Hoje em dia, um tipo de criatividade como o bordado, especialmente o bordado, é muito popular. Para que o trabalho seja bonito e de alta qualidade, você precisa saber qual tecido é usado para bordar. Qual é o nome do tecido para bordado? Veja mais adiante neste artigo.
O que é tecido de bordado
O tecido para bordar é a base para qualquer tipo de bordado – ponto cruz, miçangas, ponto cetim, hardanger, etc. O tecido para bordar em si pode ser de diferentes tipos, que diferem em textura e composição. Escolher o tecido certo para bordar é um dos passos mais importantes antes de começar a trabalhar. Somente se você não cometer erros, o trabalho ficará como você deseja. O material para bordar difere do tecido comum pelo grande número de células, com furos nos cantos de cada uma. Quanto menor a célula, menor será a aparência final do trabalho.

A propósito, você também precisa saber escolher o fio certo para cada tecido, para que não haja falhas. Uma linha fina em uma tela grande só funcionará se você quiser um tecido vazado. As costureiras agora têm uma seleção incrível de tecidos. O mais popular é o Aida – o mais versátil e acessível. Todos os tecidos têm suas próprias marcações, então até mesmo bordadeiras iniciantes podem descobrir rapidamente e entender o que precisam. Aliás, você também pode bordar em tecidos comuns para decorar, por exemplo, um vestido ou uma bolsa, mas nesse caso precisará de uma tela solúvel ou de sobreposição.

Tipos de tela e características de sua utilização
Como já mencionado, a escolha de telas agora é quase ilimitada. Apesar de existirem opções de tecidos universais, as costureiras ainda gostam de experimentar e escolher o que melhor se adapta ao seu trabalho. Todas as telas diferem umas das outras em sua finalidade, propriedades e tamanhos. Portanto, para quem gosta de bordado, será útil saber como escolher o tecido para ponto cruz e muito mais.

Sobreposição de tela
À pergunta: em que tipo de tecido se faz ponto cruz? Podemos responder com segurança: sobre tela. A sobreposição de tela é adequada para os casos em que é necessário bordar em produtos que não são destinados a isso. A técnica é bastante simples: essa tela é aplicada ao produto e, em seguida, o padrão é bordado, como de costume, nas células. Após a conclusão do bordado, a tela é removida.
Existem dois tipos de tela de sobreposição: regular e solúvel em água. A primeira é removida puxando-se os fios, a segunda é mergulhada em água morna por 10 minutos e se dissolve sozinha. Em ambos os casos, um padrão limpo permanece no tecido, sem qualquer vestígio de tela. É muito conveniente para ponto cruz em qualquer malha, bolsa, etc.

Lona plástica
A tela plástica é muito dura ao toque. Sua característica especial é a capacidade de manter sua forma e não dobrar. Existe uma tela plástica comum - ela não dobra, muito conveniente para bordar cartões postais ou decorações para árvores de Natal. O segundo tipo é a tela vinílica, que também é dura, mas ao mesmo tempo pode dobrar. Você pode fazer lindas carteiras, bolsas, capas para celulares, documentos, marcadores de página, etc. com tela vinílica. Ambos os tipos de tela têm a vantagem de que o tecido não se desfaz ao ser cortado. Ou seja, na tela para bordado, você pode fazer absolutamente qualquer bordado, o que, em última análise, requer corte.

Tela Aida
Aida é um tecido considerado um dos mais populares. Provavelmente não há uma única bordadeira, mesmo iniciante, que nunca tenha ouvido falar dele. Aida, via de regra, é um tecido 100% algodão. Inicialmente, era fabricado apenas pela famosa empresa alemã Zweigart. No entanto, o preço dos alemães é bastante alto. Não faz muito tempo, o Aida de origem húngara apareceu no mercado, mas sob licença da Zweigart. A segunda opção é muito mais acessível. A peculiaridade do Aida é a tecelagem de fios longitudinais e transversais 4*4, formando quadrados claros e uniformes. A maioria dos kits de bordado vem com Aida.

Este tipo de tela surgiu há quase 130 anos e ainda mantém sua posição com segurança. Muitas empresas, para lucrar, começaram a chamar todas as suas telas de tecelagem 4*4 de Aida, mas a qualidade pode não corresponder às expectativas.
Esta tela possui uma grande variedade de variedades, que diferem no tamanho das células. Os tipos mais populares são Aida 14, Aida 16 e Aida 18. O número indica o número de células por polegada de tecido. Quanto maior o número, menor o padrão. Como regra, imagens muito bem detalhadas são obtidas com uma contagem pequena.
Além dos listados, às vezes você encontra Aida 7, Aida 20 e Aida 22, mas são usados muito raramente. Quando perguntado sobre o nome do tecido para bordado contado, você pode dizer Aida com segurança.

Bordado em poliéster
O poliéster é um material muito popular, composto exclusivamente por materiais sintéticos. É utilizado em diversas áreas de produção devido ao seu baixo custo, brilho e resistência ao desgaste. O bordado à máquina é mais comum em poliéster.

Papel perfurado
É um papel resistente com furos uniformemente espaçados. Geralmente tem o mesmo tamanho do Aida 14. É uma boa opção para ponto cruz e miçangas. Para que o papel seja o mais resistente possível, ele costuma ser impregnado com uma solução especial. Apesar de sua dureza, pode ser cortado muito bem com tesouras comuns.
Não é permitido amassá-lo nas mãos para facilitar o trabalho, pois a tela será danificada. É aconselhável bordar com no máximo 2 fios. Como regra, esse papel não é vendido separadamente em lojas de artesanato, mas sim em conjuntos. Portanto, as instruções de bordado estão sempre incluídas. Após a conclusão do trabalho, uma célula é recuada da borda e o produto é recortado. Para deixar a borda mais bonita, você pode bordá-la com fita ou renda. O feltro é popular para cobrir o verso.

Linho
Os tecidos de linho são considerados dos melhores. Primeiro, são completamente naturais; segundo, são duráveis; e terceiro, têm uma aparência muito nobre. O linho é bordado ativamente com cruz, tapeçaria, pontos e na técnica Hardanger. Para obter uma boa imagem no linho, o bordado é feito com dois fios. Geralmente, esses tecidos se distinguem por uma grande contagem. Os mais populares são Cashel 28, Belfast 32 e Newcastle 40. Além disso, você pode encontrar linhos de 18, 25 e 26 fios.

Merezhka (Hardanger)
Tecido 100% algodão. Nessa tela, as células são formadas por uma trama de 2 x 2. Visualmente, quadrados claros não são muito visíveis devido ao fato de os fios não estarem presos uns aos outros. Nesse tecido, é bom bordar tanto imagens quanto padrões decorativos comuns. As costuras nessa tela são muito finas; é melhor bordar com um ou dois fios, mas o ponto deve ser de tapeçaria. Essa base é adequada apenas para costureiras experientes, pois é bastante difícil de trabalhar.

Algodão
Este nome para tecidos de bordado é um conceito muito amplo. Quase todos os tipos de tela têm opções feitas de 100% algodão. É bom principalmente por sua composição natural e respeito ao meio ambiente. Esses tecidos são bons para fio dental, muito duráveis, fáceis de cuidar e não são exigentes no trabalho, além de terem um preço muito acessível.

Seda
O tecido de seda é muito elegante, fino e fino. Por isso, é mais adequado para bordados de joias, como pingentes, anéis e pulseiras. O padrão é bem pequeno. Essas peças geralmente são bordadas com uma pequena variedade de cores.

Bases de tecidos mistos
Esses tecidos podem ser facilmente confundidos com o linho, mas, se você compará-los, perceberá que são muito piores. Consequentemente, o preço deles é uma ordem de magnitude menor. Existem vários tipos populares de tecidos mistos:
- Floba (70% viscose e 30% linho) - não possui variedade de cores, exclusivamente natural e irregular, utilizado em bolsas, toalhas de mesa, etc. Disponível em fios de 14, 18 e 25 fios.
- Quaker Cloth 28 (45% algodão e 55% linho) - muito semelhante aos tecidos de linho natural, uma grande seleção de cores, apenas uma opção de contagem - 28.
- Brocade - Quaker Cloth 28 (48% algodão e 52% linho) - não é particularmente diferente do anterior, exceto pela gama de cores - apenas cinco tons pastéis.
- Carrick Fine Linen 45 (45% algodão e 55% linho) é uma tela branca com 45 fios, ideal para bordados pequenos, às vezes usada para costurar roupas para bordado.
Selecionando tecido para bordado pelo fabricante
Se falamos de fabricantes de telas para bordado, em geral não há muitos. O líder indiscutível é a tela alemã Zweigart - ela se comporta bem no trabalho, não tem medo de lavar, nunca deforma nem desbota, e não há análogos. A única desvantagem é o alto custo dos tecidos dessa produção. Telas mais econômicas, mas de alta qualidade, de produção húngara, e se escolhermos opções muito econômicas, essas são as da Bielorrússia e da Ucrânia. Neste último caso, você precisa estar preparado para o fato de que, no trabalho, o tecido pode mudar de aparência ou desbotar com o tempo.

De todas as opções, cada bordadeira sabe exatamente como são chamados os diferentes tecidos para bordado, poderá encontrar sua opção ideal e descobrir qual tecido é usado para ponto cruz e qual é melhor para usar uma técnica diferente.




