As malhas tornaram-se recentemente o tipo de tecido mais popular. O aprimoramento das tecnologias, a produção de matérias-primas e a obtenção de materiais de malha contribuíram para a popularização do rodapé, que conquistou o amor dos consumidores. Integradas ao cotidiano, as malhas ocupam um lugar significativo na vida de diferentes segmentos da população.
História da origem do material
Não há informações sobre onde exatamente este tecido foi produzido pela primeira vez. O início do século XX foi marcado por guerras, e as suposições sobre quem teria sido o inventor caíram no esquecimento da história. É possível que o berço do tricô tenha sido o Egito ou a Índia, pois esses países cultivam algodão desde a antiguidade. Mas a falta de tecnologia adequada no berço do algodão refuta essa versão.

Apesar da ausência de histórico de criação, o tecido tem origem alemã. A palavra Futter é traduzida como "tecido de forro". Há pouca correspondência, mas malhas são usadas com prazer para costurar roupas. Seu surgimento é atribuído ao início do século XX. Não faz muito tempo, as malhas se tornaram especialmente populares.
Importante! O rodapé de três fios é feito de algodão puro com uma pequena proporção de materiais sintéticos. O tecido é especialmente apreciado por sua maciez e facilidade de uso. Agradável ao toque, o tecido é apreciado por adultos e crianças. Mas poucas pessoas sabem o que é o tecido de três fios, por que ele é chamado assim e como é produzido.

Produção e composição do rodapé
O jersey de algodão continua sendo um tecido agradável e confortável de usar. A parte frontal lisa e a parte traseira delicada exigem uma tecnologia de produção especial. As fábricas de tecelagem produzem o material a partir de dois fios firmes e um terceiro fio de lã, criando um velo por baixo. A adição de fibras sintéticas à matéria-prima para a produção de malhas torna-a elástica e resistente ao desgaste.
O fio principal (kulirnaya) é denso e bem torcido, criando a parte da frente do tecido. A estrutura solta do fio felpudo cria um pelo macio na parte de trás, formando pequenas laçadas.
A densidade do fio triplo é de 300 g/m². 80% de algodão, que faz parte do tecido de malha, o torna quente. A adição de viscose ou poliéster melhora o processo de tingimento. As malhas são produzidas com tingimento simples e estampadas como uma mistura de tons de cinza e branco. Os produtos são decorados com padrões de impressão térmica (estampa), bordados e apliques.

Propriedades
O rodapé de dois fios é fino e sem pelo, por isso é chamado de jersey sobre flanela. O rodapé denso de três fios se distingue pela presença de um fleece quente e espesso. As malhas são divididas nas seguintes categorias por tipo de tecido:
- flanela, adequada para costurar pijamas infantis, conjuntos e blusões, calças macias;
- lã ou malhas de lã são usadas para conjuntos esportivos e de caminhada, sacos de dormir para turistas e inserções de forro quente para roupas externas;
- veludo de lã, o mais caro dos tecidos de malha de três fios.
A demanda por tecido de três fios devido às suas excelentes propriedades de tecido e conteúdo de fibra natural determina suas seguintes qualidades:
- Material hipoalergênico.
- Altas propriedades higroscópicas.
- Isolamento térmico.
- Respirabilidade.
- Força.
- Duração da operação.
- Resistência à deformação diagonal.
- Não rolar.
Observação! Encolhe levemente e pode desbotar sob a influência da luz solar. Muito popular na estação fria.

Tipos de tecido e áreas de aplicação
As malhas são divididas de acordo com o número de fios utilizados nos seguintes tipos:
- fio simples, o mais fino dos materiais, usado para costurar roupas infantis;
- em dois fios com pelo perceptível nas costas, a adição de lycra torna o tecido durável e elástico, é chamado de rodapé de laço devido à sua aparência decorativa especial;
- um tecido particularmente quente contendo algodão, poliéster, lã e lycra é produzido em três fios com pelo grosso;
O fleece de três fios com fleece é mais adequado para a produção de uniformes esportivos e agasalhos. Sua composição inclui 80% de matérias-primas naturais e 20% de diversos aditivos. Frequentemente apresentado em uma mistura de cinza, combina perfeitamente com guarda-roupas de qualquer idade. Não se destaca por ser facilmente sujo, o que é muito procurado em roupas esportivas ou para casa. Os produtos raramente são tingidos de verde.
Observe! Malhas com adição de lycra são usadas para costurar roupas casuais e sociais, conjuntos infantis, roupões e pijamas noturnos.
O rodapé de três fios difere na qualidade do tecido pelo comprimento das fibras de algodão utilizadas:
- penteado, o melhor das variedades com face lisa e sedosa e pelo traseiro estável, feito de fibras de 35 mm de comprimento;
- anelar ou cardado é de qualidade inferior, apresenta alguma rugosidade na superfície, é feito de fibra de 27 mm;
- extremidade aberta com uma pequena quantidade de pilha na parte frontal, enrolando-se gradualmente em uma pilha, distingue-se por seu baixo custo;
- O veludo de três fios com pelo grosso se distingue pela sua densidade, retém bem o calor e é muito valorizado.

Tecido de lã: recomendações de cuidados e lavagem
Três fios - que tipo de tecido é e como cuidar dele? O algodão tende a encolher, por isso recomenda-se um ciclo delicado com água a uma temperatura de 10 a 15 graus Celsius. Tecidos finos devem ser lavados a uma temperatura de 30 graus Celsius. Ao comprar roupas um tamanho maior, você não precisa se preocupar com o encolhimento do tecido. A diferença de volume após a lavagem é insignificante.
Importante! Peças brancas são lavadas com detergentes universais, enquanto peças coloridas são indicadas para lavagem à mão ou delicada. Recomenda-se secar as peças em local bem ventilado ou sob um toldo, evitando o contato da peça com a luz solar. Fleece de 3 fios com pelo é pendurado para secar semi-úmido. O modo de passar para malhas corresponde à categoria "algodão".

Prós e contras
As vantagens incluem a naturalidade e a compatibilidade ecológica do tecido, a capacidade de absorver umidade, mantendo as qualidades hipoalergênicas. A permeabilidade ao ar do material economiza calor, proporcionando acesso ao ar. As altas propriedades higiênicas das malhas são utilizadas na produção de roupas para bebês e pessoas alérgicas, sem o risco de causar danos. A facilidade de cuidado e a resistência à deformação diagonal são reforçadas pela resistência e resistência ao desgaste. Um longo período de uso sem rasgos e abrasões agrada ao consumidor.

As desvantagens do tecido incluem intolerância a altas temperaturas durante a lavagem; a exposição ao sol durante a secagem deve ser minimizada.

Avaliações
Valéria, 25 anos
"Comprei um agasalho para o meu filho. Fiquei preocupada que ele esquentasse e suasse com as roupas felpudas. Nada disso acontece. Meu filho adora o tecido macio, dorme com suas roupas favoritas e toma banho na banheira sem tirá-las. São pequeninos tão engraçados. Estou muito satisfeita com a qualidade."

Stas, 29 anos
"Mudei meu guarda-roupa sintético o máximo possível depois dos primeiros sinais de alergia. Minha escolha de roupas ficou mais séria. Desconfio de presentes, mas o moletom de lã felpuda se tornou um dos meus favoritos. Minha irmã me deu. Eu nunca tinha visto coisas assim nas lojas antes. Estou muito satisfeita."

Rita, 45 anos
Dei à minha neta uma túnica feita de lã de 3 fios com lã. Ainda não descobri o nome, mas minha filha está feliz, e minha filha sugere que eu junte um pouco de tecido e costure algumas coisas para a casa. Provavelmente faremos isso.

O rodapé de três fios é um tecido excelente. Além de ser ecológico e durável, é de alta qualidade e tem um preço acessível. É produzido para quase todos os tipos de roupas. Com base em avaliações, é ótimo para crianças.




