Muitas pessoas gostam de bordar as iniciais dos filhos em objetos para que não se confundam no jardim de infância. Mas essa habilidade pode ser útil em muitos outros casos, e o domínio profissional dessa arte permitirá que você crie peças verdadeiramente únicas. Para começar, você precisa dominar as habilidades básicas de bordar letras em roupas e outros objetos.
- Por que você precisa de bordado em roupas?
- Camisetas
- Jeans
- Camisas
- Vestidos
- Seleção de fios
- Como bordar letras em tecido com ponto cetim em diferentes países
- Localização
- O que é um monograma
- Macho
- mulheres
- Infantil
- Conjugal
- Padrões de ponto cetim
- Como bordar letras em tecido
- Bordado de monograma
- Ponto cruz
- Trabalhos com miçangas
- Bordado à máquina
- Conselhos
- Preço
Por que você precisa de bordado em roupas?
Hoje em dia, o bordado em roupas é uma versão decorativa e aplicada do artesanato. Pode ser feito manualmente, usando agulha e gancho, e o uso de uma máquina de costura permite criar padrões tridimensionais. Você pode decorar diversos tecidos – feltro, algodão, couro legítimo. Para isso, você precisa de fios de seda, lã ou linho, miçangas, glitter e lantejoulas. Habilidades profissionais em bordado permitirão que você crie brasões, inscrições e logotipos – isso é necessário para costurar agasalhos sob medida, bem como para criar trajes nacionais ou decorar toalhas e cachecóis.

O bordado moderno em tecido desempenha as seguintes funções:
- melhora ou enfatiza a aparência estética da roupa;
- enfatiza a textura e a cor do material;
- decora coisas.
Existem muitos tipos de roupas que podem ser transformadas com bordados simples.
Camisetas
Bordados em camisetas e regatas permitem torná-las mais inusitadas e coloridas. Logotipos de times esportivos, emblemas e nomes também são aplicados a elas. Inscrições bordadas enfatizam o design das roupas – na maioria das vezes, destacam os bolsos, a parte superior das costas e o peito.

Jeans
Na maioria das vezes, as calças jeans femininas são decoradas com diversas flores e padrões. Os desenhos podem ser aplicados tanto em pequenas áreas quanto na perna inteira. Muitas vezes, os bolsos, a frente da calça ou a barra são decorados.

Camisas
As camisas costumam ser bordadas com logotipos e inscrições personalizados. A região da gola, punhos, bolsos e cinto costuma ser escolhida como local de bordado. Como é bastante difícil bordar uma inscrição em roupas com as próprias mãos, costuma-se usar uma máquina de costura para isso.
Informações adicionais! Logotipos e textos idênticos nas camisetas ajudarão a criar um estilo unificado - por exemplo, para o código de vestimenta de uma empresa ou de um time esportivo.

Vestidos
Vestidos decorados com bordados brilhantes ficarão muito bonitos. Podem ser trajes nacionais usados em grupos de dança ou opções de roupas do dia a dia. Os moldes são feitos na gola, bainha e mangas com fios contrastantes brilhantes. O molde deve ser escolhido com base na finalidade para a qual o vestido será usado.

Seleção de fios
A qualidade do produto final dependerá dos fios que você escolher. Portanto, você deve escolher apenas materiais de alta qualidade e comprovados. A cor dos fios é escolhida de acordo com a cor da roupa – você deve escolher tons contrastantes, mas ao mesmo tempo compatíveis. Ao escolher um material, você deve considerar sua espessura e características:
- poliéster - altamente resistente à perda de cor e influências químicas durante a lavagem;
- algodão (ou fio dental) - usado para aplicação de padrões à máquina em roupas de couro ou jeans, mas durante o uso eles perdem elasticidade, começam a desbotar e deformar;
- viscose - adequada para roupas feitas de material fino.

Informações adicionais! Além das linhas, é importante escolher as agulhas certas. Para cada tipo de roupa, escolha tipos especiais com furos pequenos para não deixar furos no tecido.
Como bordar letras em tecido com ponto cetim em diferentes países
Antigamente, o elemento mais importante do bordado era a aplicação de um monograma. Muitas vezes, ele também era decorado com uma coroa e fitas. Todos os elementos eram aplicados com ponto cetim, mas a fita também podia ser feita com ponto cordão.

Em diferentes regiões, o bordado de letras em ponto cetim tinha características próprias. Na Suíça, era mais delicado do que na Inglaterra. Os contornos dos monogramas eram aplicados com um ponto cordão reto e denso. Em seguida, o material restante dentro das marcações era recortado e o vazio preenchido com grades triangulares. Artesãos italianos bordavam em duas cores, usando ponto cetim, complementado com ponto cordão.
Normalmente, para iniciantes, esse método parece um processo muito complicado e trabalhoso. Mas basta estudar a teoria e assistir a algumas aulas práticas na internet para entender como bordar lindamente um nome ou monograma em tecido com as próprias mãos. Sem dúvida, esse trabalho é bastante difícil e exige atenção, mas depois de um número suficiente de treinamentos, você pode obter roupas lindas e originais para uso em diversos fins: uma camisa, um vestido, um suéter ou uma calça.

Localização
Antes de bordar letras em roupas, você precisa escolher um local para elas. Em princípio, a inscrição pode ser aplicada em qualquer lugar, dependendo da sua preferência. O principal é não escolher áreas com costuras e dobras de tecido - isso dificultará o trabalho e os fios se deformarão rapidamente durante o uso.
O que é um monograma
Inicialmente, um monograma é uma marca registrada do proprietário do objeto, baseada em seu nome. Pode ser apenas uma letra ou uma combinação de várias, que, entrelaçadas, formam padrões únicos. Além disso, elementos de design adicionais são frequentemente adicionados ao monograma, como ornamentos geométricos ou florais. Essa combinação será chamada de monograma.
Antes de bordar iniciais em roupas, você precisa se lembrar das regras básicas:
- verticalmente, os monogramas são lidos de cima para baixo, horizontalmente, da esquerda para a direita;
- letras da mesma fonte são selecionadas para o trabalho.

Macho
Para a versão masculina, é melhor escolher uma fonte de impressão rigorosa. Não devem ser utilizadas mais de três letras — o primeiro nome, o segundo sobrenome, o terceiro patronímico — e todas devem ter o mesmo tamanho.
mulheres
Para um monograma feminino, utiliza-se uma fonte maiúscula inclinada ou caligráfica. Pode ser composta por uma ou três letras. Se for composta por três, deve-se seguir a seguinte regra: o primeiro nome é menor, o segundo sobrenome é maior e o terceiro patronímico tem o mesmo tamanho do primeiro.
Infantil
Para o monograma de uma criança, basta uma letra, que é a primeira letra do nome.
Conjugal
Neste caso, a primeira letra será minúscula e a inicial do nome da esposa, a segunda, grande, o sobrenome e a terceira, menor, a inicial do nome do marido. As letras podem estar localizadas em níveis diferentes.
Padrões de ponto cetim
Antes de começar a trabalhar, você precisa estocar moldes de letras. É fácil encontrar diferentes opções na internet — basta escolher o que você gosta, imprimir e usá-lo para aplicar as letras no tecido.

Como bordar letras em tecido
Existem várias maneiras de bordar letras em tecido. Algumas são acessíveis até mesmo para iniciantes, enquanto outras exigem muita experiência. De qualquer forma, é necessário conhecer as mais comuns.
Bordado de monograma
Existem duas opções para bordar letras usando ponto cetim.
Na primeira delas, o trabalho é realizado na seguinte sequência:
- O monograma que você gosta é transferido para o tecido com um lápis.
- Um ponto corrente é feito ao longo do contorno do padrão - as laçadas emergem uma da outra e a agulha se move em direção a si mesma.
- Depois disso, a letra é bordada ao longo dos contornos internos e externos.
- Para adicionar volume, o espaço entre as costuras é preenchido com um ponto corrente.
- As partes finas do monograma são enroladas com um fio que contrasta com a cor principal.
- No meio das partes largas da letra, pequenos pontos são colocados com linha adicional.
De acordo com a segunda opção, o esquema de ação é o seguinte:
- Uma letra é aplicada ao tecido de acordo com o padrão.
- Um ponto haste é usado ao longo do seu contorno.
- As seções finas internas são passadas com um ponto dividido.
- O espaço entre os contornos externo e interno é preenchido com uma costura de haste.
- As partes largas são bordadas com ponto cetim.

Ponto cruz
Esta é a maneira mais fácil de aplicar iniciais com suas próprias mãos. Primeiro, você precisa pegar os moldes que gosta e transferir os contornos das letras para o tecido. É melhor usar papel milimetrado ou folhas comuns de caderno quadriculado – elas facilitam a compreensão da costura correta. Quando as iniciais são transferidas para o tecido, o espaço dentro do contorno é preenchido com ponto cruz.

Trabalhos com miçangas
Existem diferentes maneiras de aplicar letras em tecido com miçangas. Por exemplo, transfira letras de moldes para roupas e costure as decorações dentro do contorno, uma a uma, preenchendo o espaço. Ou você pode primeiro criar uma letra e depois costurá-la em vários pontos do tecido. Para isso, você precisa de moldes especiais – segundo eles, as miçangas são enfiadas em um fio fino ou linha de pesca para que adquiram os contornos desejados. Quando tudo estiver pronto, todas as letras são aplicadas ao tecido e costuradas firmemente.

Bordado à máquina
Para bordar iniciais ou o nome completo, você pode usar uma máquina de costura. A técnica é semelhante à costura à mão, mas os iniciantes precisam saber como configurar a máquina corretamente para aplicar a inscrição:
- É necessário remover os dentes do transportador inferior.
- O calcador é removido para facilitar a costura.
- A alavanca de elevação do calcador está abaixada.
- A agulha é inserida no material. Para prender a linha, você precisa fazer vários pontos no local.
- Você pode começar a bordar o desenho.
- Quando o trabalho estiver concluído, a alavanca que segura o tecido é levantada.

Conselhos
Com a ajuda de uma máquina em casa, você pode criar verdadeiras obras-primas. Iniciantes precisam conhecer algumas nuances para começar a trabalhar:
- Você pode bordar em qualquer tecido, o principal é que a máquina tenha uma base de fixação móvel;
- o material de fixação e o tecido devem ser inseridos no bastidor;
- Para o trabalho é melhor usar linhas especiais para bordado;
- É necessário combinar corretamente as cores do tecido e dos fios: o vermelho combina bem com roxo ou preto, e o laranja fica bem com amarelo e rosa.
Preço
O custo do bordado depende do número de pontos e da complexidade do padrão. O preço também é afetado pelo número de peças nas quais a inscrição precisa ser aplicada. Como o custo mínimo começa em 900 rublos, levar uma camiseta ou calça jeans para o ateliê será uma tarefa bastante cara – eles geralmente atendem pedidos no atacado.*
Portanto, é muito mais econômico bordar uma inscrição em roupas com as próprias mãos. É claro que, para aprender esse ofício, você precisará se esforçar bastante. Mas, como resultado, você pode criar produtos exclusivos que agradarão sua família e amigos.
*Os preços são válidos em outubro de 2019.




