O tecido jersey é amplamente utilizado no dia a dia e muito apreciado por designers de diversos países. Ganhou popularidade há muitos anos e não perdeu sua antiga glória até hoje.

História da ascensão da popularidade
A origem do tecido está associada à ilha de Jersey, localizada no Canal da Mancha, perto da Inglaterra. Era lá que os fazendeiros criavam ovelhas, de cuja lã começaram a produzir o material. A ilha era soprada por ventos de todos os lados, então o tecido servia como uma boa proteção contra o frio. Inicialmente, o jersey era usado para costurar roupas íntimas. Com o tempo, começaram as tentativas de vender roupas esportivas de jersey, sem sucesso.
Em 1916, a renomada fashionista Coco Chanel apresentou ao mundo sua coleção de modelos de agasalhos, criados com esse tecido. A elite francesa ficou muito indignada com tal ato, mas isso só aumentou o interesse pelo material e o tornou realmente popular. Na coleção seguinte, a estilista apresentou vestidos de corte reto feitos com ele.

O que pode ser incluído na composição
O que é o tecido jersey? Inicialmente, o tecido era feito exclusivamente de lã. Com o tempo, a composição das malhas jersey mudou e diferentes componentes começaram a ser adicionados a elas:
- viscose;
- seda;
- algodão;
- angorá;
- fibras sintéticas.
Tipos por composição
A composição do tecido possui três variedades, que diferem significativamente entre si em suas principais características:
- natural. As fibras são feitas de materiais naturais - lã, linho, seda, algodão;
- os artificiais são feitos de tecido de viscose, que por sua vez pode ser de eucalipto ou bambu;
- Tecidos sintéticos são tecidos feitos de poliéster, lycra e elastano.

Às vezes, os fabricantes combinam vários tipos de tecidos. Isso permite obter propriedades mais positivas; por exemplo, o material torna-se agradável ao corpo e resistente ao desgaste ao mesmo tempo.
O mais caro é o jersey, feito de seda.
Para a sua informação! Produtos feitos de tecidos naturais não esticam bem, enquanto materiais sintéticos esticam bem e não deformam.
Tecnologia de produção
A produção é feita por meio de tricô à máquina. Devido à tecelagem em fileira única, linhas horizontais são formadas na parte de trás e linhas verticais na parte da frente.

As modernas tecnologias de tecelagem permitem combinar fibras com estruturas diferentes, além de enriquecê-las com extrato de aloe vera e íons de prata.
Resistência à umidade, resistência ao gelo, impregnação antibacteriana, pulverização com metais preciosos — tudo isso diz respeito ao jersey. São justamente esses experimentos de design realizados com o material.
Âmbito de aplicação
Do que é feito o jersey? Como o material possui muitas variedades, ele é amplamente utilizado para costurar roupas íntimas, saias, vestidos e até agasalhos. É especialmente popular entre fabricantes de roupas infantis e femininas.
Para a sua informação! Se o item for feito de tecido de algodão, ele absorverá bem a umidade, mas se você adicionar viscose à malha, a umidade será absorvida pior.
As fibras de poliuretano prolongam a vida útil do produto. Experimentando dessa forma, eles criam tecidos adequados para a produção de qualquer objeto.
A composição diferenciada das fibras permite costurar peças de diferentes custos, tornando-as acessíveis a famílias com diferentes condições financeiras. Hoje em dia, provavelmente não existe uma única casa onde não haja peças de malha no armário.

Cuidando de produtos de Jersey
O tecido é fácil de cuidar e as roupas podem ser lavadas na máquina. No entanto, existem algumas recomendações que ajudarão a manter a qualidade e a aparência atraente dos produtos:
- Enxágue as peças em água fria, cuja temperatura não exceda 20 °C. Isso ajudará a preservar a cor das fibras;
- a centrifugação é realizada na velocidade mínima;
- A secagem natural é adequada, sem o uso de dispositivos de aquecimento. Antes da secagem, as roupas são bem esticadas, o que ajudará a evitar a formação de vincos;
- Se o produto precisar ser passado a ferro, é melhor usar um vaporizador. O vapor alisará bem as dobras e refrescará o material. Passe com gaze e em temperatura mínima.

Se as roupas não forem usadas há muito tempo e tiverem absorvido um cheiro desagradável depois de ficarem guardadas no armário, você pode colocá-las em um banho de vapor. Despeje água fervente em uma tigela grande e pendure as roupas em um cabide acima dela.
Observe! Antes de enviar as roupas para a lavagem, você deve ler a etiqueta. Ela contém todas as informações necessárias para ajudar a evitar deformações e garantir uma longa vida útil às peças.
Como saber se é uma camisa
O jersey tem boa elasticidade, mas esta não é sua única característica. Tais propriedades são inerentes a diferentes tecidos de malha. Ele estica bem na largura e praticamente não estica no comprimento.
A principal característica do jersey é que ele se enrola quando esticado. Se você puxar a borda crua, ele se enrolará formando um tubo.

Vantagens e desvantagens
A malha jersey, assim como outros tipos, tem suas vantagens e desvantagens. Tudo depende da sua composição, mas algumas conclusões podem ser tiradas sobre este material.

| Prós | Contras |
| O tecido possui excelentes qualidades decorativas. O jersey cai bem – produz dobras volumosas, razão pela qual é um material favorito dos estilistas. | Se o tecido contiver algodão, você precisa lavá-lo antes de começar a costurar. Isso ajudará a evitar encolhimento. Se não quiser lavá-lo, use moldes desenvolvidos para malhas, pois eles incluem um coeficiente de encolhimento. |
| Qualquer roupa pode ser feita com ele. | Se o material for de má qualidade, podem se formar pelotas. |
| Não amassa. Os itens podem ser guardados dobrados no armário ou usados em viagens. Não haverá dobras que prejudiquem a aparência do produto. | O tecido veste bem, o que significa que vai destacar todas as falhas do seu corpo. |
| Permite que você crie itens elegantes que atendem às últimas tendências da moda. | Se a composição incluir apenas fibras artificiais, elas terão higroscopicidade muito baixa, e essas roupas serão desconfortáveis no verão. |
| É leve, quase imperceptível no corpo. Por isso, é usado na costura de roupas de verão. | Algumas coisas exigem o uso de antiestático. |
| Na presença de fibras naturais, possui propriedades higroscópicas, devido às quais absorve bem a umidade e é utilizado no inverno e no verão. | |
| Tem boa resistência ao desgaste, por isso as coisas duram muito tempo. | |
| Adequado para lavagem à máquina, centrifuga bem. |
Avaliações
Tatyana, 25: Tenho dois pequenos ativos. Compro roupas para eles exclusivamente de malha jersey, porque só esse material resiste a idas à caixa de areia e lavagens intermináveis. Até camisetas bege-claras conseguem manter sua aparência atraente depois de muitas experiências.

Maxim, 34: Gosto muito de viajar de trem ou ônibus. Antes, depois de uma viagem noturna, eu tinha vergonha de sair da estrada com uma camisa e calças amassadas. Parecia que todos estavam olhando para mim. Mas um dia tive a sorte de comprar roupas que resistiram a uma longa viagem e pareciam ter sido bem passadas. Perguntei sobre a descrição do tecido e descobri que era jersey. Desde então, compro exatamente esse tipo de roupa com frequência.
Como você pode ver pelas avaliações, os produtos de malha são práticos. Atendem a todos os requisitos e tendências da moda, são amplamente utilizados no dia a dia e, o mais importante, são adequados para famílias com diferentes capacidades financeiras.




