As tarefas domésticas estão se tornando uma dor de cabeça para o homem moderno, que precisa economizar tempo, dinheiro e energia dia após dia. É por isso que os panos de microfibra são tão populares – assistentes fiéis na manutenção da limpeza da casa.
O que é microfibra
A microfibra é um material inovador usado na fabricação de têxteis para o lar, estofados de móveis e até mesmo agasalhos. Mas o tecido é mais amplamente utilizado na indústria de limpeza, na forma de lenços umedecidos.

O tecido é composto por poliéster e poliamidas. A matéria-prima é exposta a altas temperaturas e, em estado fundido, passa por uma extrusora, que comprime a fibra, dando-lhe o formato de um fio. Em seguida, sob a influência da água fria, ela é dividida em microfibras que parecem estrelas, com micropartículas nas extremidades. Assim, cria-se um sistema de muitas aberturas, o que garante excelente higroscopicidade e permeabilidade ao ar.

Para a sua informação! Um fio de microfibra com espessura de apenas 0,06 mícrons é composto por 50 a 150 microfibras entrelaçadas. Graças a isso, o novo tipo de tecido absorve tudo: água, gordura, sujeira, "selando-os" em si mesmo, sem deixar marcas.
História da criação
A microfibra foi inventada no Japão na década de 70 do século passado. Como resultado de pesquisas de longo prazo, cientistas japoneses criaram a primeira microfibra semelhante à camurça (Ultra Suede). Toyohiko Hikotu, juntamente com Miyoshi Okamoto, conduziu uma série de experimentos, desenvolveu a poliamida e criou a microfibra moderna (Microfibra).
A invenção foi apresentada ao público em geral em uma exposição na Suécia em 1990. Essa data marcou o início da conquista do mercado mundial pelo novo tipo de tecido. Dez anos depois, a produção em massa do tecido teve início, com o rápido aumento da demanda.
Para a sua informação! E até hoje não existe um único análogo completo.
Propriedades úteis da microfibra
Os panos de microfibra para uso doméstico tornaram-se um produto verdadeiramente revolucionário devido às suas propriedades extraordinárias. Os consumidores os valorizam por:
- Higroscopicidade. Devido ao fato de o tecido ser composto por muitas pequenas aberturas, ele absorve umidade com muita facilidade. Os indicadores superam outros tipos de tecido em 300%. Isso permite economizar detergentes, tempo e esforço para esfregar a superfície a longo prazo.
- Porosidade. Permite uma secagem rápida.
- Durabilidade. O tecido tolera muito bem a lavagem e, com os devidos cuidados, pode durar até cinco anos ou mais do que qualquer outro tecido. Além disso, mantém a aparência impecável mesmo após muitas lavagens, enquanto os tecidos comuns rasgam, perdem elasticidade e desbotam.
- Mantém a forma. Os produtos de microfibra não deformam, não esticam nem amassam, o que elimina a necessidade de passar a ferro.
- Respirabilidade. Apesar de ser denso e durável, o tecido ainda é respirável. Isso também se deve ao sistema de abertura.
- Multifuncionalidade. O tecido pode ser adaptado a qualquer tecido natural. Seda artificial, pele, lã, etc., são feitos de microfibra. Isso permite preços mais baixos em produtos e a preservação dos recursos naturais.
- Eletrificação. Este ponto pode ser considerado um ponto negativo, mas neste caso joga a favor do consumidor. Ao esfregar na superfície, o tecido fica eletrificado, atraindo partículas de poeira e sujeira, lã e pelos, o que torna a limpeza ainda mais eficaz.
- O tecido não risca a superfície mesmo com maior atrito. Ao mesmo tempo, não solta fiapos, tanto na lavagem a seco quanto na úmida.
- Composição hipoalergênica. Muitos tecidos naturais causam alergias em algumas pessoas. No caso de tecidos sintéticos, esse problema é excluído.

Tipos de panos de microfibra
A microfibra vem em dois tipos: tecida e não tecida. Os não tecidos são usados para produzir panos de limpeza, que se distinguem por não terem entrelaçamento de fios e serem compostos de fibras.

Para a sua informação! Os fabricantes oferecem uma gama completa de produtos de limpeza feitos de materiais inovadores, incluindo panos domésticos e guardanapos para cuidar de equipamentos, carros, polir óticas e outras superfícies super sensíveis.
Com base no exposto, nem todos os guardanapos domésticos possuem as mesmas características. Eles têm densidade, estrutura e tamanhos diferentes. De acordo com eles, sua área de aplicação é determinada:
- Pano de chão. Este tipo de pano se caracteriza por sua textura felpuda, adequada tanto para limpeza úmida quanto a seco, pois retém bem poeira, pelos e lã, o que é especialmente importante para donos de animais de estimação. Não deixa marcas. Ao usar detergentes, permite economizar em produtos químicos domésticos. As avaliações desses panos são extremamente positivas, pois, depois de usar panos de chão de algodão comuns, que se desgastam muito rapidamente, a microfibra se torna um ótimo achado para donas de casa e não só.
- Pano de vidro. Este tipo de pano para limpeza de vidros é macio e adequado para polir superfícies brilhantes. Possui trama plana, tornando a limpeza muito mais rápida e fácil.
- Um pano universal, também conhecido como pano de "laçada". Possui um lado felpudo e liso, o que permite a limpeza de qualquer tipo de superfície. Além disso, graças à sua textura saliente, o tecido penetra em todas as microfissuras e arranhões de qualquer superfície, removendo toda a sujeira.
- Lenços umedecidos para lentes ópticas. São aqueles com uma estrutura muito delicada que não risca a superfície do vidro. Avaliações observam que eles lidam bem com vestígios de gotas, poeira e impressões digitais em lentes de câmeras, telas, monitores e até discos laser (e eles, ao que parece, são arranhados por tudo). Um ótimo auxiliar será um pano para manter a tela do celular limpa, mesmo com lavagem a seco.
Composição dos panos de microfibra
Existe uma enorme variedade de panos de microfibra no mercado de produtos de limpeza. As cores são muito variadas, pois o material é perfeitamente tingido e não perde a saturação mesmo com o uso prolongado. Além disso, o tecido se destaca pela leveza surpreendente e pela alta densidade. Um fio de cem metros de comprimento pesa 6 g e a densidade varia de 85 a 450 g/m².
Para a sua informação! A versão clássica da microfibra é composta por 80% de poliéster e 20% de poliamida. Mas quanto mais poliamida na composição, melhor o tecido absorve a umidade, então a versão aprimorada da microfibra é composta por 70% de poliéster e 30% de poliamida.
Como cuidar de produtos de microfibra
A lavagem adequada de produtos de microfibra pode prolongar sua vida útil em vários anos.

- Os guardanapos devem ser lavados a uma temperatura não superior a 60 °C, sem amaciantes ou alvejantes. A "química" pode reduzir a capacidade de absorção de grandes quantidades de umidade.
- Em caso de contaminação grave, deixe o tecido de molho em uma solução concentrada de sabão e depois lave como de costume.
- A secagem em radiadores quentes ou perto de outros dispositivos de aquecimento pode danificar o produto.
- Também não é recomendado passar o produto com ferro quente. As fibras são muito sensíveis a altas temperaturas e, portanto, podem deformar. Essa desvantagem foi facilmente compensada pela estrutura antivincos da microfibra.
Em avaliações, emoções negativas são frequentemente associadas a sintéticos baratos, que fabricantes inescrupulosos fazem passar por microfibra. A tecnologia de produção é muito cara e, portanto, muitas vezes, para economizar dinheiro, alguns usam matérias-primas de baixa qualidade. Felizmente, os sintéticos são fáceis de identificar por um forte cheiro químico, enquanto a microfibra verdadeira não tem cheiro e, além disso, não adquire cheiro posteriormente.
Para a sua informação! Além disso, tecidos sintéticos soltam muito pelo e mancham bastante, mas se o produto for original, esse problema não deve existir, mesmo que os trapos sejam verde-venenosos ou vermelhos. E, por fim, a resistência da microfibra à deformação e ao desgaste não permite que matérias-primas baratas compitam entre si.
Mitos sobre panos de limpeza de microfibra
Junto com o prestígio dos produtos de limpeza de microfibra, surgiram crenças errôneas que muitas vezes enganam os usuários:

- Ao limpar com panos de microfibra, você não pode usar detergentes. Isso é um mito, pois nada impede o uso de produtos químicos domésticos. O tecido simplesmente ajuda a economizar de 30% a 50% em produtos de limpeza devido às suas propriedades absorventes.
- Os panos de microfibra vêm com uma impregnação antibacteriana especial. Esse tipo de pano não existe. A microfibra remove a maioria das bactérias sugando-as para dentro de suas aberturas. Por esse motivo, o tecido deve ser lavado após o uso para eliminar micróbios nocivos.
- Panos de microfibra arranham superfícies brilhantes. Esse mito é bastante comum porque o tecido causa uma sensação de formigamento ao entrar em contato com a pele das mãos. Ele parece grudar, e por isso algumas pessoas temem que ele possa danificar superfícies super sensíveis. E isso também é um equívoco. Pesquisas mostram que a microfibra não causa danos, mesmo nas superfícies mais delicadas. Apenas areia ou pequenas partículas de sujeira que ficam presas no tecido podem arranhar. Mas o cuidado adequado com o pano evitará que isso aconteça.

Com base nos argumentos acima, é óbvio que os panos de microfibra são adequados para uma variedade de finalidades: limpeza doméstica, lavagem de pisos, limpeza de vidros, cuidados com o carro e ótica. Se você escolher o produto original e cuidar dele adequadamente, ele se tornará um assistente fiel por muitos anos.
https://www.youtube.com/watch?v=sLMjZAvPiJY




