O bordado volumétrico é um tipo de arte artesanal baseada na criação de padrões em relevo por meio de bordados. A principal diferença entre esses trabalhos é o uso de técnicas especiais e materiais volumétricos. As pinturas resultantes terão aparência realista e se encaixarão perfeitamente em qualquer ambiente.
História do bordado 3D
O conceito de bordado tridimensional surgiu na Inglaterra. Foi descoberto na segunda metade do século XVII. Historiadores associam sua origem ao período de cisma na Igreja Cristã Ocidental. Durante o período em que o catolicismo reinava na Inglaterra, todas as bordadeiras se dedicavam à decoração de vestimentas e ícones religiosos.

Após as reformas, mudanças significativas ocorreram. O luxo para os representantes da igreja tornou-se inaceitável. O bordado começou a entrar na vida secular. Este foi o auge da imaginação criativa no desejo de decorar a casa da melhor forma possível. Nesse ponto, nasceu o bordado tridimensional.
Naquela época, a técnica do bordado volumétrico consistia em bordar elementos individuais de uma imagem a partir de pedaços de tecido. A partir deles, montava-se a composição geral. Graças a isso, era possível criar uma imagem em relevo. Espelhos e caixas eram decorados dessa maneira.

Tipos de ponto cetim
Dependendo do lado em que o desenho é bordado, os tipos de bordado podem ser divididos em dois grupos:
- ponto cetim unilateral;
- Ponto cetim dupla face.
No primeiro caso, o padrão será visível apenas de um lado, no segundo, ele será idêntico em ambos os lados.
Superfície lisa russa
Este tipo de bordado, como o ponto cetim russo, é feito com pontos de 5 a 6 mm de comprimento ao longo do fio, na horizontal ou na vertical. Durante o ponto reverso, ele deve cobrir os fios faltantes do ponto de trabalho. Os pontos devem ser colocados bem próximos uns dos outros.

ponto chinês
A técnica chinesa é muito semelhante ao ponto cetim artístico em sua execução. As seguintes regras devem ser observadas ao executá-la:
- Os detalhes do desenho são divididos em tons com uma transição que tem um limite claro.
- Cada elemento será composto por várias partes, cujos contornos devem seguir os contornos das partes. Ao mesmo tempo, a direção dos pontos pode ser diferente em cada parte de uma peça.
Ao executar o ponto cetim chinês, são utilizados apenas fios de seda e seda. Esta técnica é usada para bordar motivos vegetais, como sakura ou rosas, bem como elementos do mundo animal. A escolha das cores é muito cuidadosa; todos os tons devem ser combinados harmoniosamente entre si.

Ferramentas e materiais
Antes de começar a bordar, você precisa preparar todos os materiais e ferramentas necessários. Entre eles:
- A tela base é um tecido denso no qual a trama dos fios se expressa claramente. Tecidos de linho e jeans, assim como esteiras, são bons materiais de base.
- Fios - podem ser feitos de lã, algodão e seda. A espessura pode ser diferente.
- Elementos decorativos para decoração: strass, miçangas, miçangas, fitas de diversas larguras.
- Arame fino para dar rigidez aos elementos bordados.
- Moldes e lápis para transferir desenhos para o tecido. Canetas hidrossolúveis podem ser usadas.
- Jogos com diferentes diâmetros de olhos para se adequar ao trabalho com miçangas e contas.
- Tesoura para artesanato.
- Aros de madeira ou plástico.
Importante! Ao escolher as linhas, você precisa ter certeza de que elas não se soltem, caso contrário, todo o trabalho será arruinado!

Técnicas básicas
Existem vários tipos de bordado volumétrico, dependendo dos materiais utilizados. Os principais incluem:
- fios;
- fitas;
- contas;
- lantejoulas.
Temas florais são frequentemente usados em bordados volumétricos. Você pode criar buquês volumétricos magníficos com borboletas ao fundo. Paisagens, naturezas-mortas e momentos de desenho animado são muito populares.
O bordado volumétrico à máquina é muito procurado na indústria da costura. Essa tecnologia é mais avançada do que o bordado manual e, graças a ela, é possível aplicar padrões a materiais complexos: malhas e peças de crochê. Por exemplo, com o tricô à máquina, você pode aplicar um padrão volumétrico a luvas infantis ou a um suéter.

Principais tipos de pontos manuais
O bordado em relevo pode ser feito com diferentes tipos de pontos. As instruções passo a passo para bordá-los são as seguintes:
- "Ponto haste" - são pontos localizados no mesmo ângulo. Para fazer este ponto, você precisa apontar a agulha para si mesmo e fazer pontos na direção oposta. Cada ponto subsequente começa no centro que o precede.
- Ponto de alinhavo - parece uma linha pontilhada. O comprimento do ponto deve ser de cerca de 5 mm.
- “Renda” - é feito como um ponto de alinhavo, mas adicionalmente as agulhas são passadas em cada ponto.
- Ponto de laçada - existem muitas variedades. É usado para chulear elementos bordados, bem como para criar folhas e flores. Para fazer este ponto, você precisa inserir a agulha na parte da frente e, em seguida, formar uma laçada de linha por onde você precisa passar a agulha para fazer o próximo ponto.
- Ponto atrás - necessário para criar uma linha contínua. A agulha é trazida para a frente e inserida à direita a uma distância igual ao tamanho do ponto. Em seguida, a agulha é colocada no lado esquerdo da primeira perfuração. A mesma distância deve ser mantida. Cada ponto subsequente é feito onde o anterior terminou.
- O ponto brasileiro é feito com fios de seda para criar padrões em relevo. Inclui elementos de renda.
É aconselhável que costureiras iniciantes comecem a trabalhar com essas costuras.

Técnica de transferência de um desenho para o tecido
Se o molde for selecionado em uma revista, ele pode ser transferido para o tecido usando papel carbono ou papel transparente - papel vegetal. Se for usado papel vegetal para isso, ele deve ser colocado sobre o desenho e, em seguida, o contorno deve ser traçado.
Você pode usar papel carbono. Coloque-o sobre uma folha limpa com o lado colorido, e o desenho selecionado é colocado por cima. O contorno do desenho é traçado com um lápis. Isso deve ser feito com muito cuidado para que o papel não se mova, pois isso pode distorcer a imagem.

Dicas para iniciantes
Com as dicas e a master class para iniciantes sobre bordado com lã, fitas e outros materiais, os iniciantes aprenderão a criar imagens magníficas. Antes de começar a trabalhar, você precisa alinhar as bordas do tecido corretamente. Para fazer isso uniformemente, você precisa puxar um fio ao longo da borda e, em seguida, remover o excesso de tecido ao longo do seu contorno. Tudo isso precisa ser feito nos quatro lados. Em seguida, o material precisa ser levemente umedecido e, em seguida, passado a ferro.
Importante! Se você não seguir esses procedimentos, após a lavagem do tecido com bordado, ele perderá a forma.
Costureiras experientes dizem que, no bordado, os nós não devem ser deixados no avesso do tecido. Para evitar isso, no início do trabalho, a ponta da linha é presa de várias maneiras:
- No verso, faça um ponto de forma que sobre uma pequena ponta de linha e, em seguida, faça um ponto cruz. A ponta da linha deve ser dobrada de modo que fique sobre o segundo ponto. Em seguida, puxe a agulha para a frente do trabalho para apertar a ponta.
- Se o bordado for feito com dois fios, ele é passado pelo buraco de uma agulha dobrada ao meio. Em seguida, dois ou três fios são retirados do tecido e o fio de trabalho é puxado. Em seguida, a agulha com o fio de trabalho é passada pela laçada formada no local onde os fios são dobrados.
Após a conclusão do trabalho, a linha é presa na parte de trás. Isso pode ser feito puxando-a entre os pontos de bordado e cortando a ponta com uma tesoura.

Instruções de cuidado
Itens bordados precisam ser devidamente cuidados para garantir sua durabilidade. É necessário remover regularmente o pó da superfície e proteger as pinturas da luz solar direta.
Importante! Todas as pinturas feitas usando a técnica de bordado 3D não são laváveis!
A limpeza úmida só pode ser feita com bordados volumosos em ponto cruz. Eles podem ser lavados com água morna e um xampu suave. Mas primeiro, você precisa separar a parte bordada da tela. Depois que o produto secar, ele pode ser remontado. Este método é trabalhoso, mas pode renovar sua obra de arte.
O bordado volumétrico em ponto cetim é uma ótima maneira de expressar sua criatividade e imaginação usando agulha e linha.
https://www.youtube.com/watch?v=efAn1Fs76r8




