O bordado é um ofício complexo que exige paciência e perseverança. Costureiras iniciantes às vezes têm dificuldade em trabalhar com várias cores no processo de criação de bordados. Portanto, os padrões de ponto cruz em preto e branco são especialmente relevantes nas fases de domínio desse tipo de bordado. Ao mesmo tempo, as composições parecem completas e bonitas.
Padrões de ponto cruz preto e branco: qual a vantagem
É bastante difícil criar uma imagem bonita usando ponto cruz; para isso, você precisa ter habilidades básicas de costura. Os padrões em preto e branco têm muitas vantagens, especialmente valiosas para costureiras iniciantes:
- Não há necessidade de comprar um kit de bordado especial, pois são usadas apenas algumas cores.
- O produto é formado graças a um ponto cruz. Graças à tecnologia de criação de pontos, ele fica uniforme e perfeito.
- Se você bordar um padrão em uma tela branca com linhas pretas e brancas, obterá uma imagem nítida e contrastante que se encaixará em qualquer interior.
- Você pode fazer uma versão de contorno do padrão de bordado sem usar linha branca, o que acelerará significativamente o ritmo do trabalho.
- A cor preta, curiosamente, torna o bordado brilhante e expressivo graças à combinação clássica de branco e preto.

Neste tipo de bordado, você pode encontrar muitas outras vantagens, que são descobertas individualmente. Por isso, muitas costureiras experientes e iniciantes escolhem esta versão colorida do ponto cruz.
Tecnologia de fazer ponto cruz preto e branco com diagramas
O bordado em preto e branco é feito de acordo com um algoritmo específico. Ações corretas e consistentes no processo de criação de uma composição em ponto cruz são a chave para um resultado excelente:
- É necessário selecionar o esquema correto, cuja complexidade corresponda totalmente ao nível de habilidade.
- Primeiro, a tela deve ser aparada e as bordas processadas. Há várias opções para esse processamento.
- Em seguida, a base para o bordado é preparada. Você pode fixar a tela em um bastidor ou em suportes especiais.
- Usando lápis ou giz, faça marcações para o esboço. É aconselhável traçar um esboço geral e esquemático dos pontos de demarcação das cores branca e preta.
- Em seguida, o bordado é feito com linhas. Você precisa fazer pontos perfeitos e, em seguida, prender a linha.
Observe! Às vezes, são usados fios vermelhos, com a ajuda dos quais você pode fazer alguns acentos na composição geral.
Após a conclusão do trabalho, você precisa endireitar a tela e lavar o produto final. Em seguida, você pode alisar a imagem sob uma base de gaze úmida para alisar todas as dobras. A imagem finalizada pode ser colocada sob um vidro em uma moldura.
Como trabalhar com tela preta
Bordar em tela preta é bastante difícil, portanto, artesãs não profissionais não devem trabalhar com essa base. Os olhos se cansam rapidamente durante o trabalho e também é problemático fazer e ver marcas em telas escuras.

Existem algumas dicas que facilitarão o trabalho com telas de cores incomuns:
- É melhor usar uma tela com tamanho de célula 16. Essas células ficarão organizadas após o bordado, e não haverá lacunas na tela.
- Há problemas em formar marcas em uma tela escura. Para isso, você pode usar giz ou até mesmo um fio branco para criar uma silhueta.
- Se for usada uma tela dessa cor, o fundo não precisa ser bordado, pois essa base em si é suficientemente contrastante.
- Ao criar pontos, você não pode pular de um elemento para outro – tudo deve ser feito sequencialmente. Assim, o avesso também ficará visualmente atraente.
Para a sua informação! O resto do princípio do ponto cruz em tela preta é o mesmo de quando se trabalha com uma base clara.
Padrões de ponto cruz em preto e branco com exemplos
Ponto cruz – silhueta sobre fundo preto ou base branca – possui diversas características. Mas primeiro, você precisa escolher um padrão básico. Para isso, você precisa determinar seu nível de habilidade e, em seguida, começar a bordar:
- Silhueta de uma menina do século passado. Tal mulher está relacionada a padrões complexos de manufatura.

- Pinturas de plantas sempre ficam lindas. Um botão de rosa fica melhor. Mas é melhor bordar um galho inteiro.

- Uma imagem universal será uma coruja em tons de preto e branco, que em termos de complexidade do esboço pertence às opções simples.

- Uma versão complexa do padrão é a zebra, que tem uma estrutura multicomponente.

Observe! Composições de qualquer complexidade em tons de preto e branco ficarão interessantes mesmo com esboços simples. Cada esboço pode ser modernizado e retrabalhado removendo ou adicionando vários elementos.
Crie você mesmo um diagrama em uma master class simples e clara
Você pode não apenas usar moldes prontos para bordado, mas também criar as bases você mesmo. Muitas vezes, esses exemplos são usados para bordar retratos em preto e branco de parentes e amigos. Para isso, você precisa usar a seguinte master class:
- Para criar um padrão, você precisa de uma imagem ou foto básica, um programa gráfico (Pattern Maker) e um mapa de linhas.
- Primeiro, é formada uma paleta de cores que será usada para criar o esquema. Às vezes, além das cores básicas, são usados tons adicionais para formar matizes ou nuances.
- Você precisa inserir a foto selecionada no programa e iniciar o processamento, pois o mapa de cores automático também incluirá cores adicionais.
- Depois de selecionar as cores e tons preto e branco na paleta, você precisa inserir o esquema especificado no programa.
- Depois de salvar os parâmetros de cor e selecionar o fabricante das linhas de bordado, você pode começar a trabalhar com as dimensões da imagem.
- Para escolher o tamanho certo da imagem, você deve primeiro decidir o tipo de tela. Em seguida, escolha a largura e a altura do padrão. Os parâmetros são determinados em (mm) ou o número de cruzes.
- A tabela básica está pronta, mas é melhor usar misturas também. Isso ajudará a eliminar inclusões desnecessárias de cores e tons estranhos.
Observe! Ao escolher uma paleta de cores nos estágios iniciais, vale a pena começar pela solução padrão do programa.
Para criar modelos exclusivos para depois formar lindos bordados, você precisa aprender a usar as interfaces de programas especiais, além de ter talento artístico.

Até mesmo uma pequena imagem em ponto cruz, bordada em tons de preto e branco, ficará muito bonita. Mas, para criar tal produto, você precisa conhecer algumas nuances em relação à escolha das linhas e à formação do padrão em si. Você pode bordar em tela branca ou preta, usando padrões adequados.




