A tapeçaria é um dos primeiros tipos de tecido. Começou a ser usada há muitos séculos como decoração de interiores. Enormes tapeçarias eram penduradas nos castelos dos aristocratas, criando conforto e aconchego, e as moças as bordavam com as próprias mãos como dote. O tecido recebeu seu nome oficial de seus criadores, os irmãos Gobelin. Atualmente, este tecido é muito popular. Na maioria das vezes, é usado para criar colchas para sofás, poltronas e camas.
Características e especificações
Tapeçaria é um tecido feito com fios entrelaçados. Não se trata de uma simples cobertura monocromática; colchas de tapeçaria são criadas com uma trama específica. O tecido é durável e pesado devido às várias camadas sobrepostas. Uma colcha de tapeçaria pode se tornar simplesmente incrivelmente bela e colorida. É usada para estofar móveis estofados, criar acessórios de interiores e decorar roupas. Ela tem um visual incomum e requintado.

A característica distintiva da colcha é sua alta densidade. Ela também influencia outras características, como:
- força;
- enrugamento;
- resistência ao desgaste;
- vida útil.

Para a sua informação! A densidade do material pode variar. Ao escolher uma colcha de tapeçaria para um sofá ou cortinas feitas com ela, vale a pena dar preferência a um material com densidade mais alta. Para roupas, uma densidade menor servirá.
O material é praticamente livre de rugas e não forma dobras. Isso se deve à técnica de criação do tecido. A colcha também possui boa resistência à cor: os fios praticamente não desbotam ao sol e a cor não desbota após a lavagem. Mas é importante prestar atenção à qualidade dos fios. Às vezes, o tecido é feito de materiais de baixa qualidade e rapidamente se torna inutilizável. E com os devidos cuidados, a colcha não perde a forma, estica ou encolhe.

O tecido é feito de diversos materiais. Por exemplo, as opções mais populares são:
- acrílico;
- viscose;
- algodão;
- seda.
Prós e contras
A colcha de tapeçaria para sofá apresenta inúmeras vantagens em relação às suas características. Muitos designers preferem escolher esse tecido para itens de decoração.

Suas vantagens:
- uma grande variedade de cores e padrões;
- padrões únicos e incomuns;
- durabilidade do design;
- resistência do fio;
- textura incomum;
- esteticismo externo;
- praticidade no uso;
- agradável ao toque.

Tudo isso torna o interior confortável, prático e com um toque especial. Mas, como qualquer outra coisa, o tecido tem suas desvantagens. Não são muitas, não são críticas, mas você precisa conhecê-las:
- peso devido à textura;
- rigidez.
A tapeçaria não é tão macia quanto parece à primeira vista. Devido à peculiaridade da técnica de criação, ela se torna dura e texturizada.
Observe! Não é recomendado lavar um cobertor feito deste material e de muitos outros itens em casa, pois existe o risco de estragar tudo. É melhor levá-lo a uma lavanderia a seco. Passar a ferro e outros tratamentos também são proibidos. Se você confiar nos profissionais, o produto não terá dobras nem vincos e durará muitos anos.
Como escolher uma colcha para sofá ou cama
As tapeçarias podem ser de cores diferentes, com padrões e designs variados, e feitas de materiais variados. A escolha do tecido deve ser feita com responsabilidade para que o item se encaixe no design do ambiente e reflita o caráter do proprietário. Por exemplo, uma manta para sofá ou cama não é comprada com muita frequência, por isso deve ser escolhida com cuidado. Você precisa levar tudo em consideração: tamanho, cor, qualidade, material, padrão.

Importante! O tamanho, é claro, deve ser escolhido de acordo com os parâmetros da cama ou sofá. O material deve ser um pouco maior para facilitar o uso.
O material da mais alta qualidade é considerado o algodão com adição de poliéster. Esse tecido tem alta densidade, mas não é rígido como, por exemplo, o acrílico. O algodão torna a tapeçaria macia e confortável.

Com a cor certa para uma colcha de tapeçaria em um sofá, você pode realçar o espaço de uma sala de uma forma interessante. Para fazer o ambiente parecer maior, você precisará de uma tapeçaria em tons claros com um padrão pequeno. Para adicionar solidez, você pode escolher uma manta grande com bordas bem marcadas, que pendam da cama ou do sofá. A colcha ficará mais eficaz se tiver franjas, vivos ou bordados nas bordas.
Observe! A colcha deve combinar com os outros itens do ambiente, caso contrário, ficará ridícula e a tapeçaria ficará claramente supérflua. É melhor analisar cada detalhe e encontrar a opção perfeita do que se contentar com a primeira opção e estragar toda a impressão de um acessório tão bonito.
Os preços dos diferentes tipos de tecido variam, mas, em geral, a tapeçaria é barata. Todos podem comprar uma jugo. Você pode adquirir uma peça de mobiliário bonita, única e prática por um preço acessível.
Como cuidar
Como mencionado anteriormente, este material não pode ser passado a ferro ou lavado em casa (a menos, é claro, que a proprietária seja uma lavadeira profissional). Embora a tapeçaria seja prática de usar, isso não significa que não precise de cuidados adequados. Sem isso, o tecido se deteriorará rapidamente e perderá todas as suas vantagens.

A colcha pode ser limpa em casa com uma escova ou aspirador de pó, sem danificá-la. É claro que, se aparecerem manchas, você deve levá-la imediatamente à lavanderia. Se a tapeçaria precisar ser guardada por um longo período, escolha um local onde o tecido seja bem ventilado.

Importante! É estritamente proibido empilhar o tecido. O tecido é enrolado em qualquer tubo resistente, com a parte da frente voltada para ele. Isso evitará vincos e dobras.
Um animal de estimação também pode estragar a aparência de uma tapeçaria. Um gato ou cachorro pode estragar a trama dos fios com suas garras afiadas. É melhor remover o cobertor da área de acesso do animal ou aparar suas garras.

Uma tapeçaria sempre adiciona um toque especial de elegância a qualquer interior. Ela tem um visual incomum, lembra a Idade Média e é barata. É uma capa para móveis, um acessório único e uma peça de mobiliário esteticamente bela. O principal é o cuidado adequado, para que a tapeçaria dure muitos anos sem perder sua praticidade e beleza.




