Como escolher a cor e o tecido certos para o tule voile?

O véu é um tecido com estrutura de malha, confeccionado em trama simples. Na maioria das vezes, é feito de algodão, mas também podem ser utilizadas fibras de lã e seda. Materiais sintéticos à base de poliéster também são utilizados na produção de véus, o que os torna mais resistentes ao desgaste. Este material se tornou popular devido ao seu preço acessível e à sua leveza e estética. As cortinas de véu são universais e ótimas para decorar qualquer ambiente. Este artigo discute recomendações para a escolha de um véu para diferentes ambientes, suas características e regras de cuidado.

Tecido de tule

Um véu bem escolhido muda significativamente a aparência do ambiente, adicionando toques de mistério, completude e percepção estética. O tule delicado, leve e transparente pode se tornar o toque final em qualquer interior. Hoje em dia, as lojas oferecem uma ampla gama de cores e tipos de tecidos. O principal fornecedor de véus é a Türkiye.

Tule
Tule

Características e vantagens do véu

Este tipo de tecido tem um visual elegante e chama a atenção. Possui diversas vantagens:

  • Leveza - esse material não requer métodos complexos de fixação, as cornijas não rasgam com ele;
  • O tecido transmite bem a luz, fazendo com que o espaço pareça mais amplo;
  • A textura delicada do véu permite ver o que acontece do lado de fora da janela, ao mesmo tempo que esconde o interior do quarto de estranhos;
  • O material não requer manutenção complexa;
  • Todos os tipos de tule não precisam ser passados;
  • Excelente permeabilidade ao ar - sempre haverá ar fresco no ambiente;
  • Tule com tela protege contra entrada de insetos na casa;
  • Grande seleção de cores, estilos e tamanhos;
  • O material é acessível.
Véu Delicado
Véu Delicado

Este tecido não tem desvantagens, o principal é evitar danos, pois é leve e pode rasgar facilmente. Não é recomendado puxar ou puxar demais o véu, e também é aconselhável protegê-lo de animais.

Ideias de cores e texturas

Os designers aconselham prestar atenção às seguintes recomendações ao escolher cortinas:

  • Se você não tem certeza do seu gosto ou tem dificuldade em escolher uma cor, opte por uma opção de cor única. O véu branco combina perfeitamente com qualquer tom de papel de parede. Essa escolha é sempre relevante e universal.
  • Para ambientes com decoração monocromática, devem ser escolhidos tecidos em tons claros.
  • Coloque uma pequena cortina nas janelas e decore o peitoril com fotografias emolduradas.
  • Para quartos infantis, você pode escolher um véu com estampa, mas as paredes devem ser pintadas em tons neutros para não sobrecarregar a visão da criança.
Você pode estar interessado nisto:  Recomendações para costura e escolha de tule para cozinha
Tule elástico
Tule elástico
  • O tule elástico dará mais luz ao ambiente e aumentará visualmente o espaço, principalmente se o papel de parede tiver tons calmos.
  • Para cômodos com tetos baixos, recomenda-se usar cortinas com listras verticais.
  • Tule com revestimento de veludo será um excelente complemento para móveis estofados com veludo ou camurça.
  • Também é possível fazer cortinas personalizadas com impressão de fotos.

Dimensões e proporções

Para determinar a largura necessária do véu, você deve medir o comprimento da cornija. Este é o valor-chave no qual você precisa se concentrar em cálculos posteriores.

Se o tule for destinado à cozinha, é melhor evitar modelos que cheguem ao chão e não criem inúmeras dobras.

Cortina no meio da janela
Cortina no meio da janela

No caso de uma sala de estar, por outro lado, é preferível que o véu chegue ao chão e cubra toda a janela. Para adicionar um toque festivo aos tecidos, são feitas muitas dobras. Para calcular a largura do véu neste caso, o comprimento da cornija deve ser multiplicado por 2.

Maneiras de pendurar cortinas

Existem diferentes opções para fixação na cornija.

Cordão

Este é o método de fixação mais popular, que é simples e não requer acessórios adicionais. É necessário dobrar a borda superior do material e costurá-la em uma máquina de costura. Em seguida, o varão da cortina é inserido no furo criado. O cordão fica ótimo em tecidos leves e arejados. Além disso, para uma fixação mais correta das cortinas, você pode usar um peso.

Laços

As alças podem ser costuradas no tule ou coladas com velcro. Você também pode fazê-las você mesmo, escolhendo a cor do tecido.

Laços na cornija
Laços na cornija

Gravatas

Essas amarrações lembram laços. As amarrações são feitas de tecido, cordões ou fitas.

Anéis

As argolas costumam ser vendidas completas com um varão de cortina. São feitas principalmente de metal ou madeira, com menos frequência de plástico. O processo de montagem da cortina é muito prático: basta pendurá-la nas argolas.

Ilhós

Esses elementos de fixação são costurados na parte superior da cortina. Os ilhós podem ser de metal ou plástico, com diâmetros diferentes. Cortinas com esse tipo de fixação são feitas sob encomenda. Usar um véu no interior de uma casa.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição do Terileno: Como Esses Tecidos São Obtidos e Utilizados

Temas para crianças

Recomendações para decorar o interior do quarto de uma criança.

  • Os véus são geralmente comprados para cortinas prontas, por isso é importante escolhê-los de forma que combinem entre si. Se as cortinas forem lisas, você pode escolher um véu estampado.
  • Para ambientes decorados em tons suaves, o tule azul escuro é uma ótima escolha.
  • A cor branca será uma opção universal para o quarto de qualquer criança.
Quarto para uma menina
Quarto para uma menina

No entanto, vale a pena considerar combinações de cores diferentes para quartos de meninos e meninas. Tons de rosa, roxo e coral são bons para meninas. Você também pode usar bordados nas cortinas.

Para adolescentes, o tule cinza, marrom, areia ou azul é ideal. Você pode escolher a cor de acordo com os móveis do quarto para criar uma imagem completa. Para crianças, será apropriado escolher tule com imagens.

Sala de estar

Soluções de cores contrastantes são ideais para decorar uma sala de estar: um véu branco sobre cortinas pretas criará um visual elegante. Essas combinações ousadas adicionarão brilho ao interior e elevarão seu astral.

Uma opção de tule para ampliar a sala de estar
Uma opção de tule para aumentar o espaço na sala de estar

Véus em tons pastéis podem ser complementados com tons de marrom, o que criará uma atmosfera aconchegante no ambiente.

Para cores de véu claras e discretas, vale a pena usar tons da mesma gama de cores, como azul-celeste e rosa-avermelhado. Essas cores neutras ficam ótimas em um interior monocromático, sem decoração e padrões desnecessários.

Observe! Em ambientes pequenos, não é recomendado usar muitas cores brilhantes, pois isso reduzirá visualmente o espaço.

Quarto

No quarto, é importante criar uma atmosfera aconchegante e relaxante, além de proporcionar um certo nível de privacidade. Cortinas são adequadas à noite e tule durante o dia. Para moradores do primeiro andar, recomenda-se usar um tecido mais grosso para o véu, de modo que seja espesso o suficiente e tenha dobras suficientes para proteger da vista dos transeuntes.

Você pode estar interessado nisto:  Quais são os tipos de tecidos impermeáveis ​​para toldos?
Véu para o quarto
Véu para o quarto

A escolha da densidade do tecido depende da orientação das janelas. Para janelas voltadas para o sul e leste, é melhor usar cortinas grossas. Se as janelas estiverem voltadas para o norte ou oeste, é preferível escolher tecidos leves para garantir uma maior entrada de luz solar.

Cozinha

  • o material das cortinas deve ser grosso;
  • tente não colocar tule perto do fogão;
  • É preciso levar em conta que na cozinha as cortinas sujam mais facilmente do que em outros cômodos; é melhor escolher um comprimento de tule que não chegue ao chão, a opção ideal seria um comprimento até o meio da janela;

As cortinas não devem criar obstáculos na cozinha.

Como escolher a opção ideal?

Para a sala de estar, vale a pena escolher tule em tons vibrantes e com padrões variados. No quarto, é melhor dar preferência a tons mais calmos, como bege ou azul, com muitas dobras.

Tule para a cozinha
Tule para a cozinha

Na cozinha, recomenda-se evitar o uso de cortinas nesta parte do cômodo. No entanto, se a escolha do tecido ainda for necessária, dê preferência a materiais sintéticos. Você pode usar tecidos de malha, organza ou linho.

Para quartos infantis, geralmente é escolhido tule feito de materiais ecológicos, que devem manter bem sua forma, ser fáceis de lavar e resistentes ao desgaste.

Cuidados com o véu

Recomenda-se lavar à mão ou na máquina, mas a uma temperatura não superior a 40 graus. Não torça, pois isso pode esticar o material e prejudicar sua aparência. Evite também o uso de detergentes agressivos.

Se o véu estiver muito sujo, deixe-o de molho em uma solução fria com sabão por 2 horas. Após a lavagem, as cortinas podem ser penduradas no varão e secarão nessa posição.

É permitido passar o véu, mas apenas com gaze e a uma temperatura não superior a 38°C. O uso de vaporizador é estritamente proibido.

O processo de lavagem
O processo de lavagem

Escolher um véu não é uma tarefa fácil. A tonalidade ou o tamanho errados do tecido podem prejudicar a percepção visual do ambiente, enquanto um véu bem escolhido adicionará harmonia ao interior. É importante lembrar que, em quartos infantis, não se deve usar cores muito chamativas, e na sala de estar, pelo contrário, tons vibrantes darão um visual luxuoso.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior