Na composição das roupas, é comum encontrar aditivos como "nylon" ou "elastano". Essas e algumas outras fibras também são chamadas de poliamida. Poliamida - o que é e esses aditivos são seguros para tecidos naturais?
Contexto histórico
Poliamida - o que é e como surgiu? O material poliamida foi obtido por Harbordt em 1862. Esta foi uma verdadeira descoberta, e hoje este material está em toda parte, sendo produzido anualmente em quantidades superiores a dezenas de toneladas. Entre os polímeros de alta qualidade na indústria, a poliamida ocupa o primeiro lugar.

Os materiais utilizados na fibra de poliamida são bastante diversos. São utilizados na produção de têxteis (domésticos e técnicos), filmes e fundição.
A primeira poliamida foi obtida pela reação do ácido m-aminobenzóico com o cloreto de hidrogênio. A uma temperatura de 200 graus, formou-se um pó que não se dissolveu na maioria dos ácidos, nem em soluções alcalinas. Foi assim que surgiu a poli-m-benzamida – a primeira poliamida sintética.
Os experimentos com o material não pararam por aí. Em 1881, Michler e Zimmerman obtiveram polifenilenoureia saturando uma solução de m-fenilenodiamina em clorofórmio com fosgênio. E em 1888, poliamidas foram obtidas como resultado da policondensação de ésteres de α-aminoácidos. O experimento foi realizado por Curtius e Hebel.
Em 1935, Carothers obteve a polihexametileno adipamida. A reação de policondensação da hexametileno diamina com ácido adípico produziu esse resultado. Como resultado, as primeiras fibras sintéticas foram obtidas a partir dessa poliamida. Carothers iniciou uma pesquisa ativa sobre poliamidas, sua criação e aplicação. Ele demonstrou que fibras resistentes podem ser obtidas a partir de resina fundida por meio de vários efeitos (fusão) sobre ela.
A polihexametileno adipamida foi então produzida em massa (nos EUA, 1938) em um material chamado náilon e se tornou o primeiro tecido. Tecido de poliamida - o que é? Mais tarde, tornar-se-ia um dos mais famosos, e sua produção atingiria várias toneladas anualmente.

Na Alemanha, a produção de fibra de náilon começou em 1939. Só depois de algum tempo ela começou a ser produzida em outras partes do mundo.
Poliamida - que tipo de material é? É um composto de alto peso molecular, com peso molecular de até 30.000. As moléculas são cadeias de metileno flexíveis com grupos amida polares localizados ao longo delas. A presença desses grupos é capaz de sintetizar ligações de hidrogênio, o que ajuda a determinar as propriedades químicas características de todos esses materiais.
No entanto, apesar de sua origem, a poliamida apresenta algumas semelhanças com os tecidos naturais. Por exemplo, ao toque, esses sintéticos lembram o algodão.

Tecnologia de produção
O que é poliamida e como ela é produzida? O processo de criação de uma substância sintética é realizado de duas maneiras:
- Polimerização da caprolactama, que envolve a conversão em um polímero linear.
- A reação de policondensação de hexametilenodiamina e ácido (adípico), após a qual poliamidas são formadas.

Ambos os métodos são realizados de forma contínua ou periódica. O processo contínuo é o mais utilizado, havendo uma diferença notável entre os dois modos. A produção contínua de poliamidas inclui as seguintes etapas:
- Preparação. O ácido adípico é convertido em um sal de hexametilenodiamina. Para obter esse componente, o ácido é combinado com metanol em um dispositivo que agita e aquece a mistura.
- Polimerização. A solução resultante vai para a seção de polimerização. Existem 3 tipos de colunas: em forma de L, retas e em forma de U. A caprolactama é movida para dentro da coluna com a solução. A reação resulta em ebulição.
- O polímero sai da coluna como uma substância fundida e depois é resfriado. Banhos são utilizados para isso.
- O polímero, dividido em tiras, é alimentado no triturador.
- As migalhas resultantes são lavadas em água quente e limpas de impurezas.
- As migalhas são secas em áreas de secagem a vácuo.
O método de policondensação contínua é semelhante ao método de polimerização. A diferença está no princípio de processamento do material de origem.
- O processo de obtenção do sal é semelhante, porém, após sua obtenção, ele cristaliza e passa adiante na forma de migalhas, e não de solução.
- A reação em cadeia ocorre em um reator autoclave, um aparelho cilíndrico com um mecanismo de mistura.
- A policondensação ocorre com a participação de nitrogênio puro. A duração do processo é de 1 a 2 horas. Em seguida, a pressão é reduzida por uma hora e a reação é repetida. O tempo total é de 8 horas.
- A poliamida resultante é então filtrada, resfriada e triturada. O material também é seco com fluxos de ar quente.
Importante! A substância apresenta diversas formas de liberação. Poli-e-ureia - na forma de partículas, poli-c-benzamidas são liberadas em grânulos. Após processamento adicional, as poliamidas são obtidas na forma de barras (de 9 mm a 200 mm), folhas de diversas espessuras e buchas.
Composição e propriedades
A composição da poliamida (nylon e outras variedades) inclui fibras sintéticas, que, por sua vez, são criadas por meio de reações químicas. Os componentes originais são obtidos a partir de carvão natural, petróleo e gases. A superfície é lisa e rugosa.
Na produção, 100% poliamida é muito pouco utilizada. Meias femininas podem ser feitas com ela, mas o material é diluído com outros: lã, elastano, etc.

O material tem suas próprias propriedades especiais:
- Vale destacar a resistência das poliamidas. O fio de poliamida é muito mais resistente que o cabelo humano.
- Elasticidade. Ao mesmo tempo, a forma permanece inalterada.
- Capacidade de secar rapidamente.
- A poliamida só derrete quando exposta a altas temperaturas, sem causar incêndio.
- O tecido é resistente à luz e não desbota.
- O álcali não é prejudicial ao material.
- O tecido é macio e leve.
- Prático de usar, o tecido é fácil de cuidar.
- Há muitas cores, uma variedade de escolhas.
Além disso, itens feitos de tecidos de poliamida têm uma aparência atraente.

Tipos de tecido de poliamida
A poliamida é um material frequentemente encontrado na produção de meias. Outros tecidos são feitos a partir deste componente. As etiquetas de calças, camisetas e jaquetas geralmente indicam que foi utilizada poliamida na produção.
Também é adicionado à viscose. E adicioná-lo a tecidos naturais pode torná-los elásticos, duráveis e de secagem rápida. Devido aos diferentes graus de maciez, a poliamida é usada em quase todos os tipos de roupas.
Observe! Os preços dos materiais podem variar significativamente. Por exemplo, o náilon custará 260 rublos* por 1 kg, e a poliamida grau "6" - 620.
Taslan
Taslan é um tecido de alta resistência, muito mais resistente que o náilon. Ao mesmo tempo, o material é respirável. Possui estrutura rep e é feito com impregnações. Taslan é usado para costurar roupas infantis, por exemplo:
- Jaquetas.
- Roupas esportivas.
- Trajes de turista.

Jaquetas de inverno feitas com este tecido são especialmente notáveis. Graças às impregnações, cria-se uma boa troca de ar, e o taslan também retém o calor de forma confiável. O material é muito leve — um metro pode pesar pouco mais de 170 g.
Os tecidos com os quais as roupas externas são costuradas também têm suas próprias marcações. Por exemplo, 186T é um fio leve e 310T é um fio grosso. Nas etiquetas desses itens, você pode ver a marca "R/S", que indica a presença de fibras adicionais.
Existem também diferentes impregnações de taslan:
- Milky é uma camada branca aplicada na parte interna, que isola e permite que o item “respire”.
- PU — uma camada de poliuretano. Ao tocar neste material, a sensação será semelhante à de tocar a pele. À prova d'água, as marcações nos produtos indicam o grau de resistência à umidade.
- WR também é uma camada impermeável. Após a aplicação, as gotas de água que caem não são absorvidas, mas rolam pela superfície.
Nylon
Este é o primeiro tecido feito de poliamida. No século passado (por volta dos anos 50), o náilon era um dos tecidos mais populares; roupas íntimas femininas, meias e camisas masculinas eram feitas com ele. Os itens eram baratos e não se desgastavam por muito tempo.
O material é feito com a adição de álcool e água e é marcado com o número "6". A aparência lembra a seda. Além disso, as características do náilon são:
- Durabilidade, capacidade de suportar cargas pesadas.
- Não desbota nem muda de forma com o tempo.
- Capacidade de não absorver poeira.
- O tecido seca rápido.
Em termos de permeabilidade ao ar, o náilon é inferior. Materiais feitos com ele não permitem a passagem adequada do ar, o que pode causar alergias.
O nylon é frequentemente adicionado à seda e ao linho, tornando os produtos mais elásticos e duráveis. Sua presença na composição pode ser encontrada em vestidos e blusas, bem como em itens decorativos: cortinas e estofados.
Apesar da resistência à sujeira, itens que contêm náilon ainda precisam ser lavados de tempos em tempos. Mas o tecido resiste perfeitamente à lavagem. No entanto, vale a pena considerar que a limpeza seja realizada a uma temperatura não superior a +31 graus.

Jordânia
O Jordan surgiu no século XXI e é considerado um tecido sintético de nova geração. Este tecido pode ser identificado por sua cor iridescente após a exposição à luz. As fibras são revestidas com poliuretano, o que as torna duráveis, enquanto o material em si é leve e impermeável. Boa troca de ar - o material "respira" e é impermeável. Outra característica é que o Jordan é um material bastante quente. Portanto, é usado principalmente para fazer o seguinte:
- Tendas.
- Jaquetas.
- Macacão.
- Agasalhos quentes.
Importante! Jordan também suporta lavagens frequentes sem perder suas propriedades. O tecido é macio e agradável ao toque. Após a limpeza, seca rapidamente.

