Rodapé - que tipo de tecido é, quais são suas propriedades e qual é sua aparência? Essas perguntas interessam a costureiras iniciantes. Todo mundo tem peças feitas com esse tecido no armário. Diferentes tipos de materiais são usados para costurar roupas infantis, agasalhos e casacos.
História de origem
O rodapé é um tecido de malha com fleece na parte de trás e uma superfície frontal lisa e agradável ao toque. O material com propriedades especiais começou a ser produzido em meados do século XX. Um tecido dupla face com um verso macio, felpudo ou texturizado em laçadas é chamado de "rodapé".

O nome do tecido é literalmente entendido em alemão como "forro". O nome indica diretamente não a qualidade principal do tecido, mas o pelo na parte de trás.
O primeiro país fabricante a lançar a produção em massa de rodapés é desconhecido. Pode ter sido a URSS, a Índia ou o Egito. As malhas de algodão foram criadas perto das bases de matéria-prima, onde o algodão era cultivado.

Composição e produção
Tecido para rodapé - o que é, composição e tipos de fabricação dupla face? A tecnologia de criação de rodapés consiste em uma maneira incomum de entrelaçar fios. A parte da frente do tecido é lisa, semelhante à superfície lisa de um jersey. Uma pequena nervura é claramente visível. E o pelo na parte interna é criado por fios de rodapé presos ao tecido com broches de laçada.
As propriedades e o tipo de tecido do rodapé são determinados pela sua composição; ele pode ser feito de matérias-primas naturais puras ou com o uso de aditivos sintéticos:
- Algodão. Possui alta higroscopicidade, não causa alergias. O tecido é macio e suave ao toque.
- Fibra de algodão + lã. O tecido é usado para costurar roupas quentes.
- Algodão + poliéster ou lycra. Sintéticos são adicionados para tornar o material resistente ao desgaste.
Propriedades, vantagens e desvantagens do tecido
Os materiais de lã são feitos da mesma forma que as malhas lisas.
Observação! Algumas modificações foram feitas na tecnologia de produção. Os fios são tecidos de dentro para fora usando um método de trefilação, criando uma superfície de pelo.
Este tecido tem muitas vantagens:
- não causa alergias;
- agradável ao toque;
- não causa irritação ao entrar em contato com o corpo;
- absorve bem a umidade;
- permite a passagem do ar, permitindo que o corpo respire em roupas feitas de rodapé;
- o tecido de malha é elástico, as roupas feitas com ele se ajustam ao corpo e não restringem os movimentos;
- rodapé de fibra natural retém bem o calor devido ao lado traseiro escovado;
- aumentou a resistência ao desgaste.
As desvantagens dos materiais de base natural incluem o seguinte:
- destruição rápida das fibras sob a influência dos raios ultravioleta;
- tecidos naturais encolhem após a lavagem;
- Ao lavar em água quente, o tecido é danificado.
Para conferir propriedades especiais ao tecido, até 10% de fibras sintéticas são adicionadas à sua composição. O fleece com fios artificiais possui qualidades especiais:
- A Lycra dá brilho e elasticidade ao tecido;
- A viscose artificial permite que você se livre do encolhimento.
Os aditivos sintéticos conferem ao tecido as seguintes qualidades:
- brilho;
- resistência ao desgaste;
- resistência a rugas.
Importante! O rodapé de algodão com adição de lã é usado para costurar agasalhos. É quente, mas também encolhe bastante e perde a forma com lavagens frequentes. Após o tratamento com compostos químicos especiais, surge um efeito resistente ao fogo.
Tipos e Aplicações
Todos os tipos de rodapé são divididos em três classes:
- Fio único. Material fino, macio ao toque e com verso aveludado. Este tipo de material é feito de fibra natural sem aditivos sintéticos. O material fino e delicado de fio único é usado para costurar roupas infantis.

- Dois fios. Rodapé de dois fios - que tipo de tecido é? Dois fios são entrelaçados no tecido de dentro para fora, usando um método de trefilação. Material de média densidade é usado para produzir roupas e roupas íntimas infantis. O rodapé de dois fios com adição de lycra é popular devido à sua aparência atraente e elasticidade. Os consumidores que perguntarem na loja que tipo de tecido é o rodapé de dois fios, receberão diversos tipos de material, com aparência externa diferente. O verso será comum a todas as opções.
O fio duplo é geralmente produzido pelos fabricantes no formato de um tubo para que as roupas íntimas feitas com ele não tenham costuras nas laterais.

- Três fios. Possui pelo longo, o tecido é grosso e quente. Este tipo de rodapé pode conter fibras de lã natural, aditivos artificiais de elastano, poliéster e viscose. O teor de impurezas chega a 20%. O material de alta densidade é adequado para a confecção de agasalhos. Existem duas maneiras de formar um rodapé com pelo. Na primeira, as laçadas são formadas por fios elásticos de dentro para fora. O resultado é um rodapé com laçadas de três fios. No segundo caso, uma máquina especial com agulhas especiais passa pelos fios de trás, prendendo-os na parte de trás. Ao final do processo tecnológico, obtém-se um rodapé de três fios com pelo.
Dependendo da fibra utilizada na produção, as malhas são divididas nos seguintes grupos:
- Penye (PE). Feito de fibras longas de algodão. O resultado é um tecido de alta qualidade. Usado para costurar roupas de bebê.
Para dar ao tecido um aspecto decorativo, é adicionada lycra à sua composição.

