Recentemente, o tecido para esteiras tem se tornado cada vez mais utilizado para estofar diversos móveis. A grande variedade de tipos, a paleta de cores e a busca por materiais ecologicamente corretos tornaram esse tecido popular entre os artesãos. Além disso, esse tipo de estofamento é prático, resistente ao desgaste e mantém sua forma.
- História
- Composição e propriedades do material
- Esteiras para móveis: prós e contras
- Critérios para escolher estofados para sofás
- Veludo ou tapete para sofá: o que é melhor
- Veludos
- Tapeçaria
- Jacquard
- Chenille
- Rebanho
- Com quais estilos a estopa combina?
- Instruções de cuidado
- Como trocar estofados antigos você mesmo
- Preços de tecidos para estofamento de móveis
História
A história do material de estopa vem da planta de estopa, com a qual os camponeses teciam diversos utensílios domésticos. Mas naquela época era rústico.
Em sua versão mais moderna, o tecido encontrou um novo fôlego graças à famosa estilista Coco Chanel. Este tecido ficou conhecido como "Chanel".

Para a sua informação! Coco Chanel, fascinada por tudo o que é russo, teve a ideia de usar estopa e esteiras nas roupas, definindo a direção para o desenvolvimento da tecnologia de fabricação de tecidos.

Composição e propriedades do material
Rogozhka é caracterizada por um padrão quadriculado de fios. Os fios são geralmente naturais: linho, lã, algodão, seda, viscose. Aditivos sintéticos: acrílico e poliéster. Aditivos sintéticos e a torção dos fios tornaram o tecido muito resistente à abrasão. Sua durabilidade é longa, sem alterar sua forma e aparência.
Uma das principais propriedades do tecido para esteiras é que ele não enruga nem perde a forma, e é por isso que ele é usado ativamente na indústria moveleira para estofados.

É um material ecológico, não causa alergias, é respirável e agradável ao toque. Além disso, não absorve odores, por isso é amplamente utilizado não apenas em estofamento de móveis, mas também em cortinas e persianas, cobertores e colchas, fronhas, toalhas de mesa, guardanapos e toalhas de banho.
Em roupas, o revestimento também é usado ativamente devido à sua capacidade de manter sua forma.
O material é diferenciado pela densidade. Há tipos mais leves — para roupas e têxteis para o lar — e tipos mais densos — para cortinas, móveis, bolsas e mochilas.
Esteiras para móveis: prós e contras
As vantagens do tecido para esteiras de móveis (sofás, poltronas) são óbvias: dura muito tempo, não amassa, não se desgasta, não muda de forma, é ecológico e hipoalergênico. Além disso, na produção de móveis, também é valorizado por permitir a passagem de ar, evitando que se sente quente em sofás estofados com esse tecido no calor.

Rogozhka é um material versátil que combina bem com outros tipos de pele, incluindo pelo. Combina elegantemente com couro, couro sintético, madeira e metal.
Observe! A desvantagem pode ser que os animais adoram. O tecido do sofá de juta é bom em todos os aspectos, exceto pelo hábito de alguns animais de afiarem suas garras nos móveis. No entanto, os fabricantes modernos resolveram parcialmente esse problema adicionando um revestimento adesivo especial ao tecido.

Outra desvantagem é que o material se desfaz facilmente. Se você usá-lo para costura, precisará deixar uma grande margem de costura para poder processar as bordas das peças.
Critérios para escolher estofados para sofás
Ao escolher o material de estofamento, você deve prestar atenção à densidade do material:
- Quanto maior a densidade, maior a qualidade.
- O uso de fios sintéticos aumenta a resistência ao desgaste.
- Se for necessário um tecido ecológico, a composição de tecidos sintéticos e naturais deve ser de aproximadamente 1:3.
- Para o estilo provençal no interior, cores pastéis suaves são adequadas, para o estilo loft é melhor escolher uma textura mais áspera e uma cor mais escura.
- Devido à sua resistência à abrasão, pode ser utilizado como estofamento de sofás em locais públicos.

Veludo ou tapete para sofá: o que é melhor
Além de esteiras, outros tecidos densos, como veludo, jacquard, tapeçaria, chenille e flocado, também são usados para estofamento de móveis.
Veludos
Este é um material com superfície aveludada. Macio, não estica e respirável. Tem boa aparência e é agradável ao toque, mas requer cuidados constantes, pois atrai poeira. Há uma tendência à abrasão, o que significa que o estofamento do sofá não durará muito. Veludo ou tapete - o que é melhor para um sofá, cada um decide por si, com base em muitos fatores, como praticidade e preço.

Importante! Um sofá de veludo seria uma opção ideal para o quarto de uma criança.
Tapeçaria
De todos os materiais para móveis, a tapeçaria é o mais durável. É resistente ao desgaste, confere aos móveis um aspecto vintage e apresenta uma variedade de padrões. Há uma desvantagem significativa: ela desbota quando exposta à luz solar, portanto, esses móveis não podem ser colocados perto de janelas.
Jacquard
Jacquard é um material estampado. Suas vantagens incluem longa vida útil, durabilidade e estética. O tecido não desbota. Mas as unhas de gato também são perigosas para este tecido. Além disso, o jacquard tem uma superfície escorregadia, o que não é agradável para todos. A água deixa marcas no jacquard, por isso deve ser limpo a seco.

Chenille
Chenille é um material bonito e caro. Conserva bem a cor e o formato e não absorve odores. É um material macio e durável, mas não é resistente a garras de animais. Devido ao seu alto custo, não é muito procurado.

Rebanho
Floco é o material de estofamento mais popular, com uma estrutura aveludada. Provou ser fácil de cuidar e é usado em móveis para quartos de crianças, salas de estar e quartos. A desvantagem é que absorve odores, o que significa que é melhor não usar móveis com estofamento flocado na cozinha ou em um café.

Com quais estilos a estopa combina?
Rogozhka é um material universal. Pode ser combinado com madeira, couro e metal. Portanto, pode ser usado em diferentes estilos de interiores, com exceção de palácios e luxos.
Em interiores modernos, os tapetes ficam bem em estilos de alta tecnologia, provençal, russo, norueguês, loft, náutico, clássico, inglês, bem como em estilos fantasiosos ou ecléticos.
Instruções de cuidado
No cuidado, recomenda-se utilizar os seguintes truques:

- Cortinas e estofados feitos de estopa podem ser limpos com um aspirador de pó ou uma escova de roupas macia.
- Se o tecido estiver sujo, borrife-o com um borrifador e limpe-o com uma esponja e água com sabão.
- Se a mancha for difícil de remover, é melhor usar remédios populares para remover manchas de graxa ou cola.
- Rogozhka é sensível ao cloro, pois o tecido muda de cor. O mesmo se aplica a detergentes agressivos.
- Para lavar tecidos removíveis feitos de estopa, escolha uma lavagem delicada.
- Um gerador de vapor é muito eficaz para limpar sofás feitos deste material.
Como trocar estofados antigos você mesmo
Você mesmo pode trocar o estofamento dos seus móveis se tiver experiência em estofamento de móveis.

Antes, vale a pena medir cuidadosamente todos os parâmetros do móvel e adicionar cerca de meio metro de tecido, por precaução. Vale a pena fixar o estofamento novo sobre o antigo bem limpo ou remover o antigo e estofar novamente o móvel.
Para estofar, você precisará de uma pistola para móveis e os grampos apropriados, além de cola, de preferência universal, como Moment Crystal ou Titan, tesoura, agulha e linha, ou uma máquina de costura.
Preços de tecidos para estofamento de móveis
O custo depende da densidade, composição e design do próprio tecido. Em geral, os preços variam a partir de 250 rublos por 1 m².
De acordo com avaliações de clientes, o tapete é prático no dia a dia, fácil de limpar e os móveis feitos com esse material têm uma boa aparência e agradam aos olhos de seus donos por muito tempo.




