O bordado em tela é adequado para costureiras iniciantes, pois é muito mais fácil de fazer graças aos quadrados na tela. Artesãs experientes tentam métodos de bordado mais complexos, como o bordado em linho – esses trabalhos parecem mais elegantes do que uma imagem em uma tela quadriculada.
Vantagens do Bordado em Linho
Bordar em linho é difícil para quem tem pouca experiência com telas lisas. Mas vale a pena aprender a criar pinturas em tecido plano. O linho tem uma vantagem sobre outros tipos de tecido para bordado: a aparência da imagem finalizada.

As masterclasses de bordado são ministradas por artesãs experientes. Mas o segredo de um trabalho de alta qualidade não reside apenas na habilidade da autora, mas também no material, pois as imagens em linho grosso parecem mais naturais, mais bonitas. Elas são percebidas como um todo. As transições de tons não são chamativas e as cruzes não se destacam.

Pontos de haste e outros pontos em linho também ficam ótimos. Esta é uma oportunidade adicional para mostrar a imaginação e combinar diferentes direções no bordado.

A principal desvantagem de uma tela branca simples é que os pontos sem cruzes ficam bem visíveis. Dependendo da quantidade, os buracos ficam mais ou menos visíveis. Eles também esticam com o tempo quando esticados em uma moldura e em um bastidor. A imagem adquire uma aparência inestética.

Como fazer ponto cruz em linho
Iniciantes não entendem como fazer ponto cruz em linho, porque os furos para a agulha não são visíveis. Na verdade, se você olhar atentamente, toda a tela consiste em quadrados sólidos. Você só precisa contá-los.
Para trabalhar, você precisa preparar todas as ferramentas necessárias:
- O organizador é um local prático para guardar todas as outras ferramentas usadas pela costureira. Ajuda a não perder nada.
- Bastidores - o linho também pode ser bordado com ou sem bastidor. Nesse caso, o tecido estica mais facilmente.
- Um soco é uma ferramenta feita de madeira ou metal usada para fazer furos.
- Tesoura - especial para tecidos e linhas.
- Agulhas - os números utilizados correspondem ao tipo de tecido de linho.
- Um centímetro para cálculos mais precisos.
- Marcador para marcação de curto prazo.
- Dedal - para segurança dos dedos.
- Um guia de pontos para dar uma aparência elegante ao bordado.
- Cera ou condicionador para tratamento dos fios.

A imagem bordada ficará melhor se você se lembrar das dicas gerais ao trabalhar com linho:
- A numeração das agulhas deve corresponder ao tipo de tecido. Recomenda-se usar agulhas de número 26 a 28.
- Para facilitar a costura, o tecido precisa ser esticado um pouco.
- É mais fácil trabalhar com ponto tapeçaria.
- Para evitar defeitos, use o mesmo número de fios em largura e comprimento.
- Recomenda-se fazer marcações com fios contrastantes.
- Ao bordar com linho, os pontos podem ser alinhados com a ponta de uma agulha.
- Ao retirar a agulha do tecido, é preciso dar meia volta na direção oposta à torção da linha.
- O linho é lavado antes do bordado, pois tende a encolher.
- Passe o material enquanto ele ainda estiver úmido após a lavagem.
Observe! Passar roupa fica mais bonito e bonito em linho.
O tecido de linho tem um arranjo mais denso de furos. Por isso, é difícil calcular onde enfiar a agulha. Recomenda-se descobrir o número exato do tecido. E logo no início do treinamento, leve um conjunto pronto, onde o princípio do cálculo é explicado. Você pode comparar o linho com o Aida para uma explicação mais precisa. O tamanho da cruz através de 2 fios de tela de linho será igual ao tamanho da cruz no Aida.

Como fazer uma cruz:
- Prenda a linha no lado avesso.
- Leve a agulha até o canto inferior esquerdo.
- Mova a agulha na diagonal. Insira-a em um furo no canto superior direito. A linha cobre 2 fios da tela.
- Do lado avesso novamente através de 2 fios até o canto inferior direito.
- Vá para o canto superior esquerdo.

Uma artesã iniciante pode cometer erros porque os quadrados são muito pequenos. Mas é mais fácil fazer cruzes fracionárias em linho. A desvantagem desse tecido é que, ao usar um bastidor e esticá-lo em um bastidor, ele se deforma. Problemas também surgem ao marcar. Uma costureira pode usar um marcador de texto para marcar, mas há 90% de chance de o tecido ser danificado, já que um recuo de apenas um fio prejudicará todo o trabalho. Portanto, é altamente recomendável marcar os quadrados na tela com linhas de costura finas e brilhantes. Use um ponto para frente. Quanto ao processo de bordado em si, é semelhante. Você deve começar a trabalhar após a marcação, a partir do centro.

O que é melhor escolher: linho ou tecido Aida
O ponto cruz em linho e em tecido Aida é notavelmente diferente. Há diferenças entre o processo e o resultado. Principalmente os iniciantes notarão isso.
Quando você deve escolher Aida:
- Se o nível de habilidade ainda for baixo, não há prática suficiente. Não é recomendável começar com técnicas complexas imediatamente. O linho natural é caro e pode ser facilmente danificado ao bordar.
- Se o bordado virar uma imagem. Nesse caso, não há problema em dividir a tela em quadrados. As áreas não preenchidas não ficarão visíveis.
- Se a sua visão estiver falhando. Em caso de problemas com os olhos, é muito mais fácil bordar na Aida. Você não precisa se esforçar para contar os quadrados.

Ao escolher o linho se você deseja bordar:
- Se você tiver habilidades práticas e paciência, criar pinturas em linho é uma verdadeira habilidade.
- Se você precisar bordar um padrão em um futuro guardanapo, roupa, roupa de cama, etc. Uma imagem bordada em tecido de linho parece mais organizada e natural.
- Se você precisar combinar várias técnicas de bordado ao mesmo tempo, é recomendável escolher o linho.
Importante! O tecido de linho, assim como a lona, também vem em diferentes tamanhos e tipos.

A tela Aida é vendida na maioria dos kits de bordado. Ela pode ser adquirida junto com o padrão "Openwork". Existem diferentes tipos de material - macio e duro, como o engomado. Há telas pintadas, com padrões. E também com quadrados pré-marcados. Há diferentes números que indicam o número de cruzes por 10 centímetros. Portanto, você pode encontrar uma tela para todos os gostos. A Aida geralmente contém 100% algodão. Este é o tecido mais popular entre as costureiras. Os fabricantes o preferem na montagem de kits de alta qualidade.

Se você deseja bordar seguindo um padrão em linho, precisa entender os tipos de tecidos de linho. Existem linhos especiais para bordado e opções de diferentes fabricantes.
Dicas para escolher:
- A cortiça é um tecido com trama de 18 fios por polegada. O intervalo é usado a cada dois fios.
- Dublin - 25 fios por polegada. Recomenda-se escolhê-lo se você planeja bordar com fio dental usando 2 a 3 fios.
- Tosse - 28 fios por polegada. O tecido mais denso no qual você pode representar uma imagem com grande riqueza de detalhes. O tecido está disponível em diferentes cores e tonalidades.
- Edimburgo - contém 36 fios por polegada. Ideal para criar blusas, decorar golas ou punhos. O tecido é mais popular entre costureiras que gostam de usar diferentes tipos de bordado.
- New Castle - 40 fios por polegada. O tecido é popular entre bordadeiras de ícones. Recomendado para trabalhos finos.
Importante! Grama sobre linho é frequentemente bordada com fios de seda artificial brilhantes.
O bordado em linho é popular entre costureiras experientes. Requer precisão, muita prática e paciência. Existem vários tipos de tecido, com diferentes densidades, adequados para ícones, roupas ou pinturas. A imagem fica mais elegante, organizada e realista devido à densidade das cruzes.




