Descrição dos tecidos lisos: quais os tipos que existem

Em diferentes tecidos, os fios da trama e do urdume são entrelaçados de forma diferente. As propriedades do material dependem significativamente disso: relevo, brilho, resistência e características de uso. Há um pequeno número de tipos básicos (por exemplo, trama simples) e variantes derivadas. Cada tipo de trama tem suas próprias características importantes que devem ser levadas em consideração ao trabalhar com tecidos.

Tipos de tramas de tecido

A qualidade do material depende não apenas do seu material, mas também da sua estrutura. Ele consiste em dois fios: o urdume e a trama. O primeiro é disposto em fileiras, e o segundo é preso à lançadeira. A trama se move para frente e para trás, localizada entre os fios do urdume. Os pontos de intersecção dos fios são chamados de sobreposições. Existem dois tipos:

  1. A sobreposição principal ocorre quando o fio da urdidura é posicionado acima do fio da trama na parte frontal.
  2. A sobreposição de tramas ocorre quando elas são dispostas em direções opostas.
Ponto de tafetá
Ponto de tafetá

A maneira mais simples de organizar os fios é em um fio sim, outro não. No entanto, alguns tecidos usam opções mais complexas.

As tramas são divididas em básicas e derivadas. As primeiras incluem simples, sarja, cetim e cetim. Os demais tipos são feitos com base nos listados e são chamados de derivados.

Trama simples de fios
Trama simples de fios

O deslocamento é a distância entre as sobreposições semelhantes mais próximas. Elas são de dois tipos:

  1. Vertical, quando se considera o número de fios de trama entre as sobreposições do urdume.
  2. Na horizontal, são consideradas as linhas principais entre os bicos de pato mais próximos.

Se você observar atentamente um padrão de tecido, notará que ele se repete regularmente. Um padrão repetitivo de entrelaçamento de fios em um tecido é chamado de "rapport". Este termo se refere não apenas à seção de repetição do padrão, mas também ao seu tamanho (o número de fios vertical e horizontalmente que o compõem).

Ponto de tafetá

Este método de arranjo de fios é considerado um dos mais simples. Os seguintes tipos de tecidos de algodão são dispostos dessa maneira: cambraia, chita, tafetá, marquise, popeline, chita, marquisette e chita.

Você pode estar interessado nisto:  Composição do rodapé: de que é feito o tecido, características e aplicação

A tecelagem simples de fios é utilizada na criação de tecidos de linho. Estes incluem: lona, ​​lona e forro.

Este método também é usado em tecidos de seda: crepe marroquino, crepe chiffon, crepe georgette e crepe da China.

Tela
Tela

O padrão de trama simples é usado em tecidos de lã: lã grossa, diversos tecidos diferentes para vestidos ou ternos.

Além disso, esse método é usado para produzir tecido artesanal.

A seguir, vamos falar sobre o tecido de linho, o que é e quais são suas principais propriedades:

  • alto grau de resistência a impactos mecânicos;
  • superfície fosca;
  • suavidade;
  • com este tipo de tecelagem, ambos os lados do material (frente e verso) são iguais;
  • Se o material for feito de fios fortes, então ele é rígido.

Esses tipos de tecidos, pela simplicidade de seu design, surgiram antes de outras opções.

Seu uso mais difundido é como material para a fabricação de têxteis para o lar. Esses tecidos apresentam um relevo claramente visível. Isso se aplica plenamente aos tecidos de seda. Os tecidos de lã tecidos dessa maneira são leves e duráveis.

Este tecido é mais resistente a lavagens agressivas.

Tecido sarja

Em tecidos feitos com essa trama, é possível observar uma nervura diagonal. Isso ocorre porque o cruzamento ocorre por meio de uma mudança assimétrica. Podem ser utilizadas as opções 2 para 1 ou 3 para 1.

Tecido sarja
Tecido sarja

Este método é usado na produção de tecidos de sarja, forro semisseda, feitos sobre uma base de algodão.

Ao criar um tecido semisseda com urdume de seda e trama de algodão, a sarja é usada como trama principal. O mesmo se aplica a tecidos de semilã feitos com urdume de lã e trama de algodão.

Importante! A trama de fios em sarja forma um material muito denso. Portanto, esse método é usado para criar tecidos para necessidades militares ou técnicas. Tecidos conhecidos como tweed e jeans são feitos com esse tipo de trama.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição do velo de 3 fios com velo: características do tecido
Jeans
Jeans

Este método é usado na criação de tecidos industriais de fibra de carbono.

Na produção da gabardine, o mesmo tipo de tecido é usado como urdume e trama: merino. Um fio de dupla torção é usado como urdume e um fio simples para a trama. Neste caso, utiliza-se uma trama complexa de sarja. Ao mesmo tempo, uma pequena nervura é facilmente visível na parte frontal, localizada em um ângulo de 60 a 70 graus.

Tweed
Tweed

Este material é frequentemente usado para costurar casacos femininos e masculinos para a primavera-verão. Também é usado para costurar alguns tipos de uniformes de oficiais.

Os métodos mais comuns são os de trama simples e sarja.

Tecidos crepe

Este método de fabricação de tecido é um derivado da tecelagem simples e do frivolité. Na tecelagem de crepe, os fios são dispostos de forma mais caótica. Esse tecido é mais difícil de enrugar e não se desfaz nas linhas de corte.

Tecido crepe
Tecido crepe

Tecidos canelados

Com este tipo de tecelagem, é possível ver nervuras elevadas na parte frontal. Elas podem ser retas ou oblíquas. Cada conexão contém duas nervuras.

Tramas translúcidas

Este é o método usado para produzir materiais translúcidos vazados. Diversos tipos de tramas alternadas podem ser usados ​​para isso. Este é o método usado para produzir tecidos para blusas e vestidos.

Para formar espaços, são utilizadas sobreposições alternadas, longas e curtas. As primeiras esticam o tecido em certas áreas, enquanto as últimas servem como seus limites. Espaços surgem em locais onde os grupos estão separados.

Tecido de cetim

A palavra "atlas" é traduzida do árabe como "liso". Ela reflete as características da aparência. No tecido de cetim, a trama sai pela frente através de cinco ou mais fios de urdume. Isso proporciona uma sensação visual de suavidade na frente.

O cetim usa um método semelhante de tecer fios.

Tecido de cetim
Tecido de cetim

Existem dois tipos principais desse tipo de matéria:

  • simples e suave;
  • estampado.
Você pode estar interessado nisto:  Descrição detalhada do tecido de lona, ​​sua composição e requisitos para lonas

Este material é usado não apenas para fazer roupas, mas também para alguns tipos de calçados (por exemplo, sapatilhas de ponta). O cetim é usado para fazer smokings e vários tipos de vestimentas religiosas.

Tecido de cetim
Tecido de cetim

É usado para estofamento ou como um belo papel de parede de tecido. Outro uso do cetim é na produção de bandeiras.

O tecido de cetim é conhecido há muitos séculos. Era usado na Rússia Antiga e em Bizâncio.

Atlas
Atlas

Esses tipos de tecido são mais escorregadios e têm uma alta taxa de cisalhamento.

Tecido Rep

Este tipo de tecelagem assemelha-se ao linho, mas a disposição dos fios é mais esparsa. Este tecido apresenta nervuras bem visíveis na superfície.

Devido à estrutura diferente, o tecido com trama rep é mais macio ao toque do que o tecido liso.

Representantes
Representantes

Importante! Devido à presença de nervuras, é preciso ter cuidado especial para garantir que a direção do corte seja a mesma.

Tecido Rogozhka

Este tipo de tecelagem é semelhante à tecelagem simples, tendo em conta que em vez de cada fio simples, quando se utiliza uma esteira, são utilizados dois fios adjacentes.

Rohozhka
Rohozhka

A vantagem desse tipo de tecelagem é sua maior densidade. Esse material é mais macio e elástico que o linho.

A trama do pano de saco é usada na criação de tecidos de algodão e linho. É usada em algumas variedades de lã e semi-lã para ternos ou vestidos.

Sarja quebrada
Sarja quebrada

Sarja quebrada

As linhas diagonais inerentes a esses tecidos mudam de direção. No material, você pode ver linhas dispostas em padrão espinha de peixe. Esta opção é uma das variedades de sarja.

Tecido de sarja quebrada
Tecido de sarja quebrada

Alguns tecidos de algodão e lã são feitos com sarja quebrada. Os padrões são dispostos de forma que a orientação da trama se alterne. Frequentemente, diferentes tipos de sarja são usados ​​para obter o efeito desejado.

Ao escolher o material certo, é importante considerar suas características. Conhecer os tipos de tramas ajudará você a escolher o material que melhor se adapta.

https://www.youtube.com/watch?v=LF6mtAcrO4U

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior