O rodapé de fio duplo é popular na indústria de costura. É usado na produção de roupas para dormir, lazer e uso diário. A demanda pelo material se deve às suas excelentes características, alta qualidade e composição natural.
Rodapé de rosca dupla - o que é e de que é feito
O rodapé de dois fios é um material denso. Apesar disso, o tecido é macio e estica bem. A parte da frente é lisa, sem brilho, nervuras e pelo, e a parte de fora pode ser de malha. Nesse caso, uma pequena nervura ficará visível, lembrando uma trança.

Hoje em dia, é possível encontrar uma enorme variedade de cores desse tecido denso. O material pode ser liso ou com estampas variadas.
Observe! O tecido é composto principalmente de algodão, cuja proporção na composição pode variar. Se o fio for composto apenas de algodão, o produto não será elástico, o que prejudica significativamente sua utilização.
É por isso que os fabricantes costumam adicionar poliéster, elastano, viscose ou lycra aos rodapés. A composição dos dois fios também pode incluir lã, o que permite o uso de roupas na estação fria.
História e processo de fabricação de tecidos
A data de surgimento deste material popular na indústria da costura é desconhecida. Alguns acreditam que o rodapé de dois fios surgiu no período pós-guerra. Outros acreditam que o material foi usado pela primeira vez um pouco antes, na década de 1930, fora da União Soviética. Especialistas têm certeza de que nenhuma das versões reflete a realidade. Segundo eles, o rodapé de dois fios tem raízes indianas e egípcias.
Sabe-se com certeza apenas que o nome do material popular é de origem alemã. A palavra "Futter" significa "tecido de forro". O nome da pessoa que o inventou também é desconhecido.

Tipos de tecido e áreas de aplicação
Existem vários tipos de rodapé, cada um com suas próprias características e propriedades distintas:
- Fio simples - um material fino feito de fibras naturais. O verso do tecido é macio. Este tipo de rodapé é ideal para costurar roupas infantis.
- Dois fios - malha bastante densa. Além do algodão, contém fibras sintéticas. O material mais popular é aquele que contém lycra. No verso, há um pelo liso. O material é ideal para a confecção de roupas para casa, bem como para esportes, dormir e lazer. Muitas vezes, os fabricantes usam esse tipo de rodapé como forro.
- O fio de três fios é um material durável que contém cerca de 20% de materiais sintéticos. O pelo na parte de trás é grosso. A base do fio de três fios pode conter lã. O fio de três fios é usado para costurar agasalhos, ternos isolantes e sacos de dormir.

Para a sua informação! Todos os três tipos são populares entre os fabricantes e amplamente utilizados para costurar roupas do dia a dia.
O rodapé de dois threads pode ser de vários tipos:
- com a parte de trás escovada;
- com suporte em laço;
- rodapé penteado de dois fios.
Cada um dos itens listados possui características próprias. O rodapé de dois fios com parte traseira felpuda recebeu esse nome devido à presença de pelo na parte de trás do produto. As peças de roupa feitas com esse tecido são bastante macias e quentes.
O material com a parte traseira enrolada tem o verso bastante solto. A rugosidade do verso é compensada pela superfície externa lisa.
Penye é um material forte e denso, com a parte da frente lisa e um fleece macio na parte de trás. Material muito quente e aconchegante.
O que é costurado a partir de rodapé de 2 fios
O rodapé de dois fios é um material prático.
É ideal para costurar:
- roupas infantis: bodies, macacões, camisetas e gorros;
- roupa casual;
- roupa de cama;
- roupa íntima isolante;
- trajes para esportes e educação física;
- roupões e outras peças de vestuário para casa e serviços domésticos.

Importante! Os itens feitos de rodapé são altamente resistentes ao desgaste e práticos.
Rodapé de 2 e 3 threads: a diferença
A principal diferença entre um rodapé de dois fios e um análogo de três fios é a composição do tecido e sua resistência. Este último contém cerca de 20% de aditivos sintéticos. Na maioria das vezes, lã é adicionada a um de três fios, enquanto lycra e viscose são adicionadas a um de dois fios. Portanto, um material de dois fios é menos durável do que um análogo de três fios.
Uma diferença significativa também é a área de aplicação. O fio de três fios é usado para agasalhos, enquanto o de dois fios é usado para roupas de casa: shorts, camisetas, vestidos e roupões. Também não é difícil distinguir o fio de três fios do fio de dois fios por indicadores externos.

Propriedades positivas e negativas do tecido
O rodapé de thread dupla tem muitas propriedades positivas:
- maciez e elasticidade com resistência suficiente do material;
- o tecido respira e absorve a umidade da superfície do corpo;
- baixa condutividade térmica;
- o material não enruga nem estica;
- fácil de usar;
- durável em operação;
- textura agradável, sem sensações desagradáveis ao usar roupas feitas de rodapé;
- resistência ao desgaste.

As vantagens acima mencionadas do fio duplo permitiram que o material ocupasse seu nicho entre outros tecidos para a produção de roupas e diversos utensílios domésticos.
O tecido tem suas desvantagens. Por exemplo, o material, que contém apenas algodão, desgasta-se e encolhe rapidamente após a lavagem. O pelo localizado na parte de trás do produto enrola-se muito rapidamente.
Importante! Sob a influência de altas temperaturas, um produto de rodapé pode perder sua aparência original e se deformar. Recomenda-se dar preferência à lavagem à mão ou em temperatura baixa, não superior a 30 °C.
Regras básicas de cuidado
Para que produtos feitos com rodapé de 2 fios mantenham sua aparência original por muito tempo, é necessário cuidar adequadamente das peças de roupa feitas com esse material. Antes de lavar o produto na máquina, é necessário virá-lo do avesso. Recomenda-se lavar as roupas a uma temperatura não superior a 30 °C. Se for lavar na máquina, é melhor escolher um ciclo delicado.

Observe! É muito importante escolher o detergente certo. Ele deve corresponder totalmente à qualidade do tecido. Antes de comprar sabão em pó ou gel líquido para lavar, você precisa estudar as recomendações indicadas na embalagem.
A secagem de peças lavadas deve ser feita longe de altas temperaturas e da luz solar direta, caso contrário, a peça perderá sua aparência comercial. É melhor evitar passar peças feitas de dois fios.

O rodapé é um material versátil que, com os devidos cuidados, pode manter suas propriedades e aparência originais por muito tempo. O tecido é usado na produção de diversas peças de vestuário, inclusive infantis. No entanto, para que os produtos durem o máximo possível, é necessário escolher peças de guarda-roupa feitas com rodapé de alta qualidade.




