Todo mundo quer decorar a casa com algo inusitado: uma ótima alternativa é algo feito à mão. O ponto cruz é uma ótima maneira de passar o tempo e ser criativo e, se tudo correr bem, você poderá não só decorar o ambiente com seus produtos, como também encantar seus amigos e familiares com presentes feitos à mão.
Se você ainda quer encontrar um tema para bordados, bordados com cavalos são o que você precisa.
Dicas de Ponto Cruz
Antes de começar a bordar, prepare tudo o que precisa. Kits especiais são adequados para iniciantes. Quem já tem experiência pode dispensá-los. A preparação adequada do tecido também é importante: ele precisa ser vaporizado e passado a ferro, e os fios devem ser preparados.

Se o fio dental desbotou após ser tratado com água fervente e não há possibilidade de comprar um novo, você precisa adicionar vinagre à água e mergulhar os fios nele - isso evitará a perda da cor.
Ao trabalhar com um padrão grande, você precisa começar com a gama de cores dos fios que são mais abundantes no trabalho, que são visualmente mais fáceis de encontrar.
- O kit de bordado pronto inclui telas de cores claras, que inevitavelmente se sujam durante o processo de bordado. Não precisa se preocupar com isso. Nessa situação, uma solução comum de sabão em pó vai te salvar: basta lavar a tela nela, torcer e secar com uma toalha, e o produto final vai te encantar com sua beleza.
- Borde a partir do meio do molde. Se possível, comece com linhas de tons escuros e passe para tons claros. A parte do molde bordada na última etapa não terá tempo de ficar brilhante e suja.
- Em um kit de bordado pronto, a tela é impregnada com uma composição especial que lhe confere rigidez, e suas bordas são processadas, evitando assim o desfiamento. Em outras situações, as bordas ficam sujeitas a "enrolamentos" e o tecido precisará ser engomado.
- A tela vinílica é perfeita para iniciantes: ela é rígida, as bordas não desfiam e você não precisa colocá-la no bastidor.
- Para iniciantes, seria uma boa ideia ter um marcador solúvel em água à mão. Este dispositivo simples ajudará você a não se perder ao bordar o molde, a desenhar a tela de acordo com o padrão e a calcular imediatamente as cruzes na tela;

Atenção! Para evitar marcas de marcador no produto acabado, é recomendável enxaguar o produto bordado em água fria.
- O local para bordar deve ser bem iluminado. Um abajur ou luminária de chão são ótimas opções.
- Os parâmetros aceitáveis para o comprimento da linha são 25-30 cm, máximo - até meio metro. Linhas mais longas podem ficar emaranhadas. Depois de cortar o comprimento necessário de linha, você precisa puxar uma e passá-la entre os dedos, puxando e endireitando. Em seguida, dobre-a ao meio e enfie-a na agulha. Agora tudo está pronto para o trabalho.
- O tecido escuro é colocado dentro do bastidor – assim, o tecido estica e os furos na tela ficam visíveis. Para melhorar visualmente a visibilidade das áreas de costura, é feito um forro de tecido claro ou usada uma lanterna para iluminação.
Importante saber! As marcas do bastidor não serão visíveis em tecidos escuros.
- Após lavar e secar o bordado finalizado em uma toalha felpuda, recomenda-se passar a imagem resultante por dentro - dessa forma a tela bordada ficará convexa.
- Para não se perder no molde, recomenda-se colorir as áreas bordadas com um marcador colorido.

ImportanteÉ melhor tirar uma fotocópia do esquema de trabalho com antecedência. Assim, será possível estudá-lo minuciosamente e eliminar a ocorrência de erros.
- Ao usar papel-toalha, não jogue fora os tubos de papelão. Eles são práticos para guardar seu trabalho finalizado até encontrar uma moldura adequada.
- Bordar com as duas mãos ao mesmo tempo acelerará significativamente o processo. Mas, para que o processo seja bem-sucedido, a tela deve estar firmemente fixada na máquina de trabalho, o que é fácil de fazer você mesmo.
- Ao bordar padrões grandes e complexos, com pausas longas, recomenda-se marcar os padrões e marcar o trabalho concluído – assim, você elimina a chance de se perder. Não custa nada marcar com um lápis a cada 10 cruzamentos. A marcação é feita de acordo com o padrão – isso evitará que você estrague o produto na fase inicial do trabalho. Você pode bordar o trabalho em carreiras.
- Antes de começar a bordar, você deve se familiarizar com os parâmetros das agulhas e os nomes da tela.
Importante! As cruzes serão uniformes se, durante o trabalho, a artesã enfiar a agulha no mesmo furo.

- Se você estiver bordando vários trabalhos ao mesmo tempo, seria uma boa ideia reservar seu próprio estojo de agulhas e ferramentas pessoais para cada trabalho específico.
- Ao bordar em bastidor, recomenda-se remover o trabalho de tempos em tempos. Esta ferramenta pode deixar marcas que afetarão a aparência do produto final.
- O ponto cruz não permite transições e alongamentos longos. Caso contrário, todos os alongamentos ficarão visíveis no rosto. Além disso, o trabalho parecerá fechado.
- Se o molde permitir, é melhor colocar os pontos em um esquema de cores e, na direção oposta, cobri-los com um ponto de acabamento.
- Ao realizar atividades preparatórias para bordado, recomenda-se inspecionar o tecido quanto à presença de veios e cortar a tela apenas nessa direção. O croquis indicará onde os veios estão localizados. A direção em que a tela estica menos é o veio.
- Ao começar a bordar, recomenda-se verificar a qualidade da linha e sua tendência a manchar, especialmente se essas linhas não foram compradas, mas doadas. Para isso, as linhas são mergulhadas em água quente, torcidas e estendidas sobre um tecido leve – sem marcas, ótimo, você pode começar a trabalhar.
- Quando você dominar o "desenho" com agulha, poderá usar miçangas. Os trabalhos não ficarão menos bonitos.
Atenção! Quanto à escolha de um conjunto de agulhas para bordado, são utilizadas agulhas especiais, e uma grande quantidade é para agulhas finas e curtas. É melhor escolher uma tela pequena para bordar com essa agulha.
Lindos Padrões de Cavalos
O bordado finalizado é uma verdadeira decoração para um apartamento, casa ou cômodo. Além disso, o bordado de cavalo em ponto cruz é um presente deslumbrante.

Cavalos correndo
Toda bordadeira que se dedica ao bordado de cavalos tem muitos presságios e superstições. Entre eles, ao bordar cavalos correndo, a artesã planeja transformar seu trabalho em um trabalho prestigioso e bem remunerado. É melhor bordar um padrão quando o cavalo estiver se esforçando para subir. Ter uma imagem assim trará prosperidade e um vento de mudança à vida.

Um par de cavalos brancos
Cedo ou tarde, toda artesã começa a trabalhar com cavalos em ponto cruz – esta é uma etapa única no desenvolvimento da habilidade. Quando a cabeça de um cavalo é desenhada em uma tela branca como a neve, é muito difícil interromper o processo criativo.
Bordados de pares de animais ou pássaros (em particular, um par de cavalos brancos) - acompanham o encontro com a alma gêmea e o bem-estar da família. É especialmente bom se houver um bordado com um par de lobos em casa.

Menina com um cavalo
Não é recomendado bordar para pessoas solteiras – é melhor que uma menina seja bordada ao lado de um menino, e eles devem dar as mãos. Se você quer algo inusitado: bordar uma menina com um cavalo é o que você precisa. Quanto aos cavalos, o cavalo é símbolo de velocidade, persistência, resistência; para as crianças, desenvolvimento rápido. O cavalo é o patrono das crianças. Este animal traz mudanças e bem-estar à vida.
Há também padrões onde, além de uma moça com cavalos, há um pôr do sol. Pôr do sol não deve ser bordado — ao pôr do sol da sua própria sorte.
Acreditar ou não em presságios é uma questão controversa, mas é preciso ter cautela com eles.
Se você quer aprender a fazer ponto cruz, deve prestar atenção aos kits prontos. Você pode encontrar padrões como, por exemplo, o ponto cruz de um cavalo, em lojas especializadas. A variedade de kits prontos é ampla e variada. O trabalho finalizado pode ser usado para decorar o interior ou como presente para amigos.




