Os bordados ainda são muito valorizados. Se antes todas as meninas se dedicavam a esse tipo de bordado, hoje em dia apenas algumas artesãs conhecem esses segredos. Existem muitos tipos de bordado, mas um dos mais belos é o bordado Richelieu.
- O que é Richelieu?
- Um pouco de história
- Bordado Richelieu na moda moderna
- Tipos de bordado
- Quais ferramentas você pode precisar para o trabalho?
- Materiais para bordado Richelieu
- Técnica de bordado Richelieu ou ponto cetim vazado
- Principais motivos e tramas
- Padrões de motivos para guardanapos, lenços
- Regras básicas para escolher um padrão de bordado
- Padrão de bordado para máquina de costura
- Vestidos e blusas com bordado Richelieu
O que é Richelieu?
Este é um bordado vazado, que se baseia no chuleado das bordas do ornamento com um ponto especial. Mas a principal característica é que algumas lacunas no padrão são cortadas, o que faz com que o desenho se assemelhe a uma renda.

O bordado Richelieu permanece popular há muito tempo devido às suas vantagens em relação a outras técnicas:
- é adequado para criar roupas femininas elegantes, porque o padrão parece renda;
- pode ser usado para decoração de interiores. O bordado Richelieu é encontrado em toalhas de mesa, guardanapos e tapetes;
- se você seguir regras simples de cuidado, ele poderá manter sua bela aparência por muito tempo;
- toalhas de mesa são fáceis de lavar porque nada acontece com o bordado mesmo quando lavadas na máquina e em altas temperaturas;
- É feito principalmente de tecidos naturais, por isso os produtos são ecologicamente corretos.
O bordado richelieu tem uma beleza e solenidade impressionantes, por isso era frequentemente usado para decorar vestidos de noite de socialites. O domínio dessa técnica sempre foi um sinal da habilidade da artesã.

Um pouco de história
A história do bordado rishelie remonta a vários séculos. Sua terra natal é a Itália, e a técnica teve origem durante o reinado da dinastia Médici. Inicialmente, esse artesanato era um privilégio das classes altas. O motivo era o alto custo dos tecidos e das ferramentas de bordado.
Para a sua informação! A técnica Richelieu era popular entre as damas da corte. Elas decoravam não apenas seus trajes, mas também cachecóis, toalhas de mesa e guardanapos. Devido à grande demanda por esse artesanato, escolas começaram a abrir na Itália, onde meninas aprendiam as complexidades do bordado. Posteriormente, essa habilidade se espalhou para além da Itália e, em particular, de Florença. Essa técnica tornou-se especialmente popular na França.
Os pesquisadores ainda não chegaram a um consenso sobre a origem do nome do bordado. Mas, na verdade, ele foi nomeado em homenagem ao verdadeiro político Cardeal Richelieu (de quem um dos personagens principais do romance de A. Dumas foi copiado).
Alguns acreditam que o cardeal era fã desse bordado e frequentemente usava roupas bordadas com padrões vazados. Há uma opinião de que o próprio Richelieu era um excelente mestre dessa habilidade.

Segundo outra versão, o político acreditava que todos os produtos estrangeiros deveriam ser produzidos na Europa. Impostos elevados foram impostos sobre produtos importados. Assim, escolas francesas começaram a surgir, onde mulheres francesas aprendiam a arte do bordado sob a orientação de costureiras italianas.
Assim, a técnica Richelieu começou a se espalhar por todos os países europeus. Na Rússia, as meninas também aprendiam as complexidades da criação de enfeites de renda. Peças decoradas com bordados vazados eram usadas como dote. As meninas aprendiam desde cedo a bordar usando a técnica Richelieu – isso era um sinal de uma boa dona de casa.
Hoje em dia, o artesanato já não é tão difundido, mas suas sutilezas continuam sendo transmitidas a outras artesãs. E os produtos decorados com bordados de renda ainda são muito valorizados.

Importante! Você pode criar um efeito Richelieu usando tinta acrílica sobre vidro. Você precisará de um pincel fino para criar linhas bem definidas.
Um pedaço de tecido com padrão rendado pode ser usado para decorar um ovo. Essa lembrança será um presente maravilhoso para a Páscoa. Além disso, confeiteiros repetem padrões Richelieu, por exemplo, em biscoitos de gengibre. Uma guloseima tão incomum agradará não apenas uma criança, mas também um adulto.
Bordado Richelieu na moda moderna
O vintage continua sendo uma das tendências da moda, então não é surpresa que estilistas tenham se interessado por rendas e bordados Richelieu. Essa decoração remete à Idade Média. Portanto, se você deseja adicionar um toque aristocrático à sua imagem, dê uma olhada mais de perto no Richelieu.
Entre os fãs dessa técnica de bordado, há estilistas famosos. Oscar de la Renta, por exemplo. Em muitas de suas coleções, você pode ver elementos dessa técnica. E suas roupas parecem muito elegantes.

Mas não são apenas estilistas famosos que decoram roupas com bordados de renda. Eles podem ser encontrados em lojas de varejo. Padrões vazados podem ser vistos não apenas em vestidos, mas também em robes e ternos. O bordado Richelieu é encontrado em roupas de verão da Indonésia. E, se quiser, você pode aprender a bordar usando o padrão Richelieu.
Tipos de bordado
Existem 3 tipos de Richelieu:
- Simples ou sem freio. Geralmente é usado para decorar guardanapos, toalhas de mesa e outros elementos têxteis de decoração. Praticamente não há lacunas no padrão. E quando algumas partes são cortadas, os espaços não são preenchidos com outras costuras, e as partes ficam bem adjacentes. Este tipo é adequado para artesãs iniciantes.
- Com tranças simples. Uma trança é como uma ponte que conecta as partes de um enfeite. O fio de conexão é trançado de várias maneiras: pode ser uma volta de linha, um ponto de laçada ou um ponto de cerzido. Com tranças, o padrão já se assemelha a um vazado, usado para decorar não apenas tecidos para o lar, mas também roupas.
- Com tranças e "aranhas". Esta é a variedade mais complexa, que só artesãs de verdade conseguem dominar. Esta técnica é frequentemente usada para criar rendas com padrões grandes. "Aranhas" são laçadas adicionais criadas durante o bordado com tranças.
Qualquer variedade da técnica Richelieu fica linda e elegante.

Quais ferramentas você pode precisar para o trabalho?
Para bordar uma peça usando essa técnica, você precisará das seguintes ferramentas:
- tesouras com pontas curvas para fazer cortes no produto. Tesouras de manicure também funcionam;
- fios - de preferência de algodão ou fio dental;
- agulha regular – para bordado à mão;
- marcador ou lápis para marcação. O marcador deve ser solúvel em água para não deixar marcas no tecido;
- aro;
- esquemas de padrões.
Você também precisa cuidar da iluminação adequada para não prejudicar sua visão enquanto trabalha.
Materiais para bordado Richelieu
Praticamente qualquer tecido serve para fazer Richelieu – tudo depende do tipo de produto que se deseja obter. Mas artesãos experientes aconselham dar preferência a materiais finos para que o padrão rendado fique ainda mais elegante. Criar Richelieu em tecido grosso e denso é um processo trabalhoso e difícil para iniciantes. É melhor escolher linho ou algodão, que serão mais práticos de trabalhar.

Importante! A vantagem dos tecidos naturais é que eles não encolhem quando lavados. Isso significa que o bordado manterá sua aparência original.
Técnica de bordado Richelieu ou ponto cetim vazado
Antes de começar a bordar, você precisa decidir o tamanho do produto. É melhor escolher coisas simples – um guardanapo ou um cachecol – e não começar a decorar uma blusa imediatamente, por exemplo. Primeiro, delineie o contorno do padrão com um marcador hidrossolúvel ou lápis. Isso é especialmente importante ao trabalhar com tecidos brancos.
Aqui está um guia passo a passo para a técnica do ponto rendado:
- Comece com um ponto corrente regular.
- Em seguida a costura principal é processada com qualquer tipo de “ponto liso”.
- Se necessário, prenda a linha passando-a pelo ponto anterior.
- Nas partes intermediárias do molde, são feitos cortes com tesoura.
- Depois o produto é lavado, seco e passado para que o padrão fique bonito.

Existem várias maneiras de criar fendas:
- é feito um corte em forma de cruz no tecido e a costura é processada de dentro para fora;
- usando uma substância especial que dissolve o tecido.
Você também pode fazer o bordado Richelieu em uma máquina se a versão manual parecer muito trabalhosa.
Para isso você precisará dos seguintes materiais:
- cola para tecido;
- entretela solúvel em água;
- filme;
- agulha fina.

Depois de preparar tudo o que você precisa, você pode começar a criar Richelieu em uma máquina:
- O tecido é colado com filme e entretela.
- Coloque o tecido no bastidor (o entretela deve ficar na parte de baixo).
- O contorno é costurado com ponto regular.
- Em seguida, todos os elementos do enfeite são processados com um ponto ziguezague.
- Em seguida, todas as partes necessárias do molde são cortadas com uma tesoura.
- Coloque um filme plástico por cima e comece a processar o enfeite com um ponto corrente denso usando um rolo de cetim. Isso é necessário para disfarçar os cortes e tornar as tranças mais resistentes.
O produto final é lavado, seco e passado. Independentemente do método de criação, o bordado Richelieu tem um visual elegante. Mas o trabalho manual é mais valorizado.

Principais motivos e tramas
Este bordado de renda é dominado por motivos vegetais. Costureiras frequentemente retratam pétalas, flores e plantas trepadeiras. Raramente retratam animais, geralmente pássaros. Há masterclasses na internet sobre como criar diversos enfeites.
Padrões de motivos para guardanapos, lenços
O bordado vazado é frequentemente encontrado em guardanapos e cachecóis. Produtos têxteis familiares a todos se tornam obras de arte. E é mais fácil executar essa técnica neles. É usado para decorar as bordas de cachecóis e, para guardanapos, um padrão de bordado Richelieu com um ornamento grande é adequado.

Regras básicas para escolher um padrão de bordado
O resultado do trabalho depende do padrão de bordado escolhido. As costureiras devem se orientar por:
- no tamanho do molde. Para moldes grandes, um rolo de ponto cetim, um rolo de laçada com freios e "aranhas" são adequados;
- sobre o material. Não será possível criar um padrão Richelieu usando pontos decorativos em tecidos grossos;
- para o local do desenho.
Artesãs experientes utilizam diversos tipos de costuras em seus trabalhos. Assim, o produto parece uma obra de arte.

Padrão de bordado para máquina de costura
É conveniente criar moldes grandes em uma máquina de costura. Portanto, flores grandes ou várias flores, pássaros são os mais escolhidos. Esta opção é adequada para processar toalhas de mesa, cortinas e roupas. Alguns modelos de máquina de costura, como a Janome, possuem um modo integrado para bordado.

Vestidos e blusas com bordado Richelieu
Vestidos e blusas são decorados com padrões de renda, na maioria das vezes na gola, nos punhos e na barra da saia. Modelos feitos inteiramente nesse estilo são populares, pois conferem um visual muito feminino e sofisticado.

Peças feitas com a técnica de bordado Richelieu adicionam solenidade até mesmo a um traje simples. Mas criar um padrão vazado exige experiência e paciência da artesã. Peças decoradas com enfeites de renda continuam sendo muito apreciadas tanto entre costureiras quanto entre os apreciadores deste elegante ofício.




