Bordado correto de ícones usando miçangas

Ícones para bordado - kits prontos para a criação de imagens sagradas e posterior iluminação. É possível bordar ícones sem uma bênção? Quais ferramentas são necessárias para bordar? Como é o processo passo a passo? Mais sobre isso e muito mais abaixo.

O significado da cor no ícone ortodoxo

Não há um significado claro para as cores na pintura de ícones, mas cada cor tem uma carga semântica específica. As cores amarelo e dourado representam a presença de Deus, a luz celestial, a eternidade e a graça. É por isso que rostos sagrados são pintados sobre um fundo dourado. O branco simboliza a inocência, a pureza, a santidade e o brilho divino. Segundo a tradição, essa cor é usada para decorar roupas com asas e faixas de crianças. A cor prateada tem um significado semelhante. Segundo os salmos, é um símbolo de pureza, eloquência e purificação.

Ícones para bordado
Ícones para bordado

A cor vermelha significa proeza, coragem, sacrifício de Cristo, maternidade e predestinação do destino, enquanto o bordô representa a natureza humana do salvador. A cor púrpura ou carmesim tem raízes bizantinas. Simboliza a realeza com grandeza. É usada para adornar representantes do poder supremo, os príncipes. Frequentemente, essa tonalidade é usada para representar o Juízo Final. Nesse caso, carrega o significado de ameaça, fogo e medo.

O tom azul é apresentado em ícones como símbolo do céu, da divindade, do mistério, da revelação e da sabedoria. As túnicas dos apóstolos são frequentemente retratadas neste tom. O azul-claro é uma cor que denota pureza e castidade, e o verde é uma cor que denota harmonia e unidade com Deus. É também um tom que simboliza a luta da vida sobre a morte e a conquista da vida eterna.

O marrom é um tom de fragilidade, o violeta de serviço, o preto de vazio, morte, renúncia ao mundo das pessoas, humildade com arrependimento. O cinza não é usado na pintura de ícones, pois cria ambiguidade com obscuridade e vazio.

Rosto do ícone

O rosto é o rosto de um santo, de uma pessoa que se libertou da vaidade do mundo. Na pintura de ícones tradicionais, costuma-se representar o rosto por último. Como em outros métodos de representação de santos, usando contas ou fios, o rosto é pintado primeiro. Neste caso, os olhos, sendo o espelho da alma, são retratados grandes e penetrantes, e a boca é desproporcionalmente pequena, sendo um símbolo de sensualidade e mansidão.

Face
Face

Gestos no ícone

Os gestos nos ícones são muito importantes porque carregam uma certa carga semântica e informação espiritual. Assim, mãos pressionadas contra o corpo denotam preocupação, erguidas - a necessidade de arrependimento e oração pela paz. Mãos estendidas para a frente com as palmas abertas simbolizam obediência e submissão, e pressionadas contra as bochechas - tristeza e pesar.

Você pode estar interessado nisto:  Aprenda rapidamente a bordar imagens grandes em ponto cruz

Observe! Os objetos nas mãos têm grande significado. Por exemplo, há um ícone onde a Virgem Maria segura 7 espadas. Este ícone representa a dor e a tristeza que Maria teve que suportar enquanto esteve no mundo humano.

O apóstolo Paulo é frequentemente retratado com o Evangelho, chaves e, menos frequentemente, com uma espada. No primeiro caso, é um sinal de serviço; no segundo, as chaves do reino dos céus; e no terceiro, a palavra de Deus. Os profetas são frequentemente retratados com pergaminhos com suas profecias.

Apóstolo Paulo
Apóstolo Paulo

É possível bordar ícones com miçangas sem uma bênção?

Acredita-se que é preciso receber uma bênção para começar a escrever ou bordar ícones com qualquer material, incluindo contas. Sem ela, esse trabalho é considerado pecaminoso e pode causar sofrimento mental. Além de pedir permissão ao padre da igreja local, é preciso jejuar e ler uma oração ao santo que será retratado no ícone.

Alguns recomendam fazer isso durante a gravidez, mas no dia da impureza é proibido tocar no delicado bordado de contas. Não é recomendado começar a bordar o rosto sagrado de mau humor, após uma briga com parentes, consumo de álcool e outros pecados graves. Você pode criar ícones sob encomenda, mas não deve aceitar dinheiro por isso. Esta é uma atividade pecaminosa. Após criar uma imagem sagrada, recomenda-se consagrar o ícone resultante em uma igreja.

