Características do tecido de mortadela: propriedades e características do material

O tecido mortadela é um material impermeável e brilhante. Protege bem do frio e é fácil de cuidar. É usado na fabricação de jaquetas, calças e coletes. Itens feitos de mortadela são chamados de mortadela. O tecido tem uma aparência bonita, com um brilho metálico.

Um pouco de história

O nome do tecido veio da Itália. Foi fabricado pela primeira vez na cidade de Bolonha. Atualmente, é chamado de bolonhesa (e não bolonium). Era usado para fazer capas de chuva leves, que eram excelente proteção contra a chuva. As cores eram escuras, predominantemente pretas ou marrons, e menos frequentemente cinza.

Tecido de Bolonha
Tecido de Bolonha

Essas capas de chuva eram acompanhadas por cintos volumosos na cintura. A popularidade dessas capas de chuva surgiu com a popularização dos filmes italianos, no final dos anos 50 do século passado. Mas na URSS, as capas de chuva da moda também eram acompanhadas por cachecóis, botas e guarda-chuvas.

A tecnologia chegou à Rússia já na era soviética, na década de 60. O tecido mortadela era feito de fibras de náilon inventadas na Alemanha. Portanto, a versão doméstica da mortadela acabou sendo mais grosseira do que o tecido italiano. Na URSS, a mortadela começou a ser produzida na Fábrica de Seda de Naro-Fominsk.

Cidade de Bolonha
Cidade de Bolonha

No país, o material rapidamente conquistou os compradores. Roupas feitas com ele eram quentes, impermeáveis ​​e baratas. Assim, capas de chuva e jaquetas começaram a ser feitas de lã de cão de colo.

Observe! Muitas pessoas não sabem escrever “balon” ou “bolon” ​​tecido, mas a opção correta ainda é a segunda.

Fabricação e produção

O tecido Bolonha é um material sintético. A base é de nylon. Seu processamento ocorre em quatro etapas:

  • Éter etílico acético é aplicado na superfície, o que garante a resistência do material à água.
  • Uma segunda camada de éter é aplicada por cima, mas não tão viscosa.
  • A terceira camada é o pó metálico. É graças a ele que o tecido mortadela ganha brilho.
  • O tecido é tratado com silicone. Agora, a mortadela é um tecido impermeável e durável.
Produção de material
Produção de material

A mortadela também pode ser feita de outra maneira:

  • A primeira camada também é projetada para impermeabilização. São aplicados poliacrilatos.
  • A segunda camada é a mesma, mas menos viscosa.
  • Tratamento de silicone.

ObserveO cachorrinho feito pelo primeiro método parece melhor do que o tecido feito pelo segundo. Os preços são adequados — o primeiro tecido é mais caro que o segundo.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição do velo de 3 fios com velo: características do tecido

Características, prós e contras, descrição

Bolonhesa é um tecido de náilon ou capron, como mencionado acima. É muito denso, liso, brilhante e farfalha ao ser esfregado. Não passa ar nem umidade. Bolonhesa não é apenas um tecido impermeável, como também não tem medo de álcalis, ácidos, sujeira ou bactérias.

Apesar da sua densidade, o material é muito leve e não causa desconforto ao ser usado. Mesmo roupas de algodão serão significativamente mais pesadas do que as de um cão de colo. O tecido é durável. Só rasga se a roupa ficar presa em um prego ou outro objeto pontiagudo.

Brilho do material
Brilho do material

Importante! Embora o tecido não tenha medo de ácidos e álcalis, ele é corroído por solventes orgânicos. Uma única gota pode corroer o tecido, deixando apenas o náilon.

Bolon é um tecido muito confortável, mas também tem suas desvantagens:

  • Devido à sua densidade, o tecido é impermeável ao vapor. O corpo em roupas de mortadela não respira. Em climas quentes, isso prejudica a pele.
  • A resistência à água do tecido não é permanente. Quando exposto à luz solar, o material perde essa propriedade.
  • É melhor usar essas roupas em climas frios amenos. O tecido racha, enruga e quebra com o frio.
  • Devido à intolerância a solventes orgânicos, a lavagem a seco é proibida.
Quebra de unha
Quebra de unha

Vantagens do material mortadela:

  • alta resistência;
  • protege do frio e da chuva;
  • peso leve;
  • preço baixo;
  • compacidade, a mortadela é fácil de dobrar, não amassa.

O tecido tem suas próprias vantagens que o tornam atraente para os compradores. E todas as suas desvantagens não são tão terríveis se você cuidar bem dele.

Aplicações do tecido mortadela

Na URSS, casacos, jaquetas e capas de chuva eram feitos principalmente desse material. Eram muito populares na época, já que o cachorrinho de colo tinha acabado de chegar da Itália. É claro que ainda são feitos hoje. Além de capas de chuva e jaquetas, muitas outras coisas começaram a ser feitas com cachorrinhos de colo.

Gotas de água em tecido
Gotas de água em tecido

Aplicação para produção uniforme

Por ser muito durável e fácil de cuidar, a mortadela passou a ser usada na costura de uniformes. É mais frequentemente usada na confecção de aventais, capas e bolsas para cabeleireiros. Além disso, são costurados conjuntos de uniformes de trabalho. Esses uniformes podem ser usados ​​em diversos setores: produção de petróleo, construção civil, carvão, etc. O tecido também é adequado para costurar roupas turísticas.

