Casacos modernos, cobertores de inverno e meia estação, travesseiros e colchas isolantes podem ter uma camada entre a parte externa e o forro do produto, feita de enchimento sintético ou holofibra. Qual é a diferença entre esses dois materiais sintéticos? Veja abaixo.
Qual é a diferença entre sintepon e holofibra?
Os consumidores nem sempre entendem o que é melhor: sintepon ou holofibra. Esta última é um material que se parece com pequenos pedaços de algodão ou penugem de álamo. A adesão entre as fibras individuais é obtida por meio de ação térmica.

A indústria produz sintepon em camadas com espessura de 1,5 a 15 cm. A espessura do material destinado à fabricação de agasalhos é de 1,5 a 2 cm. Os cobertores são costurados com tecidos mais grossos, com largura de 2,2 m. Vendidos por metro.
Ambos os tipos de materiais não tecidos são feitos de matérias-primas sintéticas. O Sintepon leva mais tempo para ser produzido do que a holofibra. Sua tecnologia de fabricação baseia-se na colagem de fibras de poliéster. Os pedaços de holofibra consistem em fibras torcidas em forma de molas em miniatura.
Resíduos reciclados são usados para produzir enchimentos sintéticos. A cola é usada para unir as fibras. Tudo isso, em conjunto, afeta o desempenho ambiental do material.

Observe! O sintepon é contraindicado para lavagens frequentes, pois sob a influência da água o material se desintegra e deforma. Durante o uso do produto acabado, seções individuais do tecido sintepon se compactam, perdendo suas qualidades. Portanto, o sintepon costurado é usado para o forro.
A fibra oca não enruga e, após a compressão, retorna rapidamente à sua forma original. A lavagem não afeta a qualidade e a resistência ao desgaste deste material. O enchimento é vendido por peso. É fácil distinguir os dois materiais pela aparência e pelo toque.

O que é melhor para travesseiros e cobertores
Holofiber ou inverno sintético - que é melhor para fazer roupas de cama para crianças e adultos. Altas temperaturas são usadas no processo de fabricação da holofiber. Nenhum composto químico é usado no processamento do material, portanto, ele não causa reações alérgicas e pode ser usado para o seguinte:
- produção de roupas de cama para crianças e adultos;
- roupas infantis.
Importante! Cobertores e travesseiros com esse enchimento podem ser lavados com frequência sem prejudicar o produto.

O Sintepon é frequentemente usado para costurar agasalhos e cobertores pelos seguintes motivos:
- produzido em forma de camadas fáceis de cortar e costurar no forro;
- custa menos que holofibra;
- apareceu à venda antes e é usado por hábito;
- Muitos consumidores desconhecem as qualidades superiores da holofibra.
A indústria leve produz enchimentos sintéticos hipoalergênicos, feitos com adesivos especiais. Este material é mais caro.
Qual enchimento é o mais quente?
A capacidade de reter calor está nas fibras que retêm o ar quente aquecido pelo corpo humano. O material tratado com adesivos não absorve água e é fortemente soprado pelo vento.
Importante! O sintepon não retém bem o calor. Produtos costurados com forro deste material são adequados para invernos com temperaturas não inferiores a -5 graus. Casacos com acolchoamento sintepon são levados pelo vento.

Há uma diferença significativa entre sintepon e holofibra. Esta última possui as mesmas qualidades de isolamento térmico da lã natural e da pluma. Itens com esse enchimento são adequados para os invernos na Rússia central. Ao mesmo tempo, permitem a passagem do ar e a "respiração" do corpo.
Ambos os enchimentos são superiores ao material não tecido Thinsulate, inventado nos EUA, em sua capacidade de manter uma pessoa aquecida. Por muito tempo, o enchimento foi usado apenas na fabricação de roupas especiais para exploradores espaciais. O Thinsulate consiste em pequenos pedaços compostos por fibras finas, torcidas em espiral, conectadas em uma única substância. Nem todas as costureiras conseguem distinguir os pedaços brancos e fofos da holofibra comum.

O que é melhor para jaquetas
Ambos os tipos de enchimento sintético são usados para costurar agasalhos. A diferença é a seguinte:
- qualidades de isolamento térmico do revestimento;
- o custo final dos produtos;
- resistência ao desgaste de jaquetas e casacos acabados.
Para costurar jaquetas, a indústria produz um forro sintético pré-fabricado chamado "costura". Uma fina camada de enchimento sintético é costurada sobre seda artificial. O padrão de costura pode ser qualquer: losangos, quadrados, linhas paralelas e onduladas.

A costura é fácil de cortar e não se solta durante o processo de fabricação. Esse forro é vantajoso para os consumidores devido ao seu baixo preço e facilidade de processamento. Basta dobrar as partes externa e interna da jaqueta, uma de frente para a outra, costurar ao longo do perímetro e desviá-la pela abertura esquerda, que é então costurada à mão. Até mesmo uma artesã iniciante consegue dominar a tecnologia de costura de agasalhos.
A colcha sintética tem suas desvantagens:
- Um macacão feito com enchimento sintético barato perde rapidamente sua aparência comercial após ser molhado na chuva ou lavado com frequência.
- O forro se desfaz depois que a cola é lavada em pedaços e forma um caroço sob o forro da parte inferior da jaqueta.

Hollowfiber é um enchimento que é despejado em bolsos preparados. A principal dificuldade em costurar roupas de inverno com enchimento volumoso e fofo é sua distribuição uniforme nos bolsos do forro do produto.
Nas lojas que vendem plumas sintéticas, existem balanças eletrônicas especiais. Apesar do peso leve, o enchimento ocupa um grande volume.
Em casa, não é possível dividir os pedaços fofinhos em partes iguais. Por isso, as artesãs preferem usar camadas de enchimento sintético, que são fáceis de cortar.

Cuidados com materiais isolantes sintéticos
Itens sintéticos não toleram bem água quente. Não podem ser passados a ferro. Se necessário, são tratados com vapor. Para evitar passar a ferro desnecessariamente, no processo de costura de cobertores, colchas e tecidos semelhantes a cobertores, os tecidos são necessariamente passados a ferro.
De acordo com a tecnologia, as partes dos produtos são costuradas frente a frente e depois viradas do avesso. As bordas de um item inacabado não podem ser passadas a ferro, caso contrário, o enchimento sintético interno enrugará e perderá volume sob a influência de altas temperaturas.
As bordas dos cobertores e colchas são varridas ao longo de todo o perímetro e depois costuradas com um ponto de acabamento.

Como lavar uma jaqueta ou jaqueta de plumas
É difícil lavar uma peça grande em casa. Em jaquetas e casacos, as mangas, a gola e o acabamento dos bolsos são os primeiros a ficarem sujos. Essas áreas são limpas periodicamente com um algodão embebido em amônia.
Importante! As roupas externas só devem ser lavadas se não houver nenhuma sinalização proibindo essa manipulação na etiqueta costurada na costura da peça.
Quando o casaco estiver muito sujo, é melhor levá-lo à lavanderia. Somente peças leves e semileves que podem ser colocadas no tambor podem ser lavadas na máquina. Defina o modo recomendado pelo fabricante.
Peças costuradas em casa são lavadas no ciclo "sintéticos". Você pode colocar duas bolas de borracha no tambor junto com a roupa externa.

Sintepon e holofibra são fáceis de lavar. Às vezes, basta ensaboar a sujeira e deixar o cobertor de molho em uma solução de sabão. Para produtos infantis, são usados pós especiais que não causam reações alérgicas. Para outros itens, géis de lavagem são adequados. A composição é dissolvida em água antes de colocar o casaco no recipiente. Depois de algum tempo, você pode esfregar as manchas com uma escova e escorrer a água suja. Enxágue as peças em água fria e limpa. Torça o casaco depois que a maior parte do líquido tiver drenado.
Como lavar um travesseiro e um cobertor
Itens grandes e volumosos geralmente são levados para lavanderias a seco. É difícil lavá-los em casa. Um cobertor grosso não cabe no tambor da máquina de lavar. Ao lavar à mão, a peça é difícil de torcer.

Cobertores semifinos são dobrados em um pacote organizado e colocados na máquina de lavar. O modo é definido independentemente do tipo de tecido externo com o qual as capas externas e de forro do produto são feitas. A alavanca reguladora é definida para o modo "sintéticos" com centrifugação.
Colchas caras e bonitas, do tipo cobertor, não podem ser torcidas, pois, depois de enroladas, criam vincos, que exigem um gerador de vapor para serem passadas. Você pode passar vincos e dobras com um ferro a vapor. Este é um processo trabalhoso: a peça é estendida sobre a cama e, segurando o ferro no ar, cada 20-30 cm da superfície do tecido é processado sucessivamente.
Ao lavar à mão, quando for difícil levantar um cobertor inchado com água para torcê-lo, coloque-o ligeiramente inclinado na banheira e deixe o excesso de líquido escorrer. Em seguida, pressione com força com as mãos alternadamente em diferentes áreas do produto, removendo gradualmente a água. O cobertor é pendurado em uma corda do lado de fora para secar. Não será possível colocá-lo em um varal no quarto devido à grande quantidade de água que escorre dele para o chão.

Com travesseiros, tudo é mais simples: eles são colocados no tambor, configurados no modo "sintéticos" com centrifugação. Após a lavagem, a roupa de cama praticamente seca é deixada pendurada por um ou dois cantos em uma corda.
Os materiais não tecidos para costurar roupas quentes são selecionados levando em consideração a finalidade do produto final. Se houver lavagens frequentes, é mais vantajoso comprar enchimentos mais resistentes à água. As roupas infantis são costuradas apenas com materiais que não provoquem reações alérgicas na criança.