A bênção como necessidade na criação de obras
A bênção como necessidade na criação de obras

Materiais e ferramentas para bordado

Para bordar um ícone com miçangas você precisará de:

  • tela com desenho impresso;
  • Checo com contas de joias;
  • agulha;
  • instruções;
  • aros baratos quadrados ou redondos;
  • fios com pedras semipreciosas ou ornamentais;
  • strass com miçangas.

Como regra, os kits prontos contêm tudo o que você precisa, e você não precisa procurar ferramentas separadamente. Os ícones para bordado com miçangas são kits completos.

Técnicas de bordado

Existem muitas técnicas de bordado de ícones. No entanto, as mais populares e conhecidas são a clássica e a agregada.

Clássico

De acordo com a técnica clássica de bordado, é necessário passar o tecido cuidadosamente para que as contas fiquem mais uniformemente, esticar o tecido sobre uma moldura de madeira ou bastidor e organizar as contas em caixas separadas. Em seguida, prenda o primeiro ponto da linha no tecido e faça um ponto de laçada da linha, segurando a primeira conta no tecido. É necessário começar da esquerda, movendo-se do canto superior para o final. No final da linha, a conta é fixada com um ponto duplo. Na segunda linha, você precisa ir do canto superior direito para o ponto inferior à esquerda e, em seguida, para o canto direito. É assim que o ícone é bordado nas direções para frente e para trás.

Técnica clássica
Técnica clássica

Apegado

De acordo com a técnica de fixação, é necessário enfiar as contas em um fio e costurá-las ao tecido com pontos curtos. Costure entre as contas. O fio com as contas é colocado sobre o tecido e outro fio é usado para costurá-lo através de cada conta. De acordo com a técnica, a face finalizada é costurada com contas.

Como enfiar uma agulha corretamente

Enfiar uma linha na agulha nem sempre funciona na primeira vez. Para facilitar a tarefa, existem quatro métodos simples: usar verniz, uma vela de cera derretida, um isqueiro e água. Em todos os casos, a ponta da linha é umedecida, incendiada ou mergulhada para torná-la mais flexível e plana.

Você pode estar interessado nisto:  Ponto cruz em tecidos: qual o melhor material
Como enfiar uma agulha
Como enfiar uma agulha

Descrição passo a passo do processo

Para bordar um ícone com miçangas, você precisa começar escolhendo uma técnica. A única regra é que você não pode mudar a direção para obter um resultado perfeito. Para tornar a imagem final forte, você precisa prender cada fileira bordada com um ponto duplo. Ou seja, uma descrição passo a passo do processo é assim:

  1. Leia as instruções;
  2. Coloque todos os materiais sobre a mesa e sente-se confortavelmente;
  3. Selecione o equipamento;
  4. Prenda a primeira conta em um dos cantos com um ponto duplo;
  5. Borde uma carreira e prenda o resultado com um ponto duplo;
  6. Continue fazendo as carreiras seguintes até finalizar completamente o trabalho.

Depois, você precisa inserir o trabalho finalizado em uma baguete, passe-partout ou moldura, dar de presente ou fixá-lo na parede.

Trabalhando no ícone de Santa Helena

O ícone de Santa Helena é um dos raros kits de bordado prontos para uso. Ele retrata Helena com seu filho Constantino. Cada um deles segura uma cruz nas mãos. O ícone serve como símbolo de apoio e renascimento do cristianismo, da fé no reino dos céus.

Observe! O trabalho com imagens sagradas deve ser realizado de acordo com as instruções, com total humildade e compreensão do próprio trabalho, abençoando e mantendo o jejum.

Santa Helena
Santa Helena

Bordando o ícone "Ternura da Santíssima Mãe de Deus"

O ícone da Ternura da Mãe de Deus simboliza o triunfo da Ortodoxia, a alegria da maternidade e a Anunciação. Representa Maria em êxtase e felicidade, com as mãos cruzadas em oração e a cabeça baixa. Ela é retratada no ícone no momento da descida do Arcanjo Gabriel, que lhe fala sobre a Imaculada Conceição. O ícone apresenta tons de amarelo, branco, vermelho e, frequentemente, azul. O bordado em crochê da imagem sagrada, como no primeiro caso, deve ser feito com total responsabilidade e compreensão do assunto.

Ternura da Santíssima Theotokos
Ternura da Santíssima Theotokos

Ícone da Mãe de Deus de Kazan

O Ícone Kazan da Mãe de Deus é o santuário mais comum, considerado o mais fácil de bordar com as próprias mãos. Como regra, existem apenas seis cores, então artesãos inexperientes começam a fazer ícones com contas deste santuário.

