Este artigo é dedicado ao ponto cruz. Métodos de bordado e ferramentas básicas para o trabalho.
Muitas pessoas se dedicam ao bordado porque essa atividade acalma os nervos e as ajuda a organizar os pensamentos. A cada ano, mais e mais pessoas se interessam pelo ponto cruz. Virou moda até decorar roupas, bolsas, travesseiros e panos de prato com bordados. Trata-se do chamado bordado em miniatura, que não leva muito tempo, mas ainda assim traz satisfação moral e estética.
Atenção! A opção ideal para um iniciante seria uma pequena miniatura, pois não é complicada e muito em breve você poderá ver o resultado do trabalho realizado.

Ferramentas de ponto cruz
Muitas pessoas, ao decidirem se dedicar ao bordado, não conseguem decidir qual tecido é o melhor, qual agulha usar, qual opção bordar e quais bastidores são os mais convenientes. Se você seguir algumas dicas, não terá problemas em escolher tudo o que precisa. Além disso, as miniaturas bordadas ficarão melhores e a qualidade, é claro, será muito mais limpa do que com as ferramentas selecionadas incorretamente.

Ao escolher um tecido, você precisa primeiro decidir o que quer fazer. Se quiser bordar uma imagem em roupas, pegue a peça, prenda a peça desejada no bastidor e mãos à obra. O mesmo vale para bordar em toalhas de mesa e roupas de cama. Outra questão é o bordado para decoração. Tela vinílica é adequada para bordadeiras iniciantes. Artesãs experientes gostam de bordar em tela Aida. É claro que, se não houver onde encontrar o tecido necessário, você deve usar tecidos com trama larga (linho, lona, estopa, algodão), pois os quadrados são claramente visíveis nesses tecidos, facilitando o trabalho com ponto cruz.

Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar o tecido. Primeiro, você precisa costurar as bordas do tecido ou passar cola sobre elas para que os fios não saiam e atrapalhem.
Se desejar, você pode usar uma fita e costurá-la nas bordas. Em seguida, encontre o ponto central e dobre o tecido ao meio. Em seguida, marque o centro com um lápis para facilitar a aplicação e a distribuição do molde.
Importante! Ao escolher agulhas, não economize e compre várias de uma vez, especialmente para iniciantes. Nem todas as agulhas são adequadas e, ao iniciar o processo, você pode entender qual agulha é mais conveniente para bordar. A numeração dos tamanhos das agulhas de bordado é determinada de forma um pouco estranha: a agulha maior é aquela com o menor número.

Além disso, o mini ponto cruz avançará mais rápido se você usar agulhas com ponta arredondada. Dessa forma, o tecido não será perfurado, mas se expandirá um pouco. Além disso, preste atenção ao olho. Agulhas com olho grande são mais indicadas para bordar com lã ou fio dental em várias camadas.
Atenção! Segurança também é essencial. O kit de uma bordadeira deve incluir um alfineteiro para guardar agulhas e alfinetes.
Para tornar o bordado mais prático, você precisa usar um bastidor. Eles podem ser:
- de madeira;
- metal;
- plástico;
- grandes quadrados.
Os aros de metal podem deixar marcas no tecido, e os de plástico podem escorregar. O tamanho do aro também deve ser selecionado individualmente. Você pode levar uma folha com o molde à loja para selecionar o tamanho certo.
Os seguintes fios são adequados para ponto cruz:
- fio dental;
- lã para tapeçaria;
- mistura;
- seda;
- lã fina;
- tecido metalizado.
Técnicas e métodos
Ao bordar em ponto cruz, você pode usar três tipos de pontos: meio ponto cruz, ponto cruz e ponto tapeçaria. Existem também dois métodos de bordado: o tradicional, em que cada ponto cruz precisa ser bordado separadamente, e o dinamarquês, em que a linha é feita primeiro fazendo meio ponto cruz e depois começando a se mover na direção oposta. O bordado do esquema em miniatura também apresenta uma variedade.

Quanto ao bordado em ponto cetim, existem técnicas ligeiramente diferentes. Se você escolher uma ferramenta para bordado em ponto cetim, o processo é quase o mesmo que para ponto cruz em miniatura. A única diferença está nas agulhas. Para ponto cetim, é melhor usar uma agulha afiada, não arredondada.
Os principais tipos de equipamentos incluem:
- pontos estendidos;
- pontos retos;
- ponto de costura;
- ponto espinha de peixe aberto;
- linha de divisão de pontos;
- ponto de cerzir;
- ponto samambaia e ponto cunha.
Importante! Uma das etapas do bordado é o ponto cetim. Geralmente, ele é usado para dar uma transição de tons ao desenho.
Bordado interessante com ponto cetim
Existem várias técnicas para bordado em ponto cetim, as principais estão listadas abaixo.
Ponto cetim simples
O padrão bordado é o mesmo em ambos os lados. Este tipo de ponto cetim é mais indicado para iniciantes por ser o mais simples.
ponto chinês
Sua principal característica é que pode ser bordado em tecido de cetim escuro ou seda. Você pode representar peixes, animais, pássaros e a natureza.
Superfície lisa russa
O contorno do desenho é bordado. A frente é bordada com pontos longos e o verso é bordado com linhas curtas e tracejadas.

Mini pontos cruz interessantes
O mini ponto cruz não tem um padrão específico, pode haver muitos deles, e a escolha depende da experiência e do desejo do mestre.
O padrão esquemático pode ser variado. Você pode fazer um anel, flores, uma fada, um anjo, um templo, pássaros e muito mais. O minimalismo do bordado é usado em diversas áreas. Pode ser usado para decoração, bem como para criar padrões em roupas.

Ao bordar um padrão, você pode usar qualquer material à mão que dê ao bordado uma aparência mais estética, como, por exemplo, miçangas. Existem vários tipos principais de padrões:
- povo;
- geométrico;
- floral.
Você também pode usar padrões infantis, pequenos padrões, no ponto cruz. Geralmente, esses padrões são usados para bordar padrões em cortinas, quadros, roupas de cama e roupas. O padrão pode ser apresentado:
- lápis;
- borboletas;
- carros;
- com arcos;
- corações;
- mamilos;
- ratos.
O diagrama é um presente do urso
Artesãs experientes adoram bordar ursinhos de pelúcia. Geralmente, esses desenhos são usados para bordar roupas e cachecóis infantis. A criança ficará feliz com esse presente.
O padrão é pequeno, por isso requer uma quantidade mínima de linha. Você precisa pegar o fio dental e dobrá-lo 4 vezes. É melhor preservar a monocromia nesse bordado. Um ursinho descolado dá ao padrão características da infância.

Design de cartão de Páscoa
O trabalho deve começar pela borda, decorada. Em seguida, comece a bordar. Borde primeiro o quadrado externo, depois o interno. Dobre o fio dental duas vezes. Tente não deixar os fios desfiarem.
Vale ressaltar que as miniaturas de flores em ponto cruz são muito diversas, e cada bordadeira pode escolher o padrão que mais lhe agrada.

Outros esquemas que podem ser destacados incluem:
- cartão floral; geralmente flores silvestres são escolhidas para esse padrão, mas uma rosa parece mais bonita, porém, é muito mais difícil de bordar;
- cartão postal de jardim;
- mini-cartão postal infantil;
- Bota de ano novo;
- Cartão de Ano Novo;
- boneco de neve na pista de patinação.
Um broche bordado pode ser um ótimo presente; também há um molde para ele.
Uma boa solução original seria adicionar nós franceses ao bordado. Além disso, esse padrão é usado para adicionar volume.
Resumindo, podemos dizer que o ponto cruz não é difícil. Basta se familiarizar com os padrões básicos e estudá-los bem. Você também deve adquirir as ferramentas adequadas e começar a bordar. Além disso, após vários bordados, o bordador desenvolve seu próprio estilo individual, o que torna seu trabalho único.




