores são muito vibrantes, o tecido principal deve ser de um tom neutro. Ultimamente, estilistas têm bordado vestidos inteiramente com papoulas ou rosas.

Camomila
Será bem fácil para um iniciante fazer margaridas. Este é um dos motivos florais mais simples. As pinturas são dominadas pelas cores amarelo, branco e verde. Você pode usar chita ou linho como tela principal.

Crisântemos
Para o trabalho, recomenda-se usar fio dental com um leve brilho. O produto final pode ser colocado sob um vidro e pendurado na cozinha. Graças aos raios solares, a flor brilhará lindamente. Geralmente, fios rosa ou roxos são escolhidos para crisântemos.
Centaurea
Centáureas são ótimas para decorar lençóis ou cobertores. O trabalho é feito em vários tons de azul. É importante fazer uma transição suave de uma cor para outra para que a imagem fique mais realista. Recomenda-se bordar centáureas como um buquê, não um único ramo.
Violetas
O trabalho é dominado principalmente por tons violetas. Para tornar o violeta mais realista, o bordado pode ser volumoso. Recomenda-se usar um ponto chamado haste. Fica muito bem neste tipo de trabalho.
Girassol
Os girassóis são sempre associados ao verão. É por isso que há muitos tons vibrantes e vibrantes na obra. Os fios principais para bordado são o amarelo e o preto.

O centro da flor pode ser volumoso e as pétalas planas. Essa imagem se encaixará perfeitamente no interior da casa e ampliará visualmente o ambiente.
Animais em ponto cetim
Animais são frequentemente bordados para decorar quartos infantis. Para meninas, você pode fazer coelhos ou gaivotas, e para meninos, tigres ou leões são perfeitos. Animais também podem ser usados para decorar colchas para o berço de uma criança.
Atenção! Para crianças, é necessário selecionar apenas tons claros, pois muita luminosidade pode incomodar a criança e causar dores de cabeça.
Pássaros em ponto cetim
Pássaros são ótimos para crianças de qualquer gênero. Você pode bordar uma imagem grande com diferentes espécies, por exemplo, pombas, pavões e papagaios.

Para uma criança, isso não será apenas interessante, mas também educativo. Cores recomendadas para o trabalho: cinza, branco, verde, azul e rosa. Esses são os tons mais aceitáveis para a percepção do olho infantil.
Flores em ponto cruz
O ponto cruz será muito mais fácil do que o ponto cetim. Não só uma pessoa sem experiência, mas também uma criança pode realizar o trabalho. Recomenda-se que apenas crianças recebam desenhos não muito volumosos, sem linhas geométricas.
As principais coisas que você precisará para trabalhar:
- Lona. Pode ser feita de diferentes materiais (linho, chita, algodão). A lona é produzida de acordo com um padrão específico em fábricas e indústrias. Ela é marcada com células. Mas existem materiais que não possuem células, principalmente tecidos de linho.

- Uma agulha simples ou uma agulha de tapeçaria profissional com ponta romba servirão para o trabalho, para não furar suas mãos ou a tela. Esse tipo de agulha é mais fácil de espetar e não deixa furos na tela. As agulhas também têm seus próprios tamanhos, mas é aconselhável escolher ferramentas com um orifício grande. Uma agulha com revestimento dourado durará muito mais do que uma clássica. Mas também é mais cara.
- Linha mouline. Você pode bordar diversos padrões e desenhos artísticos usando fios. Eles podem ser feitos de algodão, acrílico, viscose, etc. Um dos fios populares é o fio de algodão. Suas principais vantagens são a durabilidade e a riqueza de cores. A durabilidade da tinta nos fios é verificada com água fervente. Você precisa mergulhar vários fios nela; se eles perderem a cor, este não é um material de qualidade. O fio deve ter o mesmo tamanho em todo o seu comprimento. Se você usar diferentes comprimentos de linha em um padrão ou desenho, isso será muito perceptível na imagem final.

- Suporte para tecido. Os bastidores vêm em diferentes formatos, tamanhos e cores, e também são feitos de metal, plástico ou madeira. Os bastidores de moldura são ótimos para pequenos artesanatos. Os bastidores quadrados são bastante práticos, pois seguram o tecido com mais firmeza. Existem também suportes para tapeçaria, necessários para bordados grandes. Eles evitam que o material se deforme e os pontos ficam uniformes e bonitos. Para pinturas de tamanho médio, você pode criar molduras em casa com suas próprias mãos. Você precisa pegar um recipiente de plástico para alimentos e cortar a tampa com uma faca de papelaria quente. Esta opção é adequada se você precisa começar a bordar com urgência.

- Esquema. Um dos elementos importantes em qualquer trabalho. Você pode comprar kits de bordado prontos, que incluem um esquema, ou imprimi-los da internet.
Bordar flores em ponto cruz é ótimo para quem está começando a se familiarizar com bordados. Motivos florais costumam ser os mais fáceis de fazer, a menos, é claro, que seja necessário bordar vasos, composições ou buquês.
Cinco regras para costureiras iniciantes:
- A ponta do fio deve ficar escondida sob as costuras finalizadas. Monitore cuidadosamente os tons (é proibido esconder cores claras sob cores escuras).
- Você pode começar a trabalhar em qualquer ponto conveniente do desenho. Você também pode começar a trabalhar nos pontos onde as cores mais escuras do fio dental são usadas, passando suavemente para tons mais claros.
- O local de trabalho deve ter boa iluminação. Caso contrário, você pode danificar não apenas o produto, mas também a sua visão. Portanto, recomenda-se trabalhar apenas durante o dia, perto de uma janela.
- Máximo de 60 cm, mínimo de 20 cm - este é o melhor comprimento de fio dental durante o processo de trabalho. Se você usar um fio muito longo, ele sempre ficará emaranhado.
- Após cada conclusão de trabalho ou se precisar de uma pausa, a tela deve ser removida da moldura, caso contrário, ela esticará. Como resultado, o desenho pode flutuar.

Independentemente da técnica de bordado escolhida, qualquer iniciante deve começar com pequenos passos. Você pode se acostumar com motivos florais ou padrões geométricos. Ao trabalhar, vire a tela de vez em quando e verifique o verso. Deve estar sem nós ou desfiados, uniforme. Se o padrão precisar ser transferido para o tecido, isso é feito com papel carbono.
Atenção! O papel carbono não sai do tecido, então é preciso transferir o desenho com cuidado.
Bordados florais ficam ótimos não apenas em telas, mas também em roupas, travesseiros e cobertores. Os motivos florais são populares desde os tempos antigos, depois dos ornamentos. Para iniciantes, recomenda-se assistir a uma master class sobre duas técnicas de bordado descritas no artigo antes de começar a trabalhar.




