A lona é um tecido grosso para velas que surgiu pela primeira vez na Holanda e depois na Inglaterra como material para costurar velas de veleiros. Atualmente, o escopo de aplicação da lona é muito amplo: construção, metalurgia, agricultura, exército e fazendas particulares.
Do que é feita a lona: composição do tecido
A lona (também conhecida como tecido para velas) é feita principalmente de linho, juta, algodão e, às vezes, de material sintético (opções mais baratas). A principal diferença entre a lona e outros tipos de tecido é sua alta densidade (de 300 a 900 g/m²).2), que garante baixa permeabilidade ao ar, bem como uma impregnação especial para conferir resistência ao fogo ou resistência à água.

Para a produção de tecido de lona, são utilizados fios relativamente grossos feitos de fibras naturais, o que permite obter alta densidade e outras propriedades deste material.
Por que a lona é tão procurada?
O tecido de lona possui uma ampla gama de propriedades universais de consumo:
- alta resistência mecânica;
- resistência ao desgaste;
- baixa permeabilidade ao ar;
- resistência à água;
- resistência ao fogo.

E todas essas propriedades são combinadas com um custo relativamente baixo, o que torna a lona popular entre fabricantes e compradores.
Características, descrição e composição
Se falamos da naturalidade do material da lona, a composição do tecido é principalmente de origem natural – linho, juta, algodão e, às vezes, fibras sintéticas. Na maioria dos casos, o material é combinado; por exemplo, uma composição de 50% algodão e 50% linho é amplamente utilizada; a composição da lona pode incluir até 20% de matérias-primas sintéticas. Tipos mais caros de lona utilizam juta em combinação com linho sem impurezas.

A lona é vendida em rolos, com largura variando de 80 cm a 1 metro. Cores populares: cáqui, amarelo-escuro, cor de palha, etc. Algumas cores são devido à impregnação. Também está disponível para venda o tecido de lona Leroy da China, revestido com polietileno, utilizado na produção de toldos automotivos, material para cobrir carros. Pode ser fornecido com argolas (ilhós) para cordas.
Conformidade com GOST
Na Rússia, a lona é produzida de acordo com o GOST 15530-93 (baseado no GOST da era soviética). Também existem designações de letras que indicam o tipo de impregnação (à prova de fogo, à prova d'água, etc.), consistindo em suas primeiras letras. A densidade, de acordo com este GOST, está entre 350 e 700 g/m2Em qualquer caso, a lona contém linho.
Importante! É necessário selecionar o tecido para diferentes necessidades, com base nas características de impregnação, densidade, conforme indicado pelos artigos e letras do nome.

Com o que ele está impregnado?
Impregnações são substâncias químicas que conferem ao tecido de lona certas propriedades de consumo. Tudo depende da composição — o material pode se tornar à prova de fogo, impermeável, etc. Os tipos mais comuns de impregnação são:
- OP – proteção contra incêndio (densidade 495 g/m2 , tempo de queima 50 segundos);
- SKVP – impregnação combinada resistente à luz, resistente à água e bio-resistente;
- VP – impregnação impermeável.

Observe! As impregnações conferem uma determinada cor ao tecido, por exemplo, tecidos impermeáveis conferem uma cor esverdeada, tecidos resistentes ao fogo conferem diferentes tons de marrom dependendo da temperatura.
Aplicativo
O uso da lona é extremamente amplo. Ela ainda é usada para fazer velas para iates, barcos e outros veleiros. Outros usos:
- vestuário de trabalho de costura;
- como material de cobertura (toldos, tendas, abrigos, marquises, etc.);
- amplamente utilizado na marinha, aviação, exército (roupas de proteção);
- em construção;
- na agricultura (transportadores, luvas, bolsas, etc.);
- em metalurgia (protetores térmicos, roupas especiais, luvas);
- silvicultura.

Tipos de produtos feitos de tecido de lona
Tendas, tecidos para toldos, abrigos para carros, equipamentos, máquinas, roupas especiais – coletes, macacões, capas, luvas – são feitos de SCVP (à prova d'água).
O tipo resistente ao fogo, por exemplo, o artigo 11292 OP, é usado para costurar equipamentos de soldagem, roupas para bombeiros e metalúrgicos. Uma faísca ou fogo, ao atingir essas roupas, apaga-se.
Informações adicionaisA lona resistente ao fogo não é totalmente à prova de fogo, mas pode resistir ao fogo por um determinado período. Por exemplo, a resistência à queima é de aproximadamente 50 segundos (dependendo do tratamento). Além disso, não produz gases cáusticos e tóxicos ao queimar.

A bioimpregnação aumenta as propriedades antipodridão. Auxilia na fabricação de fôrmas, em terraplenagens e na extração de madeira.
A lona fina é usada para fazer mochilas, bolsas diversas com muitos bolsos muito práticos, pois têm texturas de cores diferentes, não se desgastam rapidamente, são fáceis de lavar, não perdem a forma, são confortáveis de usar e não causam irritação ao entrar em contato com o corpo.

Eles costuram vários cintos e coleiras para cães. Ficam lindos, por exemplo, quando rebitados. Também fazem capas para ferramentas de corte - facas, machados, alicates, tenazes.
Mangueiras de incêndio e toldos para veículos militares ainda são costurados apenas com lona. Na Marinha (militar e civil), todos os itens no convés são protegidos da chuva e do sol por toldos de lona. O principal uniforme de trabalho dos pescadores é um robe de lona.
Cuidados com produtos feitos de tecido de lona
A lona é um material muito simples, durável, impermeável, resistente ao calor e à luz, portanto, não requer cuidados especiais. Ao mesmo tempo, como qualquer outro produto, os itens feitos de lona precisam ser limpos periodicamente para remover sujeira e poeira. O procedimento mais necessário para produtos de lona é a secagem. O material é capaz de absorver uma grande quantidade de umidade, o que pode causar apodrecimento rápido. Portanto, os produtos de lona, mesmo com impregnação à prova d'água, devem ser completamente secos após o uso.

Para a sua informaçãoA umidade é a principal razão para a curta vida útil de barracas, mochilas, toldos, etc. Uma barraca que não for seca apodrecerá em um inverno.
Ao armazenar, é necessário proteger da luz solar direta, pois a lona, mesmo com a impregnação adequada, tende a desbotar ao sol e começar a rasgar. Se você seguir estas regras simples, os produtos de lona durarão muito tempo.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do tecido de lona incluem resistência, resistência ao desgaste, resistência à água e resistência ao calor. Outras vantagens incluem baixo custo, durabilidade e retenção de forma. Tudo isso torna o escopo de aplicação da lona praticamente ilimitado. Outra vantagem é que ela não emite substâncias nocivas ou tóxicas ao queimar ou apodrecer.

No entanto, também existem desvantagens significativas. A lona é um material muito pesado (em comparação com outros tecidos), sua costura exige bastante trabalho, além de absorver umidade facilmente e endurecer. O material úmido é difícil de transportar e dobrar. A composição úmida está sujeita a apodrecimento. O tecido da lona é áspero, por isso é usado principalmente na fabricação de roupas de trabalho.
A lona é um tecido com ampla gama de aplicações devido às suas vantagens. Embora tenham surgido muitos tecidos sintéticos que a superam em propriedades individuais, ela ainda permanece incomparável em termos de suas propriedades gerais.




