Descrição da técnica de bordado em tapete para iniciantes

Muitas pessoas, ao ouvirem o termo "bordado de tapete", pensam que se trata de um método de fazer tapetes. No entanto, esse tipo de bordado é usado não apenas em carpetes, mas também em diversos tapetes, quadros e até almofadas para sofás. O bordado de tapete pode resultar em excelentes bonecas macias.

Depois de decidir fazer bordado em carpete, você precisa primeiro comprar tudo o que precisa. Isso exigirá muitas ferramentas, desde uma agulha até cola PVA.

Bordado de tapete
Bordado de tapete

Que tipo de agulha é necessária para o trabalho?

Bordar em tapetes levará mais de um dia e, se você escolher a agulha errada, o trabalho levará ainda mais tempo. Essa técnica de bordado é conhecida há muito tempo. E quando surgiu, as pessoas usavam agulhas caseiras. Mas o progresso não para, e agora são produzidas agulhas especiais para bordados em tapetes. Uma agulha especial permite trabalhar com uma linha sólida. Ao criar laçadas macias e volumosas, obtém-se um padrão na parte externa. O trabalho é feito com linhas finas e grossas, portanto, são necessárias duas agulhas para o trabalho. A principal condição para as agulhas é a sua ponta afiada. Elas não devem fazer furos no tecido, mas sim perfurá-lo bem. Elas podem ser adquiridas em lojas especializadas. O princípio é que a linha passa por uma agulha com um orifício e, graças ao mecanismo de travamento, são obtidos pontos do mesmo tamanho.

Agulha de bordado
Agulha de bordado

Além da agulha, a agulha de crochê é uma ferramenta indispensável para bordar. Essas duas ferramentas devem estar incluídas no kit do bordador de tapetes.

Seleção de fios

Você precisa escolher fios grossos e volumosos, feitos de lã ou que contenham lã. Além disso, certifique-se de que o fio esteja torcido. Fios acrílicos podem ser usados ​​como substitutos da lã. Um tapete bordado com esses fios será muito mais leve.

Fios de carpete
Fios de carpete

Ao escolher o material para o trabalho, lembre-se de que tapetes de lã terão uma aparência mais cara e nobre. Os fios acrílicos estão disponíveis em uma categoria de cores mais diversificada e seu preço é muito mais acessível. Além disso, a técnica de bordado de tapetes para iniciantes é ideal, pois qualquer fio, mesmo os mais emaranhados, pode ser adaptado a uma agulha especial. Você também pode usar a lã com a qual luvas ou suéteres foram tricotados anteriormente.

Atenção! Para maior comodidade, você pode usar um enfiador especial. Com ele, você pode enfiar a linha na agulha facilmente, sem gastar muito tempo. Se não puder comprar uma ferramenta dessas, pode usar uma agulha fina comum.

Enfiador de agulha especial
Enfiador de agulha especial

O mecanismo do enfiador de agulha funciona assim:

  1. O fio é colocado na curva do fio e inserido no cabo de madeira.
  2. Ele é passado pela agulha e levado até a ponta da agulha, em um orifício especial.
  3. A agulha é inserida em um inserto mecânico, com a ajuda do qual o comprimento da agulha é ajustado.
  4. O parafuso está apertado. Em relação ao corte da agulha, o parafuso deve estar na lateral.
Você pode estar interessado nisto:  Padrões para bordar papoulas com ponto cruz e miçangas

Tecnologia de carpetes: principais tipos

A primeira coisa que você precisa para começar a bordar um tapete é fazer um esboço. Você pode pegar um desenho pronto ou desenhá-lo você mesmo. A regra principal é um contorno claro e uma imagem nítida. Para evitar furos e bordas rasgadas, o desenho deve ser aplicado no verso.

Bordado único
Bordado único

A técnica de bordado de tapete é dividida em dois métodos principais:

  • o desenho é criado a partir de laços (bordado em laço);
  • Um nó é feito com fios curtos (bordado de nó).
Padrão de loops
Padrão de loops

Técnica de bordado em laçada

O método de bordado em laçada é feito no avesso do tecido. Para fazer uma laçada, a agulha deve fazer um movimento preciso de trás para a frente. Para tornar o bordado mais denso, você precisa fazer laçadas com a maior frequência possível e, inversamente, para diminuir a densidade, é melhor fazer laçadas com menos frequência.

