Lindos padrões para bordados de miçangas em roupas

Roupas bordadas à mão estarão sempre na moda. A popularidade delas cresce a cada ano. Um trabalho bem feito enfatizará seu gosto e individualidade. Bordar com miçangas em roupas diversificará seu guarda-roupa e ajudará a dar vida novamente à sua peça favorita que começou a ficar obsoleta.

A complexidade do bordado de miçangas em roupas

As miçangas são um material muito elegante e bonito. Objetos decorados com elas podem competir com joias preciosas. O processo de bordar um vestido com miçangas não é mais difícil do que o ponto cruz. Você pode aprender sozinha, sem precisar de cursos especiais.

Bordado de miçangas em roupas
Bordado de miçangas em roupas

Para iniciantes que querem saber como bordar um vestido com miçangas com as próprias mãos, conselhos de costureiras profissionais serão úteis:

  • Comece a trabalhar apenas de bom humor. A inspiração desempenha um papel importante no processo; se ela estiver ausente, a imagem não sairá como o esperado.
  • Você precisa comprar miçangas em um volume um pouco maior do que o necessário para o trabalho. Se não houver o suficiente, será difícil comprar na mesma gama de cores.
  • Se você quiser bordar um desenho com muitos detalhes pequenos, antes de começar a trabalhar, coloque uma entretela sob o tecido com o desenho. Graças a isso, o tecido não enrugará.
  • Todas as contas devem ser dispostas separadamente por cor. Para facilitar a coleta, recomenda-se o uso de um suporte especial com rebaixo.

Importante! A chave para um trabalho produtivo é um ambiente de trabalho bem preparado. Nada deve distrair o processo criativo.

O processo de bordado com miçangas
O processo de bordado com miçangas

Seleção de roscas, ferramentas

Uma das etapas importantes da preparação para o processo de bordado é a escolha do material. Entre eles, destacam-se:

  • Contas de diferentes tonalidades. Na hora de comprar, é importante escolher contas que combinem entre si.
  • Strass, pedras.
  • Agulha especial para miçangas.
  • Tesouras, linhas, fitas.
Você pode estar interessado nisto:  Padrões infantis simples para ponto cruz

Para evitar que o desenho escorregue, é recomendável usar um bastidor no seu trabalho.

Ao escolher contas, é recomendável prestar atenção ao fabricante. As melhores contas são consideradas as de fabricação japonesa, seguidas pelas da República Tcheca e Taiwan. As contas têm 18 números. O número 11 é mais adequado para artesanato.

De acordo com o formato, as contas são classificadas em vários tipos:

  • contas são contas redondas;
  • contas de vidro são tubos de vidro picados que variam em tamanho de 3 a 20 mm;
  • O corte é uma conta de vidro, porém menor. Seu comprimento é de cerca de 2 mm.

Bordados com miçangas de vidro e miçangas picadas conferem um brilho intenso. Mas esse tipo de miçanga tem uma desvantagem: elas têm bordas afiadas que podem romper o fio. Portanto, recomenda-se combiná-las com miçangas redondas simples.

Para que o bordado não seja apenas bonito, mas também durável, o desenho deve ser costurado com muita firmeza. Para isso, são selecionadas linhas especiais:

  • nylon 33 e 50;
  • algodão-lavsan;
  • poliéster;
  • linho-lavsan.

Você precisa costurar com dois fios para garantir resistência.

Materiais e ferramentas necessários
Materiais e ferramentas necessários

Padrões e designs

Existem vários padrões para iniciantes e artesãs experientes. Na maioria das vezes, temas orientais e eslavos são usados ​​nos padrões. Os padrões simples incluem:

Festão com padrão
Festão com padrão
  • Folha e rosa - a base é feita com contas grandes e o meio é preenchido com contas pequenas.
  • Vieira com padrão - esta opção é perfeita para vestidos de noite e de noiva. Esta é uma composição floral feita de contas de vidro. Não é necessário entretela para transferir o padrão.
  • A espiral em forma de estrela é um padrão adequado para um vestido de festa ou uma saia rodada.

Na maioria das vezes, os padrões de bordados de miçangas em roupas são encontrados na forma de formas geométricas ou motivos florais.

Espiral Estelar
Espiral Estelar

Selecione um design

Antes de começar a bordar, você precisa decidir sobre um padrão ou enfeite. Você também precisará planejar:

  • onde o bordado será colocado;
  • qual será o esquema de cores e o tamanho.

Importante! Todos os aspectos devem ser cuidadosamente considerados para evitar retrabalho.

Você pode estar interessado nisto:  Instruções passo a passo para bordado de diamantes de ícones

Camiseta ou top

O bordado com miçangas em malhas possui diversas nuances. Para iniciantes, recomendamos que façam primeiro uma master class passo a passo. Os materiais e ferramentas necessários são:

  • camiseta;
  • contas;
  • entretela adesiva para forro;
  • fio de náilon;
  • giz;
  • agulha fina.

O local para o bordado deve ser marcado com giz. Para evitar que a malha estique durante o trabalho, uma entretela é fixada no local onde o bordado será feito. O padrão é copiado com giz ou um marcador lavável. A fileira de contas deve ser densa, com as contas colocadas próximas umas das outras.

Importante! Se um ornamento for bordado, o trabalho vai de cima para baixo; se for um desenho temático, então uma moldura é feita e depois preenchida.

O produto final só pode ser lavado em um saco especial, depois de virado do avesso para proteger o bordado.

Padrões de contas em uma camiseta
Padrões de contas em uma camiseta

Vestir

Existem muitos padrões interessantes para bordar um padrão de miçangas em um vestido. Dependendo da sua preferência, o padrão pode ser aplicado no pescoço, ombros, peito ou mangas. Há modelos com a parte superior bordada.

Broche de contas em um vestido
Broche de contas em um vestido

Padrão de ombro

Este padrão é feito com um ponto especial "agulha para frente". O espaço dentro do padrão é preenchido com um ponto "atrás da agulha". O padrão é muito simples, é importante escolher as cores certas.

Padrão de ombro com miçangas
Padrão de ombro com miçangas

Decoração jeans

Bordados com miçangas decoram perfeitamente qualquer peça jeans. A originalidade desse trabalho reside na combinação da aspereza do tecido com a feminilidade do padrão. Com a ajuda de miçangas, você pode transformar sua jaqueta jeans em um produto magnífico que destacará seu gosto e individualidade.

Denim bordado
Denim bordado

sapatilhas de balé

Bordados com miçangas podem ser usados ​​para decorar não apenas roupas, mas também sapatos. Por exemplo, você pode dar uma segunda vida a sapatilhas de balé antigas. É importante não colar as miçangas, mas costurá-las.

Bordado de miçangas em meia-calça

Você pode decorar a renda fina da meia-calça com um padrão original. Isso pode ser feito colocando-a em você ou em algo rígido. O trabalho começa do joelho para baixo. É importante não fazer o padrão muito grande para não rasgar o material fino.

Camisas bordadas

A vestimenta nacional da Ucrânia, a vyshyvanka, distingue-se por seus ornamentos brilhantes e coloridos. Na maioria das vezes, temas florais são usados ​​como padrão, e papoulas são retratadas nas roupas. Mas, entre os padrões para bordado, você também pode encontrar ornamentos geométricos.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição da técnica de bordado japonês sashiko
Padrão em camisas bordadas
Padrão em camisas bordadas

Transferindo um design para roupas

Para que o bordado fique uniforme e impecável, você precisa preparar um estêncil e transferi-lo corretamente para o tecido. O padrão deve ser durável e não ser apagado durante o processo de bordado. Existem várias maneiras de transferir o padrão para o tecido:

  • Usando papel vegetal - o desenho deve ser copiado em papel vegetal; para isso, o molde deve ser colocado por cima. Em seguida, ele é fixado na roupa e bordado de acordo com o desenho. Em seguida, o papel vegetal deve ser removido com cuidado.
  • Usando marcadores especiais, você pode aplicar um padrão ao tecido. Esse padrão não será apagado durante o processo de trabalho.
  • Você pode fazer pó com giz, depois aplicar um estêncil do desenho e esfregar delicadamente o pó nos buracos.

Para transferir o desenho, você pode usar um lápis de transferência e um ferro de passar. O papel com o padrão é colocado sobre o tecido e depois passado a ferro.

Transferindo um desenho para o tecido
Transferindo um desenho para o tecido

Métodos de costura de miçangas

O bordado de miçangas deve ser feito corretamente para que as miçangas não caiam e o desenho permaneça por muito tempo. Existem vários tipos de pontos:

  • "Agulha para a frente" - a agulha é passada para a frente, uma conta é enfiada nela. A uma distância igual ao tamanho da conta, é feita uma punção na parte de trás.
  • "Haste" - permite fixar as contas com firmeza. A conta é enfiada em um fio já preso ao tecido. Em seguida, a agulha é inserida no tecido imediatamente atrás da conta. Em seguida, a agulha é passada pela mesma conta e a segunda conta é enfiada. A agulha é trazida para o avesso novamente. O bordado fica muito denso.
  • "Linear" - para fazer esse ponto, você precisa enfiar uma conta na agulha. A agulha é inserida atrás da conta e, em seguida, puxada a uma distância tal que outra conta caiba.

Um padrão de contas de cristal em roupas, feito com suas próprias mãos, pode se tornar uma obra de arte única e dará uma originalidade única até mesmo à coisa mais simples.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior