O bordado vazado é um dos mais antigos, com características e estilo próprios. Na verdade, este método é bastante fácil, ideal para iniciantes, e uma master class não é particularmente necessária.
- O que pode ser decorado com orifícios
- Ferramentas e roscas
- Como fixar a rosca de trabalho
- Como preparar o tecido
- Padrões de orifícios tão diferentes
- Renda vazada sobre base bordada
- Estrutura aberta complexa de várias fileiras
- Obra aberta com entrelaçamento complexo de colunas
- Obra aberta com colunas entrelaçadas em uma divisão
- "Borla" vazada
- Openwork "entrelaçamento por contagem de fios"
- Borda de inseto vazada
- Enxertia a céu aberto em fenda
- "Cabra" vazada
- Ponto vazado "colunas" e ponto "ziguezague"
- Obra complexa com colunas entrelaçadas
- "Galho bifurcado" vazado
- Vara dupla vazada
- Sobre kits abertos prontos
- Como cuidar adequadamente de itens estampados
O que pode ser decorado com orifícios
Como o bordado vazado tem um visual impressionante e festivo graças aos seus padrões vazados, ele tem sido usado desde os tempos antigos para decorar casas. Toalhas de mesa decoradas com bordados ainda são colocadas sobre as mesas, e cortinas estampadas são penduradas em janelas e portas. Vestidos, camisas, saias e guardanapos também são decorados com esse padrão.

Ferramentas e roscas
Para bordado vazado você precisará de:
- aros de madeira ou plástico;
- linhas de carretel;
- um tecido de bordado solto feito de linho, cambraia ou lona;
- agulha de tapeçaria com ponta ligeiramente romba;
- tesoura.
Observe! A espessura do fio utilizado depende da textura do material.

Como fixar a rosca de trabalho
Os moldes são alinhavados começando do lado esquerdo e movendo-se para o direito. A área de trabalho do tecido deve ser segurada com o dedo indicador. A linha é presa na borda do tecido, próximo ao início da carreira, no avesso.
Como preparar o tecido
Antes de começar a bordar, você precisa preparar o tecido. Uma característica desse método é a conexão das lacunas do tecido com padrões de renda. Portanto, antes de começar a bordar, você precisa puxar alguns fios da tela. Você pode deixar uma linha em branco em toda a largura ou marcar certas áreas e, cortando ao longo da borda do padrão, removê-las.
Padrões de orifícios tão diferentes
Existe uma variedade incrível de padrões em bordados vazados. Os padrões de bordado podem variar não apenas na técnica, mas também na aparência e no tamanho. Você pode criar um padrão regular prendendo vários fios ou criar uma renda realmente elegante.

Renda vazada sobre base bordada
A base para padrões mais complexos são principalmente dois padrões: "haste" e "colunas". A maioria dos outros padrões é criada com base neles:
- "cabra";
- "erro";
- "trigo sarraceno";
- bainhas entrelaçadas complexas, etc.
Importante! Antes de executar cada padrão, você precisa preparar o tecido puxando dele o número necessário de fios.
Estrutura aberta complexa de várias fileiras
Pontos vazados de várias carreiras bem conhecidos são "panka" e "kopeechka". Para "panka", você precisa juntar duas borlas entre as carreiras de uma só vez e cobrir os fios horizontais restantes. E para "kopeechka", você precisa juntar todos os fios soltos, um a um, pelo centro do quadrado de fios restantes após a puxada.

Obra aberta com entrelaçamento complexo de colunas
Este método é mais fácil de executar, começando da parte direita do tecido em direção à esquerda. A abertura é feita com base nas colunas das fileiras externas. Primeiro, pegue a parte direita da segunda coluna e, em seguida, pegue toda a terceira coluna da esquerda. Agora você precisa pegar a metade restante da segunda coluna e puxar a linha de bordar.
Obra aberta com colunas entrelaçadas em uma divisão
Este tipo de bordado se parece com colunas enviesadas ou em zigue-zague. Pode ser feito com base no padrão "borla". Em seguida, você precisa puxar feixes de 5 fios de uma borla e o mesmo número da outra.

"Borla" vazada
"Pincel" também é conhecido por outro nome: "galho único". O tecido é processado apenas pela frente. Você precisa pegar no máximo três fios do tecido com uma agulha. Em seguida, passe-a por baixo dos fios à direita e insira a agulha também pelo direito. Puxe todos os fios pegos e continue da mesma maneira.
Openwork "entrelaçamento por contagem de fios"
Para bordar usando este método, você precisa seguir o seguinte algoritmo passo a passo:
- De 5 a 7 fios são puxados do tecido. A distância final não deve ser inferior a 1 centímetro.
- A agulha é inserida entre o 4º e o 5º fio e o 3º e o 4º fio são puxados. Em seguida, ela é inserida na frente do 1º e do 2º fio e puxada para fora.
- Continue fazendo isso até o final da carreira. Você precisa apertar a agulha com a linha de bordado, caso contrário o padrão não funcionará.
Observe! Você pode usar uma linha que combine com o tecido ou pode usar uma cor contrastante.

Borda de inseto vazada
Para fazer o nó da borda, você precisa enrolar o primeiro galho duas vezes e depois usar o método da "agulha para frente". Você precisa pegar dois feixes de uma vez com uma agulha sob o tecido e colocar o galho restante por cima. Depois disso, junte os três nós. Para passar para outra cruz ou nó, você precisa passar a agulha por baixo.
Enxertia a céu aberto em fenda
"Entrelaçar em fenda" é muito semelhante a "entrelaçar por contagem de fios". Primeiro, prenda o fio no início da carreira. Em seguida, da esquerda para a direita, comece a pegar metade dos feixes da primeira e segunda colunas e, em seguida, pegue os fios restantes da primeira e segunda colunas. Continue bordando dessa maneira até o final da carreira, puxando constantemente a agulha e o fio.

"Cabra" vazada
O "ponto de cabra" ou "ponto dobrado" é feito puxando-se 7 fios e, depois, combinando as fileiras externas primeiro em colunas, depois dividindo-as em duas colunas e, então, combinando novamente um maço da primeira coluna e o segundo da segunda.
Ponto vazado "colunas" e ponto "ziguezague"
O bordado em "coluna" é um padrão básico para muitos padrões. Normalmente, esse bordado vazado é feito com um fio da mesma cor do próprio tecido. Em algumas regiões da Ucrânia, a tradição de usar fios vermelhos é muito difundida.
Para fazer uma coluna, você precisa puxar os fios do tecido de modo que três fileiras vazias sejam formadas. A primeira e a terceira fileiras são costuradas usando o método de haste única. Você precisa enfiar a agulha na segunda fileira, do início da primeira e do final da segunda haste, e puxá-la com uma linha. Em seguida, continue enrolando a linha ao redor das hastes até obter colunas densas. Em seguida, continue usando o mesmo método.

Obra complexa com colunas entrelaçadas
Um dos padrões complexos mais conhecidos que utiliza colunas entrelaçadas é o padrão "trigo-sarraceno". As fileiras externas são bordadas usando o mesmo padrão dos galhos comuns. No entanto, na segunda fileira, para criar colunas, é preciso puxar pelo menos 5 fios para fazer um ponto largo. Em seguida, o trabalho é virado de cabeça para baixo e o mesmo método é aplicado à fileira restante.
"Galho bifurcado" vazado
O "galho partido" é conhecido por muitos outros nomes: "treliça", "cobra", "ziguezague". Neste método, cada galho oposto ao outro deve ser dividido ao meio. Primeiro, um lado é processado e, em seguida, ao passar para o segundo, cada galho deve ser dividido em dois e reunido em um nó, metade de cada galho.
Este padrão é frequentemente usado como uma adição ou divisão visual da tela em técnicas de bordado mais difíceis.

Vara dupla vazada
Este padrão é feito da mesma forma que o padrão simples, mas é feito em ambos os lados. Tanto a bainha inferior quanto a superior são processadas.
Observe! "Vara dupla" é uma boa base para a implementação de outros padrões de bordado.
Sobre kits abertos prontos
Para os fãs de padrões vazados, os kits de bordado serão um verdadeiro presente. Eles já incluem os materiais necessários, linhas e uma agulha. Os kits também incluem todos os tipos de padrões de bordado transparentes.

Como cuidar adequadamente de itens estampados
Tecidos com esse tipo de bordado requerem cuidados especiais. Devem ser guardados em local escuro durante o armazenamento. O ambiente deve ser fresco e seco, caso contrário, pode surgir mofo e o próprio tecido começará a se deformar.
Roupas com bordados não são adequadas para uso diário, pois o tecido começa a ficar mais fino com lavagens frequentes.
Importante! Não é possível lavar tecidos com estampas na máquina de lavar.

Openwork é um bordado antigo e bonito com uma variedade de padrões. Todos os itens necessários para sua criação podem ser facilmente encontrados em qualquer loja, e até mesmo uma bordadeira iniciante pode lidar com esse tipo de trabalho. No entanto, os homens sempre foram reconhecidos como os melhores bordadores.