- Anel. Fibras de algodão de comprimento médio são utilizadas em sua produção. A malha finalizada apresenta uma leve "penugem".
- Openend (O/E). Material barato feito de matérias-primas de baixa qualidade. Caracteriza-se pela maciez, que os fabricantes eliminam tratando o tecido acabado com compostos químicos especiais.
Recomendações de compra
Produtos feitos com rodapé são fáceis de reconhecer. Eles são determinados pelas características especiais do tecido: um lado externo liso e um verso de lã. A etiqueta indica a composição do material. Se fibras naturais foram usadas para produzir malhas, a peça final pode encolher após a lavagem. Nesse caso, você não deve comprar um produto que fique justo.
Observação! Material com pequena porcentagem de sintéticos apresenta melhor resistência ao desgaste, mas absorve pouca umidade. Nele, a pessoa sente uma sensação desagradável na estação quente, o chamado "efeito vapor".
Cuidados com produtos de rodapé
Roupas feitas de rodapé ficarão atraentes por muito tempo se você seguir estas regras:
- Elas são passadas do avesso sobre uma toalha felpuda e o ferro é ajustado no modo “algodão” ou “seda”, dependendo da densidade e composição.
- Lave em água morna. Para peças finas de criança, selecione a temperatura de 40 graus no visor da máquina de lavar e, para peças grossas, 60°C.

- Não deixe ferver.
- Lave com sabão em pó e gel “suaves”.
- Seque em um cabide dentro de casa ou ao ar livre na sombra.
O tecido de malha de algodão é muito procurado devido ao conforto que a pele sente em contato com a superfície do tecido e à aparência estética dos produtos feitos com ele.
Precauções ao lavar
A única desvantagem séria dos tecidos naturais é que eles encolhem bastante após o contato com água quente. Para evitar isso, as peças acabadas são deixadas de molho e lavadas em água morna. Em seguida, são torcidas sem torcer, deixadas escorrer e penduradas na secadora. As malhas não devem ser secas ao sol, em aquecedores centrais ou perto de fogões.
Importante! O tecido adquirido, composto de fibras naturais, é embebido em água morna antes do corte. A descatalização preliminar evita o encolhimento do produto.
O que é costurado no rodapé?
As fábricas de costura usam material de rodapé de dupla face para produzir o seguinte:
- roupas finas e macias para bebês;

- malhas infantis;
- roupas especiais para esportes;
- calças esportivas, jaquetas;

- pijamas;
- roupões;
- casacos de verão;
- suéteres;
- capuz.
É impossível responder à pergunta sobre o que mais é costurado a partir do rodapé. Designers usam esse tecido para criar todos os tipos e grupos de roupas, combinando-o com renda, jeans, apliques e inserções de couro. Roupas juvenis feitas de rodapé com uma imagem temática impressa em tipografia parecem interessantes.

Preço de varejo por metro de tecido
O preço do material depende de sua qualidade, densidade e qualidades especiais, como resistência ao fogo e maior higroscopicidade.
Tecido de malha para rodapé com dois fios é vendido no varejo a partir de 850 rublos, viscose de dois fios pode ser comprada por 700-800 rublos.
O material é vendido na forma de uma folha com largura de 150 a 180 cm e um tubo com largura de 6,5 a 80 cm.
Este último é usado para costurar produtos sem costura. O preço por metro linear depende do consumo de fibras e da qualidade do tecido. O rodapé mais estreito de dois fios custa a partir de 60 rublos por metro.
Comparação com outros materiais
As vantagens do material são óbvias. Roupas feitas de algodão natural e aditivos sintéticos não precisam ser passadas com tanta frequência quanto as de linho. Peças de malha se ajustam perfeitamente ao corpo e não restringem os movimentos. Roupas íntimas e pijamas desta fábrica são agradáveis ao toque e não irritam a pele.

Anteriormente, acreditava-se que o material não era adequado para a confecção de ternos de noite e de negócios. Alguns tipos de rodapé, contendo lycra, são usados por gurus da moda para criar roupas adequadas para festas familiares, ocasiões especiais e saídas à noite.
Avaliações de clientes
Os consumidores avaliam o tecido do rodapé apenas positivamente:
Lopatin S.A. (assentamento gigante, distrito de Salsky, região de Rostov)
Comprei um forro de fio duplo e eles fizeram uma roupa íntima quentinha para airsoft. Ficou ótimo. A estrutura especial do tecido permite que você se mantenha bem aquecido. O material corresponde à descrição do fabricante. Antes disso, eu não sabia o que era rodapé.
Dudinets L.A.
"Comprei para o meu neto um moletom e uma calça de fleece de três fios. A criança adorou, as roupas não restringem os movimentos dele. Antes, eu ficava intrigada, que tipo de tecido é o fleece de três fios. Agora, vou recomendá-lo a todos os meus amigos."
O velo é um tecido moderno com propriedades únicas.
Observação! Dependendo da composição do fio, o material final é usado para costurar peças para bebês, roupas quentes, roupas íntimas e vestidos de noite. O material requer cuidados especiais. Lavagem delicada, passagem e secagem adequadas garantem a durabilidade dos produtos para rodapé.