Ícone da Mãe de Deus de Kazan
Ícone da Mãe de Deus de Kazan

Bordamos ícones personalizados

Ícones personalizados são um ótimo presente para aniversários ou Dia dos Anjos. Geralmente, são retratados em um fundo liso com um contorno fino dourado ou preto. O nome do santo retratado está sempre presente. Para bordar um ícone personalizado, você pode usar um molde pronto ou fazer você mesmo.

Pedro e Fevronia

Pedro e Fevronia estão entre os santos mais venerados entre casais ou recém-casados. Eles simbolizam pureza, santidade e amor cristão. Via de regra, são retratados com mais frequência em pleno crescimento, tendo como pano de fundo um templo. Jesus é retratado no centro. Considera-se que este seja um dos temas mais difíceis para a pintura de imagens, visto que há muitos pequenos detalhes e cores.

Pedro e Fevronia
Pedro e Fevronia

Bordado de ícones com miçangas: Charivna Mit

Charivnya Mit é um dos santuários mais reverenciados, que hoje pode ser feito com as próprias mãos, complementado com miçangas. Trata-se de um objeto complexo de criar, que requer atenção e precisão especiais.

Você pode estar interessado nisto:  Fazendo você mesmo uma máscara de coelho de papel
Charivna com
Charivna com

Nicolau, o Milagroso

Nicolau, o Milagroso, é um dos santos favoritos de todos os russos. Hoje, sua imagem pode ser decorada por qualquer pessoa, utilizando miçangas para artesanato, de acordo com um molde pronto ou com seus próprios desenhos.

Nicolau, o Milagroso
Nicolau, o Milagroso

Cor eterna

O santuário mais lindo que você pode fazer com suas próprias mãos, bordado com miçangas, simbolizando a inocência, a imortalidade e a pureza. Nele, Maria é apresentada a Cristo e ambos são decorados com flores, um arco-íris e anjos.

Observe! Ao criar essas imagens sagradas, é necessário usar uma grande variedade de cores, que vão do esmeralda ao rosa suave.

Cor eterna
Cor eterna

Alegria inesperada

Alegria Inesperada é um dos temas cristãos reverenciados, retratando um homem adorando a Virgem Maria segurando o menino Jesus nos braços. Um santuário raríssimo, extremamente raro em um kit de bordado. Em termos de complexidade, este é um dos temas mais difíceis de escrever.

Alegria inesperada
Alegria inesperada

Ícone de Santa Sofia: Bordado de miçangas

Santa Sofia é a mártir mais venerada do mundo cristão, a padroeira da sabedoria e da pureza espiritual. Nas imagens sagradas, ela é frequentemente representada com as palmas das mãos abertas, uma cruz e um pergaminho na mão, num gesto de bênção. Muitas vezes, ela é retratada em pleno crescimento, juntamente com suas filhas Vera, Nadezhda e Lyubov. O bordado de miçangas do ícone desta santa pode ser feito com um kit pronto ou usando seus próprios moldes.

Santa Sofia
Santa Sofia

Como escolher um kit de bordado

Via de regra, o kit de bordado tem tudo o que você precisa para criar um ícone completo. Você precisa escolher com base no preço, no fabricante, na complexidade do bordado e na beleza. Por exemplo, a empresa Crochet Bead Bordado Icons tem se mostrado bem. Iniciantes devem começar com kits pequenos com linhas simples.

Observe! É melhor aprender a bordar primeiro em pinturas regulares e baratas, passo a passo, e depois tentar fazer ícones.

Como emoldurar bordados

Não é difícil inserir bordados em um bastidor. Basta cortar as pontas salientes com linhas, escolher um bastidor com vidro de acordo com o tamanho e inserir o trabalho finalizado no compartimento correspondente. Você também pode usar um passe-partout para isso. Você pode usar madeira compensada comum ou uma placa de aglomerado e esticar a tela firmemente, prendendo-a nas pontas com botões.

Bordado em moldura
Bordado em moldura

Como consagrar

Um ícone bordado com miçangas só pode ser abençoado por um sacerdote durante a liturgia, com aspersão de água benta. Ele lê orações sobre ele e derrama água benta sobre ele. Após a conclusão do rito, o ícone da artesã pode ser colocado na iconóstase da casa ou em qualquer outro local apropriado.

Em geral, você pode bordar ícones de kits prontos apenas com uma bênção, para posteriormente inserir o produto final em uma moldura e abençoá-lo. Nesse caso, você pode trabalhar com duas técnicas: clássica e com alinhavo. É importante fazer tudo de acordo com o modelo, para que você obtenha não apenas um ícone bonito, mas também uma imagem exata dos santos, sem distorções.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior