“Ouro delicado”, “fio real” – é assim que a caxemira mongol é chamada em muitos países, que manteve o título de material natural mais caro por vários séculos.
Como conquistou tal status? De que é feito esse material e quais são suas características? Quais produtos são feitos de cashmere mongol e como cuidar dele para que mantenha suas propriedades pelo maior tempo possível?

História da Caxemira Mongol
A caxemira é feita a partir da penugem (subpelo) da cabra montesa Carpa Hircus. Os animais a "cultivam" para se manterem aquecidos nos invernos rigorosos, quando a temperatura ambiente cai para -40-50 °C.
O nome do material vem da região da Caxemira, localizada na parte noroeste da Península Hindustana. Segundo informações históricas, os habitantes desta região foram os primeiros a usar penas de cabra para criar tecidos.
Mais tarde, um dos marajás da Caxemira percebeu que a caxemira poderia ser uma boa fonte de renda, vendendo-a para outros governantes e convidados. O novo tecido e seus produtos chegaram à Europa somente no século XVIII, graças a Napoleão Bonaparte. De uma de suas campanhas, o imperador levou um xale de caxemira de presente para sua esposa Josefina.

Após descobrirem o tecido nobre, os europeus tentaram estabelecer sua própria produção de caxemira. No entanto, nas condições climáticas mais amenas da Europa, as cabras caxemira pararam de "desenvolver" sua penugem única (as propriedades do subpelo mudaram significativamente, o que afetou a qualidade do tecido).
Com o tempo, as cabras caxemira migraram de região para região e acabaram na Mongólia, onde se enraizaram. O clima do Deserto de Gobi e das regiões montanhosas do país tornam a caxemira local única.
Informações adicionais! Uma cabra produz 150-200 g de penugem por ano (após a limpeza, o peso da matéria-prima diminui para 80-120 g). Essa quantidade de matéria-prima é suficiente para fazer um cachecol, e para um suéter de corte simples, são necessárias 4-5 dessas "porções".

Características e propriedades
A caxemira natural da Mongólia é particularmente leve e macia. Os produtos feitos com ela são praticamente leves e muito agradáveis ao toque. Ao mesmo tempo, são bastante densos, retêm bem o calor e não causam desconforto, mesmo após uso prolongado.
O mais valioso é o fio não tingido, que, dependendo da cor do subpelo das cabras, pode ser:
- branco (animais com esse tipo de penugem são criados no sul da Mongólia);
- cinza quente (o menos comum);
- bege (o mais comum, encontrado em 60% das cabras);
- marrom escuro (aumenta em cabras que vivem a uma altitude de 4.000 metros acima do nível do mar nas regiões ocidentais do país).

Outra qualidade importante é a durabilidade. Com os devidos cuidados, os itens de caxemira encantarão seus donos por mais de uma estação.
Hoje, a caxemira não é feita apenas na Mongólia, mas a qualidade do tecido mongol vale literalmente seu peso em ouro.
Informações adicionais! A espessura das fibras de caxemira de qualidade é de 19 a 20 mícrons, sendo 3 a 4 vezes mais fina que o cabelo humano. Ao mesmo tempo, a caxemira é 8 vezes mais quente que a lã de ovelha e cabra.

Como cuidar dos produtos
A chave para a durabilidade dos produtos de caxemira é o cuidado adequado. Este processo não é complicado, mas exige o cumprimento de certas regras:
- É melhor lavar peças de caxemira à mão, a uma temperatura de 20 a 25 °C e em quantidade suficiente de água (são necessários 4 a 5 litros para um suéter). Primeiro, dissolva bem o sabão ou outro detergente em água e, em seguida, deixe a peça de caxemira de molho por 5 minutos. Em seguida, lave a peça (não esfregue com força) e enxágue abundantemente em água limpa. O uso de alvejantes é proibido!

- Itens de caxemira devem ser torcidos, apertando-os suavemente, mas sem torcê-los. Você pode usar uma secadora de roupa para torcer ou secar a peça com uma toalha.
- A lavagem de peças de caxemira na máquina é permitida, mas somente em ciclos delicados. É aconselhável lavá-las separadamente das demais, colocando-as em um saco próprio para roupas.
- Seque peças feitas deste material horizontalmente (por exemplo, estendendo uma toalha em um escorredor). Elas não podem ser penduradas, para que não estiquem e percam a forma.
- Você pode passar a caxemira usando um vaporizador ou um ferro com um pano úmido (não deixe o ferro entrar em contato direto com a peça).
- Sujeira pesada pode ser removida do produto por meio de lavagem a seco.

Vale lembrar também que, com o tempo, roupas de cashmere podem acumular bolinhas. A melhor maneira de se livrar delas é escovar a peça com uma escova especial antes de lavá-la.
Guarde os itens de caxemira dobrados (mas não muito apertados), depois de embalá-los em uma capa ou bolsa especial. Especialistas não recomendam pendurá-los em cabides.
Importante! A caxemira é uma iguaria favorita das larvas de traças domésticas. E a melhor defesa contra essa praga é considerada a madeira de cedro.

Modelos do fabricante Gobi
Um dos fabricantes mais famosos de produtos de caxemira de luxo é a Gobi Mongolian Cashmere Corporation. A empresa utiliza apenas materiais mongóis de alta qualidade como matéria-prima para seus produtos.
A empresa produz uma ampla gama de produtos, que incluem:
- suéteres e cardigans;
- calças e moletons masculinos;
- vestidos e saias;
- acessórios (chapéus, cachecóis, xales, meias, luvas).

A Gobi Cashmere também é conhecida por sua coleção infantil e acessórios para casa (cobertores, mantas, travesseiros, sacos de dormir e muito mais).
O representante oficial da empresa na Rússia é a loja online Khan Cashmere.
Hoje, a Khan Cashmere apresenta diversas coleções feitas de materiais naturais, cuidadosamente coletados e processados nas vastas extensões da Mongólia.
Vários modelos de casacos são especialmente populares entre os amantes de itens de luxo: clássicos, trench coats, redingtons - todos podem encontrar uma opção adequada na variedade.

Avaliações de usuários
Svetlana, 38: “Sonhei com um casaco de cashmere por vários anos, mas ouvi dizer que era muito difícil cuidar de algo assim, então fiquei um bom tempo sem decidir comprá-lo. Deixei minhas dúvidas de lado depois de ver um dos modelos clássicos. Estou usando o casaco há dois invernos e não me arrependo nem um pouco da compra. É quentinho e confortável. E tem um visual simplesmente lindo!”
Quanto aos cuidados, descobriu-se que não há nada particularmente complicado nisso, você só precisa seguir algumas regras e proteger o item de forma confiável contra umidade e traças.”
Ivan, 50 anos: "Conheci o cashmere quando estava escolhendo um suéter. Inicialmente, fiquei impressionado com a leveza, a finura e a maciez do produto. Mais tarde, também notei suas propriedades de aquecimento. Este é o meu suéter favorito da terceira temporada."
Informações adicionais! Por muitos anos, os itens de caxemira natural estavam disponíveis apenas para os muito ricos. Isso se devia à pequena quantidade de matéria-prima e à natureza trabalhosa do produto final.
Apesar dos avanços da ciência e da tecnologia modernas, muitas operações de produção da caxemira ainda são realizadas manualmente. Atualmente, porém, esse material único se tornou mais acessível e todos podem sentir sua extraordinária leveza e maciez.




