O nome rep vem da língua inglesa, onde significa "cicatriz" e denota um tecido denso com nervuras bem definidas em todos os lados. Inicialmente, esse tecido era feito de seda natural, pois era destinado a pessoas ricas. Trajes caros para homens e mulheres eram costurados a partir dele, e decorações eram produzidas. O auge da popularidade desse tecido ocorreu no século XVIII. Foi nessa época que ele começou a ser usado como um material caro para estofamento de móveis. Este material fornecerá uma descrição completa: o que é rep, para que serve esse tecido e as regras para cuidar dele.
Representante de material
Para obter este tipo de tecido, o entrelaçamento das fibras é feito de tal forma que os fios da urdidura entrelaçam dois ou mais fios da trama. Este tipo de rep é chamado de básico. Às vezes, outro tipo é feito, no qual o fio da trama é ainda mais reforçado. Neste caso, as cicatrizes têm uma direção transversal pronunciada, e o tecido é chamado de trama. Ambas as opções têm uma textura interessante com resistência relativamente alta. São produzidas em cores lisas, branqueadas ou estampadas com padrões.
Tipos de rep
Até quase o século XIX, o rep era feito apenas com fios de seda torcidos. Na mesma época, o tecido, mais fino e usado para costurar roupas, era chamado de "rips", e "reps" significava tecido para móveis. Mais tarde, o material passou a ser feito com fibras de algodão e lã. Esses tipos se tornaram cada vez mais populares entre as pessoas comuns, e o rep de seda tornou-se uma raridade.

A última vez que entrou na moda foi em meados do século XX, quando era usado para fazer saias, calças e vestidos. Desde então, o tecido perdeu popularidade na moda, mas ainda é usado para diversos fins.

Como já mencionado, existem duas classificações de representantes:
- trama, quando a nervura é formada transversalmente;
- básico, quando a costela é formada longitudinalmente.
Apesar da diferença na tecnologia de costura, ambos os tipos são igualmente elásticos e duráveis. No entanto, existem diferenças, que consistem no fato de que a nervura transversal alonga visualmente a silhueta da figura e reduz seu volume.
De acordo com sua composição, os representantes são divididos em:
- cetim rep, feito de poliéster e algodão. É usado para costurar cortinas e persianas;
- Lurex rep com adição de fios "metálicos". É usado para fazer fitas para decoração;
- o algodão lurex é o mais comum, pois é agradável ao corpo e permite boa passagem de ar;
- Veludo rep é um novo tipo de material tecido a partir de fibras sintéticas. Também pode conter algodão e lã.

Propriedades principais
As tecnologias de produção de tecidos determinaram as seguintes propriedades, que são vantagens de sua utilização:
- densidade e resistência ao desgaste;
- elasticidade e enrugamento mínimo;
- resistência à deformação;
- durabilidade e facilidade de lavagem;
- respirabilidade e higroscopicidade, o que é bom para esportes.
Vale ressaltar que o rep é bastante confortável e prático. Embora elástico, não estica muito e é adequado para peças justas. Além de reduzir visualmente o volume da silhueta, o rep permite criar dobras e estruturas volumosas devido à sua densidade.
Há também desvantagens: o tecido exige cuidados mais delicados e é bastante caro se for feito de seda verdadeira. Quando molhado, o produto pode esticar e, quando lavado, pode encolher.

Peculiaridades da tecelagem de reps
Existem dois tipos de tecelagem, com base no ponto anterior. Na trama principal, as fibras da urdidura do material se sobrepõem a duas ou mais fibras da trama. Isso é o que produz a nervura longitudinal, ou seja, o tecido é formado apenas pelos fios principais. A trama está localizada internamente, não podendo ser vista nem pela frente nem por trás.
A trama rep, por outro lado, é obtida transversalmente pela sobreposição da trama às fibras do grão. Nesse tipo de tecido, os fios que formam longas sobreposições são tornados mais finos, porém mais resistentes, capazes de cobrir fios mais grossos e ralos direcionados na direção oposta.

Importante! Ambos os tipos de rep são duráveis e têm uma textura agradável; podem ser tingidos em uma cor, branqueados ou preenchidos com vários padrões e designs.
Instruções de cuidado
As instruções de cuidado variam, pois tudo depende do material de base. As regras gerais são as seguintes:
- A base de lã requer lavagem à mão ou em máquina de lavar em modo delicado. A temperatura da água não deve exceder 30 graus. A secagem desses produtos é realizada apenas na posição horizontal, com a peça esticada. Não é recomendável passar lã;
- A seda requer cuidados muito cuidadosos e um modo de lavagem especial para "seda". É mais exigente do que a lã. A passagem a ferro também é realizada no modo apropriado, pois o tecido de seda é fino e pode ser danificado por altas temperaturas;
- A base de algodão é a mais resistente e não requer cuidados adicionais. A única regra na hora da lavagem: temperaturas da água acima de 30 graus podem "encolher" a peça. Ao passar, o tecido de algodão pode ser exposto a altas temperaturas.

Âmbito de aplicação
Não se pode dizer que o rep seja muito popular na moda atual, mas é frequentemente usado para costurar roupas femininas e masculinas: ternos, calças, vestidos, blusas e saias. Fitas feitas de rep-lurex são usadas como decoração para chapéus e bolsas. Sapatos (botas e botas), bem como elementos individuais de sua decoração, também não podem prescindir do tecido rep.
Na maioria das vezes, nesse tipo de decoração, o tecido é usado para criar decorações festivas ou históricas. O rep é usado para costurar cortinas de teatro e trajes histórico-militares. A textura e a densidade do tecido permitem costurar roupas com mangas volumosas e golas altas, além de calças harém, típicas das pessoas dos séculos passados.
Um novo tipo de tecido surgiu há relativamente pouco tempo: o veludo rep. É tecido com fios sintéticos ou mistos. Sua principal diferença em relação ao rep clássico é que ele possui uma cobertura facial em forma de pelo de veludo. O material felpudo não é inferior em resistência aos tecidos comuns e é usado para decorar e estofar móveis, criando tapetes rep.

O que costurar a partir do rep
Hoje, o mercado oferece principalmente algodão e rep misto com trama canelada. É mais frequentemente usado para costurar saias, vestidos e ternos com calças. Às vezes, roupas infantis são feitas com ele. Você pode usar o material felpudo para estofar móveis ou paredes.
Você pode costurar a partir do rep:
- Trajes militares e históricos;
- Decorações do tipo Kanzashi;
- Elementos decorativos em estilo retrô ou formal;
- Cortinas drapeadas e cortinas;
- Roupas práticas para crianças;
- Acessórios ou decorações caseiras para eles.

O tecido Rep é um material denso e interessante, com uma textura marcante. Este tecido não é mais tão popular quanto antes, mas é indispensável na decoração de certos tipos de cenários, figurinos, acessórios, etc. Além disso, você pode tricotá-lo sozinho, se tiver equipamentos especiais ou agulhas de tricô.