Você pode estar interessado nisto:  O que é tecido de juta e o que pode ser costurado a partir dele

Este uniforme protege bem a pele de influências externas, mas é muito difícil trabalhar com ele em climas quentes.

Onde mais o bolonhês é usado:

  • Na costura de jaquetas. A versão clássica do material é adequada para isso. A jaqueta protegerá do frio, do vento e da chuva.
  • Na costura de calças, coletes, capas de chuva, parkas.
  • Na fabricação de guarda-chuvas. Como o cãozinho de colo não permite a passagem de umidade, os guarda-chuvas são feitos com ele.
  • Na produção de bolsas e mochilas.
  • Na produção de calçados.
  • Na costura de cortinas, acabamento de toalhas de mesa.
Roupas de turista
Roupas de turista

E recentemente surgiu a moda das saias feitas de tecido mortadela. Elas podem ser usadas facilmente até no inverno.

Como escolher um item de mortadela

O tecido tem vários critérios pelos quais você pode escolher. São eles: resistência à água e atividade atmosférica (evaporação da água). Se as roupas forem malfeitas ou houver erros na produção do tecido, a resistência à água será baixa.

As roupas devem ser confortáveis, especialmente se for um uniforme. Não devem restringir os movimentos, ser muito grossas e desconfortáveis. Às vezes, uma placa refletiva pode ser aplicada ao uniforme.

Uniforme com efeito refletivo
Uniforme com efeito refletivo

Cuidando de itens bolonheses

O tecido não requer cuidados especiais. Basta protegê-lo do frio e do calor intensos, da luz solar direta e da exposição a produtos químicos. Esta roupa não deve ser usada em clima frio, mas sim em clima fresco e úmido.

Como não é possível usar produtos químicos na lavagem, peças feitas de tecido de cachorrinho de colo não precisam necessariamente ser lavadas na máquina. Não é necessário. Quando sujo, geralmente basta limpar o tecido com um pano úmido. A água pode conter sabão, dependendo do grau de contaminação. A poeira e a sujeira devem ser removidas sem pressionar o material com força.

Itens sem forro devem ser lavados em água fria com sabão ou outro detergente neutro. Devem ser secos em baixas temperaturas, permitindo que a água escorra completamente.

Lavagem de tecidos
Lavagem de tecidos

Se a cor de uma peça mortadela tiver desbotado com o tempo, ela deve ser lavada em água com vinagre dissolvido. Isso tornará a cor mais brilhante e a peça parecerá mais nova.

Quanto custa um cachorrinho de colo?

O tecido de Bolonha não é difícil de produzir, por isso é barato. Em média, o preço de uma peça de Bolonha é a partir de 150 rublos*. Um metro de tecido custa cerca de 300 rublos. Os preços dos itens dependem do tipo de peça: infantil, adulto, um terno completo ou apenas um paletó. Um uniforme custará mais do que peças de uso diário.

Você pode estar interessado nisto:  Composição e descrição do tecido de veludo natural e artificial
Jaqueta Bolonha
Jaqueta Bolonha

É claro que o material tem suas desvantagens e nuances em termos de armazenamento e cuidado. Você deve comprar coisas feitas deste material? Claro que sim. Pelo menos uma capa de chuva de cachorro de colo será útil no seu guarda-roupa. Em tempo chuvoso, esta é a melhor opção. O tecido também é insubstituível para turistas. Mochilas feitas de cachorro de colo são especialmente úteis para turistas. Mas você não deve comprar roupas de inverno, especialmente se o clima estiver frio. Isso estragará as próprias roupas e terá um efeito negativo na sua pele. É melhor gastar um pouco mais e comprar roupas feitas de outro material respirável.

Roupas infantis
Roupas infantis

Avaliações

  • Olga, 37, Moscou. “Comprei recentemente um casaco feito de lã de cachorro. Ele protege bem da chuva. Nunca o lavei, só o enxugo com um pano úmido de vez em quando. É leve, mas quente. Protege do vento forte. Em geral, é a única peça para usar no outono. Material muito bom. O que mais você precisa por um preço tão baixo?”
  • Oleg, 56, Pinsk. “Há muito tempo compramos casacos de lã de cachorrinho para o outono e a primavera. Dura um ou dois anos. É mais prático com essas peças. Você pode lavá-las uma vez por ano e guardá-las em qualquer armário. Além disso, até mesmo um casaco volumoso pode ser dobrado e transformado em um pacote. Já compramos casacos de inverno algumas vezes, eles custam centavos. Duram uma estação e depois racham. Mas você não sente pena deles, são baratos.”
  • Maria, 24 anos, Smorgon. "Hoje em dia, você encontra bons casacos de lã de colo, que deixam o ar passar. Na primavera e no outono, por exemplo, quando está frio, você pode usá-los para você e seu filho. Basta procurar bem. Mas, em geral, se você não se mexer muito, não vai suar com um casaco de lã de colo de inverno."

O tecido Bolonha é confortável e multifuncional. Não requer cuidados e pode ser guardado em qualquer lugar escuro e fresco. Além disso, não amassa, não precisa ser lavado e é barato.

*preços válidos para janeiro de 2019

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior