Recomenda-se começar a bordar volumosos para quem já tem familiaridade com bordados, sabe trabalhar com tela e fazer cruzes caprichadas. Criar essas imagens leva muito tempo e exige paciência.
O que está incluído nos conjuntos
Kits de ponto cruz de tamanho grande são vendidos. O resultado de um trabalho meticuloso é uma imagem completa. Supõe-se que uma artesã experiente bordará. Os desenhos, nesses casos, são complexos e as linhas necessárias incluem muitos tons diferentes. Telas grandes têm muitas transições e pequenos detalhes não são excluídos. Os kits de tamanho grande incluem os mesmos componentes das opções básicas de bordado. A tela corresponde aos parâmetros, há mais linhas. Recomenda-se a compra de bastidores especiais para bordar imagens, se isso for praticado com frequência.

O que está incluído no conjunto:
- Sobreposição de tela. Facilita muito o bordado. E quando terminar, é só remover.
- Um conjunto de fios necessários. Geralmente é fio dental. No entanto, eles podem soltar fios. Portanto, recomenda-se uma lavagem suave antes de iniciar o trabalho.
- Um bastidor é uma ferramenta necessária para quem está começando a trabalhar com ponto cruz.
- Agulhas com ponta romba. Agulhas destinadas à costura não são usadas para bordado. Elas danificam a tela e as linhas.
- Um padrão (da natureza ou outra imagem) impresso no papel ou no próprio tecido.
Artesãs experientes preferem escolher kits em que o padrão não é reimpresso no tecido.

Materiais necessários
Grandes pinturas em ponto cruz contêm apenas ferramentas básicas para a execução do trabalho. Cada bordadeira deve ter ferramentas básicas e adicionais em estoque que ajudem a tornar o trabalho confortável.
Principais ferramentas:
- Canvas é um tecido com furos formados pelo entrelaçamento dos fios. Esse tipo de tecido simplifica a contagem de pontos cruzados e agiliza o bordado. Existem diferentes quantidades de tela, dependendo do número de pontos cruzados por polegada. Costureiras experientes optam por telas de trama uniforme.
- Fios mouline. Existem muitos fabricantes. Recomenda-se escolher opções populares, pois sua qualidade é comprovada. Menos frequentemente, são escolhidos fios de seda e metálicos de cores diferentes.

- Agulhas para bordado. O tamanho é escolhido de acordo com os furos na tela e as linhas. Recomenda-se comprar ímãs para elas. Elas ajudam quando você perde uma agulha.
- As tesouras Heron são especialmente projetadas para cortar fios de fio dental.
- Tesoura de alfaiate para cortar tecido.
- O bastidor foi projetado para projetos de grande porte e ajudará você a concluí-los mais rapidamente.
- Marcadores para marcações. São marcadores que desaparecem e são laváveis.
- Organizador para costureira, ajuda a encontrar rapidamente todas as ferramentas necessárias.
- Lâmpada. São minilâmpadas especiais que são fixadas nos dedos e iluminam a tela.

Esquema de execução de trabalho
O ponto cruz é difícil quando se trata de pinturas grandes. Portanto, existem certas regras para a criação dessas telas. Antes de bordar um painel de parede, é necessário levar em consideração as características dos tamanhos grandes.
Coisas para lembrar:
- Antes do início do trabalho, a tela é tratada com uma cola especial para evitar que se desfaça. Normalmente, o processo leva mais de um mês. Durante esse tempo, a tela pode perder sua aparência original e até mesmo desfiar.
- É difícil cometer erros em um desenho grande devido à grande quantidade de elementos. Portanto, recomenda-se fazer marcações no tecido. Divida em quadrados.
- Recomenda-se separar os fios previamente.

Não é recomendado usar telas uniformemente tecidas no estágio inicial. Trata-se de um tecido mais denso, sem divisão em quadrados para cruzes. Isso não permite cálculos precisos. Mas esse trabalho fica com um visual elegante. E a tela pode ser usada como toalha, decoração, colcha, etc.
Importante! Não se deve bordar sem iluminação adicional. Isso pode prejudicar a visão.

Dicas úteis
Bordar grandes pinturas murais exige tempo e perseverança. Conhecer alguns segredos do bordado pode acelerar e facilitar o processo.
Conselho:
- Uma foto grande às vezes leva até um ano para ficar pronta. Portanto, é recomendável fazer uma cópia do esquema. O antigo se deteriorará após alguns meses.
- Recomenda-se engomar o tecido antes de iniciar o bordado.
- Para deixar a tela mais rígida, recomenda-se o uso de vinil.
- Não é recomendado que o comprimento útil da linha seja superior a 30 centímetros. Ela pode ficar embaraçada.
- Se a tela for escura, recomenda-se esticá-la bem no bastidor, mas sem deformá-la.

- Após a lavagem, a pintura é passada somente no verso.
- Recomenda-se riscar os emblemas já bordados com um marcador claro.
- Para bordar com as duas mãos, é preciso prender bem o tecido.
- Se você usar um bastidor em seu trabalho, é importante removê-lo sempre que terminar de trabalhar. Caso contrário, o padrão ficará deformado.
- Não é possível usar puxadores longos. Eles podem puxar a lona.
- Recomenda-se comprar vários conjuntos de fios das cores principais de uma só vez, pois às vezes os fabricantes calculam a quantidade incorretamente. E nem sempre é possível encontrar o tom certo em um ano.
Importante! A agulha não deve ser deixada no tecido até o dia seguinte. Ela é retirada após cada etapa.

Vantagens do método de bordado do meio
O bordado deve sempre começar pelo meio, embora muitas costureiras façam os primeiros pontos a partir do canto.
Por que começar do centro:
- O desenho não se moverá e haverá tela suficiente em qualquer caso.
- É muito prático acompanhar o desenvolvimento da pintura.
- É muito interessante observar o desenvolvimento.
- A pintura ficará localizada no meio da tela e será mais fácil colocá-la na moldura.

Para encontrar o ponto médio, você precisa dobrar a tela em duas camadas para o lado. E mais duas para baixo. Em seguida, marque o ponto de intersecção dos vincos. Recomenda-se desenhar duas linhas, pois elas ajudarão você a navegar se não quiser desenhar os quadrados completamente.

Como bordar uma cruz grande
Quanto mais habilidosa for a costureira, menor será a sua cruz. Mas, para começar, você pode escolher uma tela com cruzes grandes. Não há diferenças no bordado. Para você, escolha apenas o método dinamarquês ou inglês para aplicar o padrão.
O método dinamarquês envolve primeiro bordar todos os pontos inferiores em uma fileira, da esquerda para a direita. Depois, você retorna na direção oposta com os pontos superiores. Você obtém uma fileira inteira. Este método é conveniente se você precisar bordar uma área grande em uma única cor. A versão inglesa envolve formar a cruz inteira de uma só vez e só então prosseguir.

O maior ponto cruz do mundo
Um dos maiores pontos de cruz do mundo é a imagem da Capela Sistina. A obra consiste em várias partes conectadas entre si. Mas a imagem é inspiradora. O artista passou 10 anos nela. São 628.296 pontos na tela, 1.809 cores. Foram necessários 669 novelos de fio dental. O tamanho é de 200 por 90 centímetros.

Bordadeiras da Polônia retrataram a Batalha de Grunwald. O quadro tem 10 metros de comprimento. O esquema está representado em 50 livros de 70 páginas. O trabalho foi realizado em conjunto.
Yan Hua, da China, passou mais de 3 anos bordando o "Festival Qingming no Rio Bianhe". A tela tem 22 metros de comprimento. O bordado é feito com uma cascata de fios de seda.
Uma artesã russa fez papel de parede de verdade com bordados. Ela levou 25 anos e 9 metros de tecido para criá-lo. Em apenas 27 meses, um mestre chinês criou uma imagem com mais de 25 metros de comprimento a partir de 150 mil cruzes.

Bordados grandes exigem perseverança, paciência e tempo. Para não estragar a tela, ela é processada. E também outro esquema é elaborado com antecedência. Os fios são preparados e a tela é desenhada. Recomenda-se usar um bastidor especial em um suporte.




