Esses padrões vazados são criados há muitos séculos. A renda continua relevante e em alta hoje em dia. Designers, criando novos modelos, utilizam esses elementos em suas roupas de tempos em tempos. A renda também é usada em combinação com acessórios adequados para criar roupas de cama, decoração de interiores e joias.
O que é renda
Este produto têxtil é feito de uma maneira especial. É um ornamento vazado, sem base tecida. O padrão é um entrelaçamento de fios. Eles podem ser de seda, lã, algodão ou outros, de acordo com a moda. Há também padrões de renda feitos com fios de metal.
Informações adicionais! Existem outros materiais semelhantes a este tecido. Produtos de couro com perfurações especiais podem ser usados para esse fim.

O que é fazer renda
A arte aplicada, por meio da qual as artesãs criam padrões delicados e delicados, é chamada de renda. Surgiu muito depois da tecelagem. Na Europa, aprenderam o que era renda no século XVII, graças aos artesãos venezianos.
Várias ferramentas podem ser usadas para criá-los:
- Os primeiros exemplos dessa arte foram criados usando agulhas e linhas.
- Hoje em dia, as bobinas são amplamente utilizadas na fabricação de rendas artesanais. São instrumentos de madeira com fios enrolados.
- As agulhas de crochê são usadas junto com as bobinas.
- Como o trabalho manual é caro e lento, o tricô com dispositivos especiais se tornou comum. Embora a renda feita à máquina seja de qualidade inferior à dos produtos artesanais, ela é muito mais barata.
Rendas eram usadas como detalhes em vestidos, roupas de cama e detalhes têxteis para interiores.

Tornou-se comum fazer várias peças de roupas femininas com esse material, como cintas-liga de renda.
Características dos tecidos de renda
Normalmente, os diferentes tipos de renda são divididos de acordo com a técnica com que foram feitas.
Os seguintes nomes são usados para os tipos de renda:
- Itens de malha feitos com agulha de crochê ou agulhas de tricô.
- Nó - é feito entrelaçando fios grossos e resistentes. As técnicas mais famosas dessa criatividade são o macramê e o frivolité.
- Tecelagem de bobina. Esta técnica utiliza pequenas bobinas de madeira com fios enrolados nelas. Até 600 pares de bobinas podem ser usados simultaneamente para criar um padrão.
- A renda costurada é criada com agulhas e ferramentas auxiliares. A renda de agulha e a renda hardanger se enquadram nessa definição.
- Em renda de fita, a base do desenho é uma fita caprichosamente posicionada. O restante do padrão vazado é um acréscimo a ela.
Observe! Às vezes, padrões de renda são um complemento aos itens tecidos.
Ao fazer peças de tricô, pode-se usar uma agulha longa ou curta. No primeiro caso, são utilizados os seguintes tipos de técnicas:
- Vitoriano;
- tunisino;
- Afegão.
Com a ajuda de uma agulha curta você pode fazer os seguintes tipos de rendas lindas:
- normal;
- Bruges;
- filé;
- num garfo;
- retícula;
- Irlandês;
- guipura.
Nem todas as técnicas usadas para fazer renda estão listadas aqui, mas apenas as mais comuns.

Técnicas de execução
Ao longo dos séculos de sua existência, diversas técnicas para a criação de rendas foram desenvolvidas. Alguns dos tipos de renda mais famosos são descritos abaixo.
Bobina
Esta é uma renda tradicional russa. Surgiu na Rússia no século XIII, enquanto na Europa a história desta forma de arte remonta ao século XVII. Para criar a renda, utiliza-se um padrão no qual alfinetes são presos. Os fios são tecidos em torno deles com o auxílio de bobinas.

Interessante! No século XVIII, Pedro, o Grande, introduziu a moda do uso de renda. Isso levou ao florescimento desse tipo de arte aplicada. Então, fios coloridos de seda começaram a ser inseridos na tecelagem, o que trouxe uma nova dimensão aos tipos de renda.
Uma característica desse método de criação de padrões vazados é a complexidade e a intensidade do trabalho. Portanto, essa costura de renda não era feita para si mesma, mas para vender.
Macramé
Este método de trabalho tem origem no século IX d.C. Acredita-se que as bases do macramê foram lançadas por marinheiros, que criaram diversos amuletos por meio da tecelagem. Este tipo de renda não é apenas bonito, mas também durável e durável. Isso tornou este método amplamente difundido.

Tatting
O estilo teve origem na França. Envolve a criação de renda usando lançadeiras e agulhas de formatos especiais e é frequentemente usado hoje em dia para criar joias de renda.
Agulha
A única ferramenta usada para criar renda é agulha e linha. Este é o resultado de um processo muito trabalhoso.
Temas relacionados a rosas ou outras flores são os mais utilizados.

O trabalho ocorre em várias etapas. Primeiro, um desenho é feito no papel. Em seguida, com a ajuda dele, a base do futuro padrão é bordada com uma linha grossa. Em seguida, os detalhes do padrão rendado são costurados com uma linha fina.
Normalmente, cada flor é feita separadamente e, em seguida, todas as partes são costuradas. A renda com agulha é a arte de criar padrões complexos de renda.
Chantilly
Esta técnica de costura teve origem na França, na época de Napoleão III. Uma de suas características é o uso de fios pretos para o padrão de renda Chantilly. Atualmente, esse estilo foi aprimorado devido ao fato de que essas rendas são feitas principalmente à máquina. Ao mesmo tempo, elas mantiveram sua elegância e atratividade.

Renda por local de produção
Na Rússia, o método mais antigo de fazer renda é o feito com bilros, carretéis de madeira nos quais os fios são enrolados.

O padrão é primeiro desenhado no papel. A parte principal do padrão feminino é uma fita trançada, localizada em um plano com curvas suaves.
As seguintes escolas de fabricação de renda são conhecidas na Rússia:
- Vologda é a escola de artesanato mais famosa, graças à qual uma parte significativa da renda russa é criada.
- Vyatka é caracterizada pela riqueza e complexidade do padrão treliçado – a base para o padrão vazado. Ao mesmo tempo, as curvas das linhas principais, neste caso, são mais suaves em comparação com o estilo Vologda.
- Ao criar Yeletsky, são utilizados motivos associados a plantas ou figuras geométricas: quadrado, losango, círculo, etc.

- A escola de Ryazan é considerada a mais original entre as listadas. Os produtos que ela criou não podem ser confundidos com as obras de outros mestres.
Observe! Essas são as escolas mais populares, mas os trabalhos de mestres rendeiras bielorrussos, armênios, kirishi e outros também são conhecidos.

Produtos de renda combinam bem com malhas.
Como cuidar adequadamente de produtos de renda
Esses produtos devem ser devidamente cuidados, caso contrário, podem ser facilmente danificados.

Neste caso, recomenda-se seguir as seguintes regras:
- É necessário lavar à mão com cuidado. Se for necessário usar a máquina de lavar, é necessário selecionar o modo de lavagem delicada.
- É aconselhável não utilizar sabão em pó, mas preferir detergente líquido.
- Um item de renda caro e raro deve ser lavado a seco.
- Se o tecido de renda estiver danificado, é melhor consertá-lo com um profissional.
- Mesmo ao torcer brevemente, é preciso ter cuidado. Recomenda-se envolver o produto em um lençol antes de fazer isso.
- Deve ser seco sem o uso de prendedores de roupa. É aconselhável estendê-lo cuidadosamente sobre uma superfície plana.

Se você seguir essas regras, este produto durará muitos anos.
Vantagens e desvantagens da renda artesanal
O uso de tecidos de renda tem aspectos positivos:
- Esses tecidos são lindos.
- Eles são ecologicamente corretos, graças ao uso de tecidos naturais.
- Sua permeabilidade ao ar atende aos requisitos de higiene.
- Seguros para a saúde: não causam reações alérgicas.
- Tecidos de renda não geram eletricidade estática.
As desvantagens incluem o alto custo e o fato de exigirem cuidados delicados.

A renda pode embelezar a vida, mas lembre-se de que ela precisa ser cuidada com cuidado. Assim, ela durará muito tempo, trazendo alegria com sua aparência requintada.