VelSoft
Outro tipo de material sintético que se tornou famoso por sua aparência e qualidades. O Veloursoft possui pelo em ambos os lados, criado a partir das fibras mais finas (cem vezes mais finas que o cabelo). Graças a essa estrutura, o tecido é leve, porém durável. O Veloursoft não amassa, não sendo necessário passá-lo a ferro sempre. Também é resistente ao ar frio. O material se distingue pelos seguintes critérios:
- Presença de um desenho.
- Cor.
- A natureza da estrutura do fio.
Embora o tecido retenha calor, ele não permite a passagem de ar com eficiência suficiente. Além disso, o velsoft tolera bem mudanças de umidade e temperatura, por isso roupões e macacões infantis são feitos com ele. É comum encontrar cobertores feitos desse material nas prateleiras.

Anid
O anid é feito de ácido adípico, um material semelhante ao náilon. É produzido na forma de monofilamentos, fios cortados e filamentosos. O anid é muito procurado e, a partir dele, são feitas malhas e linhas de costura.
Importante! A temperatura na qual os itens são processados não deve exceder 145 graus.

Elastano
O elastano é usado em quase todos os lugares. É usado na confecção de roupas do dia a dia, esportivas, roupas íntimas e meias, fantasias festivas e trajes esportivos. As qualidades deste material são as mesmas de outras poliamidas: resistência ao desgaste, maciez, respirabilidade e resistência à umidade.
O elastano é bastante agradável à pele e tem a capacidade de não absorver sujeira (as manchas podem ser facilmente lavadas à mão).

Tactel
Este tecido é feito de poliamida 6-6 e possui muitas características positivas. O material é "respirável", leve, macio e durável. O nome vem do latim e significa "toque". Agasalhos e meias são feitos de tactel. No entanto, devido a tantas qualidades, seu preço é bastante alto.
Tactel pode ser:
- Lustroso.
- Fosco.
- Texturizado.
- Espumante.
Os tipos deste material variam, e isso determina onde o tactel será usado. Por exemplo, o Tactel-textural é usado para costurar trajes esportivos. Os tipos diferem na espessura dos fios, aparência (brilhante ou fosca) e elasticidade. O Tactel também é adicionado a tecidos naturais.

Como distinguir a poliamida
A poliamida (as características do material diferem significativamente das naturais) é bastante fácil de identificar:
- O tecido tem textura semelhante à seda ou ao algodão. Ele também tem a capacidade de se eletrificar.
- Se você atear fogo em um pequeno pedaço de tecido, ele não queimará, apenas derreterá. Não haverá cheiro extra.
- O tecido não é danificado pela luz solar ou pela água do mar, e a maioria dos tipos é respirável.
Uso
Além de roupas, cortinas e estofados, são feitos com adição de poliamida:
- Calçados e tecidos técnicos.
- Cordas.
- Recipientes para alimentos.
- Recipientes plásticos para água, laticínios, cereais e queijo.
- PVC.
É comum encontrar "poliimida". Isso não é um erro, é uma substância completamente diferente, também relacionada aos polímeros. É usada para produzir vernizes, filmes, adesivos, etc.

A poliamida é prejudicial?
Embora o material seja sintético, é totalmente seguro e não causa danos aos seres humanos. Os tecidos com sua adição tornam-se duráveis e não se desgastam, e a densidade das poliamidas permite que elas aqueçam no frio. As poliamidas são usadas em quase todos os lugares, até mesmo roupas infantis são feitas com elas. Portanto, o material não é prejudicial, mas sim prático e barato.
Cuidados com roupas de poliamida
Embora a poliamida tenha a capacidade de manter sua forma por muito tempo e não se desgastar, é necessário cuidado simples.
- A lavagem de peças (com e sem estampa) é realizada a uma temperatura não superior a 40 graus, no modo delicado. Se a peça estiver levemente suja, é melhor lavá-la à mão.
- Não é recomendado secar o item em uma centrífuga. Seque-o pendurando-o em uma corda ou cabide.
- Normalmente, as peças não precisam ser passadas a ferro, mas se for necessário, a temperatura é ajustada para a mais baixa, caso contrário, o tecido pode “grudar” no ferro ou ser danificado.
Importante! As instruções de cuidado também estão incluídas nas etiquetas, portanto, preste atenção a elas.
Vantagens e desvantagens
Os tecidos de poliamida apresentam as seguintes qualidades positivas:
- Resistente ao fogo, umidade e luz solar.
- Não solta pelos.
- A maioria é respirável.
- Não requer cuidados especiais.
- Seca rapidamente.
- Força e elasticidade.
- Os tecidos são leves, agradáveis à pele e não deformam.
Mas também existem algumas desvantagens:
- Alta eletrificação.
- Não absorve sujeira, mas absorve bem suor e manchas de gordura.
- A exposição a altas temperaturas durante a passagem torna o tecido quebradiço.
- Potencial para causar reação alérgica.
Anteriormente, para muitas pessoas, a pergunta "Que tipo de tecido é poliamida?" permanecia sem resposta. Mas, com o recebimento de novas amostras de materiais sintéticos e o aprimoramento dos já existentes, agora quase todos sabem por que a poliamida é usada em roupas e que tipo de material ela é. Sua aplicação é bastante ampla e há demanda na produção.




