O tricô é conhecido há mil anos. É difícil encontrar alguém cujo guarda-roupa não inclua peças feitas com esse material. Vestidos leves, suéteres e cachecóis quentes, roupas esportivas e muitos outros itens essenciais são costurados com ele. Apesar de sua enorme popularidade e demanda, nem todo mundo ainda sabe o que é tricô.
- Tecnologia de produção
- Propriedades e características
- Vantagens e desvantagens
- Tipos e Aplicações
- Características da tecelagem de malha
- Tricô transversal
- Características de alguns tecidos de malha
- Camisa simples (suprema)
- Jersey
- Rodapé
- Lacoste
- Biflex
- Borracha (ribana)
- Jacquard
- malhas francesas
- Esticar
- Gippel
- Velo
- Cashcorse
- Dior
- Veludos
- Pelúcia
- Selanik
- Angorá
- Mahra
- Oto
- Dicas de cuidados
Tecnologia de produção
A malha é um tecido elástico de malha com características de desempenho atraentes. O material é feito de algodão natural, linho, lã, além de fios sintéticos e artificiais, entrelaçados com equipamentos especiais.

Os itens de tricô são feitos em máquinas de tricô ou à mão, com agulhas de tricô. Primeiro, o item de tricô é tricotado. Depois, ele é cortado e costurado.
Os produtos de malha são leves e confortáveis, graças à sua excelente elasticidade e plasticidade. O material é produzido das seguintes maneiras:
- Corte. Primeiro, é feito um pedaço de tecido, do qual são cortados os elementos necessários para a costura de roupas, de acordo com moldes preparados. As peças são costuradas em uma máquina especial. O método é usado para produtos de baixo custo, como roupas íntimas, agasalhos e luvas de consumo em massa, visto que uma grande quantidade de resíduos é gerada no processo.
- Regular. Mais adequado para produção em pequena escala. O método é econômico, mas ao mesmo tempo extremamente trabalhoso. Envolve o uso de matérias-primas caras e a produção de um produto inteiro de uma só vez.
- Semirregular. Em termos de tempo e consumo de matéria-prima, o método é considerado bastante econômico. É usado principalmente na produção de agasalhos. As malhas são feitas em uma máquina de tricô circular.

Dependendo da categoria da malha, são utilizadas diferentes máquinas de tricô. As máquinas de tricô circulares são usadas para fazer o ponto meia, e a tecelagem de feltro é feita em uma única máquina de tricô circular.
Na fase final de produção, os produtos de malha recebem uma aparência apresentável. Dependendo do modelo, são utilizados os seguintes tipos de acabamento:
- tingido liso - o tecido acabado é tingido em uma única cor;
- malha heterogênea - como resultado de um processamento especial, o tecido adquire uma tonalidade multicolorida, e o entrelaçamento dos fios é realizado após o tingimento;
- branqueado - o material é clareado até adquirir uma cor creme claro ou branca uniforme;
- inacabado - o material não está sujeito a acabamento adicional e tem uma tonalidade natural.
Para a sua informação! Após o processamento, o tecido de malha pode ficar macio ou liso. O primeiro efeito é obtido graças a cones e agulhas especiais localizados nos eixos das máquinas de felpa, que criam felpas na superfície do material.

Propriedades e características
Antes de comprar um produto, você precisa entender claramente o que é malha – que tipo de tecido é e quais propriedades possui. Todas as características de consumo inerentes a este material são convencionalmente divididas em grupos:
- Estética. Determinada pela direção estilística, funcionalidade e integridade da composição do modelo;
- higiênico. Este grupo inclui propriedades como permeabilidade, eletrificação, bem como propriedades de proteção térmica e higroscópicas;
- Operacionais — são propriedades relacionadas à vida útil do produto. São determinadas, em primeiro lugar, pelas características estruturais do material e sua qualidade. Entre elas, destacam-se a elasticidade, a dissolução, a resiliência, a resistência, a extensibilidade, a estabilidade dimensional e a reparabilidade.
Apesar de a malha ser um material multifuncional que pode ser feito de lã, algodão, fibras sintéticas e combinadas, o mais popular é, há muito tempo, o algodão. Isso se explica pela sua base natural, facilidade de cuidado, segurança e hipoalergenicidade.
Observe! Os especialistas, ao contrário, recomendam dar preferência às opções combinadas, pois o uso de fibras sintéticas adicionais confere ao produto boas características operacionais e de trabalho.
Em qualquer caso, como mostra a prática, a malha é um material durável e elástico, com uma superfície densa.

Vantagens e desvantagens
Hoje, a malha é reconhecida como um dos materiais mais comuns e procurados na indústria têxtil. Ela apresenta as seguintes vantagens:
- estende-se em todas as direções;
- não enruga;
- tem permeabilidade ao ar única, graças à qual não é quente no calor e quente no frio;
- pode ser volumoso ou gracioso e fino;
- não perde a forma com o uso prolongado;
- malhas não restringem os movimentos;
- agradável ao toque;
- durabilidade e resistência ao desgaste;
- higroscopicidade;
- não acumula eletricidade estática;
- fácil de cuidar;
- Os produtos estão disponíveis a preços razoáveis.
Observe! Além disso, não se deve ter certeza absoluta de que os tecidos de malha são materiais que apresentam apenas vantagens. Como todos os outros materiais, eles apresentam certas desvantagens.
A principal desvantagem dessas peças é sua aparência primitiva. Somente pessoas com corpo esbelto podem se dar ao luxo de usar malhas, já que o material se ajusta perfeitamente ao corpo. Produtos feitos de malha e vendidos a preços baixos podem causar reações alérgicas, pois utilizam matérias-primas de baixa qualidade em sua produção.

Tipos e Aplicações
Tecido de malha - muitas pessoas sabem o que é, mas nem todos entendem suas diferenças e como é classificado. O material é dividido de acordo com os seguintes parâmetros:
- por composição;
- por estrutura;
- por tipo de trama;
- por tipo de matéria-prima.
De acordo com a composição, as malhas podem ser:
- algodão;
- de lã;
- sintético;
- combinado.
Segundo especialistas, o melhor dos tipos de malhas listados é considerado a opção combinada, que pode ser:
- misturado. Uma pequena quantidade de outras fibras é adicionada à base;
- heterogêneo é caracterizado pela impossibilidade de isolar a fibra predominante;
- Vigona é feito de uma base de algodão com adição de fibras de lã.
Observe! Dependendo da estrutura, o material pode ser urdume ou malha cruzada. Quanto à trama, pode ser principal, derivada, combinada e complexa.
Tipos de tecido de malha por método de acabamento:
- severo;
- branqueado;
- tingido liso;
- malha multicolorida.
Além disso, as malhas são classificadas de acordo com o tipo de matéria-prima com a qual são feitas. Elas podem ser compostas por fios, fios ou combinadas.
A malha é usada para costurar:
- roupas masculinas, femininas e infantis;
- meias;
- roupa de cama e roupa de casa;
- conjuntos de cama;
- agasalhos e roupas esportivas;
- chapéus e cachecóis;
- luvas e mitenes.
Observe! A ampla utilização de malhas para a produção de produtos é explicada pela variedade de fios, formas e métodos de tricô.

Características da tecelagem de malha
Ao se perguntar que tipo de material é uma malha, as pessoas começam a buscar informações sobre suas propriedades e características. Sua impressionante semelhança com tecidos comuns costuma confundir muitos que não têm essa informação. Conhecendo suas características, é bem fácil determinar se se trata mesmo de uma malha.
Muitas pessoas costumam perguntar se malhas esticam ou não. As malhas genuínas têm uma estrutura de laçada bem visível, que se distingue pela sua elasticidade.
Dependendo da trama, o material pode ser tricotado em urdume. Esse tecido é criado por um feixe de fibras que formam a base. Essa categoria de trama é usada na fabricação de cetim, tecido e tramas especiais que permitem franjas para decoração.
Observe! Produtos criados com base em tecidos de malha de urdume não desfiam.
Além dos tecidos de urdume, há outra categoria de tecelagem: o tricô cruzado.

Tricô transversal
Os tecidos de malha cruzada se distinguem pelo fato de que as laçadas de uma fileira são sempre retas e se conectam sucessivamente às outras. Os tecidos mais comuns nesta categoria incluem:
- jersey - malha de lã usada para produzir vestidos elegantes e ternos de negócios;
- cetim - um tecido leve, sem lã e com frente e verso separados. O material é fino, por isso é usado principalmente para fazer roupas de verão;
- interlock, que contém algodão com adição de elastano. É utilizado na produção de camisetas, roupas íntimas e pijamas;
- O mergulho se distingue por sua capacidade de se ajustar perfeitamente ao corpo e reproduzir até as menores curvas. Fantasias de circo, leggings e leggings elásticas são feitas com ele;
- O elástico é um material ideal para a produção de maiôs esportivos e golas altas. Para tornar o tecido elástico e manter o produto com boa forma, adiciona-se lycra.
Os tecidos de malha cruzada suportam perfeitamente o estiramento ao longo do fio transversal e desfiam facilmente em todas as direções.

Características de alguns tecidos de malha
A variedade de tecidos de malha é grande, portanto, para selecionar o material necessário, é necessário levar em consideração suas características e características. Até pouco tempo atrás, muitos preferiam usar apenas materiais universais para costurar roupas, como Milano ou jersey. Hoje em dia, todos os tipos de malha são usados.
Camisa simples (suprema)
O tecido é considerado o mais fino de todas as variedades. As roupas feitas com ele são leves, arejadas, higroscópicas, extremamente respiráveis e agradáveis de usar.

É 100% algodão, por isso é frequentemente usado para costurar macacões, camisetas e outros acessórios infantis, além de vestidos de verão, vestidos de verão, shorts e camisetas. A adição de fios de elastano ou viscose ao tecido confere resistência e elasticidade ao produto.
Jersey
O material estica bem e é produzido usando um método de trama única. A composição do tecido pode ser mista e incluir viscose, lã ou algodão. Também é produzido totalmente sintético e praticamente não amassa.

Rodapé
O material é feito de algodão natural com lã. A base é quente, macia e confortável, sendo usada em roupas infantis, roupas íntimas, pijamas, robes e agasalhos. A densidade do material é influenciada pelo seu tipo. O tecido pode ser de dois ou três fios. A desvantagem é o encolhimento após a primeira lavagem.

Lacoste
Tecido de algodão, cuja principal diferença é a trama característica dos fios, formando uma estrutura de malha. É usado para costurar camisas, camisetas e coletes. A famosa fabricante de roupas à base deste tecido é a empresa francesa "Lacoste".

Biflex
Um material durável e colorido que se estica bem em todas as direções. É composto por fios de náilon e uma certa porcentagem de lycra. Essa malha densa é usada para costurar fantasias de dança, ginástica, trajes de banho e trajes de circo, além de ajudar a dar um toque especial à imagem de atores de teatro.
Borracha (ribana)
Malhas caneladas, caracterizadas por sua elasticidade e flexibilidade devido à adição de fibras de lycra. São utilizadas na confecção de punhos, decotes de agasalhos e peças para pessoas de diferentes faixas etárias. Não deformam e são duráveis.

Jacquard
Tecido feito de diversos materiais, naturais e sintéticos, ou mistos. Distingue-se por sua aparência nobre e refinada, durabilidade, resistência à deformação e textura agradável ao toque. Um método de tecelagem específico é utilizado na produção do tecido. O jacquard é usado para costurar roupas de cama e mesa, cortinas, roupas e capas de móveis.
malhas francesas
Este é um tecido obtido pelo entrelaçamento de um fio duplo viscoso. De acordo com a descrição, o material mantém sua forma perfeitamente e não amassa durante o uso. É usado para costurar saias, calças, vestidos e suéteres.

Esticar
É feito de uma fibra artificial elástica chamada spandex. É mais frequentemente usado na produção de roupas em combinação com algodão ou náilon. Não deforma com o uso e estica bem.
Gippel
Um material elástico e leve, composto por fibras de algodão e lycra. Graças à sua trama original, forma um padrão original na tela.
Velo
É durável, leve e macio. É feito de poliéster em máquinas especiais. É usado para produzir roupas esportivas de baixo custo, roupas casuais, roupas infantis, além de cobertores e colchas.

Cashcorse
O tecido é composto por algodão, sintéticos, lycra e elastano. É usado para acabamento de mangas e decotes, bem como para costurar roupas.
Dior
Um material texturizado moderno, frequentemente usado para costurar peças elegantes. Distingue-se pela sua beleza e elegância. Devido ao seu conteúdo de fibras sintéticas, o tecido não perde a forma e a cor mesmo após inúmeras lavagens.
Veludos
Um tecido bonito, macio e delicado coberto com pelo aveludado, usado para costurar agasalhos, calças e vestidos.

Pelúcia
Com aparência semelhante à pele artificial, esse tecido macio, fofo e delicado é usado para fazer brinquedos, estofamento de móveis estofados e roupas.
Selanik
Este é um tecido de malha denso, muito macio e agradável ao toque. Quando usado, o tecido não enrola nem estica. É usado para costurar roupas infantis e esportivas, vestidos e suéteres.
Angorá
Um tecido macio e felpudo que inclui lã, elastano e acrilato. Recentemente, materiais sintéticos têm sido usados como base para o tecido, mas isso não afetou a atratividade e a demanda pelo material.

Mahra
Tecido feito de material natural, hipoalergênico e respirável.
Observe! Ele absorve bem a umidade, por isso é frequentemente usado para produzir toalhas, lençóis, roupões e tapetes.
Oto
Caracteriza-se por alta elasticidade, resistência a rugas e desgaste. É produzido em uma única cor com nervuras, como o veludo cotelê.
Dicas de cuidados
Para manter as malhas em boas condições por muito tempo, você deve seguir algumas recomendações:
- Após a lavagem, não torça nem torça muito, pois o material pode perder suas propriedades;
- o tecido precisa ser enxaguado várias vezes, trocando a água constantemente;
- Ao lavar as mãos, não esfregue as peças, mas aperte-as;
- Ao lavar malhas na máquina de lavar, você deve dar preferência ao modo de lavagem à mão;
- Não utilize alvejante;
- É expressamente proibido pendurar roupas molhadas em cabides;
- É melhor armazenar os produtos em sacos especiais com repelente de traças;
- o pó deve ser completamente dissolvido antes da lavagem;
- Ao enxaguar, certifique-se de usar condicionador;
- É melhor cozinhar as coisas no vapor do que passá-las;
- Caso apareçam pelotas, elas podem ser removidas com uma lâmina de barbear ou uma máquina especial.

Observe! Ao comprar, preste muita atenção à qualidade do material e do fabricante. É melhor comprar malhas turcas ou nacionais.
De acordo com avaliações de consumidores, o tricô é considerado um dos mais populares e difundidos atualmente. Não é apenas uma tendência popular na moda, mas também um tipo de roupa confortável.
A variedade de opções de malhas é tão grande que qualquer pessoa com qualquer condição financeira pode se dar ao luxo de comprar essas peças. Além disso, o material é muito prático, pois não precisa ser passado a ferro após a lavagem. As peças de malha são indispensáveis na estação fria.

A malha é um material prático, popular e acessível. Os fabricantes oferecem uma ampla gama de tipos de tecido, que diferem em composição, tecelagem, acabamento e processamento. Graças a isso, todos podem escolher o tipo de material mais adequado em termos de preço e preferências individuais.




