O ponto cruz é uma atividade muito interessante. Apesar de ser considerado um dos mais simples e comuns, este tipo de bordado requer uma abordagem cuidadosa e máxima atenção. Ao mesmo tempo, este método não perdeu a sua popularidade desde o seu início, abrindo amplas possibilidades e permitindo dar vida a uma variedade de ideias.
- História do bordado
- Materiais e ferramentas
- Agulhas para bordado
- Marcador permanente
- Fios e tecidos
- Bastidor de bordar
- Dedal
- Instruções passo a passo
- Processo preparatório
- Preparação do tecido
- Fixação do fio no início e no fim do trabalho
- Esquemas interessantes para iniciantes
- Algumas dicas
- Lavagem do trabalho acabado
História do bordado
Um dos tipos mais comuns de arte popular é o ponto cruz. Até hoje, não se sabe exatamente onde e quando o bordado surgiu.

A história do bordado está intimamente ligada ao surgimento do primeiro ponto. Isso aconteceu na antiguidade. O primeiro ponto foi feito costurando roupas com peles de animais e agulhas de pedra. Os materiais utilizados eram pelos naturais, linho, lã, cânhamo e fios de algodão, além de tendões de animais. Quanto ao ponto cruz, naquela época, assim como hoje, esse método é usado para decorar casas, roupas e sapatos.
Os bordados mais antigos datam do século V a.C. e foram encontrados na China Antiga. Posteriormente, o bordado começou a se espalhar rapidamente por toda a Europa. Em cada país, o bordado desenvolveu-se à sua maneira e distinguiu-se por certas nuances e características. Por exemplo, na Europa Ocidental, deu-se maior preferência a temas religiosos. Na Rússia, cada padrão era preenchido com um significado especial, e as obras receberam o significado de amuletos.
As mulheres russas adoram bordados desde os tempos antigos. Naquela época, era quase impossível encontrar alguém que não soubesse bordar.

Observe! Hoje em dia, uma das artes mais antigas que sobreviveu até hoje continua a se desenvolver rapidamente. As artesãs não esquecem as tradições, criam novas e dão continuidade ao trabalho de seus ancestrais.
Muitas pessoas sabem o que é ponto cruz. Comparado aos nossos ancestrais, bordar hoje em dia é muito mais fácil. Diversas lojas oferecem uma ampla variedade de linhas em diferentes tons e uma variedade de agulhas para todos os gostos. Dependendo de suas preferências e recursos financeiros, você pode até comprar uma agulha dourada.
Desde os tempos antigos, cada detalhe do bordado tem um significado único. No mundo moderno, ornamentos e símbolos não perderam sua popularidade. Eles são divididos nos seguintes tipos:
- padrões geométricos;
- ornamentos de plantas;
- planta misturada com geométrica;
- padrões representando deuses na forma de animais.

Na maioria das vezes, são utilizados ornamentos geométricos e vegetais durante o bordado, que são interpretados da seguinte forma:
- O simbolismo da rosa é que ela simboliza a vida.
- Um cacho de uvas significa alegria, que está associada à paz, ao casamento e ao bem-estar familiar.
- Papoula - este enfeite é considerado o mais mágico. Há muito tempo acredita-se que ele protege a família de problemas e mau-olhado. O padrão bordado de papoula é usado como proteção contra más intenções.
- O lírio branco é um símbolo do nascimento de uma nova vida, da pureza virginal e da inocência.
- O carvalho é um símbolo de inflexibilidade e poderosa energia vital.
- Viburnum é símbolo de uma família saudável e forte.
- As folhas de lúpulo são um sinal que carrega uma reserva de energia. É considerado um símbolo de casamento que personifica uma família jovem e forte e uma vida próspera.
- O Sol e a Água são símbolos de poder que sustentam a vida terrena.
- Círculo - simboliza acordo e entendimento.
- A radiação é um símbolo de uma vida bem alimentada e prosperidade.
Ao criar bordados, todos os ornamentos e símbolos têm grande significado. Mesmo na antiguidade, eles decoravam camisas bordadas e camisas russas, carregando um certo significado.

Materiais e ferramentas
O ponto cruz pode parecer uma tarefa difícil para costureiras iniciantes. Mas isso está longe de ser verdade. Você só precisa entender todas as nuances e fazer seus primeiros pontos de cruz o mais rápido possível. A vantagem inegável desse tipo de bordado é que não há necessidade de comprar materiais difíceis de encontrar e ferramentas complexas. Para começar a bordar, você precisa adquirir os seguintes equipamentos.

Agulhas para bordado
Hoje em dia, lojas especializadas oferecem uma enorme variedade de agulhas de bordado. Em cada caso, na hora de escolher, vale a pena começar pelo tipo de bordado, ou mais precisamente, pelo tecido. Certifique-se de que a linha passe facilmente pelo buraco da agulha. Ela não deve enrugar nem rasgar. Para bordar com fios de lã, é melhor comprar agulhas cujo tamanho varia de 1 a 10. Para fios mais finos, agulhas pontiagudas de tamanho 13 a 26 são adequadas.
Para bordados em telas e tecidos de trama uniforme, recomenda-se o uso de agulhas para carpetes. Sua ponta arredondada não rompe a linha da tela ou do tecido de bordado.
Marcador permanente
No estágio inicial, dominar o ponto cruz como arte não será muito fácil. Contar cruzes e transferir o padrão para a tela é uma tarefa muito tediosa. Canetas permanentes podem ajudar com isso. Elas são especialmente projetadas para pintar a tela, que fica visível através do bordado. Você pode comprá-las em lojas de artigos infantis e papelarias.

Fios e tecidos
Para ponto cruz, as costureiras geralmente preferem usar linhas de fio dental. Os fabricantes modernos oferecem uma ampla variedade dessas linhas. As mais populares são as linhas finas de algodão, reunidas em um novelo de seis peças. Para dar um toque festivo ao bordado, você pode combiná-las com linhas metálicas ou de seda.
Qualquer tecido com o mesmo número de fios longitudinais e transversais pode ser usado como base para ponto cruz. A tela Alda é a mais comum e popular. Fibra de algodão, tela de sobreposição, stramin, cambraia e papel perfurado também são adequados para bordado.

Bastidor de bordar
Embora os bastidores não sejam considerados uma ferramenta essencial para o bordado, eles tornam o trabalho muito mais prático. Eles permitem esticar o tecido perfeitamente e executar o ponto cruz com a maior perfeição possível.
O bastidor consiste em dois aros de tamanhos diferentes. O aro interno é sempre sólido, e o externo é removível, equipado com um parafuso para ajuste de tamanho. O aro pode ser redondo ou retangular.

Dedal
Algumas costureiras ainda preferem costurar e bordar usando um dedal. Ele ajuda a facilitar a inserção da agulha e protege os dedos de ferimentos. Os fabricantes oferecem dedais de plástico e metal.
Além das ferramentas e materiais de bordado mencionados acima, é recomendável comprar uma luminária para iluminação adequada, marcadores para marcação e tesouras.

Instruções passo a passo
Muitas pessoas sabem o que é ponto cruz. Mas, infelizmente, nem todos sabem como é feito. Para costureiras iniciantes, é muito importante levar o trabalho a sério e seguir os conselhos e recomendações, caso contrário, o processo de aprendizado pode ser difícil e demorado.
Processo preparatório
Antes de começar a bordar em ponto cruz, você precisa preparar cuidadosamente o seu local de trabalho. A costureira deve se sentir confortável enquanto trabalha. Você também precisa cuidar da boa iluminação, bem como da disposição conveniente de ferramentas e materiais.

Preparação do tecido
O próximo passo é preparar o tecido. Meça e corte a quantidade necessária de material de acordo com o cálculo. As margens devem ser de 7 a 10 cm de cada lado. As bordas do material devem ser processadas para que não desfiem ou fiquem salientes. Você pode usar cola especial ou verniz transparente para o processamento. Em seguida, você precisa contar o número de cruzes no molde e na tela e, em seguida, desenhar as marcações.

Fixação do fio no início e no fim do trabalho
A maneira mais rápida e fácil de prender a linha no início do bordado é fazer o seguinte:
- primeiro, a agulha e a linha são passadas pelo canto do quadrado;
- depois disso a agulha é retirada e a linha fica enfiada no canto;
- Ambas as pontas da linha são inseridas na agulha e o primeiro ponto diagonal é feito da esquerda para a direita.
Quando o desenho bordado estiver pronto, você precisará prender as linhas. Para isso, traga a agulha para a frente e passe-a por baixo da última cruz bordada, cortando o restante da linha.

Esquemas interessantes para iniciantes
Ao decidir se dedicar a um artesanato como o ponto cruz, você deve se preparar para as dificuldades. Para facilitar a tarefa no estágio inicial, os especialistas recomendam começar com um esquema simbólico. Depois disso, você pode passar para o preto e branco e para as cores.
Se, mais tarde, você quiser implementar sua própria ideia e bordar não um desenho pronto, mas algo pessoal, então, neste caso, você pode encontrar diversos programas de computador especiais na internet, com os quais poderá sincronizar a imagem com o esquema simbólico. Para isso, basta realizar um cadastro simples e você poderá utilizar os métodos do programa.

Algumas dicas
Costureiras iniciantes devem aprender a bordar ponto cruz passo a passo. Somente assim você poderá aprender a bordar lindos trabalhos em pouco tempo. Muitos padrões foram desenvolvidos para ajudar você a dominar rapidamente certas habilidades. Além disso, recomenda-se seguir os seguintes conselhos:
- No estágio inicial, é melhor evitar bordar animais em sua forma real, retratos e pinturas;
- por definição, é melhor começar com pequenas imagens de flores ou imagens infantis de animais engraçados;
- Os mestres aconselham tentar bordar em bastidor;
- Ao bordar, você precisa desenvolver sua própria tecnologia e táticas e trabalhar passo a passo de acordo com elas;
- o futuro mestre deve colocar todas as ferramentas em um conjunto especial;
- Antes de começar a trabalhar, a pessoa deve lavar as mãos, mesmo que esteja começando a aprender a bordar, pois isso ajudará a manter o tecido limpo tanto por fora quanto por dentro;
- É estritamente proibido bordar se você estiver viajando de algum lugar.
Observe! De acordo com as instruções, não é recomendado bordar por muito tempo, pois isso pode afetar negativamente a qualidade do trabalho.

Lavagem do trabalho acabado
Assim que o bordado estiver pronto, de acordo com a técnica de bordado, é necessário retirar o tecido do bastidor e lavá-lo em água morna. É estritamente proibido o uso de sabão em pó durante a lavagem. Sabão ou detergente de louça são os mais adequados para este procedimento. Após a lavagem, o bordado deve ser deixado escorrer um pouco e colocado sobre uma toalha limpa. Neste caso, após a secagem, o bordado ficará com uma aparência atraente.

No mundo moderno, o ponto cruz não é menos popular do que nos tempos de nossos ancestrais. As pessoas continuam a criar obras-primas com as próprias mãos. Além disso, existem até cursos de treinamento especiais onde você pode aprender a técnica correta. Essas aulas são realizadas não apenas em vilas e cidades, como Vysha e outras, mas também em grandes cidades como Moscou e São Petersburgo. As aulas são especialmente equipadas com tudo o que é necessário para a realização do treinamento e ministradas por professores experientes.




