O que é couro composto, sua aplicação em calçados e bolsas

Ao escolher roupas, sapatos e outros produtos, qualquer pessoa se interessa pelo material de fabricação. Não é segredo que roupas feitas de couro legítimo são mais valorizadas do que aquelas feitas com seus substitutos. Muitas vezes, a etiqueta diz que se trata de "couro composto". O que isso significa, que tipo de material é e quais propriedades se tornaram desconhecidas para o consumidor comum.

Do que é feito?

Primeiro, precisamos entender: couro composto – o que é e do que é feito. O material é obtido pela prensagem e união de peças naturais moldadas no curtume. O processo consiste em várias etapas, que podem diferir entre si, mas o resultado é o mesmo.

É assim que o material se parece
É assim que o material se parece

A tela inteira é obtida pela colagem de pequenos pedaços de couro que sobram da produção do produto principal. A prensagem resulta em uma composição completa.

Processo de fabricação

Primeiro, os pequenos pedaços são aquecidos em água quente e, em seguida, enrolados em uma única folha. Isso pode ser feito não por colagem, mas por processamento em uma prensa de alta pressão. Como resultado, diferentes tipos de folhas são obtidos.

O material acabado pode ser pintado, polido e envernizado. A tela não é caprichosa e é fácil de trabalhar.

O material superior do couro é camurça, uma camada metalizada ou relevo adicional.

Processo de fabricação
Processo de fabricação

Para conhecer o valor da tela e suas características, é necessário familiarizar-se com sua composição. O couro é feito dos seguintes componentes:

  • roupas velhas feitas de material natural que não podem mais ser usadas e não podem ser restauradas;
  • de pequenos resíduos que sobram da produção de bens básicos;
  • pó e farinha do material em questão. São necessários para dar à tela uma imitação de camurça.

Observe! Não são utilizados restos de sapatos velhos nem peles de animais cruas na produção.

Aparência
Aparência

Observe! Couro sintético - o que é: um produto natural ou artificial? Pode ser considerado natural, mas feito de peças de couro por ação mecânica.

Você pode estar interessado nisto:  Tudo o que você precisa saber sobre tafetá: que tipo de tecido é esse?

Qual é a diferença entre composto e natural

Em termos de aparência, a variedade composta não é tão diferente da versão natural. Mas é importante saber que nenhum substituto se compara ao material natural. Para não comprar um produto feito de couro prensado sob o disfarce de couro natural, é necessário entender as diferenças entre eles.

A variedade composta é feita inteiramente de resíduos da indústria do couro. Embora a matéria-prima seja natural, o tecido difere das peles de animais tratadas.

Espessura do material
Espessura do material

O material não permite a passagem de ar, pois é feito por colagem ou prensagem. Produtos feitos com ele não duram muito, no máximo dois anos. O preço dos produtos feitos de couro composto é muito menor do que o dos produtos feitos de material natural. Mas é mais alto do que o dos produtos feitos de couro sintético.

As peças coladas sob a influência de fibras sintéticas absorvem mal a umidade. O tecido é completamente inelástico e não é particularmente durável.

Existem maneiras de descobrir se o couro é passado corretamente na loja:

  • Examine cuidadosamente o padrão na superfície. Se for simétrico e os poros estiverem dispostos simetricamente, o tecido não é natural;
  • Tente esticar o material. O couro legítimo estica, embora com dificuldade, e retorna à posição original. Tecido composto não estica;
  • o material prensado é áspero ao toque e tem muitos vincos, desgasta-se e racha rapidamente, e isso é visível até mesmo em um produto novo;
Qualidade do material
Qualidade do material
  • quando cortado, é muito semelhante ao couro natural;
  • Quando incendiada, ela pode queimar como madeira natural, sem fuligem e emitindo um leve cheiro de queimado.

Um fabricante consciente sempre imprimirá uma nota de rodapé no rótulo do produto – K KOZHA, o que significa que o produto foi feito usando um componente composto.

Onde é usado

Importante saber! Couro K., que tipo de material é e onde é utilizado, para que no futuro seja mais fácil comprar um produto natural? Apesar de todas as suas desvantagens e vantagens, este material tem ampla aplicação na costura de sapatos, bolsas, malas, pastas, na fabricação de alças para bolsas e cintos, na fabricação de lacres, punhos e outras peças técnicas.

Você pode estar interessado nisto:  Peculiaridades do uso de telas

Costurando sapatos de couro composto
Costurando sapatos de couro composto

Sapato

A principal área de aplicação do produto em questão é a produção de calçados. No entanto, calçados feitos de material 100% compósito não são fabricados porque não duram muito devido à sua fragilidade. O que significa couro K em calçados? Isso significa que a sola, as palmilhas e a parte traseira do produto são feitas desse material. O material compósito é usado ativamente na fabricação dessas peças.

Sapato
Sapato

Sapatos feitos inteiramente com o material apresentado são raros, pois não são duráveis ​​e duram no máximo duas temporadas. Se você cuidar deles, usando-os apenas em tempo seco e em temperaturas acima de -15 graus, eles podem durar mais.

A principal desvantagem dos calçados feitos de material prensado é a violação das propriedades de troca de umidade e, via de regra, das propriedades higiênicas. O couro não permite a passagem de ar, o que causa a sensação de umidade no interior e desconforto nos pés, principalmente em climas frios. Portanto, para reduzir o custo da compra, recomenda-se optar pela opção de um produto combinado, ou seja, o cabedal do calçado é feito de material natural e a sola, palmilhas e parte traseira são feitas de material composto.

Bolsas

Como o material prensado não é particularmente resistente e durável, ele é usado na produção de bolsas para acabamento interno e processamento de alças. As bolsas não são feitas inteiramente de couro composto, mas são usadas apenas parcialmente para reduzir o custo do produto.

Bolsa feita de material composto
Bolsa feita de material composto

Alguns fabricantes utilizam material prensado para costurar toda a bolsa. O material é lindo por fora, tem uma enorme variedade de tons, é liso por fora e parece couro legítimo. Se você usar a bolsa com cuidado, não a leve com você em condições climáticas adversas ou geadas, pois ela pode durar mais do que o normal.

Observe! Bolsas feitas de material prensado são baratas. Para economizar, você pode comprar uma dessas, mas não espere que dure muito. O material se desgasta rapidamente, formando vincos e rachaduras impossíveis de disfarçar.

Você pode estar interessado nisto:  Aplicação do tecido waffle: o que é costurado a partir dele
Correias feitas do material em questão
Correias feitas do material em questão

Vantagens da matéria

Couro composto – o que é? É um material novo e de qualidade ou uma imitação sintética? As vantagens incluem os seguintes fatores:

  • tem vantagens em termos de resistência sobre análogos artificiais;
  • o tecido contém apenas componentes naturais;
  • tem uma aparência bonita, que é em grande parte semelhante ao natural;
  • A superfície pode ser pintada em qualquer tom, o que resultará rico e agradável.
Cores de tecido
Cores de tecido
  • Tecido composto pode ser usado para fazer camurça artificial ou material que lembra a pele de qualquer animal.

A vantagem mais significativa do material composto é seu baixo custo, já que os resíduos da produção de couro são usados ​​na produção, o que faz com que os preços dos produtos feitos com esse produto sejam significativamente mais baixos do que os dos produtos feitos de couro genuíno.

Além disso, as matérias-primas naturais garantem a segurança do material durante o uso do produto. Roupas, calçados e acessórios não têm cheiro de produtos químicos e não causam reações alérgicas. Até roupas infantis podem ser costuradas com este material.

Imperfeições

O couro composto é usado na fabricação de sapatos e bolsas, que lotam as prateleiras das lojas nacionais. Os vendedores convencem os compradores de que esse material é natural, mas isso está longe de ser verdade. Este produto tem várias desvantagens:

  • como a tecnologia de produção da tela consiste em colar ou prensar peças, o material não é suficientemente resistente;
  • à medida que você usa seus sapatos, eles começam a deixar a umidade passar;
  • o material não tolera temperaturas abaixo de 15 graus e não esquenta na geada;
  • sapatos não devem ser usados ​​em condições climáticas adversas ou na lama;
  • o tecido quebra e racha rapidamente sob influências mecânicas externas.
Uma carteira feita do tecido em questão
Uma carteira feita do tecido em questão
  • O material prensado não permite a passagem de ar.

O tecido pode rasgar facilmente. Os pés transpiram nos sapatos, e bolsas e carteiras se desgastam rapidamente.

Mesmo assim, artigos feitos de couro composto vendem bem. Não são caros, o que lhes confere uma vantagem significativa sobre os artigos feitos de material natural. Mesmo com sua curta vida útil, isso dá aos fashionistas a oportunidade de atualizar seu guarda-roupa com mais frequência e estar sempre no auge da moda.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior