A lona é um dos tecidos mais utilizados e tem encontrado seu público principalmente entre as costureiras que praticam ponto cruz.
- O que é lona
- Diferenças entre lona e linho
- Tipos de tela e características de sua utilização
- O que significa o número da tela? Classificação russa e internacional da tela "Aida"
- Selecionando tecido para bordado pelo fabricante
- Técnica de bordado conforme o molde
- Escolhendo uma tela para bordado de miçangas com uma impressão pronta
O que é lona
Este é um dos tipos de tecido usados para bordado. É um material de algodão feito de fios grossos e bem entrelaçados, em ponto tafetá. A urdidura e a trama são entrelaçadas no material a uma frequência de 6 a 12 fios por centímetro. As células são bem visíveis, facilitando a inserção da agulha e a criação de obras-primas.
Diferenças entre lona e linho
A tela e o linho diferem principalmente na praticidade. Se a primeira é muito macia e flexível, a segunda é bastante densa ao toque. O linho tem fios finos, por isso é conveniente bordar com meia cruz, pontos complexos, etc., mas ainda assim é uma tarefa para poucos. A escolha de cores para a tela é muito mais ampla, mas o linho pode se orgulhar da naturalidade. A escolha depende exclusivamente da técnica de bordado e do padrão desejado.

Tipos de tela e características de sua utilização
Para escolher o material certo, primeiro você precisa saber o que é e quais são as características de cada tipo.
- Aida. Este é o tipo mais comum de tela, 100% algodão. Sua característica especial é a trama de fios 4x4. É sempre fácil de bordar e você obtém cruzes lindas e uniformes. Aida está disponível em vários tamanhos. Essa é a característica que as pessoas geralmente prestam atenção ao comprar. Os representantes mais populares no mercado são os tecidos Zweigart bielorrusso, húngaro e alemão. É claro que este último tem um nível de qualidade superior aos outros – o bordado nele nunca deforma.

- Tela de trama uniforme. Não possui quadrados tão visíveis quanto a Aida, mas produz trabalhos deslumbrantes, especialmente em casos em que uma grande parte permanece sem costura (por exemplo, guardanapos e toalhas de mesa). Os tecidos de trama uniforme mais populares são:
- Murano — 48% viscose e 52% algodão. É melhor bordar usando os pontos cruz e ponto cetim, ideal para bordar roupas. Fabricado pela Zweigart;
- Lugana 25 — a mesma composição, com trama de 25 fios por polegada. Ao lançar esta tela, a Zweigart presumiu que ela seria ideal para bordar toalhas de mesa, guardanapos, almofadas e outros itens elegantes. Você pode encontrá-la nos kits Janlynn;
- Linda 27 — 100% algodão, 27 fios por polegada. O tecido é leve e tem ótimo caimento, sendo ideal para roupas e têxteis para o lar. É uma alternativa econômica ao linho natural. Encontrado nos conjuntos Heritage e LanArte.

- Linho. Um tecido durável, natural e nobre. De aparência suave, muito multifuncional no trabalho, porém pesado. Usado para bordados de roupas, pinturas e tecidos para o lar. Adequado para os tipos mais populares de bordado: ponto cruz, ponto cruz, hardanger. O linho também tem sua própria classificação:
- Cortiça 20 - 18 fios por polegada. Possui uma paleta de cores modesta e é indicada para bordados com apenas um fio;
- Dublin 25 - 25 fios por polegada. Ideal para quem está começando a se familiarizar com o linho;
- Cashel 28 - 28 fios por polegada. O tipo de linho mais popular, com aparência semelhante ao Aida 14;
- Belfast 32 - 32 fios por polegada. Permite maior detalhamento na pintura;
- Edimburgo 36 - 36 fios por polegada. Trabalhando com 2 fios, equivale a Aida 18;
- Newcastle 40 - 40 fios por polegada. Adequado para trabalhos muito detalhados.

- Linho misto. É produzido com uma mistura de outras fibras, o que reduz significativamente o custo do tecido.
- Stramin. Usado para bordados de tapeçaria (frequentemente usado em almofadas, encontrado em conjuntos Dimensions) e tecelagem de tapetes. Tem textura densa e dura, com uma estrutura de malha.

- Plástico. Esta tela é muito densa e mantém sua forma perfeitamente. É usada para bordar lembranças, cartões postais e enfeites para árvores de Natal. Muitas vezes, os produtos exigem cortes figurados, nos quais as bordas deste tecido não se desfazem.
- Vinil. Propriedades semelhantes às do plástico, porém mais flexível. Frequentemente usado para bordar bolsas, clutches, porta-moedas, capas de documentos, etc. Geralmente corresponde ao tamanho Aida 14.

