O bordado de diamantes faz sucesso há muito tempo. Atrai não apenas crianças a partir dos 7 anos, mas também adultos. Existem milhares de lindos padrões que podem ser trazidos à vida. E kits prontos estão disponíveis em todas as lojas de artesanato. Este artigo explica o que é o bordado de diamantes de ícones e quais regras você precisa saber ao fazê-lo.
Padrões de ícones de bordado de diamante
O bordado diamante é muito semelhante à criação de um mosaico de pequenos elementos, e não ao processo de bordado com linha. O trabalho é bastante complexo e tedioso, sendo necessária perseverança e cautela. Kits de bordado diamante de ícones podem ser comprados na internet (que será mais barata) ou em lojas especializadas em artesanato. Ao comprar online, a vantagem é que você pode abrir a caixa e só então pagar pelo pedido, o que não é permitido em lojas físicas.

Anjo
O ícone do Anjo da Guarda é considerado um mediador entre o homem e Deus. O principal propósito do Anjo é proteger o homem e sua família das adversidades e problemas. Acredita-se que, quando uma pessoa ora, é o Anjo quem transmite suas orações ao Todo-Poderoso. Na Figura 1, você pode ver o padrão do bordado.
Nicolau, o Milagroso
O ícone de São Nicolau, o Milagroso, protege a paz de marinheiros, viajantes e outros. Muitas vezes, os proprietários de carros podem ver seu retrato no carro. Este ícone é dominado pelas cores dourado e laranja. Pode ser colocado em um carro pequeno. A Figura 2 mostra um padrão de bordado em forma de diamante para o ícone de São Nicolau, o Milagroso.

Ícones nomeados
Como se costuma dizer, ícones personalizados protegem o dono e toda a sua família. Mas tais itens devem ser feitos por uma pessoa para si mesma, e não recebidos como presente de alguém. Geralmente, são colocados no quarto para proteger não apenas o sono, mas também a paz e a saúde de uma pessoa.
Os ícones de diamante são feitos principalmente nas cores vermelho e dourado. Mas também há conjuntos com as vestes verdes ou brancas do santo.

Métodos de disposição de ícones de mosaico de diamante
Muitas pessoas aconselham consagrar o ícone após terminar o trabalho, caso contrário, ele será apenas um desenho que não ajuda em nada.
Antes de começar a trabalhar, é necessário colocar todos os componentes do kit em uma superfície plana - você pode usar uma mesa ou um tablet feito de papelão rígido adequado para a tela.
Para diamantes, é melhor usar pratos de plástico ou vidro e colocar cada cor neles. Isso facilitará o bordado sequencial do ícone. Muitas artesãs usam recipientes comuns de papelão com kefir ou leite para colocar os cristais, cortam a parte superior e os usam como pratos para diamantes. Como último recurso, você pode usar uma paleta de plástico.
Na loja você encontra um estojo especial com compartimentos para cada cor de miçangas.

Isso é conveniente porque reduz a chance de tocar acidentalmente na placa e derrubar todos os diamantes. Não é recomendado trabalhar no escuro, pois isso pode prejudicar muito a visão e aumentar a fadiga.
Não é aconselhável remover o oleado de toda a tela de uma só vez, caso contrário, ele perderá a aderência. Há duas maneiras de aplicá-lo: usando uma pinça ou um estilete especial. A segunda opção é muito mais conveniente e rápida.
Como aplicar strass hot melt
Antes de colar os strass termofusíveis, é preciso colocar papel embaixo da tela para que ela não grude na mesa.

Em seguida, você precisa fazer o trabalho com um ferro:
- defina o modo como "seda";
- cubra o artesanato de strass com uma folha de papel ou algodão;
- passe a ferro lentamente.
De vez em quando, é preciso pressionar o ferro com força para que a cola adira melhor à tela. Strass grandes às vezes precisam ser aquecidos por mais tempo.
Atenção! Mas você não pode pressionar muito forte com todo o seu peso, caso contrário a cola escorrerá por todos os lados.
Após o trabalho, é preciso deixar a tela secar completamente por pelo menos uma hora.
Cola para bordado diamante
Os kits de bordado diamante prontos para uso são sempre complementados com um estilete ou pinça para a aplicação das miçangas. O estilete é um bastão de plástico especial com ponta afiada que é mergulhado em gel de silicone e fixa as pedras ao artesanato.