Bordado de nó

O método do nó não é feito com agulha, como o método do laço, mas com uma agulha de crochê. Você pode tentar uma agulha comum, mas é melhor usar uma especial, projetada especificamente para esse tipo de bordado.

Bordado de nó
Bordado de nó

Todos os fragmentos do desenho devem ser bordados separadamente, partindo do contorno em direção ao centro da imagem. Primeiro, preencha as bordas e, em seguida, a parte principal.

O padrão para dar um nó é bem simples:

  1. A linha precisa ser dobrada ao meio e colocada na agulha.
  2. Ao passar a agulha na tela, segure as pontas dos fios e prenda-as com a agulha. Após a arrebentação da agulha, puxe-a para a frente. Ao mesmo tempo, aperte bem o nó resultante.

Costuras principais

A regra básica do ponto tapete é que os fios devem ser puxados firme e uniformemente. O ponto mais comum e simples é o ponto cruz. Ele serve como base para o ponto tapete. Você precisa começar com a primeira metade da cruz, movendo-se da esquerda para a direita, distribuindo os pontos uniformemente. A segunda metade da cruz também é feita com cruzes, apenas a direção muda: da direita para a esquerda. Elas devem cobrir os pontos da primeira metade.

O segundo tipo de costura é estendido. O fio de trabalho deve passar por dois fios horizontais e um vertical da tela. Todas as carreiras devem seguir esta ordem: na direção da costura, o fio de trabalho é colocado da direita para a esquerda. Ele é coberto com a primeira carreira da esquerda para a direita e vice-versa, na mesma ordem.

Produto acabado
Produto acabado

O ponto meia cruz é feito com uma linha fina. A tela deve ser mais grossa que a linha. A linha de trabalho é passada em linha reta, da direita para a esquerda, sem pontos. Uma meia cruz é feita sobre ela, da esquerda para a direita.

Ao bordar com ponto tapeçaria reto, não se esqueça do ponto tapeçaria oblíquo. Existem dois métodos de bordar com ponto tapeçaria reto.

O bordado de tapete não se limita a esses pontos, há muitos pontos diferentes, mas basicamente todos os mestres usam apenas esses.

Procedimento operacional

Ao começar a trabalhar, a primeira coisa que você precisa fazer é esticar o tecido selecionado sobre o bastidor. Durante o processo, você precisa seguir algumas recomendações:

  • a posição da agulha deve ser perpendicular ao tecido;
  • Para evitar que os nós se enrosquem, é necessário que a linha que sai do suporte fique localizada atrás da mão.
  • Você precisa levantar e enfiar a agulha com muito cuidado até que a ponta da agulha fique visível;
  • a distância entre o ponto anterior e o atual deve ser de pelo menos 1 mm;
  • depois de 7-8 pontos, se a linha atrapalhar, ela precisa ser cortada;
Você pode estar interessado nisto:  Revisão de padrões interessantes para bordado de gatos, gatinhos e gatos

Importante! Você pode dizer pelo molde se tudo está feito corretamente. Se os pontos estiverem visíveis no verso e o molde estiver na frente, o trabalho está feito corretamente.

Ao escolher um padrão texturizado complexo, primeiro você precisa fazer uma moldura. Em seguida, usando o fio certo, preencha a superfície do padrão. Você pode preenchê-lo usando um método linear ou circular. Ou você pode combinar esses dois métodos.

O bordado com agulha para iniciantes não é difícil de fazer, mas para evitar erros, você deve seguir as seguintes regras:

  • os pontos devem ser colocados à mesma distância um do outro, nem muito próximos, nem muito distantes;
  • para garantir que as bordas fiquem claramente visíveis, os pontos devem ser aplicados na parte interna do molde;
  • Para girar a agulha, não é necessário removê-la do tecido. É o próprio tecido que gira, não a agulha;
  • certifique-se de que não apareçam nós no fio, para não ter que desfazer o trabalho feito;
  • Preste atenção constante à parte frontal do desenho para verificar se ele está aplicado uniformemente. Para iniciantes, as primeiras linhas podem ficar irregulares, mas não há motivo para preocupação.
Desenhando na pista
Desenhando na pista

Após terminar de bordar a tela, você precisa fazer o acabamento. A tela precisa ser lavada, diluindo xampu em água morna, e depois deixada secar, previamente estendida sobre uma superfície plana. Se, após a secagem, o produto ficar enrugado, pode ser passado um pouco a ferro.

Bordado de nó

O desenho deve ser aplicado a um tecido especial — stramin. Stramin é um tecido denso com células grandes.

Primeiro, desenhe quadrados no tecido com 10 células. Prepare o fio cortando-o em pedaços de um determinado comprimento. Para alongar a pilha, você precisa de fios longos.

O desenho e o bordado devem ser aplicados no verso. O trabalho é feito em várias etapas:

  1. Dobre o pedaço de fio ao meio. Passe a laçada resultante pela malha usando uma agulha de crochê;
  2. As pontas do fio são seguradas com um dedo, depois enganchadas e puxadas através da rede;
  3. Os nós devem ser puxados firmemente para que fiquem presos com segurança na malha;
  4. Preencha todo o desenho de maneira semelhante;
  5. Quando o desenho estiver concluído, vire o tecido para a frente e corte quaisquer áreas irregulares.

Iniciantes podem achar que bordado de tapete é muito difícil, mas não é. Existem pontos básicos muito fáceis de fazer: meia cruz, cruz, tapeçaria longa oblíqua, tapeçaria oblíqua e cruz alongada.

Para facilitar para iniciantes, você pode começar com um desenho simples. Você pode comprá-lo em uma loja ou baixá-lo da internet. Há fóruns para artesãs que costumam postar seus trabalhos lá.

Para iniciantes, existem kits especiais prontos. A principal tarefa do iniciante será escolher uma boa tela.

Você pode estar interessado nisto:  Técnica de fazer nó francês no bordado

Mas vale lembrar que os primeiros trabalhos nem sempre saem ideais, mas com o tempo a experiência vem e os trabalhos ficam muito melhores.

Aula magistral sobre criação de imagens em bordado de tapete

O bordado de tapetes não se limita a carpetes e almofadas; ele pode ser usado para bordar uma bela imagem ou painel. O padrão de bordado é o mesmo usado para bordar um tapete. A única diferença é que uma imagem requer mais tons de linha.

Pintura no tapete
Pintura no tapete

Para começar a bordar um quadro, você precisará de um bastidor e um bastidor. Primeiro, o tecido precisa ser lavado. Em seguida, a tela deve ser inserida nos bastidor para que não fique frouxa. As linhas para bordar são sempre numeradas. Para não se confundir ao bordar um quadro, você também pode marcar no tecido onde e qual cor será aplicada.

O desenho deve ser transferido para o tecido por meio de cópia. Primeiro, borde o contorno da imagem. Geralmente, são usadas linhas pretas para isso. Você pode começar a preencher os elementos em qualquer ordem. Para evitar lacunas na imagem, os pontos devem ser colocados o mais próximos possível uns dos outros.

Assim como ao bordar um tapete, no final você precisa selar todas as costuras. Em seguida, corte todos os fios do verso. Usando cola de escritório, cubra as costuras do verso.

Depois, a pintura precisa ser embrulhada em um saco plástico e deixada durante a noite, sobre uma superfície plana.

No dia seguinte, o produto deve ser passado a ferro e revestido com entretela.

Quando você fica sem linha ou precisa mudar a cor

Caso seja necessário substituir a linha, ou caso ela acabe, você deve fazer o seguinte:

  1. Dê alguns pontos de acabamento e depois retire a linha. Os pontos que você fizer precisam ser segurados firmemente com os dedos para que não se desfiem;
  2. Corte o excesso de linha o mais próximo possível do tecido;
  3. Cubra a ponta restante com cola têxtil.

Você pode fazer o mesmo se precisar passar de uma seção do bordado para outra.

Trabalho único
Trabalho único

Pode-se dizer que o bordado em carpete está renascendo, pois essa técnica é usada há muito tempo. Naquela época, não existiam nem agulhas especiais nem kits de bordado. Assim, os artesãos conseguiam fazer suas próprias agulhas a partir de latas velhas. Vale ressaltar que a qualidade dessas agulhas era muito superior à das agulhas atuais.

Antigamente, as pessoas tentavam fazer o máximo de coisas possível sozinhas, porque, por exemplo, tapetes eram muito caros e, se você realmente quisesse, podia fazê-los sozinho. Tiravam fios de coisas velhas, lavavam e esticavam, economizando dinheiro, e também em linhas de bordar.

Hoje em dia, não é mais necessário correr de loja em loja para encontrar todos os materiais necessários para bordar. Lojas especializadas começaram a vender kits de bordado. Eles geralmente incluem tecido, linhas de acrílico já cortadas no tamanho desejado, uma máquina (agulha) para bordar e uma agulha.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior