Métrica é uma imagem bordada criada não por prazer ou hobby, mas como lembrança. Tais produtos são decorados com miçangas, pedras e tecidos caros. A obra borda um evento ou uma lembrança de algo importante, em homenagem ao qual a imagem é criada.
Outra característica da métrica é o bordado de datas para lembrar o que aconteceu e quando. A métrica de bordado pode ser um presente para um ente querido em um casamento, nascimento de um bebê, formatura da escola e assim por diante.
Métricas para um recém-nascido
Para todos os pais, o aniversário do seu bebê é o acontecimento mais significativo da vida. É por isso que muitas artesãs preferem fazer algo especial para este dia, criando um produto que as lembre constantemente da felicidade da mãe e do pai, e que permaneça como um talismã para a criança.

Qual é a finalidade da certidão de nascimento? Primeiro, para preservar memórias; segundo, a certidão de nascimento é considerada um talismã para um recém-nascido. Somente a mãe ou a avó podem bordá-la – com linhas caras e de alta qualidade. A certidão de nascimento pode ser na forma de uma imagem comum ou como um remendo em um travesseiro, cobertor ou até mesmo em roupas.
Interessante! Se for um remendo de travesseiro, ervas são colocadas sob ele para acalmar os nervos e aliviar dores de cabeça. Isso será útil para a criança no futuro.

Métricas para recém-nascidos - ponto cruz, os padrões dos produtos aqui podem ser muito diferentes. Por exemplo, você pode bordar a imagem de um bebê e costurar uma etiqueta da maternidade de lá. Isso ficará na memória para sempre. Ou bordar datas, altura, peso, nome e assim por diante.
Ponto cruz e miçangas
Bordar uma certidão de nascimento é um processo longo e meticuloso, no qual você precisa dedicar todo o seu amor e carinho. Segundo tradições antigas, quanto mais amor você dedicar ao bordado de uma certidão de nascimento, mais consequências positivas advirão do evento bordado nela. Em outras palavras, é melhor não se sentar para bordar de mau humor.
Existem duas maneiras de bordar uma imagem:
- contas;
- cruzar.
Eventos brilhantes e grandiosos costumam ser bordados com miçangas: um casamento, uma cerimônia de casamento, o batizado de uma criança. O nascimento de uma criança, a formatura da escola, um presente de aniversário — tradicionalmente, são bordados com uma cruz. Mas não é necessário atender a esses padrões.

O ponto cruz é uma maneira bastante simples de criar uma métrica de forma rápida e fácil. Para isso, você precisará de tela ou qualquer tecido, linhas e um molde. O molde pode ser comprado em qualquer loja de artesanato ou feito por você mesmo para ponto cruz. Você também pode comprar um kit de bordado, que contém todos os materiais e ferramentas necessários.
Já o bordado com miçangas é um trabalho mais meticuloso. Mas as miçangas conferem charme, textura e brilho ao produto. Para começar a bordar com miçangas, você precisa levar em consideração várias nuances, como, por exemplo, escolher a linha para as miçangas, o tamanho e o formato das próprias miçangas, e também é necessário um padrão.
Esquema para autobordado
Muitas artesãs preferem criar seus próprios moldes para seus bordados. Há duas opções: procurar um molde na internet ou inventar um.

Importante! Os esquemas na internet geralmente são projetados para iniciantes. Se você não tem certeza absoluta do seu profissionalismo, é melhor começar com algo mais fácil.
Você pode encontrar um molde simples na internet e transferi-lo para uma folha de papel, de preferência em formato quadrado. O molde para bordado geralmente é desenhado em quadrados para facilitar os cálculos e o bordado. Você precisa transferir esses quadrados para a folha. Este será o molde finalizado. Será mais fácil bordar em tela, mas você pode tentar em outras telas.

Para criar seu próprio molde, primeiro você precisa criar um desenho. Se for uma métrica de bebê, você pode desenhar um bebê dormindo em um carrinho ou uma criança brincando, e ao lado dele o número da etiqueta, altura, peso, data de nascimento e assim por diante. Depois disso, você precisa calcular o desenho por quadrados e transferi-lo para uma folha de papel dentro de uma caixa para não se confundir, ou começar a bordar imediatamente.

O que mais pode ser desenhado na métrica de uma criança:
- marinheiro;
- urso;
- cegonha;
- cruzar;
- irmão ou irmã (se houver outras crianças na família);
- flores;
- Sol;
- peixe;
- pássaros.
Métricas de padrões de ponto cruz
Como todas as crianças são diferentes, diferem em caráter, visão de vida, pensamento, lógica e assim por diante, as métricas para meninas e meninos são ainda mais diferentes. Isso deve ser levado em consideração ao bordar.
Importante! Não se pode criar uma certidão de nascimento antes do bebê nascer, especialmente quando o sexo do bebê ainda não é conhecido. Porque um menino bordado na certidão de nascimento será, na verdade, destinado a uma menina, e isso é um mau presságio.
Métricas para uma menina
O bordado das métricas para a futura menina deve ser em cores quentes, com tons suaves. Na tela, além da criança ou em vez dela, pode haver bonecas, borboletas, anjos, corações, um lindo sol brilhante e assim por diante. Você pode decorar com miçangas brilhantes e fios de seda.

Essa métrica indica que a garota se tornará gentil, feminina, inteligente, bonita, bem-educada e brilhante.
Importante! A métrica deve estar sempre limpa e lavada na hora certa, pois é um talismã para a criança. Se a imagem estiver bonita e limpa, a alma do bebê será a mesma.
Métricas para um menino
A métrica para um homem, por outro lado, deve ser em tons mais escuros. Não preto, mas cinza, azul, vermelho, roxo. Este é um sinal de masculinidade, coragem, inteligência e lógica. As imagens podem ser: um marinheiro, um navio, um avião, um veleiro, um peixe, uma bola, um taco de hóquei, bem como uma trave de futebol, o sol, o mar, carros, tanques e assim por diante.
Bordado de miçangas - tipos
Existem vários tipos de bordado com miçangas para métricas e outros produtos em geral. As miçangas tornam uma imagem brilhante, bonita, rica e viva. Dá muito trabalho, mas vale a pena. Outro problema que preocupa muitas artesãs é que, se o fio se romper, todas as miçangas se desfarão. Para evitar que isso aconteça, existem várias técnicas para prender cada miçanga:
- técnica "anexada";
- técnica de "linhas verticais"
- técnica de "fileiras horizontais";
- técnica de "costura parcial".

Importante! Todas as técnicas são fáceis de executar, desde que você faça tudo corretamente e com constância. Iniciantes precisarão praticar um pouco em uma tela áspera antes de começar a pintar.
Uma métrica no bordado é a descrição de um grande acontecimento na vida de uma pessoa que você deseja capturar não apenas em uma fotografia. Tal produto se tornará um talismã, agradará aos olhos, elevará o humor e também trará conforto, paz e segurança para a casa.