A mão deve estar em posição perpendicular durante o trabalho. O silicone em si é líquido e, após a conclusão do trabalho, é limpo com um cotonete. Se a conta for colada por engano, ela pode ser removida com uma faca ou lixa de unha.
A cola de silicone é melhor para bordados de diamante e pode ser encontrada em kits ou separadamente em lojas de artesanato.
O que está incluído nos kits prontos
O kit inclui basicamente um padrão de malha semelhante ao vendido para ponto cruz, mas com uma camada superior existente que precisa ser removida antes do início do processo. Artesãos não recomendam remover tudo de uma vez.

Em algumas versões, uma moldura com vidro serve como tela para a pintura, sob a qual se encontra uma representação simbólica da imagem. Os diamantes são fixados a ela graças ao lado adesivo na linha inferior. Após a conclusão do trabalho, o padrão é removido e o artesanato é colocado na moldura.
Outra opção é soldar os diamantes usando um ferro de solda especial com bicos adequados ao tamanho dos diamantes. Mas a cola à base de silicone é usada principalmente para criar ícones.
Como pintar diamantes com ferro
Regras básicas e dicas para passar bordados de diamante:
- O processo de passar a ferro deve ser feito através do tecido. Nesse caso, você precisa passar a ferro pelo avesso para não derreter as pedras. Isso pode ser feito através de tecido de algodão. Como os kits de bordado utilizam apenas materiais sintéticos, não é aconselhável passá-los diretamente, pois, se não usar forro, manchas amareladas permanecerão no produto;

- A passagem a ferro deve ser feita rapidamente. Se você segurar o ferro sobre o tecido por muito tempo, a cola pode começar a derreter (a uma temperatura de 100-120 graus). Portanto, o ferro deve estar morno e o processo em si deve ser rápido e ágil;
- É necessário usar papel vegetal. Recomenda-se substituir a película que cobre a superfície da tela por papel vegetal comum durante a passagem a ferro. Como não se sabe como a película se comportará sob a influência do ferro, o papel vegetal não deve ser comum, mas sim o usado para assar, pois suportará qualquer temperatura do ferro de passar de até 300 graus.
- Teste o canto da tela. Antes de começar a passar, você precisa testar o canto da tela. Ela deve esfriar bem. Se não houver manchas e a cola permanecer no lugar, você pode começar a passar com segurança. Se algo aparecer, é melhor evitar esse processo;

- Vaporizador é proibido. É estritamente proibido usá-lo, pois o vapor pode molhar o tecido. Depois disso, não só a cola escorrerá, como as pedras também podem se soltar. O vapor também danifica bastante os tecidos sintéticos, sendo melhor evitar passar a ferro.
Atenção! Muitas artesãs também recomendam nunca lavar o tecido acabado.
Mesmo em baixas velocidades da máquina, o mosaico pode se soltar e a cola pode simplesmente sair da tela. Às vezes, é permitido limpar a peça com um pano de microfibra, mas não muito úmido. Portanto, para evitar o acúmulo de poeira, é melhor colocar o ícone ou qualquer outra pintura em uma maca e sob vidro; em casos extremos, a tela pode ser coberta com verniz transparente.

Concluindo, vale ressaltar que fazer um ícone com diamantes é muito bonito. Este artesanato não só agradará aos olhos, como também será útil. Mas é preciso consagrá-lo. Os kits podem ser adquiridos em qualquer loja de artesanato por um preço acessível. Os preços começam em 350 rublos. Desenhos com diferentes animais (gatinhos, cachorros, pássaros) são muito procurados. Tal atividade será interessante não apenas para adultos, mas também para seus filhos.




