As artesãs sempre criam algo novo e modernizam as técnicas de bordado. Embora o método tenha surgido na antiguidade, não se assemelha muito ao processo originalmente usado para fazer pinturas e outros produtos. Um desses métodos de criação de pinturas é o bordado diamante, popular devido ao seu baixo nível de iniciação. Este artigo contará e mostrará tudo sobre o bordado diamante, como é feito, a técnica do diamante e a história de sua origem.
O que aconteceu
A técnica do bordado diamante baseia-se na criação de imagens, cenas e paisagens com strass, seguindo padrões específicos retirados da internet ou criados por você. Frequentemente, utilizam-se padrões para bordado com miçangas ou ponto cruz, mas, ao contrário desses tipos de artesanato, ferramentas de bordado como agulha e linha não são necessárias. Somente com pinças e strass coloridos é possível criar imagens belíssimas em um tempo relativamente curto. O uso de padrões simples elimina erros até mesmo para as artesãs menores e inexperientes. Para concluir o processo, você precisa de paciência e precisão, o que lhe permitirá criar belas imagens.

História
A técnica foi usada pela primeira vez na Grécia Antiga, antes da nossa era. Naquela época, começava com a decoração das roupas de pessoas ricas. Para isso, não usavam strass, já que ainda não existiam, mas joias ou pérolas. Desenhavam padrões e abstrações em mangas e golas e os fixavam com cola ou cera. Naturalmente, poucas pessoas podiam se dar ao luxo de tal prazer.
Importante! A técnica foi ainda mais disseminada quando utilizada nas artes decorativas e aplicadas e na concepção de pinturas contendo paisagens, cenas e naturezas-mortas. Nesses casos, contas simples de lápis-lazúli ou argila de diferentes cores passaram a ser usadas com cada vez mais frequência.

Quando o vidro foi produzido pela primeira vez em Roma, sua utilização na arte do mosaico tornou-se imediatamente popular. A decoração tornou-se mais acessível: contas eram usadas para decorar roupas e peças planas para decorar as fachadas das casas. Após a adição de chumbo, antimônio ou farinha de osso ao vidro, ele se transformava em um esmalte turvo. Esse esmalte opaco era usado para fazer pinturas e vitrais nos castelos de pessoas ricas.

Desenvolvimento de mosaico de diamante
Como qualquer método de arte decorativa, o bordado de diamantes se desenvolveu e se modernizou. Na Idade Média, surgiram as chamadas contas de vidro, que se tornaram as ancestrais do bordado de diamantes. Já naquela época, a tela era usada como tela na qual havia marcações para ponto cruz. Peças coloridas eram dispostas sobre ela ao longo dos contornos, previamente embebidas em cera.

Na Rússia, no século XIX, mulheres nobres e criadas da corte costuravam com miçangas. Usando contas de vidro, elas faziam:
- Carteiras;
- Pinturas e ícones;
- Vestes;
- Pulseiras e joias.
Em algum momento, o método desapareceu e perdeu popularidade, mas foi revivido com o desenvolvimento de técnicas decorativas e aplicadas em meados do século XX. Foi nessa época que os termos "bordado de diamante" e "mosaico de diamante a laser" começaram a ser usados.

No século XXI, a técnica foi aprimorada ainda mais. Hoje, ela é usada para decorar painéis ou itens de interior. Tudo o que você precisa para começar é comprar um kit especial em uma loja de costura ou online. Você pode dominar os princípios usando as instruções, que geralmente vêm incluídas no kit.

Composição dos conjuntos
Os kits incluem todos os materiais necessários para criar belas pinturas em mosaico. Eles incluem uma base, geralmente feita de papel ou tecido com adesivo aplicado. A base pode variar na composição da cola e na superfície em si, mas os strass são todos iguais e feitos de acrílico. É o acrílico que permite obter o efeito de strass brilhantes, tanto sob luz artificial quanto natural.

O kit também deve incluir uma pinça pequena, com a qual as pedras são colocadas na base, e um estilete com gel, que permite fixar as pedras com praticidade. Na maioria das vezes, o segundo estilete precisa ser adquirido separadamente, mas vale a pena, pois a ponta do estilete é preenchida com gel, o que facilita a retirada das pedras e a fixação no local desejado.
Importante! Você pode comprar tudo separadamente e provavelmente economizar dinheiro, mas, ao fazer isso, gastará muito tempo e esforço procurando por cada item específico. A opção mais conveniente é encomendar um conjunto completo online ou em uma loja especializada para costureiras.

Tipos de esquemas
De acordo com a técnica clássica, os padrões para bordado com strass de cristal e diamante são preto e branco e coloridos. A principal diferença entre eles é que os padrões são colocados diretamente na base, não havendo necessidade de riscar as cruzes ou contas bordadas. Para esse tipo de trabalho, é melhor, claro, usar um padrão colorido, mas se a imagem tiver poucas cores ou for pequena, será conveniente usar um padrão preto e branco.

Forma
Os "diamantes" para bordado são divididos em dois tipos: quadrados e redondos. Os primeiros podem diferir no tipo de corte, apresentando nove ou treze bordas diagonais ou transversais. Isso não é levado em consideração na composição das imagens. O trabalho finalizado, devido aos diferentes ângulos de reflexão e cores, confere à obra um brilho belo e único.
Strass redondos também são facetados, o que adiciona brilho ao produto final, mas não são tão versáteis quanto os quadrados. São mais usados para desenhar animais, borboletas, pássaros e cenários de inverno.

Como entender as cores
Não é muito difícil. Basta olhar para a base e determinar qual símbolo é necessário. Em seguida, esse símbolo é procurado em uma tabela de cores especial chamada de chave do esquema. No conjunto e na base, existem três tipos de números: o primeiro indica o número de série, o segundo, a cor do strass, e o terceiro, a quantidade. No conjunto, a quantidade pode ser maior, pois os fabricantes os colocam com uma reserva.
Importante! Para evitar confusão de cores, você deve sempre separar os strass em bandejas especiais, que geralmente também estão incluídas no conjunto. Também é importante que a pedra caia exatamente sobre o símbolo, caso contrário, a fileira ficará irregular e o padrão mudará.

Técnica
O processo de trabalho começa com a preparação do local de trabalho e de todas as ferramentas. Uma sala iluminada com uma mesa vazia é ideal para isso. A luz desempenha um papel fundamental, pois os olhos se cansam muito rapidamente com esse tipo de layout. Não são necessárias instruções passo a passo, pois fazer uma imagem com strass é muito simples.
A técnica do bordado diamante é simples, mas tem suas nuances. Primeiro, você não precisa remover a camada que protege a superfície adesiva de toda a tela, pois ela seca rapidamente e as pedras não grudam. À medida que você trabalha, ela é dobrada para trás ou cortada em pedaços.

Além disso, não cole nem pressione os strass com muita força, pois será impossível corrigir uma fileira irregular posteriormente. As fileiras de losangos devem ser uniformes e as pedras devem se encaixar perfeitamente na base e umas nas outras. Para verificar a uniformidade da fileira, use réguas. Todas as células são dispostas dessa maneira, e tudo o que resta é emoldurar a imagem com uma baguete.

Armazenamento e design
O design da imagem finalizada deve ser abordado com a mesma responsabilidade que a produção. Muitas vezes, os produtos são projetados de forma independente ou em uma oficina de emolduramento. Os métodos são diferentes e tudo depende do gosto do autor e de suas preferências.
Ao decorar a base, você deve colá-la cuidadosamente em papelão grosso ou papel, ou em compensado fino, usando cola ou fita dupla face. É melhor pressionar a base com um rolo de borracha. Isso evitará deformações com a técnica correta.

Importante! Se o autor não planeja decorar o item em um futuro próximo, ele é cuidadosamente enrolado com os cristais voltados para fora e escondido em uma caixa ou mesa para protegê-lo da poeira.
Recomendações para iniciantes
Costureiras experientes coletaram dicas para ajudar artesãs iniciantes em seu trabalho e dar-lhes uma aula. Entre as principais recomendações estão as seguintes:
- O canto mais confortável deve ser bordado primeiro;
- É melhor dispor os strass em tiras, pois espalhá-los ao longo de todo o comprimento pode ser cansativo e o método parecerá tedioso;
- Não remova a camada protetora de toda a base de uma só vez. Caso contrário, ela poderá ser danificada ou manchada;
- Escolha para o trabalho apenas kits de bordado completos, nos quais a imagem seja disposta completamente, e não em partes.

Qual bordado de diamante é melhor: chinês ou russo
Este tópico de discussão tem dado origem a muitas disputas entre artesãs. Algumas dizem que a China tem as pedras mais baratas e bonitas, com uma enorme variedade delas. Outras se opõem, dizendo que na Rússia também é possível fabricá-las para todos os gostos e cores, a um preço acessível. Na verdade, todos têm razão, pois tanto na Rússia quanto na Ásia, incluindo a China, existem fabricantes que produzem conjuntos de cristais de alta qualidade e baixo custo. A escolha é enorme, por favor.

Os kits de diferentes países diferem em algumas propriedades: a composição da base, a cola e o padrão segundo o qual o layout é feito.
Os nomes mais populares de kits de bordado são:
- Vovó - Rússia;
- Pintura diamante - Rússia;
- Branca de Neve - China;
- Anya - Coreia;
- Pautinka - Rússia;
- Kit de cores - China.

Prós e contras
As seguintes vantagens da tecnologia podem ser destacadas:
- Baixo limiar para entrada no domínio;
- Velocidade de execução até mesmo de tramas complexas;
- Brilho do produto final;
- Textura única e novidade dos produtos;
- Não há necessidade de esconder seu trabalho sob um vidro.

O bordado diamante também tem suas desvantagens:
- Um processo de trabalho bastante trabalhoso que requer atenção;
- Um defeito de diamante frequentemente encontrado;
- O custo dos conjuntos é relativamente alto.

Assim, o material revelou tudo sobre o bordado de diamantes: desde a história de sua origem até o desenvolvimento moderno e a popularidade que ganhou em meados do século passado. Trata-se de uma classe de artesanato bastante interessante, que merecidamente conquistou seu reconhecimento.