- Tela de sobreposição (removível). É usada em tecidos cuja trama não se presta ao bordado. Ela é aplicada sobre o produto (geralmente vestidos, camisetas, bolsas e outros itens não destinados ao bordado), o padrão desejado é bordado e os fios são puxados ao final do trabalho. Os tamanhos dessa tela são 8,5, 10, 14 ou 18 células por polegada.
- Solúvel em água. A tela é muito semelhante à sobreposição, com uma exceção: dissolve-se bem em água. Basta colocar o produto em água bem morna (cerca de 40 graus) por 10 minutos. A tela se soltará do tecido e o desenho permanecerá.
Importante! Você deve bordar somente com linhas que suportem altas temperaturas e não desbotem.

- Perfurada. Esta tela pode ser de papel ou madeira. Adequada para bordar algumas decorações de interiores.
- Seda. Por mais estranho que pareça, é usada como tela, mas raramente. Há de 24 a 112 fios por polegada. A seda é mais adequada para microbordados.
- Designer. Esta tela permite bordar sem costurar o fundo. Pode ter padrões, manchas ou até mesmo algum tipo de desenho. Os trabalhos em tal tela ficam extremamente bonitos.

O que significa o número da tela? Classificação russa e internacional da tela "Aida"
Como a Aida é o tipo mais comum de tela, sua escolha recebe a maior atenção. Dependendo do tipo de trabalho a ser realizado, existem várias classificações:
- Aida 7 (7 células por polegada/2,7 células por centímetro). Tela com uma célula muito grande, fácil de trabalhar, indicada principalmente para quem está aprendendo a bordar ou para crianças;
- Aida 11 (11 células por polegada/4,4 células por centímetro). Adequado para bordados de padrões simples. Você pode bordar capas, toalhas de mesa, etc. nesta tela.

- Aida 14 (14 células por polegada/5,5 células por centímetro). A tela mais popular, usada na maioria dos kits de bordado.
- Aida 16 (16 células por polegada/6,2 células por centímetro). Esta tela torna o bordado mais realista e não fica visível ao trabalhar com 2 fios.

- Aida 18 (18 células por polegada/7,2 células por centímetro). Uma tela pequena, na qual é melhor usar uma lupa. As fotos ficam lindas nela, e você pode ver os detalhes incrivelmente trabalhados.
- Aida 20 (20 células por polegada/7,9 células por centímetro). Nessa tela, o processo de bordado pode ser muito trabalhoso e só pode ser feito com ponto tapeçaria. Ideal para bordados de joias.
Se a classificação internacional usa o número de células por polegada no nome, na classificação russa é células por centímetro, ou seja, Aida 14 - Aida 5,5.
Selecionando tecido para bordado pelo fabricante
O mercado oferece uma gama bastante ampla de fabricantes de lona. Os mais populares atualmente são Bielorrússia, Hungria e Alemanha. O primeiro é muito macio em suas propriedades, mas ao mesmo tempo propenso a deformações após um desconto; o segundo é duro, o que não é muito conveniente para trabalhar e não tem uma aparência agradável; o terceiro é a opção à qual você deve dar preferência sem hesitação. O fabricante alemão mais popular do mundo é a Zweigart. Uma enorme variedade de tecidos, qualidade incrível e resistência ao desgaste.

O bordado é um trabalho muito complexo e trabalhoso, por isso, para não desvalorizar seu trabalho, é recomendável inicialmente levar bons materiais.
Técnica de bordado conforme o molde
Costureiras costumam bordar de diversas maneiras. Isso pode ser feito a partir de um desenho pronto aplicado à tela ou bordado em um molde de papel ou eletrônico. Esse tipo de bordado também é chamado de "cruz contada". É muito mais difícil do que trabalhar com um molde aplicado, mas o resultado é muito mais surpreendente. O molde geralmente consiste em muitos sinais. Um sinal no molde = uma cruz no tecido. Na maioria das vezes, o Aida 14 é usado para esse tipo de trabalho, e com menos frequência, os Aida 16 e 18.
Escolhendo uma tela para bordado de miçangas com uma impressão pronta
Historicamente, as miçangas são bordadas de acordo com padrões já aplicados ao tecido. O tamanho padrão das miçangas é o nº 10. Este tamanho só serve bem na Aida 14.

O tecido canvas é um companheiro indispensável para qualquer costureira. O principal é aprender a avaliar corretamente suas necessidades e escolher o tecido certo com base nelas. Na internet, você encontra uma grande quantidade de fotos de tecidos canvas de boa qualidade, o que também ajudará bastante na escolha. Para começar, para não errar muito, você pode comprar pequenos pedaços de lona e experimentar.




