Sabe-se que as botas de feltro são feitas de feltro – o melhor calçado para o inverno rigoroso. O que mais um material feito de uma forma tão incomum – a feltragem – pode oferecer?
Para que serve o feltro?
O feltro é muito procurado. É usado para fazer roupas, sapatos e chapéus. Os povos asiáticos o utilizam para fazer yurts e seus interiores. Era usado como elemento de vestimenta protetora. Os habitantes da Ásia Central dotaram o feltro de poderes mágicos, pois ele protegia as casas de aranhas. O feltro é usado ativamente em todas as áreas da vida. Existe o feltro técnico, amplamente utilizado na construção civil. É necessário até mesmo em artesanatos – itens decorativos e brinquedos, pinturas – tudo isso é feito de feltro.

História da invenção
O feltro é um material natural não tecido antigo com propriedades únicas. Surgiu há muito tempo – 5 a 6 mil anos atrás, quando as ovelhas se tornaram animais domesticados. A camada superior da lã de ovelha possui escamas que aderem umas às outras sob a influência de altas temperaturas.
Ovelhas eram criadas na Ásia por nômades. Produtos de feltro eram encontrados na atual Bashkiria e na região de Altai. Ano após ano, a técnica de fabricação do material era transmitida de uma tribo para outra. O material ocupava um lugar importante nos costumes e tradições das tribos. Construíam casas com ele, protegiam-se da chuva e do sol, davam-no como dote às noivas e faziam tapetes de oração. Usavam-no para tratar radiculite e artrose, e faziam massagens para aquecer as costas.

Informação importante! Uma antiga lenda atribui a invenção do feltro de lã às ovelhas da Arca de Noé. Nas condições precárias, elas pisoteavam a lã que caía de suas peles, e assim o tapete de feltro foi criado.
Produção de feltro
A origem do feltro baseia-se no trabalho manual árduo, sem o uso de teares e dispositivos de tricô. Em geral, a produção moderna de feltro não sofreu grandes mudanças. O processo de fabricação consiste em várias etapas:
- preparação da lã - a matéria-prima passa por uma etapa preparatória de limpeza e soltura;
- mistura e cardagem - as fibras são misturadas e cardadas, resultando em material de lã;
- compactação primária - é exposta ao vapor e à pressão mecânica, após o que as fibras de lã são unidas;
- laminação final - ocorre a compactação e fixação da ligação entre as fibras, nasce o material propriamente dito;
- tingimento - tratamento com pigmento corante;
- secagem e acabamento - o tecido adquire uma determinada largura, espessura e densidade.
Existe a chamada feltragem a seco, ou feltragem. Usando uma agulha especial com entalhes aplicados em diferentes ângulos, os pelos são arrancados da massa total e emaranhados, formando um tecido. Este método é mais adequado para fazer pequenos itens – a base para brinquedos ou acessórios diversos. Da mesma forma, você pode criar volume puxando o elemento necessário ou aplicando o padrão desejado à base de feltro finalizada.

Características e variedades importantes
O feltro é valorizado por suas propriedades úteis. Entre elas, destacam-se as seguintes:
- retém bem o calor;
- respirável;
- absorve bem a umidade;
- tem propriedades antibacterianas;
- material leve, mas durável;
- longa vida útil, desde que as recomendações de cuidados sejam seguidas.
Como qualquer material, o feltro tem várias desvantagens:
- devido à boa absorção, o material seca por muito tempo;
- Se não forem cuidados adequadamente, os itens podem encolher;
- suscetível ao ataque de traças.
O feltro é produzido em rolos de uma determinada largura ou em folhas de dimensões especificadas.
Com base no tipo de matéria-prima, o feltro é dividido em três grandes grupos:
- Artificial - fibra 100% sintética, um material particularmente forte que é usado principalmente para fins técnicos - isolamento, filtragem, separadores de materiais a granel, base para pisos e isolamento acústico em carros.
- Natural - feito de lã natural de ovelha. De acordo com a maciez da matéria-prima, existem lã fina, lã grossa e lã média-grossa. Existe outro subtipo de feltro natural macio: o feltro. É feito da penugem fina de coelhos e cabras. Seu principal uso é a fabricação de roupas, calçados e bolsas.
- Técnico - feito de lã grossa de baixa qualidade com adição de impurezas vegetais e minerais. Sua principal aplicação é em inserções e juntas de isolamento acústico para peças metálicas de diversos equipamentos.
Informação importante! A juta, uma planta anual da família das tílias, cresce em climas subtropicais. É a partir dela que se produz o feltro de juta, um dos melhores materiais naturais isolantes de calor para construções de madeira.
Âmbito de aplicação
Cada tipo de feltro tem sua área de aplicação.
O feltro artificial e o feltro técnico (feito de lã grossa) são usados na construção para isolamento acústico; eles são usados para fazer filtros para líquidos e almofadas de isolamento acústico.

Calçado - este material é usado para fazer palmilhas e solas de sapatos e botas de feltro.

Construção, rolo de feltro de base - usado como suporte para linóleo e isolamento de paredes e tetos, o que também fornece isolamento acústico adicional para o ambiente.

Feltro sintético agulhado - feltro em folha para produção de móveis e colchões.
Yurt - um material especial para a produção e arranjo de yurts.
O feltro é usado para fazer brinquedos, costurar roupas, sapatos, bolsas, chapéus e tapetes.

Recomendações para cuidados com o produto
O feltro natural é muito danificado por traças, por isso é necessário o uso de produtos especiais. As fibras de lã absorvem fortemente odores e atraem poeira, por isso é necessário um cuidado regular com os produtos.
As recomendações específicas dependem do tipo de produto de feltro, mas as regras gerais são as seguintes: primeiro, o produto deve ser completamente seco e, em seguida, a sujeira deve ser removida com um aspirador de pó ou, se possível, a poeira e a sujeira devem ser batidas e removidas. Itens de feltro devem ser armazenados em sacos de papel ou lona com repelente de traças. Itens volumosos podem ser embalados com jornal ou papel para que não percam a forma.
Lavagem de produtos de feltro
A lavagem deve ser feita se as manchas não puderem ser removidas com lavagem a seco. Em qualquer caso, a lavagem deve ser feita à mão, sem centrifugação na máquina. Somente detergentes especiais para lã podem ser usados.
Sapato
Os sapatos são pré-embebidos em água fria e depois lavados sem torcer, podendo ser com uma escova macia. Em seguida, os sapatos são levemente torcidos e facilmente torcidos em uma toalha. Os sapatos lavados devem ser secos em uma forma especial para que não percam a forma.

Bolsas
Você pode fazer o mesmo com a bolsa e com os sapatos. Mas pode secá-la com um ferro de passar na configuração "lã", depois de enchê-la com jornal.

Brinquedos
Brinquedos de feltro podem ser lavados em água morna, limpos com uma escova macia para remover o pó acumulado e depois secos com uma toalha. Nunca os deixe secar perto de uma fonte de calor.

Chapéus
Com os chapéus, faça o mesmo que com a bolsa, mas não seque com ferro, mas deixe-os secar livremente sobre uma toalha, sem fontes de calor.

Como colar feltro em feltro
Muitas vezes, ao fabricar diversos produtos, como brinquedos e elementos decorativos, é necessário colar peças de feltro. Os artesãos têm uma dúvida pertinente: qual a melhor maneira de colar feltro sem danificar o produto e sem deixar marcas de cola? Para isso, existem adesivos especiais que podem unir firmemente o feltro:
- cola impermeável para sapatos "Marathon" - aplique a cola em uma superfície previamente limpa e desengordurada e pressione firmemente por 20 minutos;
- cola têxtil especial FG40Z - não deixa manchas amarelas, é equipada com um dispensador fino, o que é especialmente importante para trabalhar com peças pequenas;
- A cola Moment-Crystal é uma cola muito líquida e transparente que une bem as peças, mas tem um forte cheiro químico.

Não é recomendado usar cola de escritório e cola PVA, pois deixam manchas amareladas quando secas.
O feltro é conhecido há muito tempo e entrou firmemente na vida moderna. O material não perde popularidade, apesar de sua história antiga. Pelo contrário, tem sido embelezado e atualizado, impulsionando assim o desenvolvimento de novas direções de uso.




