Terileno é um tecido elástico e leve de origem sintética, feito a partir de derivados de petróleo. O que é terileno, sua composição e como usá-lo tornaram-se conhecidos no século passado, próximo à década de 1940. Ao mesmo tempo, tornou-se amplamente utilizado, e o desenvolvimento da tecnologia permitiu que o material fosse lançado na produção global, incorporando-o não apenas aos produtos têxteis, mas também à indústria pesada.
Lavsan é um nome de origem russa, derivado da palavra "terileno", e é mais frequentemente encontrado na composição de produtos acabados feitos de tecido. Nos tempos modernos, esse tipo de material é chamado de "poliéster".
Descoberta e história da criação
O tereftalato de polietileno (PET) foi descoberto pela primeira vez em 1941 pelos químicos ingleses D. Dixon e D. Winfield. Foi obtido pela síntese de um polímero termoplástico durante o processamento de carvão e derivados de petróleo. Após muitos experimentos, obteve-se um material sintético artificial, durável e elástico, denominado PET.

Com a ajuda desse material, iniciou-se a produção de fitas adesivas, recipientes para embalagens, etc., mas ainda não se falava em seu uso na fabricação de roupas.
Na União Soviética, funcionários da Academia de Ciências se dedicaram ao desenvolvimento de polímeros e, em 1949, com sucesso, introduziram essa tecnologia na produção e começaram a produzir materiais da classe poliéster. Na URSS, esse tipo de material era chamado de "lavsan".

Essa descoberta começou a ser utilizada com mais frequência por volta das décadas de 60 e 70 do século XX, na forma de filmes, plásticos e fibras. Com o tempo, roupas de cama, móveis, calçados, roupas etc. passaram a ser produzidos a partir da fibra de poliéster (poliéster 100). Naquela época, um tecido com excelentes propriedades, que dispensava passar e lavar por vários meses, era considerado um milagre da tecnologia moderna.
Observe! Em diferentes países, o nome lavsan é interpretado de forma diferente: na Alemanha é tekadur, nos EUA é dacron, na Inglaterra é terylene, mas no Japão é tetron.
Produção
Para a produção e fabricação do tecido terileno, são utilizados derivados de petróleo e carvão (etilenoglicol e tereftalato de dimetila).
Etapas:
- Preparação de matérias-primas - purificação e conversão do produto purificado em compostos poliméricos.
- Obtenção de fios e fibras de poliéster através do amolecimento do polímero e remoção de diversas impurezas.
- Formação de fios: uma massa fundida dosada passa por uma fieira e, após a solidificação, é enrolada em dispositivos especializados.
- Branqueamento, lavagem de fios, pintura. Via de regra, nesta etapa são realizados acabamentos adicionais, que permitem reduzir a aderência, eletrificação e procedimentos que aumentam a resistência do material.
- Ao entrelaçar fibras por meio do cruzamento de fios, produz-se o tecido.

Lavsan - o que é e quais são suas características
Lavsan é um tecido sintético à base de poliéster. As fibras de lavsan são usadas não apenas em sua forma pura, mas também podem ser combinadas com lã, algodão ou viscose. Posteriormente, são produzidos têxteis a partir do material resultante: roupas, cortinas e outros acessórios de tecido necessários para o dia a dia e para a vida doméstica.
A aparência do lavsan se distingue por uma variedade significativa de cores e texturas. Ao interagir com outros materiais, adquire uma densidade diferente, o que permite a criação de produtos mais diversos. Além disso, o tecido resultante se presta bem ao tingimento e pode ser classificado como um material leve. Permanece brilhante e brilhante por muito tempo após o uso.
Propriedades físicas
A densidade do lavsan oscila entre 1,38 e 1,4 g/cm³. Quando a matéria-prima é aquecida a 70 °C, ocorre uma reação de transição vítrea; a uma temperatura de 245 °C, ocorre um processo de amolecimento. Ao atingir 260 °C, começa a derreter; a uma temperatura de 350 °C, o poliéster é completamente destruído.
Informações adicionais! O material não é resistente a álcalis, ácidos fortes e cetonas. Não se dissolve em solventes orgânicos e água.

Como diferenciar nylon de lavsan?
Ambos os fios são derivados do grupo de produtos sintéticos ou poliméricos. Podem ser usados em malhas tanto juntos quanto separadamente. Tanto o lavsan quanto o capron são produzidos a partir de produtos do processamento de carvão e petróleo.
Características distintivas.
O Lavsan tem suas próprias características e diferenças em relação a outros materiais:
- A base dos materiais é diferente: o náilon é feito do polímero policaprolactama, enquanto o lavsan é feito de ácido tereftálico e etilenoglicol.
- Quando molhado, o fio de náilon perde sua resistência, o que não pode ser dito do lavsan: quando imerso em água, as propriedades do material permanecem inalteradas.
- O nylon é mais abrasivo do que a maioria dos materiais existentes. O lavsan é o oposto, suportando temperaturas de até 180 graus sem deformação.
- O lavsan se assemelha à textura da “lã”, enquanto o náilon se assemelha à “seda”.

Âmbito de aplicação
O terileno em sua forma pura é usado para a produção de:
- Capas de chuva e gabardinas;
- Guarda-chuvas;
- Toalhas de mesa e guardanapos;
- Cortinas para banheiros.
Lavsan também é adicionado às matérias-primas durante a produção de diversos materiais para aumentar a resistência ao desgaste, a retenção da forma e a resistência. Graças a isso, os tecidos não perdem sua aparência original e a mantêm por mais tempo, o que também permite que as matérias-primas sejam amplamente utilizadas na indústria leve (tais como: cetim, georgette, crepe, piqué, tafetá, malhas, etc.).

Após a obtenção do lavsan e o estudo de suas propriedades especiais, ele passou a ser utilizado em outras áreas além da indústria leve:
- Devido à sua resistência a altas temperaturas e compostos químicos, ele encontrou aplicação na indústria química.: produção de sacos, recipientes plásticos, garrafas, etc.
- Devido à sua resistência a impactos mecânicos repetidos, o material encontrou seu lugar na produção de equipamentos industriais: correias de transmissão, cordas, correias transportadoras, etc.
- Como a reação do corpo humano aos sintéticos não resulta em rejeição e não é absorvido por ele, os fios e materiais de lavsan encontraram seu lugar na medicina: próteses vasculares e de válvulas cardíacas, fios cirúrgicos, endopróteses.
Prós e contras
O poliéster apresenta muitas vantagens, e as roupas feitas com esse material são relativamente seguras e duráveis. Ele tem um visual brilhante, diversas texturas e não desbota ao sol. Um bom sinal é a alta resistência do material quando usado em qualquer indústria. Roupas feitas com tecido lavsan são leves, não precisam ser passadas, secam rapidamente e, o mais importante, são baratas.
Informações adicionais. Devido à origem sintética do tecido, ele não é atacado por traças. Portanto, você pode guardar roupas sem capas de linho sem medo.

Apesar de todas as vantagens, existem alguns sinais que causam incômodos:
- As roupas acumulam eletricidade sintética;
- Não deixa passar ar;
- Tecidos muito rígidos podem causar desconforto quando usados;
- Não deve ser usado por mais de 20 horas.
Instruções de cuidado
As regras básicas de cuidado são:

- A temperatura de lavagem não deve exceder 40°C.
Importante! Em altas temperaturas o produto pode formar vincos!
- Lave sem adicionar produtos clorados.
- Se o poliéster for 100%, não é necessário passar. Se o tecido tiver apenas um pouco de poliéster, basta pendurar a peça em um cabide e endireitá-la na hora de secar.
- Caso ainda haja necessidade de passar a ferro, esta deverá ser feita através de gaze úmida.
- É melhor não torcer, e você também não deve torcer as roupas, apesar de sua elasticidade, a vida útil pode ser significativamente prolongada com cuidados cuidadosos.

O poliéster ocupa atualmente um nicho significativo no mercado de produção de tecidos e produtos industriais. Devido à sua resistência e fácil compatibilidade com outros materiais, seu valor aumenta significativamente com a introdução de tecnologias cada vez mais avançadas.
Com o tempo, torna-se mais fácil obter produtos mais diversos, e suas características adquirem um caráter mais positivo. Roupas feitas com esse tipo de fibra já são chamadas de "roupas do futuro": por sua praticidade, facilidade de cuidado, durabilidade e preço acessível.




