Tudo sobre tule turco com bordado em tela

Após seu surgimento, o tule se tornou uma das soluções mais comuns para decorar o interior de qualquer sala de estar com janelas abertas. Recentemente, o tule bordado tornou-se cada vez mais popular. Esses produtos são originais, pois podem ser aplicados a qualquer padrão. Isso permite enfatizar a singularidade da decoração do ambiente e complementar qualquer composição ou solução de interior. Este material abordará o que é tule bordado e quais tendências da moda existem na área de bordados em tule.

Vantagens

Além de sua aparência original, a malha de tule bordado tem muitas outras vantagens que não anulam as vantagens do tule comum:

  • cortinas deste tipo duram muito tempo e mantêm uma aparência apresentável mesmo após inúmeras lavagens;
  • se for feito de materiais sintéticos (poliéster), o produto não desbota, não perde a forma e não cede com o passar dos anos de uso;
  • tule bordado pode ser decorado com segurança com elementos adicionais: strass, miçangas, contas ou fitas;
Tule micro malha com bordado
Tule micro malha com bordado
  • se a cor do bordado corresponder ao fundo geral, o produto pode ser branqueado com segurança;
  • fácil de lavar e secar rápido, o que também é típico de amostras simples;
  • ampla gama de preços: há opções tanto econômicas quanto de tule para pessoas ricas.

Importante! Se o produto for adquirido inicialmente para decoração com correntes, rendas ou fitas, então você deve escolher uma malha de tule da Turquia com ou sem bordado (vazio).

Rolo de tule rosa
Rolo de tule rosa

Tendências da moda

As últimas tendências ditam o uso de bordados, rendas ou guipura sobre tule. Isso já era popular antes, mas hoje ganhou força considerável graças aos desfiles de moda. A tendência de decoração é a moda vitoriana. Ela se aplica não apenas a objetos, mas também a acessórios e tecidos para janelas. Para estar na moda, você deve escolher o motivo de bordado certo. Os seguintes estão em alta:

  • Padrão damasco. Causou furor na exposição anual em Milão. O padrão em si consiste em grandes figuras simétricas com cachos e plantas formando um ornamento. A última moda é uma combinação de motivos damasco e tecidos de textura simples - linho ou algodão;
Você pode estar interessado nisto:  Revisão de moldes e kits para confecção de bordados em ponto cruz
Produtos com lurex
Produtos com lurex
  • "estilo feito à mão". Pequenos buquês ou flores grandes em estilo artesanal sempre foram procurados, mas, como bordados em tule, surgiram há relativamente pouco tempo, tornando-se populares instantaneamente. O desenho feito à mão pode se fundir suavemente com o esquema de cores principal ou se destacar visivelmente com o brilho e o contraste dos padrões;
Padrão étnico
Padrão étnico
  • Motivos étnicos. Talvez este seja o único estilo que absorveu uma variedade tão grande de formas, cores e opções de design ao longo de sua existência. Sua peculiaridade reside no fato de que o padrão étnico combina elementos e ornamentos de quase todos os trajes nacionais do mundo. Cada pessoa poderá encontrar nele algo nativo, próximo de si.
Padrão de damasco
Padrão de damasco

Aplicação de elementos decorativos em interiores de diferentes estilos

Cortinas e tules bordados surgiram no século XVIII. Naquela época, eram frequentemente usados ​​nos seguintes estilos:

  • classicismo, renascimento ou barroco. É difícil imaginar soluções clássicas nesses motivos sem produtos arejados e exuberantes, cuja base eram decorações em forma de plantas e ornamentos com padrões complexos, como se flutuassem no ar;
Estilo neoclássico
Estilo neoclássico
  • Interior românico, ecletismo e império. Esses estilos utilizavam grandes telas com bordados em prata ou ouro. Caracterizam-se também pela presença de um grande cupão ao longo da parte inferior da cortina de ar;
  • Estilo neoclássico, neomoderno e moderno. Sua característica eram as transições finas e graciosas. Isso se aplicava não apenas aos produtos em si, mas também aos padrões na superfície. O ornamento de tule nos neoestilos é suave e possui transições suaves e comedidas, sem o uso de linhas quebradas e nítidas;
  • country e étnico. Essas tendências também não dispensam cortinas bordadas, com motivos vegetais e fantasia como temas.
tule romano
tule romano

Importante! Os tipos modernos não são muito semelhantes ao que era usado no surgimento do tule como elemento decorativo. Apesar disso, é possível alcançar a harmonia com interiores modernos usando padrões geométricos complexos.

Você pode estar interessado nisto:  Padrões tradicionais de bordado popular russo

Como escolher o tule bordado perfeito

Você pode escolher o material e o bordado de acordo com suas preferências, o estilo geral do ambiente e as tendências da moda. Hoje em dia, padrões nobres e complexos, que diferem visivelmente da cor do próprio tecido, são procurados. Isso significa que literalmente tudo pode ser aplicado ao tule branco ou creme: padrões, flores e outros motivos.

Tule com bordado dourado
Tule com bordado dourado

Ao escolher, também é importante prestar atenção aos tipos de tule. Para bordados com miçangas, contas e outros elementos, o tule de micromalha da Turquia ou da França é adequado. Os fabricantes desses países produzem a base muito leve e fina. Ela consiste em células muito pequenas e, quando tocada, assemelha-se a uma malha regular. Apesar da trama de linho, o tecido permanece translúcido devido ao uso de fibras particularmente finas.

Produto com rosas
Produto com rosas

É possível fazer isso você mesmo?

Teoricamente, você pode aprender a bordar em malha e transferir suas habilidades para a criação de moldes para cortinas com células menores. Além disso, você não precisa ter muita experiência nem dominar todas as habilidades para isso. Mas há um problema: criar moldes e ornamentos completos para todo o comprimento do tule dessa maneira é difícil e demorado, e as master classes sobre o assunto na internet podem ser contadas nos dedos de uma mão.

Bordado faça você mesmo
Bordado faça você mesmo

Tule turco: como usar e cuidar

A popularidade do tule turco se deve às suas características de alto desempenho e facilidade de manutenção. Apesar disso, o material é capaz de decorar qualquer interior e trazer seu próprio toque especial.

Tule turco com bordado
Tule turco com bordado

Para evitar que o tule perca a cor e se danifique, é necessário deixá-lo de molho em água com um pouco de sabão por 30 minutos. Em seguida, o produto deve ser retirado e lavado à mão, pendurando o tecido no varão da cortina quase seco.

Você pode estar interessado nisto:  Bordado diamante: características da técnica, regras de costura
Cortinas branqueadoras
Cortinas branqueadoras

Importante! Durante e após a lavagem, o tecido não deve ser deformado. Para isso, a água não deve ser aquecida a altas temperaturas e o tule não deve ser "fervido" em fogo aberto. Recomenda-se sempre ler atentamente o rótulo do produto antes de lavar ou secar.

As características de desempenho dos têxteis turcos são explicadas pelas seguintes características:

Produto branqueado e seco
Produto branqueado e seco
  • uma grande variedade de materiais utilizados;
  • altos padrões de qualidade;
  • baixo preço e disponibilidade.
Tule micro malha com bordado da Turquia
Tule micro malha com bordado da Turquia

Fabricantes e preços

Hoje, o mercado está repleto de ofertas variadas nesta área. Você pode facilmente escolher entre tecidos turcos, franceses ou russos. Os fabricantes mais populares são:

  • Altax. Custo do material a partir de 1.600 rublos por metro linear.
  • ÁRIA. Um material mais barato, custando a partir de 1.200 rublos por metro.
  • Galeria. Opção econômica por 1.000 rublos.
  • Lila – 1.170 rublos por metro linear.
  • Milão – 1300 rublos.
  • Shanxing. A opção mais barata custa até 980 rublos.
Altax – tule
Altax – tule

Assim, cortinas de tule e rede são atributos essenciais do interior. Se forem bordadas com pedras, fios ou fitas, isso realça ainda mais o design. Produtos que combinam perfeitamente com a cor da composição geral ficam especialmente bem.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior