O bordado existe desde a antiguidade. Pode ser usado para decorar objetos, toalhas, telas, etc. Hoje, existem muitas técnicas que você pode usar do zero. Este artigo ensina como bordar uma borboleta com suas próprias mãos.
Qual técnica é melhor escolher?
Ao trabalhar com miçangas ou ponto cruz, a célula na tela é completamente costurada com miçangas ou pontos. Por esse motivo, os padrões para essas técnicas são semelhantes aos desenhos em pixel e, às vezes, podem ser difíceis para iniciantes entendê-los. É aconselhável comprar uma base pronta com um padrão para simplificar o trabalho. Recomenda-se que iniciantes comecem a fazer um padrão de ponto cruz.

A diferença mais importante entre bordado com miçangas e ponto cruz é o próprio material. Para a técnica de ponto cruz, você precisa de vários novelos de lã de cores e tons diferentes — o fio dental é usado principalmente para isso.
Para trabalhar com miçangas, você só precisa de um novelo dos fios mais comuns, porém densos. Você pode usar qualquer cor. Mas para iniciantes, será incomum trabalhar com miçangas, pois elas costumam se perder e se espalhar. Você precisa ser capaz de se concentrar em pequenos detalhes e ter uma boa visão.
Além disso, as técnicas de ponto cruz e miçangas diferem na forma de bordado. Na tela, é preciso mudar constantemente a cor dos fios, que corresponde ao padrão. E ao trabalhar com miçangas, o fio permanece o mesmo, apenas a tonalidade das miçangas muda. A imagem cresce gradualmente de cima para baixo e não é bordada a partir de pedaços que divergem em todas as direções — portanto, não há necessidade de trocar constantemente o fio.

Na técnica do ponto cetim, você precisa usar fios de seda de altíssima qualidade; você não pode cometer erros, pois será muito difícil rasgar o padrão.
Antes de escolher qual técnica é melhor para trabalhar, você precisa estudar suas habilidades e necessidades.
Observe! Para iniciantes que também têm problemas de visão, a técnica de ponto cruz é perfeita. Você pode usar uma tela especial com células grandes, assim não haverá problemas no trabalho. Ao bordar com miçangas, você precisa de concentração e visão para enfiar as miçangas na agulha, então é preciso usar óculos e trabalhar à luz do dia.

Além disso, ao trabalhar com miçangas, você não poderá usar um bastidor para a tela, pois o desenho finalizado atrapalhará e a moldura começará a comprimi-lo.
Com base no exposto, artesãos experientes recomendam iniciar o bordado com a técnica de ponto cruz, depois passar para pinturas com miçangas e, já com boa experiência, adotar a técnica de ponto cetim. Abaixo, as três técnicas de trabalho são descritas em detalhes para que você possa escolher a mais adequada para você.
Características do bordado em ponto cetim
O que você precisa para fazer uma borboleta em ponto cetim:
- tela com pequenos furos;
- fios de seda de alta densidade (azul, preto, marrom), recomenda-se escolher qualquer cor;
- agulhas;
- aro.
O bordado de borboletas em ponto cetim tem um visual muito volumoso, então não há necessidade de adicionar flores ou fundos extras. A única desvantagem dessa técnica é que você precisa comprar linhas caras e evitar que elas se quebrem durante o bordado. Para bordar uma borboleta com ponto cetim, é recomendável comprar um kit pronto.

Esquemas
Bordado de borboleta com ponto cetim, execução passo a passo da imagem:
- Primeiro, você precisa fazer overlock nas bordas da base, pois elas podem desfiar;
- Em seguida, você precisa transferir o desenho para a tela. Para isso, use papel carbono. Mas siga esses passos com cuidado, pois o papel carbono não sai do tecido. Após a transferência, verifique os contornos, eles devem corresponder ao diagrama;
- Agora você precisa esticar a tela firmemente no bastidor e prendê-la. Para iniciantes, você pode escolher tamanhos de pintura pequenos, por exemplo, 25×25;
- Se você precisar aplicar folhas a uma pintura, é aconselhável usar o ponto haste. Este ponto se parece com uma renda torcida;
- Agora você precisa começar a preencher o corpo do inseto, para isso você pode usar o ponto cetim no anexo.

Observe! Para as primeiras pinturas, recomenda-se escolher desenhos simples e descomplicados, tentando evitar formas geométricas e pequenos detalhes coloridos.
Se desejar, você pode fazer uma pintura de borboleta monocromática com costura completa; para isso, use apenas linhas brancas e pretas.
Características do bordado de borboleta em ponto cruz
Você precisará de:
- tela leve 30x30 cm;
- fios da cor desejada;
- agulhas e tesouras de manicure;
- aro;
- máquina de costura.
Esquemas
Borboleta em ponto cruz passo a passo:
- em primeiro lugar, é necessário processar o tecido principal (tela) na máquina, isso é feito para que as bordas da pintura não se desintegrem durante o trabalho ou a lavagem;
- transfira o desenho do inseto para o centro da tela usando um marcador de tecido;
- Prenda a tela no bastidor. Em seguida, passe o fio na agulha e dê um nó;
- use a técnica de ponto reverso;
- comece a bordar o espaço com cruzes, indo do centro para as laterais.

Para que a pintura seja feita corretamente, você precisa escolher os fios certos para o tamanho da tela. Recomenda-se fazer pétalas volumosas ou pequenas flores no fundo. Após a conclusão do trabalho, a pintura pode ser colocada sob vidro ou pulverizada com verniz incolor para que a poeira não se acumule sobre ela.
Características do bordado com miçangas
Materiais e ferramentas para bordado de borboletas:
- cerca de quatro tons de contas conforme desejado;
- contas com bordas facetadas, douradas e prateadas, vários tamanhos;
- lantejoulas metálicas;
- entretela;
- agulha e furador.
Você pode envolver seu filho no trabalho, mas certifique-se de que a área esteja bem iluminada para não prejudicar a visão dele.

Esquemas
Borboleta bordada com miçangas passo a passo:
- Você mesmo pode desenhar o diagrama, se não tiver habilidades artísticas, pode usar diagramas prontos da Internet;
- costure miçangas e algumas lantejoulas no meio do corpo do inseto;
- então as lantejoulas podem ser finalizadas com verde ou verde escuro, criando um degradê entre as contas;
- A próxima fileira será feita em bege.
- Em seguida, você precisa aparar os contornos das asas com um tom bege e preencher o espaço delas com marrom;
- Em cada canto das asas, você pode adicionar uma conta grande ou pérola. Aqui, você precisa usar a imaginação e escolher a cor certa para as bordas das asas;
- Para decorar as asas inferiores, você precisará de uma conta grande e um furador. Use-os para quebrar a conta ao meio;
- O resultado são dois pequenos cabochões, adornados com contas da mesma cor das bordas superiores.

Artesanatos feitos com miçangas têm um visual muito luxuoso e podem ser presenteados a alguém querido. Bordados com miçangas não podem ser lavados na máquina, mesmo na velocidade mínima. Se os fios estiverem fracos, as miçangas começarão a cair ou sua cor simplesmente desbotará, deixando-as transparentes.
Com a ajuda de miçangas, você pode fazer pinturas trípticas. Essas imagens modulares começaram a ganhar popularidade há vários anos. Elas servem como uma excelente decoração para salas de estar ou quartos infantis.

As contas também são frequentemente usadas para fazer broches de contas em forma de insetos, flores ou folhas.
Vale ressaltar que, em qualquer técnica, você precisa escolher apenas linhas de alta qualidade. Se a linha se romper durante o trabalho, você terá que refazer pelo menos todo o traço. Para telas pequenas, use a menor agulha possível, caso contrário, haverá furos devido aos furos. Em pinturas monocromáticas, use apenas tela preta ou canela como base.

Concluindo, vale ressaltar que qualquer artesanato acalma os nervos. Bordar em qualquer técnica ajuda a desenvolver a coordenação motora fina dos dedos e a concentração. Em poucos meses de trabalho árduo, você pode se tornar um profissional, partindo de um iniciante.




