Algodão e linho tradicionais ficam em segundo plano quando se trata de vestuário de trabalho. As roupas dos trabalhadores de serviços especiais não só devem ser extremamente duráveis, como também suportar adequadamente diversos efeitos térmicos. Tecidos comuns não dão conta do recado. É aqui que o tecido rip stop entra em ação.
Todas as informações sobre sua composição e áreas de aplicação estão no artigo.
Fabricação
O tecido principal não tem limitações de largura e densidade. Pode ser qualquer um, dependendo do resultado desejado: por isso, o material pode ter qualquer cor e gramatura final.

O que significa tecido ripstop? O nome do material fala por si: do inglês rip (rasgar) e stop (parar). Mesmo que este tecido rasgue, o furo não se "desfaz".
A incrível resistência do tecido é alcançada pela tecelagem de fios reforçados especializados na estrutura do tecido.

você
Os fios são introduzidos na estrutura do tecido principal de forma transversal com um intervalo médio de cerca de 6 mm: é assim que se forma a trama combinada, que é a base da estrutura do material.
A diferença entre rip stop
Tecido rip stop: o que é, o que significa e como reconhecê-lo? Apesar de sua estrutura complexa, este material é relativamente leve. O rip stop pode causar uma variedade de sensações táteis: tudo depende da base do material.

Se você tentar rasgar ou amassar um pedaço desse material, não conseguirá fazê-lo com as mãos desprotegidas - o tecido é extremamente resistente a qualquer tipo de dano mecânico.
Informações adicionais! Os primeiros protótipos do tecido eram bastante espessos — os fios reforçados meio que "inchavam" o tecido principal. Graças às tecnologias modernas na indústria leve, a aparência do material não sofre alterações: à primeira vista, o rip stop é absolutamente igual a qualquer outro tecido.
Composição do tecido rip stop
A composição de uma única amostra de flor pode ser "calculada" levando-se em consideração dois fatores: o material do tecido principal e o tipo de fios reforçados na base. Em geral, existem algumas variedades de rip stop:
- O náilon é o tipo mais leve desse tecido. Além disso, possui propriedades repelentes à água e a durabilidade tradicional de todas as variedades.

- O náilon balístico detém o recorde de resistência. Foi com esse tecido que foram feitos os primeiros coletes à prova de balas.
- O poliéster é um elo de transição entre o náilon balístico e o náilon comum em termos de resistência. Além disso, difere do náilon comum por ser mais pesado.
- Mesclado - difere de todos os outros por ser feito à base de tecidos naturais, enquanto o fio sintético desempenha um papel secundário, sendo apenas uma malha de reforço.

Especificações técnicas
Não é apenas a alta resistência que define o rip stop. Além disso, o tecido possui uma série de vantagens inerentes:
- Alta densidade - geralmente 200-225 g/m2.
- Hipoalergênico - até mesmo pessoas sensíveis a materiais sintéticos podem usar roupas feitas com esse material sem desconforto.

- O material é extremamente resistente a danos e encolhimento.
- Resistente a rugas - este tecido é difícil de deformar.
Usando rip stop
Devido à sua ampla gama de vantagens, o tecido abrange uma lista impressionante de áreas de aplicação:
- O objetivo original do desenvolvimento do tecido era produzir roupas de trabalho confortáveis que atendessem a todos os padrões. Nesse setor, o rip stop ainda é muito procurado e popular.
- O material não encontrou menor aplicação na aeronáutica. Velas de iate, velas de windsurf, pipas e cúpulas de balões de ar quente são, na maioria dos casos, feitas com este material.

- O rip stop também não ignorou os uniformes militares. Devido à alta resistência do material, esses uniformes não só não rasgam, como também quase não estão sujeitos a modificações temporárias.
- Capas, mochilas e bolsas também costumam ser feitas de rip stop. O tecido não limita as costureiras em termos de cor, design ou tamanho.
- A área de aplicação mais incomum dos materiais é a produção de bandeiras. Essas faixas não desbotam ao sol e não ficam inutilizáveis por muito tempo.
Fato interessante! Mesmo roupas comuns para jovens são frequentemente feitas inteiramente de rip stop ou com inserções desse tecido. É natural que, na maioria dos casos, o rip stop misto seja usado para peças "civis": esse tecido "se ajusta melhor ao corpo" e é confortável de usar.

Assim, esse material se tornou amplamente utilizado entre representantes de muitos grupos: bombeiros, policiais, profissionais da área médica, pessoas interessadas em hobbies radicais e simplesmente viajantes.
Cuidados com o material: regras de lavagem
Não são necessárias habilidades especiais para manusear o rip stop: itens feitos com esse material podem ser lavados à mão ou na máquina de lavar.
A lavagem à mão geralmente é necessária para os tipos de tecido usados para costurar roupas de trabalho: náilon e poliéster rip-stop. Nesse caso, o produto deve ser lavado em uma solução de sabão, cuja temperatura não exceda 35 graus. Para remover manchas com eficácia, basta tratá-las adicionalmente com sabão e esfregá-las com uma escova de cerdas duras.

Observe! Após a lavagem, é melhor não torcer o tecido, caso contrário, após a secagem, permanecerão dobras difíceis de remover. Para evitar isso, basta deixar a água escorrer sozinha e, em seguida, pendurar a peça para secar.

É importante lembrar desse recurso ao lavar na máquina de lavar. Nesse caso, você precisa definir o modo "Lavagem delicada" nas configurações. Para remover manchas, você pode usar alvejante com segurança. O principal é diluir o produto na proporção correta.
Você também pode secar o rip stop na varanda – nesse aspecto, o material é extremamente despretensioso. No entanto, você ainda deve tentar evitar a secagem mecânica na máquina de lavar – caso contrário, é garantido que o produto fique com irregularidades e "rugas" que não podem ser alisadas.
Tecnologia de engomar
Passar a ferro é a parte mais importante do cuidado com peças ripstop. Mesmo o uso inadequado de produtos químicos pode causar menos danos à estrutura do tecido do que o tratamento térmico inadequado.
Importante! A preparação adequada para o processo é a chave para o seu sucesso. Itens feitos com este material devem ser passados apenas em uma superfície plana – uma tábua de passar ou uma mesa coberta com o material.

Além disso, o item deve ser disposto corretamente - você deve se certificar de que não haja dobras em nenhum lugar.
Passe roupas ripstop com gaze embebida em água. Não passe o ferro quente sobre o tecido, pois ele pode perder a resistência. É melhor ajustar a temperatura para média. Para evitar consequências indesejadas, recomenda-se "testar" o ferro em uma parte discreta do produto: um bolso interno ou a parte de trás. Assim, você pode entender facilmente como o material reagirá à temperatura definida.
Prós e contras
O rip stop, como qualquer outro tecido, tem seus pontos fortes e fracos: cada um pode descobri-los por si mesmo durante o processo de uso. Os principais são apresentados a seguir.

Prós:
- O material não é apenas durável, mas também resistente à água e ao gelo, suportando com sucesso temperaturas de até 40 graus abaixo de zero.
- O material à base de linho natural tem uma vantagem agradável: a permeabilidade ao ar. Naturalmente, o corpo com essas roupas se sente mais do que confortável.

- O material não está sujeito a apodrecimento nem a ataque de microrganismos - graças à estrutura sintética reforçada na base, ele é protegido de forma confiável contra processos naturais.
- O rip stop não é sensível aos raios ultravioleta. Por isso, o tecido não desbota mesmo após longa exposição ao sol.
- O material é completamente higroscópico.
Contras:
- Como a tecnologia de produção de tecidos é complexa e gradual, o preço é definido de acordo. Além disso, se for necessário um revestimento especial para que as roupas resistam a temperaturas extremas, o preço, que já é considerável, dobra.
- Se a roupa for feita de tecido sintético, ocorrerá suor abundante se você usá-la por muito tempo.
- Mesmo se levarmos em conta que o tecido é bastante leve para sua composição, o formato um tanto “pesado” da roupa ainda pode causar desconforto.

Portanto, este material apresenta significativamente mais vantagens do que desvantagens óbvias. É por isso que se tornou tão difundido – mesmo no dia a dia, esse tecido pode ser encontrado com bastante frequência. Para que os produtos ripstop durem muito tempo, basta seguir algumas regras simples de cuidado.




