Designers e compradores modernos concordam que o tecido rayon é uma alternativa valiosa aos materiais naturais mais caros. Ele tem sido usado em diversos setores há mais de cem anos. Um material leve, elástico e brilhante é usado para costurar roupas e utensílios domésticos elegantes e práticos. Qual é o segredo de sua eterna popularidade e o que é o rayon no tecido? Descrevemos isso a seguir.
História do tecido
Ao contrário do bicho-da-seda, que transforma a fibra da amoreira em fios verdadeiros, o rayon é obtido por meio de reações químicas a partir da celulose. Esta é a primeira fibra artificial, cujo surgimento foi previsto no século XVII pelo inventor inglês Robert Hooke. Eles aprenderam a transformar éter de celulose em rayon e patentearam esse método em 1885. Em 1891, a primeira fábrica foi construída em Besançon, França.

Interessante saber! O tecido de rayon é 100% viscose e um produto natural, sendo 100% hidrocelulose. A celulose é uma fibra, o principal componente das conchas de todas as plantas superiores. A celulose hidratada difere da fibra natural por sua alta higroscopicidade, capacidade de se decompor em água, esterificar, oxidar e possuir propriedades de absorção.

Regenerado a partir de uma solução líquida de celulose, o produto Rayon não perdeu suas propriedades naturais. Por exemplo, o algodão contém 82,7% de celulose. Portanto, é considerado a fibra mais natural. No nome, o prefixo "ray" é traduzido como "reflexo", e a terminação "on" indica a semelhança com o algodão.
O nome mais comum para o tecido rayon é viscose. Às vezes, é chamado de sintético natural ou "seda artificial". Este material barato e bonito, com características impressionantes, tornou-se difundido nos EUA em 1924. Depois de muito tempo, a tecnologia de produção mudou muitas vezes e atingiu um novo patamar.
Como o Rayon é feito
A celulose utilizada na produção é genuína, mas passa por um acabamento químico no processo. As matérias-primas são restos de madeira de abeto, pinheiro, linho ou algodão.

O processo consiste nas seguintes etapas:
- Fiação úmida - o éster é decomposto em um banho de precipitação (uma mistura de sulfato de zinco, sódio e ácido sulfúrico). Ele passa por um mecanismo de fiação semelhante a um chuveiro e é liberado em um tanque com uma solução de ácido sulfúrico. Os fios ou fios resultantes são trefilados, dessulfurados, lavados, tratados com curativos, secos e cortados.
- O material é criado a partir de fios em máquinas especializadas. Dependendo do modelo do dispositivo de fiação, as fibras podem ser arqueadas, redondas ou planas.
Observe! A fibra é produzida incolor ou tingida em massa.
Características e propriedades do material
Se você observar os fios ao microscópio, verá que eles apresentam linhas longitudinais (ranhuras) com seções transversais arredondadas. O tecido em si imita a textura da seda, linho, lã e algodão. Que tipo de tecido de rayon é esse, qual é sua composição e características?
- Termoplasticidade – até 100-120 C0.
- Densidade: 0,13 - 0,56 tex.
- Comprimento da fibra: 34 – 65 mm.
- Resistência à tração: 0,13 - 0,15 mN/tex.
- Resistência - à gasolina, benzeno, água.

As fibras vêm em graus 1, 2 e premium. O rayon queima bem, produzindo uma chama e exalando o cheiro de papel queimado. Após a combustão, resta um carvão branco-acinzentado, semelhante a cinzas, que é facilmente esfregado entre os dedos.
Que tipos existem?
Que tipo de tecido é o rayon? Graças a fórmulas comprovadas, os fabricantes produzem materiais que quase imitam o algodão natural, a lã, o linho e a seda em aparência, toque e características.

A indústria produz uma série de variedades:
- Os tecidos são materiais de diversas composições. São resistentes, macios e práticos. São frequentemente usados para costurar roupas simples de verão, ternos, têxteis para o lar, cortinas e conjuntos de cama.
- Técnicos - têm as mesmas qualidades dos têxteis, mas são mais densos e menos elásticos.
- Fios básicos - fios fortes com alto teor de celulose (96,5% a 98%) misturados com algodão. Fios curtos, de mesmo comprimento, proporcionam maior elasticidade. São usados para costurar roupas quentes e também para fazer cobertores e tapetes.

Importante saber! As etiquetas geralmente contêm os nomes tencel, bambu e modal. São feitos de fibras de rayon. A diferença está apenas nas matérias-primas e nos processos tecnológicos. O material pode ser translúcido e denso. Para eliminar o brilho e obter um efeito fosco, são adicionados elementos especiais. Se a lycra for adicionada durante a produção, o tecido adquire qualidades elásticas e se torna mais resistente.
Áreas de aplicação
O rayon é usado não apenas para produzir lenços de cabeça e pescoço elegantes e coloridos, estolas, têxteis para o lar, colchas, cortinas e conjuntos de cama. É amplamente utilizado na fabricação de guardanapos, pneus para carros de corrida, botas de lona e tapetes. Na indústria leve, é usado para produzir polietileno, alterando ligeiramente as especificações técnicas. O fio de seda é vendido tanto em bobinas para a produção de malhas industriais quanto para tricô manual.

Como cuidar
O material do rayon é a seda viscose, 100% viscose, fina e brilhante. O tecido se desgasta rapidamente e, se o produto seco tiver boas características de resistência, o úmido se danifica facilmente; por isso, não deve ser torcido ou torcido. Recomenda-se lavar a uma temperatura de 30 a 40 graus, usando detergentes suaves. Seque na horizontal, esticado. É possível passar os produtos somente através do tecido.

Vantagens e desvantagens do "Distrito"
O rayon tem qualidades semelhantes aos tecidos naturais:

- Textura: translúcida, brilhante, macia, suave, semelhante à seda.
- Absorvente - absorve bem substâncias líquidas e gasosas do ambiente externo.
- Respirabilidade - Fresco, sem isolamento, o que o torna ideal para uso em climas quentes de verão.
- A cor é durável e o tecido em si é facilmente tingido em uma gama ilimitada de cores, adequado para processamento com corantes especializados para materiais naturais.
- Propriedades: plástico, higroscópico, não eletrifica.
- A resistência ao desgaste é alta, mas enruga-se facilmente e pode mudar de forma.
- Não causa desconforto e não provoca reações alérgicas.

Observe! O rayon é uma imitação da seda. Possui a mesma propriedade de brilho, mudando de cor sob diferentes condições de iluminação e alterando a direção do pelo. Este tecido é incrivelmente capaz de repelir sujeira, o que o torna adequado para costurar roupas infantis.
Desvantagens do Rayon:
- as coisas perdem rapidamente a forma e se desgastam;
- aquece menos;
- não tem efeito bactericida;
- desintegra-se nos cortes devido à lisura dos fios;
- o tecido é muito delicado, estica quando molhado e encolhe quando lavado;
- é menos respirável que o tecido natural;
- facilmente enrugado.

Para eliminar todas as qualidades negativas, fibras artificiais são adicionadas à composição. Dependendo do fabricante e do tipo de material, a qualidade varia significativamente e o custo pode variar. Existem tecidos baratos e mais caros. Na Rússia, a produção de rayon é amplamente difundida no Uzbequistão, mas hoje em dia é mais frequentemente fornecida pela China.




