Quais são os diferentes tipos de pontos de bordado?

Bordar é uma prática antiga. Dessa forma, você pode decorar objetos, fazer quadros ou até mesmo objetos. Este artigo explica quais pontos de bordado existem e como fazê-los você mesmo.

Tipos de pontos para bordado

Atualmente, existem muitos tipos de pontos, e novos continuam a surgir. Todas as técnicas podem ser feitas tanto à mão quanto à máquina. Abaixo, você pode ver uma descrição detalhada dos tipos de pontos mais populares em bordado, com diagramas passo a passo.

A técnica da "agulha para a frente"
A técnica da "agulha para a frente"

Técnica de agulha para frente

Este tipo é bem fácil para iniciantes. Quando finalizado, ficará igual em ambos os lados da tela. É usado principalmente para trabalhar com bordas de imagens.
Um ponto é feito ao longo dos contornos do padrão, com a "agulha para frente" sendo executada da direita para a esquerda, movendo-se constantemente em linha reta, formando novas costuras. No processo de trabalho, é necessário controlar as folgas entre as costuras – elas devem ser uniformes.

Um exemplo da técnica de "ponto atrás"
Um exemplo da técnica de "ponto atrás"

Técnica de agulha traseira

Neste tipo, a costura é feita da direita para a esquerda. A "agulha para trás" é muito semelhante à costura à máquina. Visto de fora, a "agulha para trás" tem uma aparência esteticamente agradável, com todos os pontos próximos uns dos outros e, no verso, o ponto é mais alongado.

Observe! Todas as costuras devem ter o mesmo comprimento.

Ponto corrente

Também chamado de ponto corrente, é feito com uma agulha de crochê de ponta fina ou com uma agulha de tricô, seguindo um padrão pré-fabricado, em materiais finos. Os fios de seda são usados ​​principalmente para o ponto corrente. Serve para fazer o contorno do padrão ou fixá-lo.

Para simplificar o trabalho, recomenda-se que este tipo seja feito de cima para baixo. A agulha com a linha é puxada para fora, uma laçada é feita e inserida no mesmo local onde estava o início. Durante o processo de bordado, a laçada não é puxada até o final, e a agulha é puxada para a superfície da tela em um ponto cerca de 0,5 cm abaixo da laçada inicial.

Fazendo um ponto haste
Fazendo um ponto haste

Em seguida, puxe a linha de modo que a laçada fique lentamente apoiada na base. Quando uma nova laçada é formada, a agulha é inserida na ponta final e trazida para a superfície frontal. Este ponto será inicialmente difícil de executar, por isso é aconselhável praticar em tecidos desnecessários.

Você pode estar interessado nisto:  Lindo padrão de bordado em jeans - como fazer você mesmo

Técnica de haste

Este ponto deve ser usado ao trabalhar com tecidos de linho ou chita. Visualmente, parece um par de pontos oblongos adjacentes. Este tipo é usado para criar um padrão ao longo das linhas e para fazer caules ou folhas. O bordado a ponto cruz é feito em tecido bem preso, pré-lavado e seco. É melhor não usar fios longos, pois há risco de torção durante o trabalho.

Ponto Holbein
Ponto Holbein

Este ponto deve ser feito da esquerda para a direita. A linha é passada por dentro, sem nó. Em seguida, o primeiro ponto é feito pelo lado direito. Em seguida, a agulha se move de dentro para a esquerda e sai por fora, no centro do primeiro ponto.

Essa técnica é muito usada em motivos florais e há muito tempo ganhou popularidade no bordado.

Costura Holbein

Nomeado em homenagem a um artista alemão, este tipo de bordado terá a mesma aparência em ambos os lados da tela. É muito semelhante à técnica da agulha para frente. Após a costura, a agulha deve ser recolocada no lugar e preencher as lacunas do padrão. Artesãs experientes viram a tela durante o trabalho e trabalham na direção oposta ao ponto inicial.

Para o trabalho, geralmente são escolhidos tecidos finos de algodão com trama fina. É necessário usar uma agulha fina e de ponta romba para não cortar a estrutura do tecido.

Padrão de ponto baixíssimo
Padrão de ponto baixíssimo

Laço ou enrolamento

Também é chamado de sobreposição. Este tipo é bastante simples de executar. É usado para padrões claros no material, bem como para processar vários laços e sobreposição precisa de bordas de tecido.

Nesta técnica, a costura é sempre feita da esquerda para a direita. Durante o processo, você precisa observar o fio, que deve estar na frente da agulha, formando uma laçada. Você precisa puxar a agulha com a linha de trabalho para a frente do tecido. Abaixe-a e aperte a laçada. Em seguida, costure de dentro para fora, de modo que a linha fique localizada sob a ponta da agulha. Em seguida, você precisa puxar a agulha para fora e apertar a laçada.

O tamanho e a direção da costura podem ser escolhidos de acordo com a preferência pessoal. A distância entre os pontos é diferente, o que determinará a densidade da carreira.

Como fica uma árvore de Natal em tecido?
Como fica uma árvore de Natal em tecido?

Técnica espinha de peixe

Usado para processar um desenho finalizado, parece um ponto chuleado ou uma laçada completa de tambor.

A "espinha de peixe" é feita em apenas duas etapas. Após a instalação da linha, a agulha entra no interior e é puxada para a base frontal. Durante o trabalho, a linha deve ficar sob a agulha. Assim, obtém-se um lado do ponto. A próxima costura é feita da mesma forma, mas do outro lado e um pouco mais abaixo.

Você pode estar interessado nisto:  Características do mini ponto cruz e bordado em ponto cetim

Ponto oblíquo

Há muitos anos, o ponto era chamado de rolo de cetim. É aconselhável usar fio grosso para ele. O espaço dentro do molde é preenchido com um ponto cetim inclinado. O ponto é feito alinhavando o ponto de contorno com a agulha para frente. Em seguida, todo o espaço é preenchido com pontos curtos inclinados. Eles são feitos principalmente de baixo para cima, da esquerda para a direita.

Pontos decorativos
Pontos decorativos

"Gordinho"

Também é chamado de "bolinhas". Este ponto é feito com um fio de duas camadas, o que o torna bastante volumoso. O contorno do padrão é processado com um ponto de "agulha para frente". A sobreposição é feita ao longo das linhas de contorno e, em seguida, um ponto cetim duplo é aplicado sobre ela.

entrelaçamento argelino

É muito semelhante à técnica do ponto cruz, mas seu centro é deslocado. Isso se deve ao uso de pontos de bordado de comprimentos diferentes.

Vladimirsky ou "Verhoplut"

Para fazer o ponto Vladimir, você precisa dos fios mais grossos para que o padrão fique volumoso. É usado principalmente para motivos florais. É necessário desenhar contornos, por exemplo, de um botão de rosa e preenchê-los com pontos densos da borda ao meio. O mesmo padrão ficará em ambos os lados.

Técnica de bordado em ponto cruz
Técnica de bordado em ponto cruz

Ponto cruz para bordado

O ponto cruz é perfeito para quem está começando a se familiarizar com o bordado. É aconselhável usar tela com células grandes para o trabalho.

Meia cruz ou pintura

Também pode ser encontrado sob o nome de "pintura" — um ponto leve de dupla face que é feito primeiro para a frente e depois para trás. Simplificando, este é o primeiro traço de um ponto cruz clássico. Ele é iniciado do lado direito para o esquerdo ao longo da linha do desenho, criando pontos de "agulha para a frente".

Em seguida, inverta o sentido, da esquerda para a direita. Em paralelo, costure na carreira anterior. As costuras finalizadas não são sobrepostas duas vezes. A linha correta é formada ao perfurar corretamente a agulha no ponto anterior.

Ponto de tapeçaria
Ponto de tapeçaria

Técnica de ponto cruz

Este tipo de ponto no bordado é feito com dois traços que formam uma cruz, preenchendo uma célula da tela. Para que a imagem fique bonita, você precisa se lembrar da instrução principal: na técnica da cruz, todas as costuras superiores devem estar localizadas na mesma direção. Ela é escolhida à vontade.

Observe! Quando as cruzes são feitas horizontalmente, todos os pontos para bordado são feitos primeiro em uma direção e depois na outra.

Ponto de tapeçaria

Ao trabalhar com um número par de fios, eles precisam ser fixados como na técnica de ponto cruz. Para isso, insira as pontas do fio no buraco da agulha, dando um laço na ponta. Em seguida, insira a agulha no tecido por dentro, borde um ponto cruz e prenda os fios pelo laço no avesso. Os demais pontos de bordado devem ser feitos a partir do ponto onde foi feito o primeiro furo.

Você pode estar interessado nisto:  Revisão de programas para criação de padrões de ponto cruz
Motivos florais em ponto cetim
Motivos florais em ponto cetim

Se o bordado for feito com um único ponto de linha, um nó deve ser feito no verso da tela. Do lado de fora, os pontos de tapeçaria cobrirão esse nó e o disfarçarão. Todas as carreiras são feitas estritamente da direita para a esquerda. Para que o ponto fique no ângulo correto, a linha deve ser inserida na tela a partir do canto inferior direito.

"Meia cruz na superfície"

Aqui, os pontos devem ser feitos a distâncias iguais entre si e, ao bordar ao contrário, preencha as lacunas. A meia cruz parece uma cerca nervurada.

Ponto cruz

Esta seção inclui pontos cruz mais grossos. Eles são ótimos para decorar almofadas ou roupas de cama. Pinturas também podem ser decoradas com fitas de cetim ou miçangas.

Cruz alongada

Este tipo é necessário para saturar o desenho com textura e também ajuda a preencher grandes áreas da tela rapidamente. A técnica de trabalho é a mesma de uma cruz simples, só que preenche não uma célula da tela, mas várias de uma só vez, na posição vertical.

Bastidor para prender tecido
Bastidor para prender tecido

ponto húngaro

Os pontos húngaros são contados. São feitos com comprimentos completamente diferentes. São fáceis de bordar e são usados ​​principalmente em grandes áreas do desenho. Este método fica muito agradável esteticamente se você usar fios de cores contrastantes.

cruz búlgara

Este ponto consiste em duas cruzes: a de baixo é uma cruz clássica e a de cima é uma cruz vertical. Parece mais um quadrado e é feito em pelo menos quatro células da tela.

Traição dupla

É feito de quatro pontos cruzados — dois na diagonal e dois na vertical e na horizontal.

cruz búlgara
cruz búlgara

Cada cruz é feita de uma só vez, completamente. Primeiro, uma cruz padrão é feita com pontos diagonais. Em seguida, após o segundo traço diagonal, a agulha é inserida no centro, entre os dois furos superiores já finalizados, e um ponto compartilhado é feito de cima para baixo e, em seguida, seguindo o mesmo padrão, um ponto transversal da esquerda para a direita.

Concluindo, vale ressaltar que você pode encontrar um ponto adequado para diversos trabalhos. Mais opções podem ser encontradas em sites de artesanato. É aconselhável que iniciantes assistam a uma master class antes do trabalho e aprendam quais tipos de pontos existem para bordado.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior