A paixão pelo bordado, que era uma tradição cultural dos povos que habitavam as vastas extensões da Rússia, desapareceu gradualmente. Relativamente recentemente, voltou a ganhar força, mas isso não se deve ao aumento do nível cultural, mas sim à popularização de todos os tipos de hobbies. Segundo muitas pessoas, uma pessoa precisa fazer algo: colecionar, tricotar, fazer artesanato, bordar. Isso não só inspira, como também liberta a mente de maus pensamentos. O estilo mais popular de ponto cruz. É ideal para iniciantes e até mesmo para crianças pequenas. Este material mostrará padrões simples de ponto cruz: fáceis, mas bonitos, e também explicará por que você deve escolher esse estilo para bordar.
Técnicas e métodos
O ponto cruz é um dos pontos mais simples. Até uma criança pode dominá-lo. Não é à toa que as meninas são apresentadas a esse tipo de bordado pela primeira vez nas aulas de artesanato. Para as crianças, o bordado não é apenas um passatempo emocionante, mas também um hobby que ajuda a desenvolver o gosto artístico, cultivando a precisão e a perseverança. Existem várias técnicas pelas quais elas aprendem a bordar:
- Técnica clássica ou inglesa. A essência está na execução sequencial de cada cruz separadamente;
- Técnica dinamarquesa. Um pouco diferente da anterior, pois se baseia em fazer uma fileira de pontos inferiores da esquerda para a direita e, em seguida, na direção oposta. Isso preenche a mesma fileira, mas com pontos superiores, formando cruzes;

- diagonal simples. O bordado é feito com pontos de baixo para cima, alternando inferior e superior, e depois na ordem inversa - de cima para baixo;
- verticalmente. O bordado começa de cima para baixo. Primeiro, os pontos diagonais são feitos para baixo. Quando tudo estiver pronto, você pode começar a subir, finalizando as cruzes com as laçadas superiores.
Importante! De qualquer forma, as técnicas envolvem o uso de dois fios sobrepostos na diagonal. Isso significa que não há nada de complicado no ponto cruz.

Tipos básicos de pontos para ponto cruz
Existem três tipos de pontos usados no ponto cruz clássico: o ponto cruz propriamente dito, o ponto meia-cruz e o ponto tapeçaria. Se o primeiro for claro, é necessário entender os outros tipos. O ponto meia-cruz é a metade de uma cruz. É mais frequentemente usado para bordar o fundo ou outros elementos localizados atrás do objeto principal. Você também pode bordar a imagem inteira se não houver linha suficiente para um ponto completo.

O tipo de tapeçaria é muito semelhante à meia cruz vista pela frente, mas difere na execução do verso. O ponto é bordado em fileiras: na posição vertical ou horizontal.

Kits de bordado: principais vantagens
Hoje em dia, qualquer costureira iniciante pode comprar um kit de bordado. Esse conjunto permite que você comece a trabalhar mais rápido graças aos moldes prontos, instruções, ferramentas e linhas da qualidade e cor adequadas que ele contém.
Importante! Os kits de bordado são divididos em vários tipos. Alguns são ideais para iniciantes, enquanto outros são para profissionais.

Os kits de bordado, independentemente do tipo, geralmente incluem:
- o esquema segundo o qual o desenho será criado;
- fios de certas cores (geralmente fio dental);
- agulhas de tamanhos apropriados;
- tela – o tecido no qual o bordado será feito.

Os padrões do conjunto podem ser não apenas coloridos, mas também monocromáticos. Para amadores inexperientes, recomenda-se escolher os padrões pequenos e mais simples de uma cor. Isso ajudará a dominar melhor a técnica de aplicação de cruzes. Você sempre pode consultar um vendedor qualificado.

Materiais necessários para ponto cruz
Antes de começar a bordar, você precisa decidir o padrão que deseja obter. Para isso, você deve obter um molde e não bordar aleatoriamente. Felizmente, há uma enorme variedade de moldes na internet para iniciantes, artesãos comuns e profissionais de verdade. Há opções pagas e gratuitas, coloridas e lisas. Você pode criar um molde você mesmo em um programa especial para pinturas grandes ou manualmente em uma folha de caderno para peças pequenas.

Como já mencionado, hoje em dia tudo é simplificado ao máximo. Isso também se aplica ao bordado, para o qual existem muitos kits disponíveis. Eles não só economizam uma quantidade significativa de tempo gasto na procura de linhas, materiais e ferramentas, como também permitem que você domine certas técnicas mais rapidamente e se dedique ao trabalho.

Se você escolher todas as coisas necessárias, precisará estocar um conjunto mínimo:
- tela;
- com fios de fio dental;
- aro;
- com agulhas;
- com tesoura;
- padrão de bordado.

O mais importante são os fios. Recomenda-se o uso de fio de algodão. Este material é caracterizado por maior resistência ao desgaste. Além disso, tais fios:
- não desbotam quando esfregados;
- suportar lavagens prolongadas em altas temperaturas;
- são resistentes ao desgaste devido à composição de 6 fibras finas que são combinadas em uma estrutura;
- não desbotam com o tempo.

Ferramentas
Além dos materiais, você precisa preparar algumas ferramentas. Elas incluem agulhas, arcos, um alfineteiro, um dedal, uma régua e diferentes tipos de tesouras. Vale a pena descrever a finalidade de algumas delas com mais detalhes.
Um alfineteiro evitará que as agulhas se percam e estará sempre à mão. Esta é uma maneira menos traumática e conveniente de guardá-las. Quanto às agulhas em si, escolhê-las é bastante difícil. Cada tipo de tecido requer um tamanho de ferramenta diferente.

Quanto mais fino e leve o material, menor e mais fina será a agulha necessária. Portanto, para tecidos de lã ou malha, é necessária a maior ferramenta possível.
Os bastidores são necessários para evitar que o tecido fique amontoado durante o bordado. Eles são usados desde os primórdios desta arte.
Para a sua informação! Os de melhor qualidade serão os de madeira, pois não danificam o material e o seguram com mais firmeza do que os de plástico.

Apesar de ser recomendado escolher linhas do tipo fio dental, muitos profissionais não desprezam opções metálicas (lurex), fio persa ou lã fina. Todas combinam bem entre si e podem ser usadas para bordados planos ou volumétricos.
Padrões de ponto cruz para iniciantes: fáceis e pequenos
Para quem está começando sua jornada no bordado, há uma variedade de padrões simples e pequenos. Eles podem ajudar os iniciantes a entender a essência do processo e dominar todas as técnicas e métodos de criação de pontos. Recomenda-se começar a usar padrões para várias cores com um design simples.
Importante! Todos os fios devem estar na mesma direção. Esta é a regra principal para criar pontos. Por isso, antes de iniciar o processo, uma técnica específica é escolhida e seguida até o fim.

Padrões simples e pequenos são adequados para quem está começando a usar agulha e linha para esses fins. Iniciantes podem ser aconselhados a ter paciência e treinar a perseverança. Nada é perfeito na primeira vez. Esta é a essência do bordado: aprimorar gradualmente suas habilidades, criar trabalhos cada vez mais bonitos, entrar em harmonia consigo mesmo, recebendo alegria e paz. Abaixo, alguns padrões simples para quem está começando a fazer ponto cruz.

Programa para trabalhar com esquemas
Profissionais preferem criar seus próprios moldes. E a maioria deles hoje em dia usa programas especiais. Um deles é o Pattern Maker. Graças a ele, você pode não apenas criar moldes lindos e personalizados, mas também editar arquivos de outras pessoas. Há também a possibilidade de criar um desenho baseado em uma imagem pronta da internet.

Primeiro, você precisa criar um rascunho com o tamanho mínimo e, em seguida, aumentar gradualmente o número de cruzamentos até atingir o resultado desejado, com clareza e volume. Também é necessário determinar o número de cores utilizadas.

Em seguida, o desenho é contornado com uma linha escura (verso). Há apenas uma regra aqui: a cor do verso deve ser vários tons mais escura que o elemento da imagem. Por exemplo, se for vermelho, o verso será bordô; se for azul, então azul. Como resultado, tudo é removido do desenho, exceto as linhas, que são então pintadas com as mesmas cores da imagem original, porém mais saturadas.
Importante! Na fase final, o trabalho é verificado e editado em caso de erros. É aconselhável localizá-los agora, pois eles podem levar a erros no trabalho.

Portanto, bordar é um processo útil e estimulante. Hoje em dia, você pode facilmente encontrar um padrão para trabalhar ou até mesmo criá-lo você mesmo em programas especiais. Os kits evitam que você perca tempo procurando materiais e ferramentas e permitem que você comece a trabalhar imediatamente.




